terça-feira, 12 de outubro de 2021

[ARCADE] STREET FIGHTER ZERO (ou "Street Fighter Alpha" no ocidente) [Junho de 1995] [#925]


A Capcom é safada. Não tem meio termo a respeito disso, é algo que precisa ser dito. A Capcom é uma empresa com muita tradição no meio e sua própria cultura capaz de gerar obras únicas e autorais até os dias de hoje, mas minha nossa senhora do aipim trovejante, como eles são safados.

Se tem uma coisa que eu repeti aqui mais do que qualquer coisa, foi falar sobre os patches de STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR vendidos como um jogo inteiramente novo. Sim, eu entendo que não havia internet naquela época pra Capcom só baixar uma nova season ou um novo patch implementando novos personagens, mecanicas ou ajustes no gameplay. Eu realmente entendo isso, mas cara... a esse ponto na história já haviam sido lançadas QUATRO versões do MESMO jogo.

Cara, qual é o problema desses caras? Olha como a capa japonesa é MUITO mais bonita com o Ken gatão de cabelo comprido, e eles metem aquela arte safada no ocidente, é foda viu

Mais precisamente, estamos agora em 1995 e um jogo de 1991 já havia sido embalado e vendido de novo QUATRO vezes, sendo o último SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO (ou "Super Street Fighter 2 X" no Japão) em 1994. Isso dá MAIS DO QUE UM RELANÇAMENTO POR ANO! E as pessoas hoje ainda fazem meme com Skyrim e GTA V sendo relançado a cada dois anos, olha só...

Verdade seja dita, nesse meio tempo a Capcom tentou experimentar com novas ideias para Street Fighter, mas por fim decidiu optar por criar novas IPs do que apenas fazer mais patch. Foi da onde nasceram jogos como DARKSTALKERS: The Night Warriors e X-MEN CHILDREN OF THE ATOM

Ok, digam o que disserem desse jogo, mas os cenários são ótimos. Como essa participação especial do Cody (de FINAL FIGHT 2) levando uma bifa por secar as coxonilhas da Chun-li

MAS ENTÃO O PRÓPRIO STREET FIGHTER PAROU DE RECEBER PATCHES?

Então, Jorge... não. E esse é o ponto que voltamos ao começo do texto: a Capcom é safada. Safadona. Isso porque em 1995 a Capcom tinha um problema: um depósito repleto de placas de arcade paradas e eles queriam tocar aquilo pra frente. De preferencia antes do fim do ano fiscal (que é por volta de agosto no Japão) por razões de impostos, e mais de preferencia ainda ganhando um dinheiro com isso.

Como você faz para desovar rapidamente placas de arcade? Bastante simples, faça um jogo que venda bem. Só que tem uma pegadinha aí: no meio desse depósito tinha tantas placas do antigo modelo CPS1 quanto o hardware atual CPS2 que a Capcom usava em seus arcades, então para desovar ambos eles teriam que fazer um jogo que rodasse tanto no hardware antigo quanto no novo. O que significava que não valia a pena investir muito em desenvolvimento para competir com os jogos atuais, já que ele tinha que caber num hardware ultrapassado também. Ah, e eu mencionei que faltavam apenas três meses para encerrar o ano fiscal?

Um lance interessante é que não tem mais chefão final, cada personagem tem uma luta final de acordo com a sua história. Ken luta contra Ryu como último chefe, por exemplo.

Então agora uma pergunta pra vc aí bonitão, que tipo de jogo você pode fazer em 3 meses com um hardware antigo mas que mesmo assim você tem certeza que vai vender? EXACTAMUNDO, badabing badabang, é hora de mais um patch de Street Fighter 2!

OKAY, EU ENTENDI A LÓGICA DA CAPCOM, MAS... A ESSA ALTURA AS PESSOAS NÃO ESTAVAM MEIO QUE SATURADAS DE NOVAS VERSÕES DE STREET FIGHTER 2?

Completamente, Jorge. Inteira e totalmente, sim. Então, como você vende uma versão atualizada do mesmo jogo de 4 anos atrás pela quinta vez?


A Capcom simplesmente meteu uma mão de tinta nova no jogo, ou seja novos sprites para os personagens, e vamo que vamo e vamo quicando. Verdade seja dita, de fato as novas artes ficaram  bem anime-like e MUITO bonitas, for real.

A arte original do primeiro Street Fighter 2...
... e como ficou no Street Fighter Zero

Como eu disse, ficou inegavelmente bonito.

TÁ, CERTO, FICOU BONITO MESMO E TAL. MAS CRIAR PERSONAGENS PARA UM JOGO DE LUTA NÃO É UMA TAREFA SIMPLES E VC TEM QUE TESTAR MUITOS CONCEITOS TANTO MECANICAMENTE QUANTO VISUALMENTE DE APELO COM O PUBLICO. COMO A CAPCOM CONSEGUIU FAZER ISSO EM APENAS TRÊS MESES?


ENTÃO ELES NÃO CRIARAM NOVOS PERSONAGENS PARA ESSE JOGO?

Oh não, esse jogo tem definitivamente novos personagens. Com efeito, dos 10 personagens jogaveis apenas 4 são tradicionais da franquia (Ryu, Ken, Chun-Li e Sagat). Eles colocaram esses personagens novos, apenas não criaram ele pra esse jogo.

UÉ, MAS COMO ENTÃO?


Mas não, falando sério, dos 10 personagens de SFZ, 4 são personagens clássicos e apenas dois são personagens novos - sendo que um deles, o Charlie, é basicamente o Guile com outro sprite, mesmo golpes e tudo. Novo, novo mesmo só a Rose. Verdade que a Rose é inspirada na Lisa Lisa de Jojo's Bizarre Adventure - usando a escarfe pra lutar e tudo mais, então grandes kudos a eles pelo bom gosto e decencia humana que sempre é referenciar Jojo.


TÁ, MAS PERAE... SE SÃO 4 PERSONAGENS CLÁSSICOS E DOIS NOVOS... AINDA ESTÃO FALTANDO 4 PERSONAGENS PRA FECHAR ESSA CONTA. DA ONDE A CAPCOM TIROU ELES?

Então, o que eles fizeram foi utilizar personagens que eles já tinham prontos.

PRONTOS ... DA ONDE?

Dos seus jogos antigos, é claro! Birdie e Adon são personagens do STREET FIGHTER 1, Guy e Sodom são personagens do FINAL FIGHT. Simples e rápido, tira da gaveta, mete uma arte nova e tamo pronto.

O inglês Birdie agora e em sua primeira versão no SF1

Adon contra Sagat no primeiro SF, e agora...


Como FINAL FIGHT (acima) é um jogo mais recente que o primeiro SF, a adaptação foi mais fácil ainda e a Capcom não precisou ter muito trabalho para o modelo final (abaixo)

Já Sodom era um chefe em Final Fight (acima), o que quer dizer que precisou de mais trabalho e quadros de animação do que o Guy para o adaptar para SF Zero (abaixo), mas não tanta coisa assim também

Mecanicamente SF Zero é tradicional o suficiente para agradar aos fãs de Street Fighter 2, mas sendo "a nova versão" introduz várias melhorias que foram testadas e aprovadas em jogos como DARKSTALKERS: The Night Warriors e X-MEN CHILDREN OF THE ATOM, embora a velocidade do jogo e a altura dos pulos tenham sido mantidos mais grounded e menos fantasiosos para não descaracterizar Street Fighter.

O que eu diria que funcionou, a integração de combos mais fluidos, air blocking, ataques especiais (que já havia começado em SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO), enfim varias coisas que caracterizam Darkstalkers e X-Men foram integradas sem descaracterizar Street Fighter. Ainda parece uma nova versão de SF, uma versão moderna de SF e dinamica, como é a tendencia contemporanea dos jogos de luta (mesmo jogos tradicionalmente travadões como Mortal Kombat tentaram ficar mais leves e dinamicos, como em MORTAL KOMBAT 3.



Então Street Fighter Zero é um bom jogo, é um jogo rápido, os controles respondem cristalinamente, o timing e a fisica são espetaculares. A esse ponto não acho sinceramente que a Capcom consiga fazer um jogo ruim de luta mesmo que quisesse, e pra ruim SFZ não serve. Pelo contrário, é realmente bom. E, não cansa ser dito, o jogo é realmente bonito com o novo estilo de arte além do que esse jogo se passar entre SF1 e SF2 (ou seja, com os personagens mais jovens) deu uma revigorada legal no cast.

Só que, infelizmente, não muda o fato que ainda é o mesmo jogo de sempre. Uma versão extremamente bonita dele (sério, a nova arte anime-like é linda), mas apenas outro patch. O que ainda é impressionante para um jogo que foi feito na correria em 3 meses (sério, mal teve previews do jogo pq a coisa foi lançada no desabalo mesmo), mas... bem, é o que a casa oferece. Capcom sendo Capcom no seu melhor e no seu pior, ao mesmo tempo nesse caso.

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