terça-feira, 3 de janeiro de 2023

[#1024][Nov/96] PERFECT WEAPON


2023 não começou mal nesse blog. Quer dizer, STREET FIGHTER 3 foi de fato uma grande decepção na época, mas de forma alguma serve pra ser um jogo ruim. Pelo contrário, é um jogo que não faz nada de errado... só não faz nada de incrível exceto por ser bonito, e para um jogo que foi aguardado por seis anos isso é poucos.

Porém, não satisfeito, 2023 respirou fundo, olhou bem no fundo dos olhos e disse "não, espera, eu consigo fazer melhor que isso!". E por melhor, é claro, entenda-se muito pior. Mas vamos começar do começo...

domingo, 1 de janeiro de 2023

[#1023][Fev/97] STREET FIGHTER 3: The New Generation


E pra abrir 2023, nada melhor que uma continuação que foi agurdada durante seis anos!

Isso pq se tem algo inútil que eu posso fazer nesse blog, é mais uma vez explicar o tamanho do fenomeno cultural que foi STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR. O jogo que deu origem ao genero mais popular no ocidente tomou o mundo de assalto e virou mania mundial com filmes, revistas em quadrinhos, chaveiros, camisinhas... não que alguém que ande com uma camisinha do Honda na carteira corra o risco de precisar usar uma... e saporra toda. Ou seja, Street Fighter 2 era a coisa das coisas.

E em 2008, Street Fighter 4 teve um efeito quase parecido, praticamente sozinho ressucitando os jogos de luta que após isso até hoje são uma coisa que movimenta multidões e milhões (especialmente como e-sport na cena competitiva). Um dia chegaremos a isso, mas foi SF4 foi uma grande, grande coisa.


E esse trailer ser bonito pra porra ajuda muito

Então, se você é um biscoitinho esperto e aprendeu os números, percebeu que tem uma coisa faltando aqui. Quer dizer, SF2, fenomeno, SF4, o messias dos jogos de luta... então cadê o Street Fighter 3? Pq ninguém fala nele? Essa é a história que contaremos hoje.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

[#1022][Abr/97] MAGIC: The Gathering


Então chegou o dia de falar de um jogo mágico. Eu quero dizer, literalmente: Magic - The Gathering. A coisa é, no entanto, que a Magia da Arrecadação é um jogo muito grande. Eu quero dizer REALMENTE grande: ele é o maior cardgame do mundo, e cardgames são uma coisa gigantesca no mundo do entretenimento.

Magic não foi o primeiro cargame ever criado, mas definitivamente é o maior com mais de 20 milhões de jogadores recebidos por cerca de 50 países. Criado em 1993 pelo matemático Richard Garfield, o jogo possui mais de 20.000 cards diferentes (entre magias, monstros e equipamentos), cada um com sua particularidade, importância, efeito e preço. Não é brincadeira dizer que existem lojas dedicadas a Magic (e que oferecem outros serviços secundários de tabela, como livros RPG, mas a raison d'etre é Magic mesmo).

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

[#1021][Mar/97] MACE: The Dark Age


Ao longo da história da humanidade, inúmeras batalhas terrivelmente violentas aconteceram - todas horrorosas de se assistir porque violencia só é divertido no faz de conta e entre profissionais altamente pagos para voluntariamente participar disso. Porém de todas as gruesomicas batalhas ocorridas, poucas foram mais terriveis de se assistir... do que a batalha entre os jogos de luta do Nintendo 64.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

[#1020][Jan/97] REAL BOUT FATAL FURY SPECIAL


Como eu falei em REAL BOUT FATAL FURY, a série "Real Bout" foi meio que a resposta da SNK a série Alpha/Zero de Street Fighter na eterna luta das duas pelo controle dos arcades de luta dos anos 90. Em especial, esse RBFFS é uma resposta direta ao aprimorado STREET FIGHTER ALPHA 2 (até pq o primeiro STREET FIGHTER ALPHA: Warrior's Dream foi meio que uma gambiarra da Capcom, leiam lá que tá tudo nos textos).

HEY, HEY, HEY, ESPERA. ENTÃO A RESPOSTA DA SNK AO JOGO DE LUTA QUE VERDADEIRAMENTE REVIGOROU A SÉRIE STREET FIGHTER FOI... UM PATCH DE UPDATE?

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

[#1019][Mai/96] SUPER PUZZLE FIGHTER 2 TURBO (ou "Super Puzzle Fighter 2 X" no Japão)


Você sabe que um jogo é especial quando ele te ganha apenas pelo título. E não pq é um título famoso, uma continuação ou franquia nem nada do tipo, e sim pq no título mesmo o jogo já começa tirando sarro de si mesmo. Super Puzzle Fighter 2 Turbo, o primeiro do seu tipo, não é uma continuação e sim uma piada com as "continuações patchs de update" infinitas da Capcom. E se os caras sabem rir de si mesmos na hora de dar nome ao jogo... bem, tenho um bom pressentimento sobre isso.

Alias já que estamos nisso de rir de si mesmo no nome do jogo, eu queria muito fazer uma menção honrosa à série Guilty Gear por levar a brincadeira ao próximo nível e além com coisas como Guilty Gear XX Accent Core Plus R (não tenho certeza do que o R significa, mas vou assumir que significa RADICAL-SEU-COROA!!!). Mas divago.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

[#1018][Dez/95] MAUI MALLARD IN COLD SHADOW (ou "Donald in Maui Mallard" até 1995)


Eis aqui um jogo que me marcou profundamente quando eu era criança... e foi um jogo que eu nunca joguei!

Isso pq quando eu vi a capa do jogo na locadora, eu nunca tinha ouvido falar desse tal de Maui Mallard (nem ninguém, mais sobre isso em breve) e tudo que eu entendi foi que o Pato Donald ficou cego! Caraca, história pesadaça heim dona Disney?


... VOCÊ NÃO ERA O BISCOITINHO MAIS ESPERTO DO PACOTE, TENHO QUE DIZER.

domingo, 25 de dezembro de 2022

[#1017][Dez/96] BOMBERMAN B-DAMAN

 

Olá crianços do meu Brasil baronil, como passaram as festas de natal? Sentados sozinhos em um quarto escuro contemplando a futilidade da sua existencia devido ao fato que absolutamente ninguém se importa com a sua existencia devido a sua absoluta e completa falha como ser humano? Ah, que bom ouvir isso, eu também.

Mas chega de falar de mim e vamos aproveitar esse dia glorioso de festividades para falar da única coisa que realmente importa no natal: ganhar brinquedos. Bem, é verdade que depois que vc se torna adulto passa a apreciar outras coisas como rodinho de pia ou porta-louças, mas vamos nos focar nos clássicos, sim? Então, brinquedos.

sábado, 24 de dezembro de 2022

[#1016][Dez/96] FIGHTERS MEGAMIX


Uma coisa que eu digo frequentemente aqui é quem reclama de "como as coisas são hoje em dia e que na época dele não tinha essa imbecilidade de pagar por DLCs, todos os jogos eram lançados completos e experiencias únicas" é nada senão um imbecil que não jogou nada naquela época. Se hoje eles acham ruim pagar por personagens extras ou missões extras, bem, naquela época era vendido um jogo a preço cheio que não era senão um patch de update. 

Jogos de luta dessa época, em particular, são terrivelmente culpados disso: não era era incomum eles lançarem um jogo e então ficar relançando ele pelos próximos 5 anos, sempre cobrando preço de jogo novo por todo e qualquer update. Bons e velhos tempos.

Mas porque eu estou falando isso? Bem, porque de todos os inúmeros, inúmeros, INÚMEROS patchs de update que eu já joguei nesse blog, poucos realmente conseguem ser mais safados que esses Lutadores Megamisturados. E olha que é preciso ser muito safado MESMO pra me impressionar a esse ponto.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

[#1015][Dez/96] SHINING THE HOLY ARK

A primeira vez que eu joguei SHINING FORCE: The Legacy of Great Intention, eu não sabia o que esperar. A única vez antes disso que eu tive contato com a série foi com o hack'n slash de PS2, e achei um joguim beeeeem mahomenos. Not great, but not terrible either. Eis então que para minha grande surpresa, esse humilde titulo do Mega Drive de 1993 se mostrou um dos grandes RPGs Táticos do console da Sega... tá, um dos únicos... mas eu realmente gosto de SHINING FORCE: The Legacy of Great Intention e seu nome estúpido.

Aí vc pensa: se uma série começa muito bem, daí pra frente é só ousadia e alegria, né? Bem, não. Depois de um primeiro jogo muito redondinho, a série embarcou em uma espiral descendente indo de títulos cada vez mais "okay, não é ruim, mas também não é bom", como SHINING FORCE 2, passando por "uau, isso não tem gosto de nada" como SHINING FORCE CD até abraçar de vez o puro sofrimento e dor com o pavonhonho SHINING WISDOM.


Então vocês podem imaginar minha alegria quando eu vejo que tenho outro Shining pra jogar. Se a série manter a tragetória descendente e conseguir ser, de alguma forma, pior que SHINING WISDOM... sério, eu não acho que conseguirei sobreviver a isso. Então temendo que essa possa ser a última review desse jogo, vamos jogar essa coisa...

... e após dez horas de gameplay meu parecer é: