sexta-feira, 29 de abril de 2022

[#870][SNES] BIG SKY TROOPER [Outubro de 1995]

Hã, isso é estranho: um jogo da Lucas Arts lançado para o Super Nintendo do qual quase ninguém fala a respeito? E não é nem pela data de lançamento, como se ele tivesse sido lançado quando o console estava abandonado nem nada, ele foi lançado no mesmo mês que SUPER MARIO WORLD 2: Yoshi's Island, então por favor né?

Porém foi só iniciar o jogo e eu meio que comecei a entender o que acontece aqui:

[AÇÃO GAMES] Todos os jogos publicados na revista 2!

[SUPER GAME POWER] Todos os jogos publicados na revista 2!

quarta-feira, 27 de abril de 2022

[#869][SAT] THE MANSION OF THE HIDDEN SOULS [Dezembro de 1995]


Meninos, eu vi. Nós ainda nem chegamos na review número 1000, mas eu posso afirmar alta e categoricamente: meninos, eu já vi de tudo nessa indústria vital. E com o jogo de hoje, eu quero dizer de tudo mesmo. Tudo. Tá visto.

terça-feira, 26 de abril de 2022

[#868][PS1/ARC] BATTLE ARENA TOSHINDEN 2 [Novembro de 1995]

Eu entendo a lógica dos jogos de luta e tal, mas preciso dizer que lutar de salto alto realmente parece um footing bem ruim

Toshinden 2 é uma continuação de jogo de luta, lançado um ano após o original. O que, se você é alguém que acompanha esse blog sabe o que isso significa. Mas como ninguém acompanha o blog, eu vou ter que explicar: é mais um daqueles jogos que é um "patch de update" vendido como continuação. O que significa que é essencialmente o mesmo jogo, apenas recebeu um tapa na pantera nos gráficos e algumas coisinhas no gameplay - tipo diferente do primeiro jogo, agora você pode atacar o oponente quando ele estiver no chão.

Coisas pequenas assim, sabe? É por isso que eu chamo esses jogos mais de "patches de atualização" do que continuações, porque se fosse hoje o videogame apenas baixaria a versão 1.1 do jogo automaticamente e a maioria de nós nem perceberia.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

[#867][PC] HEXEN: Beyond Heretic [Outubro de 1995]


A Raven Software é uma desenvolvedora... curiosa. Ao longo dos anos inúmeros anos nessa indústria vital, muitas empresas foram engolidas pelas areias do tempo dado que esse não é um negócio fácil de se sobreviver - você tem que matar um leão por ano e o direito de errar é muito curto, especialmente para os pequenos.

E quando eu digo que muita gente não sobreviveu, eu to falando de gente reconhecida e outrora graúda como a Maxis (famosa pela série SIM CITY) ou a gigantesca Midway que está em praticamente todas a Ação Games da história com seus MORTAL KOMBAT e NBA JAM. Não importa o quão colossal você seja, o tombo está logo ali a um ano ruim de distancia.

domingo, 24 de abril de 2022

[#866][SNES] SCOOBY-DOO MYSTERY [Novembro de 1995]


Frequentemente quando se discute a famosa disputa entre o Super Nintendo e Mega Drive, dois jogos em particular são citados para ilustrar a diferença entre os dois consoles. Isso porque frequentemente os jogos eram montados basicamente iguais... com a diferença que o Mega Drive tem menos cores que uma caixa de lapis de cor comprada no R$1,99, e o chip de som soa como um lobisomem com impotencia tentando se transformar durante um ataque de asma.

Esses dois jogos, entretanto, são radicalmente diferentes na sua versão de SNES e Mega Drive: DISNEY'S ALADDIN e o jogo do SCOOBY-DOO MYSTERY. Só que enquanto no caso das noites da Arábia e os dias também é sempre tão quente mas faz com que a gente se sinta tão bem é incrívelmente superior no console da Nintendo, no caso de Scooby-Doo ... é complicado. E eu digo isso porque um jogo não é melhor do que o outro, dado que eles tentam coisas bastante diferentes.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

[#865][SNES] BREATH OF FIRE 2 [Dezembro de 1994]

Como eu tenho dito regularmente nos ultimos tempos, nessa época da metade dos anos 90 a Capcom estava com a bacurinha em chamas e envolvida em trocentos projetos ao mesmo tempo. Quer dizer, eu literalmente falo disso aqui frequentemente pq todo o ponto desse blog é falar justamente desse projetos (entre outros). Pois bem, então chegamos hoje em um caso que eu estava bastante curioso para atingir: o dia que a Capcom tentou fazer um jRPG. 

terça-feira, 19 de abril de 2022

[#864][SAT] STEAMGEAR MASH [Setembro de 1995]


O jogo de hoje nunca foi lançado no ocidente, então todo manual do jogo está obviamente em japonês. Como eu sou um baka gaijin, não tenho muita certeza de qual é realmente a história desse jogo. Assim sendo, interpretarei no melhor da minha sensibilidade artistica - o que, felizmente, é imensa.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

[#863][MEGA] LIGHT CRUSADER [Dezembro de 1995]

Hã, isso é estranho. Deveras estranho, com efeito. Quer dizer, a Treasure é a empresa que mais sabia tirar dos recursos do Mega Drive - bem mais que até do que a Sega entendia do seu próprio hardware, pq a Sega é pateta desse jeito, um ponto que eu repito frequentemente aqui. E não sem razão os jogos da Treasure eram (e ainda são) muito reconhecidos no Mega Drive: jogos como DYNAMITE HEADDY ou GUNSTAR HEROES são jogos que fazem o console cantar fino no que ele era capaz de fazer.

E por isso mesmo é bastante estranho que justo a Treasure tenha um action RPG totalmente obscuro. E nem é que EU nunca ouvi falar (já que eu tive uma familia que me amava eu cresci com o console bom), ele frequentemente figura em lista de jogos obscuros. Mas pq um jogo logo da Treasure,  que foi devidamente lançado no ocidente, seria "obscuro"?