[SNES/MEGA DRIVE] BALLZ 3D: Fighting at its Ballziest (Setembro de 1994)[#607]
Embora VIRTUA FIGHTER nunca tenha sido um grande sucesso de público devido ao seu gameplay único que exige tempo para se aprender, definitivamente causou um grande impacto no mundo ao ser o primeiro grande jogo rodando satisfatoriamente em 3D. Impressionou tanto que foi a grande inspiração para a Sony perceber que a tecnologia estava pronta para isso e fazer do 3D o cavalo de batalha com o qual eles tomariam o mundo dos videogames de assalto.
Se mais nada, havia uma grande curiosidade sobre o jogo nos arcades e todo mundo queria conferir essa coisa nova. Houveram reportagens na TV, filas nos arcades, a porra toda. Claro, como eu disse, depois que todo mundo conferiu a novidade o pessoal não ficou tão interessado porque Virtua Fighter é um jogo de luta complicadinho, mas a curiosidade inicial estava lá.
Foi aí que a PF Magic pensou: "espera, se eu conseguir fazer isso em um console de 16 bits, vai dar bom pra mim!". E de fato, alguma atenção chamaria... teoricamente.
A capa europeia do jogo abandonou o sugestivo título de "BolaZ em sua bolicidade máxima" em prol de algo... de alguma forma tão perturbador quanto
MAS ESPERA, COMO É QUE ELES IAM FAZER UM JOGO 3D RODAR BEM EM UM SUPER NINTENDO OU UM MEGA DRIVE? VIRTUA FIGHTER FUNCIONA EM UM ARCADE FEITO PARA ISSO E O PLAYSTATION TEVE SEU HARDWARE ESPECIALMENTE DESENHADO TENDO ISSO EM MENTE!
Bem, a resposta simples é... não funciona. É óbvio que não funcionaria. Enquanto o Super Nintendo e o Mega Drive tinham chips especiais para dar uma enganada e fazer gráficos 3D bastante simples usando linhas 2D, mais famosos pelo seu uso em STARFOX e VIRTUA RACING, esses chips deixavam o jogo mais caro (Virtua Racing no Mega Drive custava 100 dolares, ao invés dos habituais 60 por exemplo) e de qualquer forma a PF Magic não tinha acesso a isso.
A boa notícia é que havia sim um jeito de enganar o hardware dos videogames mais simples e exibir gráficos 2D como se eles fosse um cenário 3D, e não apenas isso já tinha sido feito com sucesso como foi um dos maiores jogos de todos os tempos!
Teoricamente você pode esticar, redimensionar, inserir e manipular pixels 2D para dar a ilusão que esta em um cenário 3D, como Doom mostrou que dava pra fazer. A noticia ruim é que foi preciso um gênio pra fazer isso funcionar. E eu quero dizer literalmente um gênio, porque John Carmac opera em uma frequencia que as outras pessoas sequer conseguem compreender.
Depois de fazer gato e sapato com o que um hardware poderia fazer inventando gráficos 3D, iluminação e o diabo (no caso de Doom, literalmente) em sistemas que não tinham a minima condição para isso, eventualmente Carmac deixou o desenvolvimento de jogos de lado e foi trabalhar na Óculus onde criou um sistema de realidade virtual capaz de funcionar bem com os hardwares atuais - algo que ninguém tinha conseguido fazer funcionar ainda. Uma vez que a realidade virtual está plenamente funcional (ainda que não exatamente barata), seu novo desafio é que atualmente ele está trabalhando com o desenvolvimento de inteligencia artificial.
DUDE. THE. WHAT.?!?
E eu acho que não é preciso dizer que a PF Magic, apesar do nome, não tinha nenhuma mágica para tirar um gênio da bunda e fazer um jogo 2D no Super Nintendo/Mega Drive parecer com um jogo genuinamente 3D como Virtua Fighter.
O resultado final foi exatamente o que você esperaria quando alguém que não é um gênio tenta fazer o trabalho que é preciso um gênio para ser concluído. Nascia assim... BOLAZ.
MAS COMO É QUE É?!
Imagine a seguinte cena: a criança senta no colo do papai noel do shopping para fotos, como não era algo super creep em 1994 (dificil imaginar, mas já foi verdade) e então ele faz a pergunta protocolar de o que o crianço queria de natal naquele ano. A criança então sussurra gentilmente... "bolaz"
... oooouuukay... mas até aí você pode pensar que eu estou pensando com uma mente maldosa da década de 20 (não é doido dizer agora que vivemos nos anos 20?), mas não. É definitivamente um innuendo sexual totalmente intencional, como você pode deduzir ouvindo a introdução do jogo e os efeitos sonoros:
Apenas uma pergunta... COMO, EM NOME DAS LÁGRIMAS DERRAMADAS POR ROSALINA ELES CONSEGUIRAM FAZER ISSO PASSAR PELA NINTENDO?!?
BOLAZ DE FORA!
Oww boy... bem, eu suponho que faça um pouco mais sentido se eu explicar que a distribuidora desse jogo é a Accolade.
EU DEVERIA CONHECER ESSE NOME?
Dever não deveria, ao menos não em um mundo justo governado por um deus benevolente, mas infelizmente conhece:
AH, TÁ EXPLICADO O MAL GOSTO.
Mas então, aqui estamos: um jogo repleto de innuendos sexuais com bolas... que de alguma forma passou pela censura da Nintendo... em um jogo que tenta fazer o truque de parecer 3D sem ter 1/100 da intelligentsia necessária para isso e... as coisas não realmente ficam melhores daqui pra frente porque eu nem comecei a falar do jogo em si.
As "arenas" (tenho que ter cuidado com meu uso aspas em um jogo sobre as "bolaz de fora") parecem todas iguais, os cenários geralmente são monocromáticos com telas de TV enormes exibindo imagens bobas e/ou frases que combinam com o espirito BALLZ como "mordisque alguns punhos!" (mais uma vez, como isso passou pela Nintendo?)
E ainda sim, os cenários são a parte menos pior do jogo, porque então tem a jogabilidade dessa coisa. A forma mais simples de explicar como os personagens respondem nesse "jogo de luta" ... é que os personagens não respondem, é quase impossível encadear qualquer tipo de combo ou qualquer coisa mais simples que pular e chutar. Você acaba esmagando os botões e torcendo para alguma coisa acontecer, porque de fato algumas lutas podem terminar em dez segundos, desde que você dê uma chave de braço em seu oponente. Sabe-se lá como.
E no meio dessa zorra toda tem o "3D", o que quer dizer que a a arena gira em torno de você quando se afasta de seu oponente, tornando impossível saber em que direção pressionar para acertar um soco, um chute ou uma série de bolas contra ele!
Taí um aviso que eu nunca achei que veria em um jogo
... estou batendo com minhas bolas nas bolas de outro cara de bolas. eu tenho que dizer que até agora 2021 tem me desapontado, 2020 tinha todos os defeitos do mundo, mas ao menos permitia eu manter minha dignidade...
Golpes especiais? Apenas um comentário:
E mesmo os comandos básicos não funcionam muito bem. Ou at all.
Pressionar para cima, em vez de pular, te fará correr ao redor do oponente, você pode literalmente correr ao redor de seu oponente até o tempo terminar. O que é preferível a jogar esse jogo, porque a luta é um clusterfuck do caralho. Em uma tipica luta de BOLAZ você não consegue chegar perto do adversário sem ele ficar girando ao seu redor, basicamente ganha quem conseguir dar um soco e depois ficar girando até o tempo acabar.
Não que acertar o soco seja a parte fácil, porque as hitboxes desse jogo... você honestamente não pode dizer se atingiu o inimigo. Não existe um efeito sonoro ou sinal gráfico correspondente, e nem sempre os personagens dão feedback quando são atingidos (as vezes eles reagem, as vezes nada). Você faz a sua coisa e torce pra barra de vida do adversário diminuir, mas não tem realmente como dizer.
Aí você pega um jogo que já não sabe muito bem o que está fazendo (se é que está fazendo), e adiciona nele cinco chefes inderrotaveis e está feito o temporal de merda completo. A luta contra o avestruz Guggler, o primeiro chefe de cinco chefes no jogo, é pra você atirar o controle na parede, então arrancar a parede e atirar a parede em outra parede. Ela pode restaurar a vida enfiando a cabeça no chão, e ela geralmente está tão longe de você porque tem um ataque de arremesso e não tem ação pra correr que você possa realizar para alcançá-la rapidamente. Além disso, é claro, os ataques dela também sempre sobrepujam os seus se você fizer um ataque enquanto ela o faz.
Ah, sim, também junto com o jogo vinha esse super poster da Accolade de dois lados para você escolher um deles e pendurar no seu quarto:
Quem nunca quis ter no seu quarto os próximos lançamentos da Accolade como Bubsy 2?
E daí ladeira abaixo. Quer dizer, o quão mais suas bolaz podem descer realmente?Aparentemente, muito.