sábado, 16 de janeiro de 2021

[3DO] WAY OF THE WARRIOR (Agosto de 1994)[#616]


O sucesso é feito de muito trabalho duro, uma dose de talento nato e, vamos ser honestos, uma porção não desconsideravel de sorte. As vezes não é que você não tem o que é necessário para chegar lá, as vezes você apenas nunca teve a chance certa na hora certa dada pelas pessoas certas. Claro que para isso é sorte, mas também não é porque só tem "sorte" quem estava lá trabalhando duro sem receber reconhecimento por isso. Como diz o ditado, só pega o onibus quem está na parada.

Eu estou falando isso porque esse é um jogo daqueles que mudou para sempre a história os videogames e as consequencias da sua existencia ecoam até hoje - não muito diferente de VIRTUA FIGHTER. Mais que isso até, eu diria que sem ele os videogames não apenas seriam muito diferentes do que são como seriam infinitamente piores, mais pobres, menos espetaculares como midia narrativa.

E tudo isso graças ao 237892413o clone de Mortal Kombat.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

[SNES/MD/SEGA CD] BRUTAL: Paws of Fury (Outubro de 1994)[#615]




Senhores, senhoras, e o Chefe da Super Game Power se passando por senhora, bem vindos. Venho por meio deste lhes comunicar que hoje estou de muitississimo bom humor porque hoje é um dia muito, muito, muito especial.

ESTOU COM MEDO DISSO...

O jogo de hoje não é um jogo qualquer como os 603 jogos que eu analisei antes, oh, definitivamente não é. Esse jogo é... especial. Pode-se dizer que chegar a esse jogo é uma das milestones que eu pretendia alcançar com esse blog, e hoje essa meta foi atingida.

NÃO, SÉRIO, ESTOU REALMENTE PREOCUPADO AGORA...

Então eu gostaria de compartilhar com os senhores/as/Chefe se passando por senhora o meu estado de espirito do dia:

[MEGA DRIVE] BUBBA'N'STIX: A Strategy Adventure (Abril de 1994)[#614]


Bubba'n'Stix foi um jogo lançado para Amiga e Amiga CD32 em 1994, posteriormente portado para o seu primo Mega Drive. Fim.

Não, quer dizer, o que possivelmente eu posso dizer desse jogo que a frase acima já não explique em detalhes excruciantes? Oh, mas okay, suponho que a marca de 1000 resenhas não vai se atingir sozinha, então vamos ver com mais detalhes... mais um jogo de Amiga portado para o Mega Drive. O que possivelmente poderia dar errado?

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] TAZ in ESCAPE FROM MARS (Junho de 1994)[#613]



Se você fosse um adolescente americano nos anos 90, você provavelmente queria ter ATITUDE. De Sonic a Bart, passando por John Connor ao Lucas da Powerglove, todos os jovens descolados e ultradinâmicos queriam ter ATITUDE, é sobre isso que os anos 90 eram, ter ATITUDE. 

E a melhor coisa dos anos 90 é que as crianças não tinham nada contra o que se revoltar realmente, não tinha nenhuma causa ou justificativa - a era da ATITUDE não foi como os hippies nos anos 60 ou os punks nos anos 80. Apenas você tem ATITUDE para mostrar aqueles COROAS quem é que manda, tá ligado?

É claro que na prática isso serviu apenas para punir a humanidade com toda sorte de produto licenciado porcaria como o já citado SONIC THE HEDGEHOG, jogos licenciados porcaria da Ocean e da LJN, deus, até mesmo bonecos de teste de colisão tinham ATITUDE, né THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES?

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

[SNES/MEGA DRIVE] BUBSY 2 (Outubro de 1994)[#612]



Oh Deus... Deus... Deus... Jesus, Buda, Allah, Satan, Cthullu, Monstro do Espaguetti Voador... vocês todos estão em débito comigo. Porque sério, eu cobro pessoalmente do universo a responsabilidade por esse jogo existir! Por que cargas d'agua em nome de qualquer deidade que você odeie existe uma sequencia pra esse jogo?

Os crimes da raça humana são tão imperdoaveis assim a ponto de sermos punidos com isso? Quer dizer, o Bubsy original não é apenas "um" jogo ruim, ele é o paragon, é um compilado de TUDO que se pode fazer num jogo de plataforma então temperado com ódio pela raça humana e desprezo pelos direitos básicos segundo a convenção de Genebra.


Tudo, tudo, mas TUDO naquele jogo está errado, não tem uma única coisa boa nele! Pra não dizer que não tem nada de bom nele, ao menos as animações de quando você morre são legaizinhas. Sim, a única coisa okay no jogo é quando você para de jogar ele, isso é BUBSY IN CLAW ENCOUNTERS OF THE FURRED KIND!!!

E agora você me diz que fizeram outro desses? Apenas... pq?

domingo, 10 de janeiro de 2021

[SUPER NINTENDO] THE UNTOUCHABLES (Agosto de 1994) [#611]



Pois bem amigos do C de Super Ação Gamers Power, com esse texto chegamos a marca impressionante de 600 jogos analisados! Seis centos, o que faz de mim o maior blog sobre retrogames em lingua portuguesa do universo segundo números que eu inventei da minha própria cabeça.

E milestones especiais assim exigem jogos especiais, por isso que nós vamos falar hoje sobre o jogo bastante único que é uma gamebiografia do rapper Mc Hammer: "The Untouchables"! Tum dum dum dum, can't touch this!

... hã? Como é que, produção? Na verdade esse jogo não é sobre um cara que usa uma calça que cabem três familias inteiras e sim sobre o filme de 1987 de Brian de Palma? Mas espera, se esse é um jogo baseado em um filme... isso só pode significar uma coisa e apenas uma... oh, não, isso não, tudo menos isso, não as cinco letras do terror ... não não não naaaaaaaaaaoooooooooo!!!

sábado, 9 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] DYNAMITE HEADDY (Agosto de 1994)[#610]



Não tendo crescido com um Mega Drive (a.k.a. “tive pais que me amavam”), eu não realmente tinha ouvido falar da Treasure até recentemente. E, bem, a julgar pelo que se lê na Internet eles são meio que a cruza de Jesus com Keanu Reeves com puppies e que todas as coisas boas da face da Terra passam pelos jogos dos jogos da Treasure exclusivos para Mega Drive. Mas isso tem algum fundamento?

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

[SEGA CD] HEART OF THE ALIEN: Out of This World Parts 1 and 2 [#609]


Neste jogo seu protagonista é o Darkseid com uma bunda na cabeça. 10/10 GOTY

Eric Chahi é um sujeito realmente fora da curva. Trabalhando praticamente sozinho em um projeto de fazer um jogo tipo DRAGON'S LAIR para Amiga... as coisas não saíram como esperado e ao invés disso ele acabou ao invés disso criado um novo genero que hoje é conhecido como "Puzzle Pltaformer".  Essas coisas acontecem, eu suponho...

Enfim, Puzzle Plataformers são jogos de plataforma, frequentemente com controles não muito bons, mas que isso não é um problema porque eles não se focam na ação e sim na resolução de puzzles para avançar. Mais ou menos como um point'n click, só que com controles de jogo de plataforma.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

[NEO GEO] TOP HUNTER: Roddy & Cathy (Junho de 1994)[#608]


Uma coisa que eu digo frequentemente aqui é que um jogo deve ser analisado dentro do que ele se propõe a fazer, no que ele se propõe a fazer. Por exemplo, eu não sou exatamente o maior fã de jogos com fases labirinticas só que se um jogo tem isso, eu não posso julgar pelo meu gosto pessoal e sim pelo que o jogo se dispõe a fazer. O jogo te dá orientações para onde ir? Referencias visuais? Como é o limite de tempo? Como é navegar pela fase? Essas são as coisas que eu analiso dentro da proposta do jogo, eu gostar ou não desse tipo de level design é irrelevante.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

[SNES/MEGA DRIVE] BALLZ 3D: Fighting at its Ballziest (Setembro de 1994)[#607]


Embora VIRTUA FIGHTER nunca tenha sido um grande sucesso de público devido ao seu gameplay único que exige tempo para se aprender, definitivamente causou um grande impacto no mundo ao ser o primeiro grande jogo rodando satisfatoriamente em 3D. Impressionou tanto que foi a grande inspiração para a Sony perceber que a tecnologia estava pronta para isso e fazer do 3D o cavalo de batalha com o qual eles tomariam o mundo dos videogames de assalto. 

Se mais nada, havia uma grande curiosidade sobre o jogo nos arcades e todo mundo queria conferir essa coisa nova. Houveram reportagens na TV, filas nos arcades, a porra toda. Claro, como eu disse, depois que todo mundo conferiu a novidade o pessoal não ficou tão interessado porque Virtua Fighter é um jogo de luta complicadinho, mas a curiosidade inicial estava lá.

Foi aí que a PF Magic pensou: "espera, se eu conseguir fazer isso em um console de 16 bits, vai dar bom pra mim!". E de fato, alguma atenção chamaria... teoricamente.