sábado, 9 de julho de 2022

[#919][SNES] FRONT MISSION SERIES: Gun Hazard [Fevereiro de 1996]

Explicar "Missão de Frente: Perigo da Arma" é bastante simples na verdade: imagine CONTRA III: THE ALIEN WARS, só que feito pela Squaresoft.

SQUARESOFT COMO EM AQUELA SQUARESOFT QUE FAZ RPGs?

A própria. Agora adicione a isso FRONT MISSION, que é essencialmente sua interpretação de MOBILE SUIT GUNDAM. A guerra sendo tratada mais como uma tragédia com implicações politicas do que algo épico e foda, robozões gigantes usados como armas militares e pilotos com personalidades excentricas mudando o rumo da guerra. Some esses dois e badabing, "Missão de Frente: Perigo da Arma". Super simples de imaginar.

NÃO PARECE NADA SIMPLES DE IMAGINAR. MAS NADA MESMO.

É, pensando bem, talvez não seja. Mas ainda sim esse é o jogo, e é do que falaremos hoje.

segunda-feira, 4 de julho de 2022

[#918][SAT] LEGEND OF OASIS (ou "The Story of Thor 2" na Europa) [Abril de 1996]


Há muito tempo, na ilha de Oasis, dois homens estavam em guerra um com o outro, Reharl e Agito, com a ajuda de braceletes mágicos. Agito tinha o Bracelete de Prata e o usava para fazer coisas muito, muito malvadas, enquanto Reharl tinha o Bracelete Dourado, que tinha a capacidade de convocar diferentes espíritos e o usava para impedir Agito de fazer mais coisas muito, muito malvadas. 

No final, Reharl derrotou Agito, e os habitantes do Oasis viveram felizes para sempre. Fim. Ou seria, até até agora. Ordan, um velho de aparência foda, tropeçou no Bracelete Dourado e, sendo o homem sábio que é, imaginou que, se o Bracelete Dourado tinha sido encontrado, o outro também teria sido descoberto a essa altura. 


Temendo que uma nova guerra viesse sobre a ilha, mas sabendo que levar espadada no lombo dói, Ordan deu o Bracelete Dourado para seu filho, Leon, e o mandou procurar e usar os Espíritos Elementais, e enfrentar aquele com o Bracelete de Prata.

OW OW OW OW, ESPERA, ESPERA, TEMPO, TEMPO. VOCÊ JÁ FALOU DESSE JOGO, É BEYOND OASIS, UM ACTION RPG PARA MEGA DRIVE!

De fato, meu observador amigo imaginário Jorge, esse é o plot de BEYOND OASIS - que por sua vez é um quase grande jogo para o Megão da Massa. Porém agora estamos no futuro, estamos no Sega Saturn e é hora de falar da sequencia Legend of Oasis! E se a história parece a mesma do jogo anterior, saiba você que não é pois este jogo é uma prequel do primeiro!

PARECE EXATAMENTE A MESMA COISA PRA MIM.

Mas é aí que você se engana: naquele jogo quem encontra o bracelete dourado é o principe Ali (fabulous he), agora o nome é Leon!

...

Tá, tenho que admitir que essa não será a última coisa que parece que só deram um CTRL+C CTRL+V do jogo de Mega Drive. Na verdade, essa é a menos importante que fizeram isso...

sábado, 2 de julho de 2022

[#917][PS1] KILLING ZONE [Julho de 1996]


Okay, vou começar hoje com uma pergunta realmente dificil: algum de vocês meninos e meninas do meu Brasil subatomico lembra de BATTLE MONSTERS? Eu disse que era uma pergunta dificil, pq eu joguei esse jogo esse ano e minha memória é pouco mais do que "oh, aquele clone de Mortal Kombat com caras fazendo cospobre de monstros?". Meio pq é tudo que tem para lembrar sobre esse jogo, verdade seja dita.

Mas bem, o que você não é sabia... além do fato que BATTLE MONSTERS existe... é que seus velhos folks old pals da Scarab realmente acreditavam em si mesmos, pq aquele jogo de luta doentemente esquecível teve um sucessor espiritual só que agora surfando na moda do momento: os jogos de luta 3D. Então ao invés de termos um clone de Mortal Kombat com tema de monstros, agora temos um clone de Virtua Fighter com tema de monstros. O que possivelmente poderia dar errado, não é meusmo?

É meusmisson!

sexta-feira, 1 de julho de 2022

[#916][PS1] JUMPING FLASH! 2: Big Trouble in Litle Muu [Abril de 1996]


Vamos fazer uma coisa diferente hoje: sem introdução fofuxa, vamos começar direto pela história (logo vocês vão entender pq). E nossa história começa quando o vilão do jogo anterior, o Barão Aloha decidiu que sua dignidade chegou ao fundo do poço ao ter sua bunda chutada por um robo pulador na forma de coelho... o que eu realmente não o culpo... e decide tirar férias no famoso planeta-resort dos MuuMuu.

É, MuuMuu, é a isso que nos reduzimos.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

[#915][3DO] CAPTAIN QUAZAR [Fevereiro de 1996]


Meu amor, olha só hoje o "The Best of" não apareceu
É o fim da aventura do 3DO na Terra

Sim, meninos e meninas do meu Brasil baronil, esse é o último jogo de 3DO que será analisado nesse blog. 35 jogos analisados, nenhuma grande memória senão um port de STAR CONTROL 2 de PC, não se pode dizer que a jornada louca de Tip Hawkins para ganhar muitos dinheiros sem ter que dividir com as desenvolvedoras de hardware realmente deixará saudade.

Sabe, o que frequentemente se diz na internet é que o problema do 3DO foi o seu preço e isso simplesmente não é verdade. Sim, claro que um preço de lançamento de 600 dolares em 1993 era fora da realidade, mas a grande verdade é que no ponto em que o Saturn e o PS1 sairam o preço do 3DO já estava completamente normalizado, na verdade bem mais barato até.


Então o problema não era o preço realmente e sim... cara, já viu os jogos dessa coisa? Na melhor das hipoteses, em seus dias realmente bons, em seu melhor o 3DO era apenas... eh, meh. Como esse jogo que fecha a aventura 3DOtica nesse blog, por exemplo.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

[#914][SAT] MOBILE SUIT GUNDAM [Dezembro de 1995]

Eu quero te pedir um favor: feche seus olhos... e vou esperar você abrir de novo porque isso é um texto né... e imagine um tipico robo gigante de anime. Obviamente que o que você pensou foi isso, claro:

... hã, não? Você não imaginou um robo daqueles bem durões que parecem saídos dos filmes de ficção dos anos 50? Você está me dizendo um robo com fins mais militares com metralhadoras, canhões e quem sabe uma lamina capaz de cortar metal como se fosse papel?


Em algum ponto robos gigantes deixaram de ser um tipo de superheroi goofy no imaginário popular e se tornaram armas militares futuristas. O que é estranho, porqueo Japão sequer tem uma cultura militar, e muito menos os animes tem - por motivos que eu imagino que são óbvios para todo mundo.

Então em que ponto isso mudou? Em que ponto associamos robos gigantes com exercito, crianças lutando em guerras e a propria corrupção da alma humana? Esse ponto é a Armadura Movel Gundam.

terça-feira, 28 de junho de 2022

[#913][SNES] BAHAMUT LAGOON [Fevereiro de 1996]


Digamos, apenas hipoteticamente, que eu tivesse os recursos e o conhecimento tecnico para fazer o jogo que eu quisesse. Obviamente que eu faria o que eu considero o "jogo ideal", claro, mas... o que isso significaria? Como seria o meu jogo ideal? Por onde eu começo?

terça-feira, 21 de junho de 2022

[#912][PC] DESCENT 2 [Março de 1996]


Agora, Descent 2 é uma continuação bastante curiosa. Isso pq o primeiro DESCENT é um jogo decente (*mandatory ba-tum-dss*), mas apesar de trazer para a mesa algo realmente inovador (pelo menos nesse blog é o primeiro FPS verdadeiramente 3D e não um jogo 2D usando a DoomEngine para só parecer 3D)... meio que meh?

sábado, 18 de junho de 2022

[#911][PC] DUKE NUKEM 3D [Janeiro de 1996]

Eu levei apenas 26 anos para perceber que essa capa é uma paródia da capa de Doom, eu realmente não sou o biscoitinho mais esperto do pacote...

A esse ponto eu suponho que não realmente preciso explicar DOOM, porque esse jogo é tão citado nas reviews (é o mais citado, na verdade), que não seria exagero dizer que mesmo três anos após o seu lançamento existiam apenas dois jogos de tiro em primeira pessoa: DOOM e qualquer jogo que não era DOOM.

O que é infinitamente merecido, a mistura de level design genial com rock'n roll, meter tiro de escopeta na fuça de demonios no inferno e uma tecnologia que fazia mágica em fazer um jogo 2D que parece 3D é uma fodenda obra-prima. Eu acho isso, e meio que todo mundo sabe disso.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

[#910][SNES] POWER PIGS OF THE DARK AGE [Maio de 1996]

Ok, eu vou dizer algo que você não vai encontrar em nenhum outro lugar da Internet: Porcos Poderosos da Era das Trevas é uma boa ideia. Não, sério, me ouçam nessa, é realmente uma boa ideia.

COMEÇAMOS BEM HOJE... HÃ, VAMOS LÁ, PORQUE UM JOGO DE PLATAFORMA QUE É SUPOSTAMENTE UMA VERSÃO "SÉRIA" (MUITAS ASPAS NISSO) DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS É UMA BOA IDEIA?