Olá crianços do meu Brasil baronil, como passaram as festas de natal? Sentados sozinhos em um quarto escuro contemplando a futilidade da sua existencia devido ao fato que absolutamente ninguém se importa com a sua existencia devido a sua absoluta e completa falha como ser humano? Ah, que bom ouvir isso, eu também.
Mas chega de falar de mim e vamos aproveitar esse dia glorioso de festividades para falar da única coisa que realmente importa no natal: ganhar brinquedos. Bem, é verdade que depois que vc se torna adulto passa a apreciar outras coisas como rodinho de pia ou porta-louças, mas vamos nos focar nos clássicos, sim? Então, brinquedos.
Vê, eis uma coisa curiosa pra você: apesar das pessoas terem um tesão inesgotável por essa coisa de raças e nacionalidades, no fim do dia seres humanos são todos uma mesma espécie e dentro disso, crianças são crianças em qualquer lugar do mundo. E brincam mais ou menos das mesmas coisas, o que muda é a forma como os adultos se metem nisso.
Por exemplo, provavelmente você já brincou alguma vez de bolinha de gude, bolita, baleba, búrica... o nome não importa, você sabe do que eu to falando. O que talvez você não saiba é que no Japão, literalmente do outro lado do mundo... as crianças também são crianças e brincam dessas coisas do mesmo jeito. O que muda é que, no Japão, uma companhia de brinquedos viu as crianças brincando de bolinha de gude e pensou "sabe o que mais? A gente bem que podia ganhar uma grana em cima disso...".
Claro, alguém poderia se perguntar como caxavascas alguém monetiza bolinhas de gude, mas então estamos falando do país que gourmetizou brincar de pião (vulgo Beyblade), então impossível é nada. E foi exatamente o que a Takara fez.
A Takara é uma empresa japonesa não é particularmente incrível no mundo dos videogames, sendo mais conhecida pelos seus ports (não tão incríveis) para Super Nintendo dos jogos da SNK (como SAMURAI SHODOWN e ART OF FIGHTING) e mais recentemente nesse blog, pela série BATTLE ARENA TOSHINDEN. Não é nada particularmente impressionante, saiba você.
Porém, contudo, todavia, entretanto, no ramo dos brinquedos o papo é outro. Bem outro. Na verdade, a Takara tem meio que um toque de midas e inventam umas paradas que do nada viram mania mundial, como já citado Beyblade por exemplo. Porém seu maior sucesso nem foi esse, e sim a linha de brinquedos Diaclone e Microman Microchange, isso sim abalou geral.
Damn, Takara, apenas pegue o meu dinheiro logo! |
ACREDITO QUE VOCÊ ESTÁ ENGANADO, EU NUNCA NA MINHA VIDA SEQUER OUVI FALAR DESSES NOMES
Provavelmente não, Jorge. Mas com certeza já ouviu falar do nome ocidental de quando a Hasbro trouxe essa linha de brinquedos para cá, rebatizada com o nome de TRANSFORMERS. Com efeito, a parceria entre a Takara e a Hasbro se mantem desde desses dias e atualmente eles ganham mais dinheiro do que sabem o que fazer com ele distribuindo os produtos da Hasbro no Japão: Jogo da Vida, Play-Doh, Banco Imobiliário, Magic: The Gathering e uma infinidade de outras coisas. Então quando você pensa em alguém que sabe fazer dinheiro com brinquedos no Japão, totalmente está pensando na Takara.
Como quando eles decidiram lucrar em cima de bolinhas de gude, mas... como? SUPER SIMPLES, SEQUER UM INCONVENIENTE, eu te digo! Basicamente eles aplicaram a mesma lógica de Beyblade e criaram toda uma linha de lançadores de bolitas colecionaveis, com poderes e personagens e os caralho A4. O que acabou recebendo o nome de B-Daman (ou biidaman, como os japoneses pronunciam).
Aí juntou a fome com a vontade de comer, pq pegou uma brincadeira popular entre as crianças e meteu não apenas colecionaveis como robozinhos maneiros, pra ser mais japonês que isso só se metesse umas waifu no meio, aí fechava o pacote.
E tal como viria a fazer com Beyblade anos depois, a Takara fez o serviço completo para transformar o biidaman em uma mania nacional. E por serviço completo, é claro, eu quero dizer manga, anime e videogame, a santissima trindade do marketing infantil japonês.
E é aqui que o jogo de hoje entra, porque na época a Takara tinha os direitos para fazer produtos licenciados do Bomberman (o que faz sentido, nosso terroristinha branco é realmente adorável) e decidiu que era nesse bonde que eles iam pular. Então eles criaram a primeira linha de biidaman como temática do Bomberman, como eu disse, com o pacote completo de anime, manga e videogame.
Edição 113 (Março de 1997)
Edição 036 (Março de 1997)