domingo, 24 de janeiro de 2021

[NES] METROID (Agosto de1986)[#621]



O texto de hoje é uma singela homenagem a este herói não cantado da literatura comercial brasileira. Marcos K. Shibuwa. Embora o nome possa não ser familiar a você, Marcos é mais conhecido por ser o autor dessa carta para Ação Games na edição 068 (setembro de 1994):


Ok, mas o que a carta do Marcos tem de especial? Ora, acontece que nessa época (na reta final de 1994) era constante que uma edição sim, uma edição não tinha alguém escrevendo para a Ação Games pedindo para falar de jogos de Nintendinho

sábado, 23 de janeiro de 2021

[3DO] ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Slayer (Outubro de 1994)[#620]

 

Sabe, as vezes é dificil. Muitos desses jogos que eu tenho jogado eu sinto como se a review já estivesse escrita sozinha. Quer dizer, eu pego um jogo da Ocean e tudo que me ocorre a dizer é "jogo da Ocean, amirite?" porque sério, o que mais eu preciso dizer que a expressao "jogo da Ocean" já nao diga? Voce já sabe tudo que tem para saber a mera mençao dessas palavras.

"Jogo de Amiga" entao, meu deus, pior ainda. Nao, sério, me diz, o que eu possivelmente, humanamente posso dizer que a expressao "jogo de Amiga" já nao explique completamente por si própria? Okay, suponho que possa ser explicado porque esse jogo em particular é um ofensa a trama do espaço-tempo de uma forma única jamais tentada, mas... é isso realmente o que eu quero para a minha vida? É isso o que o meu pequeno eu de 10 anos de idade sonhava quando via todos aqueles joguinhos nas revistas que ele jamais poderia jogar?

Essa é a minha vida? Toda ela?


E entao, ainda nessa categoria, temos... jogos de 3DO. Deus, quantas vezes eu vou precisar contar a história de que o 3DO foi lançado em um "dono" de verdade e isso resultou em um samba do mameluco doido em que nada é de ninguém e essa porra é cara demais e tem jogos de menos, como consequencia levou a um sem fim de minigames porcos feitos de qualquer maneira apenas para fazer volume.

Eu nao sei cara, temo que o 3DO tenha levado realmente a esperança do melhor de mim na humanidade, talvez eu devesse apenas parar com isso porque eu to ficando realmente cansado disso e... e... ha, que vento é esse? Eu nao lembro de ter deixado a porta aberta... quem é voce... ? 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

[SNES/3DO] SOCCER KID (Europa) ou THE ADVENTURES OF KID KLEETS (Japao/USA) (Dezembro de 1993)[#619]



Durante a segunda guerra mundial alguns soldados sofriam condiçoes tao desumanas, eles viam coisas tao terriveis que nao era tao comum assim encontrar nos postos militares soldados com olhares catatonicos de quem realmente viu coisas que jamais deveriam ser vistas. Posteriormente a revista TIME fez uma matéria sobre isso e chamou de “Thousand yard stare”, como se aqueles homens vazios por dentro estivessem olhando a mais de mil jardas de distancia.


E por que eu estou falando disso hoje? Ora pq! Pq EU vi coisas! Coisas que nenhum ser humano deveria ver, coisas que sequer deveriam existir! Como por exemplo um jogo de escolta produzido pela Ocean para Amiga, ninguém independente do crime que cometeu nesta ou em qualquer outra vida jamais deveria experimentar tamanho horror absoluto. E ainda sim eu o fiz, eu joguei EEK! THE CAT como último jogo do vil e malfadado ano de 2020.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

[SNES/MD] MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS (Setembro de 1994)[#618]



Eu vou ser bem sincero com voces: essa última sequencia de jogos nao tem sido exatamente... impressionante. Quer dizer, acho que todos podemos concordar que SPIDER-MAN and VENOM: Maximum Carnage e WAY OF THE WARRIOR nao sao exatamente o ponto alto dos videogames na história da humanidade. Porém sao jogos com um contexto interessante dos quais eu gostei de falar a respeito.

E o jogo de hoje... é exatamente assim também. Entao pegue seu dinozord e venha comigo conhecer a história dos Poderosos Transformadores Guardioes do Poder!

Junto com anime, o Tokusatsu é o pilar da cultura pop infantil no Japao e uma das coisas pelas quais o Japao é mais lembrado (ao lado apenas talvez de videogames e a vontade de obliterar a raça humana atpe o último atomo ao lembrar que Eromanga Sensei existe). E dentre o Tokusatsu, nada é mais iconico do que o bom e velho grupo de 5 jovens (as vezes 6 e em algumas poucas ocasioes 3) ultradinamicos e repletos de energia que combatem o mal com robos gigantes e muitas faíscas.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

[SNES/MD] SPIDER-MAN AND VENOM: Maximum Carnage (Setembro de 1994)[#617]


Parece que estamos em um frenesi de jogos históricos aqui, nao? Logo depois do fundamental WAY OF THE WARRIOR que moldou a história dos videogames, eis que o jogo seguinte é igualmente famoso porém por motivos bastantes diferentes já que esse jogo nao é outro senao o mitico, lendário, único... JOGO BOM DA LJN!


A cena relevante a esse texto começa aos 12:33

Tenho certeza que eu me sentiria assim se eu encontrasse um jogo bom da Ocean, mas vamos ser honestos: isso nunca vai acontecer. Mas seja como for, será que o jogo not-shit da LJN é realmente not-shit? Isso é o que descobriremos hoje.

sábado, 16 de janeiro de 2021

[3DO] WAY OF THE WARRIOR (Agosto de 1994)[#616]


O sucesso é feito de muito trabalho duro, uma dose de talento nato e, vamos ser honestos, uma porção não desconsideravel de sorte. As vezes não é que você não tem o que é necessário para chegar lá, as vezes você apenas nunca teve a chance certa na hora certa dada pelas pessoas certas. Claro que para isso é sorte, mas também não é porque só tem "sorte" quem estava lá trabalhando duro sem receber reconhecimento por isso. Como diz o ditado, só pega o onibus quem está na parada.

Eu estou falando isso porque esse é um jogo daqueles que mudou para sempre a história os videogames e as consequencias da sua existencia ecoam até hoje - não muito diferente de VIRTUA FIGHTER. Mais que isso até, eu diria que sem ele os videogames não apenas seriam muito diferentes do que são como seriam infinitamente piores, mais pobres, menos espetaculares como midia narrativa.

E tudo isso graças ao 237892413o clone de Mortal Kombat.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

[SNES/MD/SEGA CD] BRUTAL: Paws of Fury (Outubro de 1994)[#615]




Senhores, senhoras, e o Chefe da Super Game Power se passando por senhora, bem vindos. Venho por meio deste lhes comunicar que hoje estou de muitississimo bom humor porque hoje é um dia muito, muito, muito especial.

ESTOU COM MEDO DISSO...

O jogo de hoje não é um jogo qualquer como os 603 jogos que eu analisei antes, oh, definitivamente não é. Esse jogo é... especial. Pode-se dizer que chegar a esse jogo é uma das milestones que eu pretendia alcançar com esse blog, e hoje essa meta foi atingida.

NÃO, SÉRIO, ESTOU REALMENTE PREOCUPADO AGORA...

Então eu gostaria de compartilhar com os senhores/as/Chefe se passando por senhora o meu estado de espirito do dia:

[MEGA DRIVE] BUBBA'N'STIX: A Strategy Adventure (Abril de 1994)[#614]


Bubba'n'Stix foi um jogo lançado para Amiga e Amiga CD32 em 1994, posteriormente portado para o seu primo Mega Drive. Fim.

Não, quer dizer, o que possivelmente eu posso dizer desse jogo que a frase acima já não explique em detalhes excruciantes? Oh, mas okay, suponho que a marca de 1000 resenhas não vai se atingir sozinha, então vamos ver com mais detalhes... mais um jogo de Amiga portado para o Mega Drive. O que possivelmente poderia dar errado?

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE] TAZ in ESCAPE FROM MARS (Junho de 1994)[#613]



Se você fosse um adolescente americano nos anos 90, você provavelmente queria ter ATITUDE. De Sonic a Bart, passando por John Connor ao Lucas da Powerglove, todos os jovens descolados e ultradinâmicos queriam ter ATITUDE, é sobre isso que os anos 90 eram, ter ATITUDE. 

E a melhor coisa dos anos 90 é que as crianças não tinham nada contra o que se revoltar realmente, não tinha nenhuma causa ou justificativa - a era da ATITUDE não foi como os hippies nos anos 60 ou os punks nos anos 80. Apenas você tem ATITUDE para mostrar aqueles COROAS quem é que manda, tá ligado?

É claro que na prática isso serviu apenas para punir a humanidade com toda sorte de produto licenciado porcaria como o já citado SONIC THE HEDGEHOG, jogos licenciados porcaria da Ocean e da LJN, deus, até mesmo bonecos de teste de colisão tinham ATITUDE, né THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES?

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

[SNES/MEGA DRIVE] BUBSY 2 (Outubro de 1994)[#612]



Oh Deus... Deus... Deus... Jesus, Buda, Allah, Satan, Cthullu, Monstro do Espaguetti Voador... vocês todos estão em débito comigo. Porque sério, eu cobro pessoalmente do universo a responsabilidade por esse jogo existir! Por que cargas d'agua em nome de qualquer deidade que você odeie existe uma sequencia pra esse jogo?

Os crimes da raça humana são tão imperdoaveis assim a ponto de sermos punidos com isso? Quer dizer, o Bubsy original não é apenas "um" jogo ruim, ele é o paragon, é um compilado de TUDO que se pode fazer num jogo de plataforma então temperado com ódio pela raça humana e desprezo pelos direitos básicos segundo a convenção de Genebra.


Tudo, tudo, mas TUDO naquele jogo está errado, não tem uma única coisa boa nele! Pra não dizer que não tem nada de bom nele, ao menos as animações de quando você morre são legaizinhas. Sim, a única coisa okay no jogo é quando você para de jogar ele, isso é BUBSY IN CLAW ENCOUNTERS OF THE FURRED KIND!!!

E agora você me diz que fizeram outro desses? Apenas... pq?