Vamos fazer uma coisa diferente hoje: sem introdução fofuxa, vamos começar direto pela história (logo vocês vão entender pq). E nossa história começa quando o vilão do jogo anterior, o Barão Aloha decidiu que sua dignidade chegou ao fundo do poço ao ter sua bunda chutada por um robo pulador na forma de coelho... o que eu realmente não o culpo... e decide tirar férias no famoso planeta-resort dos MuuMuu.
É, MuuMuu, é a isso que nos reduzimos.
Porém como férias de paz e harmonia não dão muita história, logo as férias de verão do Dr. Aloha são interrompidas por uma ameaça q -- HOLY SHIT POUTA QUE O PAREO QUE CABOGIS DE DESGRAÇA É ESSA?!?
Caralho, quem tá atacando é a versão anime dos Celestiais da Marvel... só que com sotaque afetado, because anos 90. Caralho, o que esses japoneses colocam na água não é de deus, pq celoko véi... mas tá, que coisa vil maligna do mal essa... entidade... vai fazer?
Que que tá aconte SENO COSSENO TANGENTE?!? Hã, por algum motivo o nosso celestial muito doido de crack (que se chama "Capitão Kabuki, como não seria) está pegando as ilhas dos MuuMuu e engarrafando elas por motivo nenhum que senão engarrafar ilhas é legal. Isso definitivamente levanta muitas questões que eu não tenho certeza se quero ver respondidas...
Seja como for... o Barão Aloha se sente terrivelmente incomodado por suas férias serem interrompidas por um celestial de forma fálica galática decide chamar alguém para resolver a situação... seu tradicional inimigo, Jumping Flash.
Se Jumping Flash salvar o dia o Barão tem suas férias de volta, se ele perder seu maior inimigo sentou na graxa. De qualquer forma ele ganha, tal é a malignidade maligna do mal da mente de Barão Aloha!
Porém Jumping Flash não pode negar salvar os MuuMuu, então ao Jumping trabalho!
E agora que eu já falei da história doida de dorgas larilarilala, cabe explicar pq eu comecei por ela: pq não tem realmente muito o que falar sobre o resto do jogo na verdade.
Pulando Flash! 2 não é "muito parecido" com o primeiro JUMPING FLASH, ele é literalmente o mesmo jogo e é dificil dizer até que o mesmo jogo com novas fazes pq as "novas fases" também ão praticamente as mesmas do original.
Em vez de cidade temos praia, circo em vez de parque de diversões, outro “nível espacial” e é isso. Não tem grandes revisões na mecânica do jogo, nem os pulos são utilizados de novas maneiras. Quando eu digo que é o mesmo jogo com fases levemente redesenhadas, é isso que essa continuação oferece: as fases de pegar coletaveis no alto (agora vc tem que salvar um numero de MuuMuus, mas não muda nada), e as fases de “bunker subterrâneo” onde vc está num lugar fechado e é dificil pular.
E enquanto nenhuma dessas coisas são ruins, a sensação de estar jogando mesmo jogo é menos interessante. Não ajuda muito que as mudanças que tem nesse jogo, as poucas que tem, tornaram o jogo mais irritante que desafiador.
As fases de pular pra cima (sim, ia pular pra onde né estrupicio) são mais altas, há menos terra firme nos níveis inferiores e as plataformas em geral são mais finas e muito mais segmentadas. Então os pulos são mais chatinhos e se vc errar ou morre ou tem que escalar uma coisa toda de novo.
Além disso, a maioria dos inimigos não fica mais naturalmente a altura do tiro do seu Robbit. Eles ficam sempre pairam enlouquecedoramente acima ou abaixo da sua mira e vc tem que recalibrar a altura do tiro, o que sempre é muito chato pq ainda não existiam dois analogicos nessa época.
Mesmo nas pequenas coisas o jogo consegue ser mais empacadinho, tipo os power-ups de invencibilidade nunca te dão áreas com inimigos agrupados, então vc nunca tem a emoção inebriante de correr direto para um rebanho de inimigos sabendo que eles não podem te causar dano.
Os gráficos foram ligeiramente melhorados, com melhor a diferenciação entre objetos e efeitos tipo quando como Robbit está debaixo d'água. A draw distance também foi melhorada. Melhoras pequenas assim que você esperaria de uma continuação feita um ano depois, mas não tem nada além disso.
E, como você poderia esperar, as fases são maiores - mas não melhores. Expandir o tamanho das fases, no entanto, acentua a maior falha do jogo – a maioria dos estágios é incrivelmente simétrica. Parece que só pegaram metade da fase e então espelharam ela - o que é uma forma rápida de fazer fases grandes em apenas um ano, como dá pra ver de longe aqui.
Na maior parte do tempo, a experiencia mais comum que você vai ter jogando esse jogo é que em cada nível há pelo menos um Muu que está tão longe que nunca aparece na tela ou no seu radar enquanto vc vaga pela área de jogo, então sua única é andar aleatoriamente até calhar de dar sorte de esbarrar com ele - ao invés de dar um objetivo ao jogador e desafia-lo em descobrir como chegar lá, o que seria bem mais divertido.
Pulando Flash 2 não é um jogo ruim. Mas sofre de sequelitis, especialmente a do tipo que tenta fazer mais em menos tempo e os resultados são o que vc poderia esperar. Se o primeiro Pulando Flash! é um jogo que pelo menos é interessante em tentar uma ideia nova para descobrir que rumo os jogos de plataforma 2D tomariam no mundo 3D, Jumping Flash! 2 ... tem mais algumas fases redesenhadas disso, um tanto mais irritantes.
Definitivamente menos cool.