sábado, 23 de janeiro de 2021

[3DO] ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Slayer (Outubro de 1994)[#620]

 

Sabe, as vezes é dificil. Muitos desses jogos que eu tenho jogado eu sinto como se a review já estivesse escrita sozinha. Quer dizer, eu pego um jogo da Ocean e tudo que me ocorre a dizer é "jogo da Ocean, amirite?" porque sério, o que mais eu preciso dizer que a expressao "jogo da Ocean" já nao diga? Voce já sabe tudo que tem para saber a mera mençao dessas palavras.

"Jogo de Amiga" entao, meu deus, pior ainda. Nao, sério, me diz, o que eu possivelmente, humanamente posso dizer que a expressao "jogo de Amiga" já nao explique completamente por si própria? Okay, suponho que possa ser explicado porque esse jogo em particular é um ofensa a trama do espaço-tempo de uma forma única jamais tentada, mas... é isso realmente o que eu quero para a minha vida? É isso o que o meu pequeno eu de 10 anos de idade sonhava quando via todos aqueles joguinhos nas revistas que ele jamais poderia jogar?

Essa é a minha vida? Toda ela?


E entao, ainda nessa categoria, temos... jogos de 3DO. Deus, quantas vezes eu vou precisar contar a história de que o 3DO foi lançado em um "dono" de verdade e isso resultou em um samba do mameluco doido em que nada é de ninguém e essa porra é cara demais e tem jogos de menos, como consequencia levou a um sem fim de minigames porcos feitos de qualquer maneira apenas para fazer volume.

Eu nao sei cara, temo que o 3DO tenha levado realmente a esperança do melhor de mim na humanidade, talvez eu devesse apenas parar com isso porque eu to ficando realmente cansado disso e... e... ha, que vento é esse? Eu nao lembro de ter deixado a porta aberta... quem é voce... ? 


ACREDITE. VOCE SOBREVIVEU AOS ANOS 90. VOCE SOBREVIVEU A 2020. AS COISAS SÓ VAO FICAR MELHORES DAQUI PRA FRENTE. EU PROMETO.

Mas... quem é voce? Espera, onde voce foi? Jorge... é voce? Seja quem for, ele se foi como veio, apenas deixou esse video aqui, ha. Okay, vou tocar enquanto checo o jogo de hoje, vamos lá, é o minimo que eu posso fazer.


... oh my god... eu nao acredito nisso... nao pode ser, nao pode ser real, nao depois de todo esse tempo. Gente, eu nao sei como dizer isso pra voces, mas eu ... eu efetivamente estou jogando um jogo exclusivo bom de 3DO! Esta acontecendo, meu deus está acontecendo, é real, eu estou jogando um exclusivo bom de 3DO!

Os minigames lixo copiados do Atari, a dor de jogar um jogo feito de qualquer jeito com esforço absolutamente zero... passou. Eu... eu nao sinto mais dor porque esse é um bom, sólido, decente jogo exclusivo de 3DO! É real, gente, as lendas sao verdadeiras! Está acontecendo!

Se você derrota-lo será o CHAMPINGNON! Ba-tum-dss!

O lendário jogo exclusivo bom de 3DO é real! Bem aventurados os gamemaníacos de boa vontade, porque vosso será o reino do maná e dos jogos decentes exclusivos de 3DO! O sonho é real! Eu estou em lágrimas, eu nao realmente acreditei que esse dia viria... meu deus foram tantos minigames ruins... tantos... e agora a dor acabou. Deus, 2020 realmente terminou nao foi? As coisas realmente vao melhorar daqui pra frente, nao vao? Eu realmente posso sentir o gosto da esperança... ela tem gosto de baunilha num gramado de sol em dia agradável de primavera.

Obrigado estranho misterioso por nao me deixar desistir, porque eu ainda tenho um trabalho pela frente e meu trabalho de hoje será falar sobre o exclusivo decente de 3DO!

Entao vamos começar do começo: a primeira vista, Slayer pode parecer apenas um clone safado sem vergonha que organizou toda a Rockonha e fez todo mundo dançar de Doom. E se parece isso... é porque é exatamente o que esse jogo é. Porém ele nao é apenas um clone vagabundo de Doom feito de qualquer jeito (né ESCAPE FROM MONSTER MANOR?) e isso voce ve literalmente nos primeiros segundos ao ligar o jogo:


Esse nao é apenas "um clone genérico de Doom", é um clone genérico de Doom que usa regras do AD&D e é um produto oficial da TSR (que era a produtora de Dungeons and Dragons antes deles serem comprados pela Hasbro e mudarem seu nome pra Wizards of the Coast). O que é uma ideia muito interessante, especialmente se voce conhece AD&D.

Porque vamos ser honestos, a segunda ediçao de Dungeons and Dragons nao levou o malfadado nome de "Advanced Dungeons and Dragons" a troco de nada. Meu deus, eu ainda tenho pesadelos onde eu preciso calcular o THAC0. Sim, apenas para acertar o oponente voce tinha um conjunto de tabelas que parecia um quadro negro de decimo semestre de Matemática Teórica Avançada, que era singelamente chamado de "To Hit Armor Class 0", ou THAC0 para os intimos. Basicamente a regra de AD&D é que mestrava quem conseguia calcular essa porra, e isso era a regra mais básica do básico, nem queira saber das outras regras...


Entao a ideia de ter uma versao de AD&D em que um computador literalmente calcula toda essa merda pra vc e vc só joga como se fosse Doom com as magiazinhas e itens e coisas do RPG parece boa demais pra ser verdade. What is the catch?

If we win, you must take your sorry butt back to Hades. And also you will have to pay our rent. Nao, quero dizer, nao tem MUITO catch realmente, o jogo é basicamente isso mesmo: Doom usando as regras, classes, magias e itens de AD&D.

Slayer tem um esquema de controle decente com um framerate decente para que o movimento não pareça lento, o combate é decente o suficiente com o seu jogador empunhando uma arma invisivel, lançando feitiços ou lançando projéteis para causar danos aos inimigos. Naturalmente, XP é ganho e o personagem sobe de nível usando as tenebrosas tabelas de level up de AD&D só que automaticamente.



Você tem um número X de dungeons (você seleciona quantas), explora, mata tudo, pilha, vai para a próxima dungeon. Lance misseis mágicos, voo ou magic armor se você for um conjurador, desça o cacete se for um guerreiro. Enxague e repita.

Eu particularmente gosto de como o sistema de magias é fácil de usar, voce tem tres magias para cada spell level e um numero de usos limitado. Entao o mago no nível 1 tem misseis magicos, magic armor e detect magic e tres usos antes de precisar descansar - pode ser tres vezes a mesma magia, ou uma de cada ou o que vc quiser fazer. A interface do jogo é fácil de usar e bastante funcional no que se propoe a fazer.

Isso sendo dito, Slayer não é um jogo simples ou fácil por nenhum estiramento de imaginação. Os inimigos podem te destruír, especialmente se você não tomar seu tempo e reunir o máximo de equipamentos possível, desde o início. Ou seja, nada realmente diferente do AD&D de papel.



O que faltou para esse jogo passar do apenas "bom" para realmente incrível foi só uma camada extra de polimento e cuidado que separa os grandes jogos dos apenas "okay". Existem dezenas de pequenas coisinhas que se esse jogo tivesse sido feito um pouquinho melhor...

Por exemplo, voce nao ve sua arma quando ataca. Em um jogo que o timing para acertar os inimigos é imprescindível, isso nao é um problema pequeno. Outra coisa que me incomoda muito é que as armas que voce pega nao tem informaçao de quanto dano ela causam. Okay, tá, no manual do jogo tem as tabelas de AD&D para voce consultar quanto dano um machado e um dardo causam, mas qualé caras, isso é um videogame, seria tao fora do caminho assim pra vcs colocarem essa informacao na tela?



Ah, e uma informacao visual sobre se voce acertou o inimigo e em caso positivo quanto dano causou tambem seria legal. Ficar apenas balançando sua arma invisivel e esperar o inimigo desaparecer... é menos que legal.

Montar seu personagem com regras de RPG é legal (rolar atributos, escolher raça e classe), jogar em masmorras geradas aleatoriamente é menos menos (hoje as dungeons geradas aleatoriamente nao se comparam com algo que alguém desenhou a mao, imagina em 1994).



Ve? É desse tipo de coisa que eu estou falando, sao pequenas coisinhas assim que cansam sua paciencia. Slayer é um jogo sólido, é um bom jogo, mas eles deixaram escapar pelos dedos nos pequenos detalhes. A ideia de ter um FPS com regras de RPG é bem legal, mas faltou um carinho extra pra ser realmente incrível.

Mas ainda sim é um jogo okay de 3DO e eu tive coisas interessantes para falar dele, o que é mais do que eu posso dizer das últimas rendiçoes até aqui. Yep, no fim das contas esse foi um bom dia, eu só gostaria de ter como agradecer aquele estranho misterioso...


DO QUE VOCÊ TÁ FALANDO, EU SÓ TINHA IDO TOMAR UM BANHO CARA.

Ah, okay, isso faz sentido. Seja como for, bem vindo de volta de sua jornada de conhecimento e sabedoria NeoJorge!

COMO ASSIM, EU NÃ... AH, DEIXA PRA LÁ. É BOM ESTAR DE VOLTA.

MATÉRIA NA AÇAO GAMES
Ediçao 069


MATÉRIA NA GAMERS
Ediçao 001