sexta-feira, 10 de junho de 2022

[#905][ARC] STREET FIGHTER ALPHA 2 (ou "Street Fighter Zero 2" no Japão) [Fevereiro de 1996]


O Hadou. A energia da própria essencia vital transformada em arma. O golpe mais iconico do mundo, um golpe que não apenas tem a sua própria entrada na wikipedia ou seu lugar no imaginário popular, mas a sua própria música tema. Veja, não é o personagem que tem uma música própria, é o golpe.

Quando você ouve os primeiros acordes, não tem como não visualizar cada fibra do seu corpo ardendo em disciplina marcial, alma e movimento em um só.



E que atire a primeira pedra quem nunca tentou fazer o hadouken no chuveiro, não me olha assim que eu sei que você tentou sim.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

[#904][SNES] WAR 2410 [Dezembro de 1995]


A coisa mais interessante a respeito desse jogo é, de longe, tentar imaginar o que diabos aconteceu aqui. Como e porque esse jogo foi lançado do jeito que foi, um jogo que em 1991 já seria extremamente simplório e básico mas em 1996 praticamente é incompreensível que esse jogo sequer exista. Quer dizer, sério, qual é a de War 2410? A desenvolvedora abandonou o projeto no meio? Eles acharam que tava bom do jeito que tava para atender a demanda não atendida de RPGs Táticos sem a parte do RPG?

Seu palpite é tão bom quanto o meu. E embora provavelmente jamais saberemos pra que esse jogo existe (até pq ninguém se importa com ele), o que eu posso fazer é explicar o que é esse mistério que atende pelo nome de Guerra 2410.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

[#903] DRAGON QUEST 6: Realms of Revelation [Dezembro de 1995]


E hoje é o dia, da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar... não, hoje é dia de algo muito importante nesse blog: dia de falar de Dragon Quest. Então, a coisa sobre Dragon Quest é que no ocidente a gente não realmente tem muita noção do tamanho da coisa no Japão: é colossal. Dragon Quest não é apenas uma franquia, é um acontecimento, é praticamente um feriado nacional.

domingo, 5 de junho de 2022

[#902][MEGA] POCAHONTAS [Janeiro de 1996]


Taí um dos poucos filmes da Disney dos anos 90 que eu não assisti na época... não, espera, na verdade é ÚNICO desenho da Disney dos anos 90 que eu nunca tinha assistido. Ou eu assisti quando era criança? Eu sei que O Corcunda de Notre Dame eu assisti mas não lembro de uma única cena nem que a minha vida dependesse disso, então é possível que Pocahontas seja o mesmo caso.

Não que isso seja relevante, eu realmente estou enrolando pq falar desse filme é... bem, eu posso resumir em duas palavras: MEUA. MIGO.

sábado, 4 de junho de 2022

[#901][MULTI] JOHNNY BAZOOKATONE [Abril de 1996]


Dado que a negatividade é algo que permeia o próprio conceito da internet, em um esforço para tornar o mundo virtual (uau, alguém ainda usa essa expressão?) um pouco menos tóxico vou começar esse texto falando a coisa mais positiva que eu possivelmente posso dizer a respeito do jogo. E isso seria: Johnny Bazookatone é um dos nomes de jogos mais legais que eu já vi na vida.

Vai dizer como soa bem, Johnny que não é apenas qualquer Johny, ele é Johnny Bazookatone! Johnny Bazookatone. Não é um nome muito legal? Eu acho que é.

quarta-feira, 1 de junho de 2022

[#900][PC] COMMAND & CONQUER: Tiberian Dawn [Setembro de 1995]

Ao longo da história dos videogames é muito famosa a rivalidade entre fabricantes de consoles (Nintendo vs Sega, ou Microsoft vs Sony atualmente), mas tão relevante quanto são as rivalidades de desenvolvedoras de jogos. Capcom e SNK, por exemplo, lutaram pelo trono dos jogos de luta ferrenhamente. Ou a Lucas Arts e a Sierra pelos point'n click.

E o genero recem-nascido RTS (para os padrões de 1996) ficou mundialmente conhecido pela rivalidade entre a Blizzard e a Westwood. Quando o genero de Real Time Strategy começou com DUNE: The Battle for Arrakis da Westwood, a Blizzard respondeu fazendo a sua interpretação da ideia com WARCRAFT: Orcs and Humans.

terça-feira, 31 de maio de 2022

[#899][PC] BAD MOJO [Fevereiro de 1996]


Eu já comentei antes, mas embora eu tenha colecionado a Ação Games nesse período eu raramente lembro de algum texto daquela época. Vendo agora as matérias, é fácil entender o porque: não é nada realmente digno de nota, os textos são muito coisa que vc encontraria na contracapa de uma caixa. Isso sendo dito, tem uma frase em particular da Ação Games: "Bad Mojo é um nojo!". Frase maneira, né?

Bem, então finalmente chegou o dia de falar do famigerado jogo do Barata Simulator! ... espera, o que?!

segunda-feira, 30 de maio de 2022

[#898][PS1] KING'S FIELD (ou "King's Field 2" no Japão) [Julho de 1995]


Em 2008, uma então pouco conhecida empresa japonesa propos um jogo que deveria ser publicado mundialmente pela Sony, mas foi rejeitado pq ele era um jogo muito esquisito e provavelmente não daria certo no ocidente: era inenarravelmente dificil e o jogo não explicava paçoca molhada pro jogador. Vc não tem muita certeza de qual seu objetivo, não tem um tutorial pras mecanicas, a história faz menos sentido ainda e de alguma forma é contada mais pelo cenário do que por NPCs (?!?).

O jogo teria permanecido um daqueles jogos esquisitos japoneses que youtuber adora chamar de "hidden gem" (tudo é hidden gem pra eles), não tivesse sido publicado pela Atlus no ocidente. Porém um jogo tão esquisito e diferente, para alguns injogavel devido a dificuldade, obviamente que vcs sabem como foi recebido né?

domingo, 29 de maio de 2022

[#897][PC] WARCRAFT 2: Tides of Darkness [Dezembro de 1995]


WARCRAFT: Orcs and Humans foi um jogo revolucionário para o seu tempo, apenas o segundo grande RTS a realmente fazer sucesso. E sim, eu abri o texto com um link, porque eu sou um reviewer de classe desse jeito. Seja como for, o ponto é que um grande sucesso nos anos 90 invariavelmente signficava uma coisa e uma coisa apenas: uma continuação feita em menos de um ano.

O que é algo que que eu falo bastante por aqui, não teria como não faze-lo. Patchs de atualização anual. Com efeito eu falo tanto disso que eu nem vou mais explicar o que é, basta saber que saiu um jogo e um ano depois (não raramente, menos)... sai o mesmo jogo com novas fases e talvez uma mecanica nova.

VOCÊ ACABOU DE EXPLICAR O QUE DISSE QUE NAO IA EXPLICAR...

E você espera coerencia das coisas que eu falo, Jorge, todos cometemos erros. Seja como for, é uma coisa muito comum nessa época e mais frequentemente sim do que não, isso não resulta em jogos ruins, apenas... desinteressantes. É tipo uma continuação de filme lançada direto pra DVD, o estúdio só quer ordenhar aquele cenário ou personagens um pouco mais sem realmente nenhuma proposta maior no qual alguém colocou sua criatividade.

Isso sendo dito, existe algumas exceções e não há exceção do que quando falamos de um genero que ainda estava nascendo. Os RTS estavam em seus primeiros dias, logo mesmo um "patch de atualização" lançado um ano depois só corrigindo o que eles viram que não funcionava pela simples tentativa e erro resulta em um jogo completamente diferente - ao contrário do habitual "mesmo jogo com novas fases". Adiciona a isso uma mecanica nova e badabim, badabam, temos um jogo RADICALMENTE DIFERENTE e, espera-se, muito melhor.

Esse é o caso de Fabricantes de Guerra 2: Marés das Trevas.

sábado, 28 de maio de 2022

[#896][SNES] ARDY LIGHTFOOT [Novembro de 1993]


A Gamers tinha um critério bem simples, ainda que bastante tecnico, para publicar jogos: caiu na area é penalti. Simples assim. Aparecia um jogo novo no bairro deles não importava se era de dois, três anos atrás, eles metiam bala - especialmente se fosse um jogo que não saiu em nenhuma outra revista. 

No caso aqui, por exemplo, temos o Durinho Péleve que na verdade foi lançado em novembro de 93 no Japão e só veio aparecer agora numa revista BR, dois anos e meio depois. E que tipo de jogo é o nosso amigo? Alias, antes disso, uma pergunta melhor ainda: que espécie de bicho é essa coisa?

Então aqui temos Ardy, que é uma....uh...raposa...? Gato? Gatoposa? Lince? Racoon? Eu não sei o que diabos ele deveria ser. E ele tem um pinguim azul como sidekick ajudante... porque não teria, né? Bem, seja lá o que caceta esse bicho deveria ser, o que podemos ter certeza é que esse é o bilhonésimo mascote-plataformer porque lembre-se da lei dos anos 90 que todos as empresas tinham que ter o seu animal antropomorfico de mascote e esse é o da... é o da...

... oh não...

... não, não, não, não, tudo menos isso! Tudo menos o jogo do mascote da Titus! NOOOOOOOOOO!!!