quarta-feira, 27 de abril de 2022

[#869][SAT] THE MANSION OF THE HIDDEN SOULS [Dezembro de 1995]


Meninos, eu vi. Nós ainda nem chegamos na review número 1000, mas eu posso afirmar alta e categoricamente: meninos, eu já vi de tudo nessa indústria vital. E com o jogo de hoje, eu quero dizer de tudo mesmo. Tudo. Tá visto.

TÁ, SUPONHO QUE O JOGO DE HOJE VÁ SER REALMENTE RUIM, MAS O QUE POSSÍVELMENTE ELE PODE TER DE TÃO MAIS RUIM QUE O NORMAL PRA TE DEIXAR NESSE ESTADO?

Então, Jorge... eu já vi jogos que fazem todo tipo de coisa errada. Já vi jogo com gráfico ruim, com gameplay ruim, controles ruins, até mesmo conceitos inanerravelmente bostas, já vi muito marketing abilolado que queimou o filme do jogo, já vi jogos que não funcionam para os joysticks padrão daquele sistema, eu já vi jogos tão ruins que te fazem passar mal ou mesmo causam danos permanentes na sua visão (sim JIM POWER: THE LOST DIMENSION IN 3-D e Virtual Boy, estou olhando pra vocês). Estamos no jogo 869 e o que você puder imaginar de fazer errado, eu já vi. Exceto isso. No que ESSE jogo aqui conseguiu errar foi a primeira vez.


TÁ, MAS O QUE PODE SER ISSO? COMO QUE O JOGO ERROU DE UMA FORMA NUNCA ERRADA ANTES NA HISTÓRIA DA ERRABILIDADE?

Bem, está preparado? Esse jogo... errou no nome. Simples assim.

COMO ASSIM? COMO QUE VOCÊ ERRA NO NOME... ALIAS VOCÊ JÁ NÃO FALOU DE MANSION OF HIDDEN SOULS DO SEGA CD? PRA QUE ESSE TEXTO PRO PORT DESSE JOGO PRA SATURN?

Aí que está, esse jogo não é um port do jogo de 1994, ele é uma continuação inteiramente nova.

E FIZERAM A CONTINUAÇÃO COM O MESMO NOME DO JOGO ORIGINAL?

Claro que não, isso seria estúpido! O que eles fizeram foi colocar o "The" no nome desse jogo. Então MANSION OF HIDDEN SOULS é o jogo original, mas THE MANSION OF HIDDEN SOULS é a continuação.


EU NÃO TENHO OS NÚMEROS PRA PROVAR ISSO, MAS ARRISCO DIZER QUE UM TOTAL DE ZERO PESSOAS DEDUZIRAM ISSO.

Viu o que eu disse quando falei que eles erraram o nome do jogo? Inacreditável. Isso quer dizer que apenas em um golpe seco e rápido eles alienaram aquele que seria o publico mais interessado em comprar o jogo: as pessoas que conheciam o jogo do Sega CD e gostaram dele. Porque MANSION OF HIDDEN SOULS não é um jogo ruim, é um walking simulator extremamente simples mas a atmosfera é interessante e o tom de horror japonês (que é mais deprimente do que assustador na verdade) faz a experiencia não ser miseravel.

Então quem gostou disso, como eu, totalmente teria interesse em conferir uma continuação pra Sega Saturn. Exceto se o jogo tiver o mesmo nome do anterior, aí qualquer um acharia que é um port do mesmo jogo e não daria muita atenção. Ou seja, a Sega (que é a publisher do jogo e quem decide esse tipo de coisa no fim do dia) conseguiu fazer a seguice mais segante que jamais segou na segolandia. Eu genuinamente não tenho palavras pra dizer a respeito disso senão dez horas de eternos e imensos: 


De todas as seguisses na grande lista de segadas da Sega essa não é nem de perto a maior, mas definitivamente é uma das mais criativas. O resultado dessa brincadeira é que esse jogo é tão ignorado a obscuro que ele sequer tem uma entrada propria na wikipédia, em quase 900 reviews nesse blog é a primeira vez que eu vejo um negócio desses! Aposto que se um terceiro jogo tivesse sido feito, a Sega da America o teria lançado com o nome de "Mansion of Hidden Souls, The" .

Ah, isso e também que eles cagaram todo e cada simples aspecto do jogo anterior - que já era apenas arrumadinho, mas nada perto de brilhante. Tem isso também.

O jogo original (aquele que não é o "The") é um jogo bem simples: sua irmã se perdeu no mato e foi parar em uma mansão sobrenatural que brotou do nada onde os espiritos dos mortos ficam presos eternamente na forma de borboletas. Seu objetivo é conseguir resgatar a alma da sua irmã e picar a mula desse lugar antes que a alma dela (e a sua) seja borboletada e vocês fiquem presos para sempre nesse limbo. É simples, mas funciona.

A continuação (esse com o "The")... hã, não tem história nenhuma, realmente. Você é um habitante da mansão que dá uns role, fala com o pessoal pra ver o que tá rolando e é isso. Quando digo que esse jogo é um downgrade em todo e cada aspecto do original, não é sacanagem da minha parte não...


A maior perda para o jogo anterior, entretanto, é definitivamente a atmosfera. O jogo priginal tinha uma edição de som espetacular, que criava um clima incomodo de depressão onírica. Entre o silêncio da mansão com os relógios tocando e os passos ecoando, seus habitantes parecem espiritos eternamente presos em um limbo que eles estão eternamente não dormindo mas não inteiramente acordados também e isso é bem enervante.

Nessa continuação... não tem clima nenhum. Ao invés de melancólicas borboletas azuis, os habitantes da mansão são essas coisas horrendas que falam com a quantidade de lavadeiras na beira do rio e o charme de uma discussão no Twitter:

Na parte de trilha sonora ainda, também entra nessa versão alguns dos temas mais bregas e genéricos que já ouvi em um videogame de meados dos anos 90, muitas das musicas parecem saídas de CLOCKWORK KNIGHT. Taqueopareo, maluco, CLOCKWORK KNIGHT é de cair os butiá do bolso. 

A mecanica de jogo, que já era rasa do que sopa de rico, transcendeu ao status de não existente. Existem agora apeans 4 itens no jogo inteiro, então o que você faz é apenas entrar numa sala, colocar a camera em uma das 3 posições possíveis para triggerar a conversa com o fantasma dali e... é isso o jogo realmente. Não tem mais os elementos de point'n click, agora é 100% walking simulator raíz mesmo.

WTF é esse bicho, man

Isso não é algo necessariamente ruim, eu gosto de visual novels, MAS se você vai fazer um jogo onde o jogador tem que ouvir (não há texto) todas as conversas, até porque não tem como pode pulá-las, então é melhor torná-las interessantes. Aqui o nível da escrita - que era passável no jogo anterior - despenca pra fanfic vida loka, com voice actors que dificilmente foram pagos por isso.

E o que é pior, você tem que tomar decisões cronometradas de Sim/Não durante algumas conversas e, se você se escolher a errada geralmente terá que reiniciar toda a conversa. Irritantemente, também, mesmo quando você escolhe a resposta óbvia, seu sidekick incompetente se recusa a acreditar e tenta lhe dar uma pista falsa pra ter o plot twist mais forçado da história dos videogames no final

Eu tenho bastante impressão que assim que paralisia do sono faz sentir

Falando em final, eu continuei jogando esperando que pelo menos algum proposito na existencia desse jogo em seu final, já que todo o resto parece feito com a vontade de um trabalho de escola filler... mas eu suponho que deveria ter melhor bom senso para aprender o que esperar. No fim você é transportado para uma dimensão bizarra... da estranha dimensão habitada por borboletas em que já estava, onde apareceu uma aparição, depois apareceu um demônio com cara de barata, depois o poder da amizade e depois os créditos. Ou algo assim. Incrível.

Eu não achava que fosse possível, mas "The" é pior que seu antecessor Sega CD em tudo que você pode imaginar - a começar pelo titulo. No primeiro, mesmo com os seus defeitos, posso pelo menos dizer que tentou ser minimamente um puzzle, criar um clima relacionado à trama pela mansão, e até permitia que você salvasse na hora, que a sequência trocou por você ter que ir até um quarto lá na caixaprego o que com as animações lentas do jogo leva meia hora para salvar uma partida.

"Busquem conhecimento" - Bilu, ET

Do jeito que eu to falando até parece que o jogo original é algum tipo de obra prima, mas esse jogo aqui que é tão medíocre que faz parecer ser! Eu sei que ainda é cedo para falar ja que esse ainda é o primeiro ano do console, mas pessoal, acho que encontrei um dos piores jogos do Saturn já feitos.

Se não "O" pior.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 005 (Agosto de 1994)


Edição 024 (Março de 1996)