sexta-feira, 17 de junho de 2022

[#910][SNES] POWER PIGS OF THE DARK AGE [Maio de 1996]

Ok, eu vou dizer algo que você não vai encontrar em nenhum outro lugar da Internet: Porcos Poderosos da Era das Trevas é uma boa ideia. Não, sério, me ouçam nessa, é realmente uma boa ideia.

COMEÇAMOS BEM HOJE... HÃ, VAMOS LÁ, PORQUE UM JOGO DE PLATAFORMA QUE É SUPOSTAMENTE UMA VERSÃO "SÉRIA" (MUITAS ASPAS NISSO) DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS É UMA BOA IDEIA?


Bem, isso não é. Mas a ideia maior por trás dele é: existe um número bastante sólido de jogos exclusivos lançados para Super Nintendo e Mega Drive, e em 1996 esse número já estava bem próximos dos números finais. O que quer dizer que tinha um grande número de crianças que nunca jogou os exclusivos de outro sistema e se você está acompanhando meu racicionio, vê que tem uma oportunidade aqui.

Um estúdio sem muito renome e sem muita coisa a perder, como a Radical Entertainment (quer dizer, o que realmente você tem a perder depois de fazer jogos como BEAVIS AND BUTT-HEAD do Mega Drive?) poderia simplesmente pegar jogos exclusivos de um sistema e "fazer uma versão" para o outro.


PPotDA, por exemplo, é uma interpretação da Radical Entertainment de DISNEY'S ALADDIN do Mega Drive lançado para o Super Nintendo. É uma interpretação tão boa quanto o jogo da Virgin para o Mega (que eu já não acho essa Coca-cola toda...)? Não, nem fodendo. Mas eu disse que a IDEIA desse jogo, a execução... meua migo.

Quer dizer, olha só isso:


MEUA MIGO.

E antes que mais perguntas do que minha sanidade é capaz de responder, não, você não joga com a porca peituda nem com o ... sei lá, é suposto aquilo ser um mago? Enfim, em uma era marcada por grupos de animais combatendo o mal tentando serem as novas Tartarugas Ninjas, como Street Sharks, Samurai Pizza Cats ou Biker Mice from Mars, ou Avenger Penguins, ou Battletoads... não é a pior coisa que eu já vi nessa vida.

... embora eu esteja disposto a rever isso. Pq é claro, como os heróis do jogo são porcos vai ter muita piada de gordo, começando pela sempre hilária bundada fatal. Se me dão licença, eu vou tomar um café pra conseguir continuar com isso...


Quando eu digo que esse jogo tenta ser a versão de Super Nintendo de DISNEY'S ALADDIN do Mega Drive, eu não estou falando em termos amplos e sim que ele tem o mesmo ataque, com a mesma distancia de alcance inclusive, e os inimigos morrem até mesmo na mesma animação de POOF do jogo do Mega Drive.

Os inimigos também são conceitualmente os mesmos: os que ficam arremessando coisas em arco e os soldados com a espada.


Então imagine um port ruim de DISNEY'S ALADDIN, com controles piores (apenas mais frouxos, nada MUITO catastrófico também) e animações menos bonitas, e você meio que pegou o espirito dessa coisa. O que não faz dele um jogo ruim, apenas um port ruim de um jogo que eu não acho tão bom assim em primeiro lugar.

O que FAZ desse jogo ruim, entretanto, são todas as sessões de planar no ar que você tem pouco ou nenhum controle do seu personagem. Porque você sabe, alguém ouviu o ditado "when pigs fly" e decidiu transformar a piada em METADE DO JOGO. Sério, metade.


Fora isso, não tem muito sobre esse jogo que você já não imagine. Colete 100 donuts para ganhar uma vida, você arremessa donuts no lugar de maçãs (como em... vc sabe, DISNEY'S ALADDIN) mas a animação é basicamente a mesma) e é isso. Acho que a única coisa realmente curiosa a respeito desse jogo é que ele tem UM password, na exata metade do jogo.

Sério, o jogo dura tipo uma hora e te dá apenas UM password entre a fase 3 e 4. Tipo... pra que eles se deram ao trabalho? Vai saber... O jogo começa bem fácil e fica bem difícil no final, mas o primeiro nível já dá o tom para o resto do jogo:



- Tem uma quantidade enorme de saltos de fé nesse jogo. E geralmente, eles são pra te sacanear: na maioria das vezes, você cai em cima dos inimigos, tomando dano. Sério, a quantidade de saltos de fé nesse jogo é terrível.
- Não inesperadamente, os inimigos atacam fora da tela, não dando tempo para você reagir. Na maioria das vezes, você pula em uma plataforma e um arqueiro atira uma flecha em você de cima, da onde você não consegue vê-los.
- A detecção de acerto da sua espada é realmente curta e a hit detection não é confiável.
- Os designs dos chefes não são os mais inovadores, mas são okay, eu suponho.

Enfim, como eu disse é o pacote básico do jogo medíocre que você vai esquecer que existiu antes de terminar o jogo, a ideia de fazer um port de um exclusivo de Mega Drive é bacana mas sem o minimo de esforço não dá jogo, né amigo?

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 104 (Junho de 1996)