Oh Deus... Deus... Deus... Jesus, Buda, Allah, Satan, Cthullu, Monstro do Espaguetti Voador... vocês todos estão em débito comigo. Porque sério, eu cobro pessoalmente do universo a responsabilidade por esse jogo existir! Por que cargas d'agua em nome de qualquer deidade que você odeie existe uma sequencia pra esse jogo?
Os crimes da raça humana são tão imperdoaveis assim a ponto de sermos punidos com isso? Quer dizer, o Bubsy original não é apenas "um" jogo ruim, ele é o paragon, é um compilado de TUDO que se pode fazer num jogo de plataforma então temperado com ódio pela raça humana e desprezo pelos direitos básicos segundo a convenção de Genebra.
Tudo, tudo, mas TUDO naquele jogo está errado, não tem uma única coisa boa nele! Pra não dizer que não tem nada de bom nele, ao menos as animações de quando você morre são legaizinhas. Sim, a única coisa okay no jogo é quando você para de jogar ele, isso é BUBSY IN CLAW ENCOUNTERS OF THE FURRED KIND!!!
E agora você me diz que fizeram outro desses? Apenas... pq?
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Contracapa da versão de Super Nintendo |
Recapitulando a história, no começo dos anos 90 a Accolade quis dar uma de full Sega e tentar emplacar um mascote para esconder que o seu jogo de plataforma era mediocre. O projeto então foi criado para criar o ULTIMATE MASCOTE DOS ANOS 90 e assim nasceu o bicho mais "cheio de atitude" que os canalhas conseguiram pensar.
Pior ainda, o criador dessa desgraça era um programador consagrado... de adventure texts. Ele não sabia nada sobre jogos de plataforma... e dá pra ver em cada poro, cada sprite daquele jogo.
Sofrimento. E dor. DOR.
Mas hey, o tempo é o senhor de todas as coisas e é claro que nesses dois anos a Accolade aprendeu alguma coisa e não vai lançar apenas mais SOFRIMENTO e DOR em novas fases, né?
A quem eu estou querendo enganar, é óbvio que é isso que esse jogo vai ser, puta que o pariu... Mas então, nossa história começa...
... fazendo minha vontade de viver desabar exponencialmente. Enfim, esse é um daqueles jogos que não tem a história no jogo e sim que vem no manual. A parte boa é que é uma história em quadrinhos, então teoricamente deveria ser legal. A parte ruim é que é uma história em quadrinhos do Bubsy e seus sobrinhos... que é claro que eu vou fazer vocês lerem! Há, tá pensando o que? Que eu vou me foder sozinho nessa merda? Cês vão sofrer comigo, meus prezados mamelucos!
Ah, e como desgraça pouca é bobagem ainda toma um jabá da NERF pra deixar de ser otário!
O gato. A lenda. Então, mais uma vez eu tenho que perguntar: que crimes a humanidade possivelmente pode ter cometido contra o universo para receber uma punição tão desproporcional assim?
Enfim, agora nosso querido Buboleta é acompanhado por seus sobrinhos, porque eles queriam muito emplacar o bicho como cartoon e é uma regra da América puritana conservadora do século XIX que ninguém pega ninguém e nunca tem filhos, apenas brotam sobrinhos sem pais esporadicamente. Agora, o curioso a respeito disso é que eu fui pesquisar qual o nome dessas lambanças do satanás, e olha o que eu encontrei na ... Bubsy Wiki... deus pq isso existe, nós realmente merecemos a danação eterna...
... eles disseram "sexto jogo na série"? SEXTO JOGO NA SÉRIE? SEXTO FUCKING JOGO NA SÉRIE?!?
Eu apenas posso desejar que a rebelião das máquinas seja breve e que eles não demonstrem piedade ao erradicar esse acidente genético que nós chamamos de espécie da face da Terra. Apenas isso. Ah, e os sobrinhos do Bubsy se chamam Terry e Terri. Não que alguém se importe.
Mas okay, chega de enrolar porque chegou a hora... *suspiro longo* *suspiro muito, muito longo* *será que é possível suspirar o bastante para eu desmaiar e não quer jogar esse jogo?*... de jogar o jogo. Sofrimento. E DOR. DOR.
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Bubsy enfrenta inimigos nesse jogo como a Cuca e a dona Creuza |
Okay, vamos começar falando dos controles então. Se alguma coisa, o jogo original do Bubsy é lembrado por seus controles hediondos onde seu personagem flutua pelo universo como se tivesse um cilindro de gás helio no toba (o que normalmente já é uma merda, mas em um jogo que tem dano por queda é atentado isso).
Jogando essa maldada continuação, o que eu posso dizer é que... hã... olha, eles... eles "consertaram" os controles. Claro que por "consertar" eu quero dizer "apenas um pouco menos piores", mas é um fato incontestável que agora Bubsy não voa desordenadamente para a frente como no jogo anterior.
De fato, se alguma coisa esse jogo erra pelo contrário: os controles são TIGHT demais e seu personagem vai muito rápido para a frente quando você aperta o botão. Não é algo que eu chamaria de "bom", mas definitivamente não é a segunda vinda de Satanás a Terra usando uma armadura feita de puppies. É... eu não acredito que vou escrever isso de um jogo do Bubsy... jogável. Sim, eu disse. Esse jogo é... jogavel.
A outra, das muitas, coisa irritante que foi mudada nesse jogo é que ele é consideravelmente menos filho da puta que o anterior. Mas tipo muito. Bubsy também é notório, ao lado de seus controles desgraçados, por ser o jogo mais cuzão que ele poderia ser colocando inimigos, buracos e one-hit kills no lugar mais estratégicamente pensado a foder com a vida do jogador a cada pixel da tela.
Essa continuação... não compartilha do seu ódio para com o jogador. Claro, o jogo ainda tem one-hit kills e buracos filhos da puta aqui e acolá, mas definitivamente não é uma obra nascida do mais puro ódio e rancor. Pode não ser genial, ou sequer bom, e mais frequentmente sim do que não parecer perigosamente com a disposição de level design quase aleatória de
WAYNE'S WORLD, mas definitivamente não é o primeiro Bubsy. Mais uma vez é... eu não acredito nisso... jogavel. Não bom, mas okay-ish o suficiente.
Falando em level design, agora ao contrário do primeiro jogo praticamente todas as fases não são mais lineares de apenas ir para a direita (salvo poucas exceções) e sim aquele tipo labirinto que você precisa ficar rodando aloucadamente até encontrar a saída após entrar em uma combinação aleatória de portas e teleportes. SOFRIMENTO. E D...
Espera... o que? Checkpoints... placas de sinalização pra vc se orientar... ? O que... não pode ser... até parece que esse jogo foi feito sem o mais profundo abjeto pelo jogador... as fases são realmente grandes e é fácil você se perder, mas então você consegue achar o seu caminho graças ao... eu não acredito que vou dizer isso... level design bem pensado que previu essa possibilidade e colocou orientações nos pontos da fase que você mais provavelmente vai passar caso se perca.
Alguém... realmente colocou algum pensamento em um jogo do fucking Bubsy? For real? O que mais falta acontecer, ter algo genuinamente bom nesse jogo? Não apenas "okay, ao menos não é tão ruim", mas algo verdadeiramente bom?
Então... na verdade tem. O modo cooperativo desse jogo realmente funciona como poucas vezes um jogo da quarta geração fez funcionar. A ideia aqui é aquele coop "modo irmão menor" em que um jogador é o player principal e o outro... fica na tela "ajudando", bem como
SONIC 2 tentou fazer com a rapozinha baunilha Tails e eu não acho que funcione. O jogador do Tails passa quase todo o tempo fora da tela já que o Sonic se mexe muito rápido (quando não está enroscado com as plataformas atrozes, isso é). O que, como você pode deduzir, não é tão divertido assim
Bubsy 2 resolve esse problema de uma forma bastante simples e elegante: o segundo jogador pode voar pra qualquer lugar da tela atirando, e ele fica preso dentro dos limites da tela, então não realmente importa se o player 1 sair correndo aloucadamente porque o player 2 sempre vai estar no jogo. É simples e funciona.
Cara... eu não realmente sei o que dizer... quer dizer, eles fizeram, eles realmente fizeram... um jogo okay do Bubsy! Do fucking Bubsy! Eu nunca achei que isso fosse sequer possível, mas aqui estamos nós diante de um milagre dessa magnitude! Será realmente possível o que dizem as lendas? Que 2021 não será apenas um 2020.2?
Agora um pouco de história real sobre a produção desse jogo: o primeiro jogo do Bubsy foi um sucesso de vendas porque a Accolade enfiou publicidade até dentro das palpebras nas revistas da época então todo mundo quis jogar para ao menos conferir que porra era essa, foi capa de revistas e tudo mais (inclusive da capa de aniversário da Ação Games). Só que qualquer um com o minimo de decencia humana percebeu que aquele jogo... uau, aquele jogo é realmente uma bosta.
O que inclui os funcionarios da Accolade, eles odiaram aquele jogo. Eles odiaram tanto que convenceram seus chefes a não "convidar" o criador do Bubsy, Michael Berlyn, para participar da inevitavel sequencia. E quando eu digo que o pessoal da Accolade odiou Bubsy, eu não estou brincando: existem relatos de bonecos do Bubsy usados como alvo de dardos na sala de recreação ou apenas enforcado pelo estúdio.
O que é um sentimento que eu consigo compreender, se como jogador é ofensivo que um jogo como o Bubsy original exista, eu apenas posso imaginar como deve se sentir um profissional que dedica sua vida, suas horas extras e seu suor a fazer jogos e vê uma pilhéria como esse jogo ridicularizar a sua profissão. Eu suponho que não tenha deixado claro o suficiente, mas aquele jogo é ASQUEROSO.
Entõa para a continuação eles fizeram o melhor que era possível mantendo o feeling do jogo original - afinal isso ainda deveria ser uma continuação. O resultado é que os problemas originais ainda existem porque isso é parte indissociavel da experiencia Bubsy, mas foram atenuados. O dano de queda, por exemplo, que é uma marca do primeiro jogo ainda existe mas o limite do quanto você cair foi aumentado generosamente.
Ou então os controles floatsy do primeiro jogo que foram consertados tanto quanto foi possível sem fazer Bubsy não parecer... bem, Bubsy. O que é um trabalho muito, muito dificil de fazer dar certo e a Accolade de qualquer forma é apenas um estúdio mediano, então mesmo no melhor cenário possível não dá pra esperar grandes coisas deles em primeiro lugar.
Porém a tentativa honesta de transformar Bubsy em algo ao menos jogavel ainda sim foi uma das melhores surpresas que eu já tive nesse jogo. Quer dizer, Bubsy 2 não é excelente nem nada, e pena muito para ser sequer "bom", mas... IT'S NOT SHIT! THEY DID IT! THEY PULLED THROUGH! THEY MADE A BUBSY GAME THAT IT'S NOT SHIT!!! I found gold at the end of the rainbow- Oh, maybe it's not gold, maybe it's bronze or something, but... THEY MADE A GAME THAT'S NOT SHIT! IT'S NOT SHIT!
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Minha reação legitima ao jogar um jogo do Bubsy que não é um saco fumegante de merda radioativa |
Será... esse um sinal? Quer dizer, se até Bubsy consegue ser not shit, então... há esperança? Seria esse o começo de uma nova era de esperanças e sonhos onde maná e waifus cairão dos céus aos gamers que perseveraram durante tantos e tantos... e tantos... jogos ruins?
Provavelmente não.
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Edição 071
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