Frequentemente quando se discute a famosa disputa entre o Super Nintendo e Mega Drive, dois jogos em particular são citados para ilustrar a diferença entre os dois consoles. Isso porque frequentemente os jogos eram montados basicamente iguais... com a diferença que o Mega Drive tem menos cores que uma caixa de lapis de cor comprada no R$1,99, e o chip de som soa como um lobisomem com impotencia tentando se transformar durante um ataque de asma.
Esses dois jogos, entretanto, são radicalmente diferentes na sua versão de SNES e Mega Drive: DISNEY'S ALADDIN e o jogo do SCOOBY-DOO MYSTERY. Só que enquanto no caso das noites da Arábia e os dias também é sempre tão quente mas faz com que a gente se sinta tão bem é incrívelmente superior no console da Nintendo, no caso de Scooby-Doo ... é complicado. E eu digo isso porque um jogo não é melhor do que o outro, dado que eles tentam coisas bastante diferentes.
SCOOBY-DOO MYSTERY para Mega Drive tenta o melhor das suas habilidades para ser um point'n click tradicional para consoles - com resultados bastante satisfatórios, como dá pra ver naquele texto. Já a versão de SNES tem outra proposta e uma bastante interessante: ser um point'n click introdutório para quem nunca jogou nada do genero. Isso quer dizer que o jogo é bastante básico do básico, mas tem uma interface amigável... e funciona melhor do que você poderia esperar, saiba você.
Como Salsicha, sua missão é encontrar dois tipos de itens colecionáveis nas fases: as pistas que você precisa apresentar para Velma para o jogo prosseguir, e os itens que você usa para resolver os puzzles a lá point'n click.
A parte das pistas é bem simples, depois de apresentar tres ou quatro pistas para Velma ela desbloqueia outra parte da fase, e para conseguir as pistas você precisa farejar o chão com o Scooby ou resolver puzzles bem simples tipo achar uma moeda no chão e usar esse item na claw machine para ganhar um boneco. E essencialmente é isso o jogo, é quase literalmente um tutorial de puzzles básicos para point'n clicks
Em adição a isso, Fred está lá para dar dicas se você não souber o que fazer e a Daphne está lá para te dar biscoitos Scooby que recuperam sua energia - o que é a estrutura habitual um episódio de “Scooby-Doo”, afinal.
Como o objetivo do jogo é ser amigável a novatos, as sessões que você tem que explorar antes da Velma desbloquear outra sessão da fase são relativamente curtas, então não é aquelas coisas tipo jogo da Sierra que você fica preso por três horas antes de descobrir que o jogo te meteu em um beco sem saída. Então eu diria que como jogo introdutório a estrutura de um point'n click, o jogo é bem agradável e cumpre sua missão.
E eu particularmente gosto que os membros da gangue Scooby ficam andando pela fase (e não é dificil achar eles, tem bem marcado no mapa), passa uma sensação mais organica ao jogo.
Infelizmente, entretanto, isso não é tudo que esse jogo é. Isso porque sendo um jogo licenciado dos anos 90, parece que o jogo ainda não resistiu a colocar sessões de plataforma e nisso a jogabilidade é inerentemente falha. Logo no primeiro inimigo ou na primeira plataforma movel você percebe que Salsicha e Scooby foram projetados para coletar pistas, não para saltos.
Essas seções de "ação" tornam o jogo mais difícil e desajeitado do que deveria. Além disso, quando você se depara com os inimigos desse jogo, coisas como monociclos autopropulsados e ratos bípedes, sua únic arma geralmente são objetos arremessados (como cocos e latas) - e esse arremesso tem uma trajetória específica que é muito desajeitada e ruim de mirar no alvo. E esse arremesso ruim é o que você tem, porque os pulos são tenebrosos e a hit detection é deus me livre.
Ah, e esse é um DAQUELES jogos que não tem invencibilidade pós-hit, então um inimigo encostar em você e drenar toda sua vida é o cenário mais comum - especialmente porque não foi programada uma animação de reação ao tomar dano, então apenas sua barra diminui sem aviso mesmo.
E claro, esse é um DAQUELES jogos que os inimigos spawnam do nada pra te causar dano. Esse é um jogo de muitos DAQUELES, né? |
É realmente que isso esteja no jogo, porque afunda o gameplay como uma ancora. Você pode extrair a parte legal do point'n click tutorial se vc abstrair essas sessões, mas para um jogo ser divertido você tem que ignorar uns 40% dele... aí é foda, né maluco?
O resultado é que eu tenho que dizer que é dificil recomendar esse jogo, mesmo que ele tivesse tudo pra isso. Mas eu teria recomendado se não fossem esses garotos enxeridos e essas sessões de plataforma intrometidas!
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 023 (Fevereiro de 1996)