quinta-feira, 9 de junho de 2022

[#904][SNES] WAR 2410 [Dezembro de 1995]


A coisa mais interessante a respeito desse jogo é, de longe, tentar imaginar o que diabos aconteceu aqui. Como e porque esse jogo foi lançado do jeito que foi, um jogo que em 1991 já seria extremamente simplório e básico mas em 1996 praticamente é incompreensível que esse jogo sequer exista. Quer dizer, sério, qual é a de War 2410? A desenvolvedora abandonou o projeto no meio? Eles acharam que tava bom do jeito que tava para atender a demanda não atendida de RPGs Táticos sem a parte do RPG?

Seu palpite é tão bom quanto o meu. E embora provavelmente jamais saberemos pra que esse jogo existe (até pq ninguém se importa com ele), o que eu posso fazer é explicar o que é esse mistério que atende pelo nome de Guerra 2410.


 Nossa história aqui é contada da forma mais arcaica possível, pq a cada segundo que passa mais eu me convenço que esse jogo foi feito em 1991 e esquecido na gaveta de alguém, e o que rola é o seguinte: no futurista ano de 2003, a humanidade decifrou o código genético e obviamente que usou essa tecnologia para fazer uma raça de escravos geneticamente modificados. Pq é como a humanidade rola. Então, como você bem lembra, os grandes acontecimentos de 2003 efetivamente foram O Retorno do Rei nos cinemas e o inicio da era da escravidão mutante.

Suponho que não precise ser um gênio para deduzir que isso não deu certo e que os mutantes se rebelaram, começando uma guerra. E agora seu papel é fazer esses escravos deixarem de palhaçada de achar que eles podem não serem tratados como objetos de trabalho forçado. Ou seja, não apenas nós jogamos com os vilões como isso é essencialmente o mesmo plot de EXO SQUAD.


Porém como as implicações morais de vc ficar do lado dos caras que não vão aceitar que seus escravos deixem de ser escravos não é mais abordada durante o jogo, meio que fica por isso mesmo. Essa não é a única coisa que parece abandonada pela metade nesse jogo, tenha certeza.

Então vamos falar do jogo: essencialmente, War 2410 funciona como um RPG Tático. O que quer dizer que você seleciona uma unidade, ela tem uma movimentação no tabuleiro e um ataque, depois que você mover todas as suas peças passa o turno e o adversário faz o dele.

A animação de combate não é lá essas coisas, mas é leeeeeeeeenta

O problema não é exatamente esse, afinal RPG Tático é um dos - senão "ô" - meu genero favorito. O problema é que esse jogo é apenas o minimo esqueleto do que um jogo precisa e ninguém vai me convencer de que esse jogo está plenamente terminado.

Quer um exemplo? O jogo simplesmente não dá nenhum indicativo de quais unidades você já moveu ou atacou. Pra ter controle disso vc tem que ir em uma por uma, abrir o menu e tentar usar, se vc já usou naquele turno apenas não vai funcionar. Agora imagine isso quando vc tem tipo 10, 20  unidades no campo e o quão divertido é gerenciar isso com os menus se movendo em camera lenta.


O jogo sequer se dá ao trabalho de passar o seu turno automaticamente depois que você já moveu todas as suas unidades - uma cortesia minima que jogos do genero já faziam uma decada antes. O mesmo se aplica quando o adversário já terminou, o jogo não se dá sequer ao trabalho de avisar "your turn". Olhando isso não tem como não sentir que isso é um jogo muito inacabado, porque são detalhes minimos assim de apresentação que não faz sentido não estarem no jogo.

E, como você já pode imaginar, o gameplay em si não é muito mais refinado do que isso. E é um bem ruinzinho na verdade: esse é um RPG Tático em que ambas unidades atacam durante o turno. Então não importa de quem é o turno, ambas unidades tomam dano sempre. O normal é apenas a unidade do turno vigente atacar e algumas unidades especificas terem a habilidade de contraataque.


O resultado disso é simplesmente não compensa atacar nesse jogo. O melhor que você pode fazer é ir para um terreno com bonus de defesa (um forte ou uma montanha, por exemplo) e esperar o adversário até você para quando ele te atacar e ambas unidadades tomarem dano, você tomar menos dano pq está no terreno melhor.

Ir até o adversário e atacar raramente compensa pq na maior parte do tempo vc não vai estar em um terreno vantajoso, a forma de jogar esse jogo é posicionar suas unidades nos melhores terrenos e kitar os adversários para virem te atacar. Agora imagine isso com uma das interfaces mais lentas conhecidas pelo Super Nintendo e o resultado vai ser que provavelmente você vai estar dormindo antes da primeira fase terminar.

Embora no papel o jogo tente ter um sistema de classes em que algumas unidades são mais fortes que as outras, mas o jogo sequer se dá ao trabalho de criar um sistema de pedra-papel-tesoura para equilibrar as coisas. O que quer dizer que as unidades não tem vulnerabilidades para você explorar taticamente, algumas unidades são mais fortes mesmo e passam a piroca em todo mundo e é isso.

Então o resumo da coisa é que War 2410 é um jogo obviamente inacabado que não faz nada além do minimamente necessário para o jogo rodar e que em 1991 já seria pré-histórico. Rodando em camera lenta do jeito que roda em 1996, entretanto... novamente, pra que esse jogo existe?

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 026 (Maio de 1996)