sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] BUBBA'N'STIX: A Strategy Adventure (Abril de 1994)[#614]


Bubba'n'Stix foi um jogo lançado para Amiga e Amiga CD32 em 1994, posteriormente portado para o seu primo Mega Drive. Fim.

Não, quer dizer, o que possivelmente eu posso dizer desse jogo que a frase acima já não explique em detalhes excruciantes? Oh, mas okay, suponho que a marca de 1000 resenhas não vai se atingir sozinha, então vamos ver com mais detalhes... mais um jogo de Amiga portado para o Mega Drive. O que possivelmente poderia dar errado?

Vamos lá então... Sabe, olhando em retrospectiva se esse jogo fosse lançado hoje seria considerado bastante ofensivo. Quer dizer, é sobre um estúdio britanico criando o que eles consideram ser o personagem mais norte americano de todos os tempos: um redneck tão raíz que pra ser mais redneck estereotipado só faltava morar num trailer, usar um boné de "Make America Great Again" e ter 12 filhos com a própria prima. Ou seja, uma visão bastante didática de como a Inglaterra vê sua antiga colonia.

Nossa história... é basicamente o que você poderia esperar de um jogo de Amiga. O alien Heriberto Hilse tem que coletar um humano para o zoo intergaláctico e assim acaba pegando o redneck mais redneckante que ele pode encontrar porque esse é o representante definitivo da raça humana. Me dói não poder dizer que ele está inteiramente errado.

Infelizmente o plano de Heriberto tem um pequeno, minúsculo, quase imperceptível detalhe que passou batido a um olhar mais atento ...


A camara onde o carregamento de aliens pro zoo estava, acontecia de ter uma alavanca que abria o compartimento. Bubba então puxou a alavanca e todos escaparam. Eu não estou inventando, essa é a história do jogo!

Eu poderia fazer um comentário sobre o quão pouco esforço foi colocado nisso, mas então esse é um jogo de Amiga e existe um limite do quanto de pleonasmo cabe em um texto.


Bubbalicous então se agarra a um graveto sentiente que não é o Groot na queda e agora juntos eles tem que escapar desse planeta. A coisa mais impressionante dessa abertura é que eu consegui ficar acordado todos os 50 segundos que ela dura, minha stamina é realmente algo a ser admirado.

Mas enfim, esse é o Bubba'n' Stix (sendo que Stix é o graveto) e existe mais alguma coisa que você precisa saber a respeito dele antes de eu começar a falar sobre o jogo. Este sendo um jogo dos anos 90, é claro que ele é repleto de gosmas verdes e coisas squishy assim.

Então o que a Core pensou na hora de fazer o port para o Mega Drive: "Taqueopareo, vou faturar uma grana extra nessa porra ae, ah se vou!". Assim as cores das melecas verdes no jogo foram mudadas para cor-de-rosa. Pra que? Ora, pro jogo ser uma grande propaganda de chiclete, é claro!


Mais especificamente, do Bubblicious que na América Latina é vendido por um nome muito bem conhecido pela gente:



Então taí, se você sempre sonhou em ter um jogo licenciado fazendo propaganda do Bubbaloo saiba que esse jogo não apenas existe mas como ele é um port para Mega Drive de um jogo de Amiga. Não existem limites quando se fala de sonhos virando realidade, amigos!

Junto com o merchan também foi criada na época uma promoção dando Sega CDs e Mega Drives para, você sabe, poder rodar o jogo que foi lançado para Mega Drive. Então se você quiser ganhar um Mega Drive para rodar esse jogo efusiante, bora comprar todos os bubbaloo que você puder e mandar o código que tem na embalagem para caixa postal...

Essa animação quando o personagem fica parado também foi criada especialmente para a promo do jogo

Tá, okay, chega disso. Vamos falar do jogo em si. BnS é um puzzle plataformer,  um daqueles jogos de plataforma que é menos sobre chegar ao fim da fase e sim sobre interagir com os elementos do cenário, as vezes coletar itens, para abrir caminho como se fosse um point'n click. Existem alguns bons jogos nesse genero que eu gosto bastante, como OUT OF THIS WORLD e FLASHBACK: Quest for Identity, ou mesmo THE LOST VIKINGS então talvez não esteja tudo perdido.

Outra vantagem desse genero é que a jogabilidade nunca é realmente boa, mas isso meio que não é um problema porque o objetivo é mais resolver os puzzles do que sair pulando e rodopiando como o pião da casa própria, então eu suponho que mesmo um sistema lixo como o Amiga pode não cagar a porra toda dessa vez...

... né? NÉ, AMIGA?


Eu não sei pra que eu tenho esperança ainda...

Vamos começar falando dos ... puzzles... desse jogo, já que são a parte mais importante de um jogo desse genero. Bem, a coisa a respeito dos puzzles é que... bem, como eu posso colocar... Bubba N 'Stix não oferece nada nem remotamente parecido com coerência de uma maneira que não requeira um diploma em astromecanica intramolecular. As pistas sobre o que você tem que fazer são deixadas de uma maneira que só se você criar geneticamente um cara que tem o cérebro de Batman e Sherlock Holmes combinados para descobrir. Isso mesmo, Sherbat Holmesman é sua única esperança de descobrir como fazer as coisas funcionarem nesse jogo.

Acha que eu estou exagerando? Pois bem, eu vou te mostrar o PRIMEIRO puzzle desse jogo. Tenha em mente que é o PRIMEIRO NA PRIMEIRA TELA!


Quando você começa, seu primeiro instinto é ir para a direita na tela já que essa é a forma moral e decente de jogar videogames e o motivo pelo qual Jesus morreu por nós. Só que após alguns minutos indo pra direita você se encontra em um beco sem saída. Aparentemente a solução então é ir pra esquerda, só que na esquerda você encontra esse cara aí trancando o caminho. 

Você ataca, pula e... bem, são só essas ações que você tem para fazer na verdade. Nada funciona. Parece que não tem como passar por ele. Mas então como passa por ele? SUPER EASY, BARELY AN INCONVENIENCE!

Veja, quando você atira seu graveto ele volta pra você... as vezes, os controles não são bons e as vezes ele não arremessa. Seu objetivo aqui é atingir a arvore pelas costas... porque é uma coisa super normal de se dizer, atingir a arvore pelas costas... mas ao arremessar seu graveto e fazer ele voltar você perceberá que... nada acontece.



Eis o truque aqui: a arvore te segue quando você está de costas, igual aos fantasmas do Super Mario World. Por algum motivo que apenas a mente doentia de programadores de Amiga saberia responder, a arvore só toma dano quando está andando. Então você tem que jogar o graveto, virar de costar e fazer ele acertar na volta enquanto ela está te seguindo.

QUÉ!? APENAS... QUE?!

Como... pq... quando... meu deus, essa é literalmente A PRIMEIRA TELA DO JOGO e os caras já me puxam uma aleatoridade dessas da bunda? Mas é de foder mesmo, Amiga é foda véi!



Para resolver esse puzzles cripticos seu único companheiro neste jogo é o gravetinho de cabelo verde chamado "Stix". Ele é uma vara, e você o usa como tal. Este jogo ensina a todos nós uma valiosa lição de vida: seu melhor amigo será aquele que você enfiará em buracos e usará para abrir barris. Qualquer um que você arremessar e não voltar para sua mão é um companheiro inútil. Descarte-o imediatamente.

Falando em abrir barris, eu realmente tenho que enfatizar o quanto este jogo não dá absolutamente nenhuma pista do que você está fazendo. Gosto de pensar que eles queriam recriar totalmente a experiência de ser um eleitor do Trump, é a única razão que eu consigo pensar para esse jogo ser jeito que é. E because AMIGA, é claro.



O jogo ser tão bizarramente criptico assim não seria tanto problema quanto eu estou dizendo que é se sua barra de vida não ficasse quase no zero o tempo todo. Prepare-se para passar a maior parte do jogo com apenas um pequeno graveto (piada intencional) de vida pateticamente minúsculo. Porque esse jogo não é como os puzzles plataformer que eu citei que você pode andar e solucionar puzzles no seu ritmo, ele também tenta ser um jogo de plataforma normal do Amiga ao mesmo tempo... 

... e aí, meu amigo, é sofrimento. E dor. DOR.



Porque esse jogo é apinhado de pequenos inimigos que você não tem realmente como lutar contra sem tomar dano com seus pulos moronicos e seus ataques em camera lenta - quando saem, os controles respondem realmente mal. Veja, se você pudesse andar pela fase com relativa tranquilidade e pensar os puzzles, não seria tão apocaliptico assim a indecifrabilidade deles. Mas do jeito que a coisa rola, com o jogo sendo um plataformer altamente dificil devido as tosquices habituais do Amiga, aqui é estilo Eminem a parada e você tem 1 shot, 1 oportunity to seize everything that you wanted it.

Esse é um puzzle que eu gosto bastante, tem esses dois caras discutindo e se você der um porrete para um deles o cara fica com um galo na cabeça que pode ser usado como plataforma. Se o jogo fosse mais assim, seria realmente legal

Eu realmente vejo um potencial nesse jogo. Usar o seu graveto de formas criativas para solucionar os puzzles não é uma ideia ruim realmente e daria pra ter feito bastante coisa com isso. SE ele não tentasse ser um jogo de plataforma de Amiga que é injogavel devido a alta quantidade de inimigos e os controles ruins, SE os puzzles não fossem tão aleatórios já que você vai ter só uma chance de tentar antes de morrer e SE tudo isso não acontecesse no mesmo jogo.

O que é um bocado de "SE" para esse jogo ficar bom. Tipico Amiga.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 068