quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

[#1021][Mar/97] MACE: The Dark Age


Ao longo da história da humanidade, inúmeras batalhas terrivelmente violentas aconteceram - todas horrorosas de se assistir porque violencia só é divertido no faz de conta e entre profissionais altamente pagos para voluntariamente participar disso. Porém de todas as gruesomicas batalhas ocorridas, poucas foram mais terriveis de se assistir... do que a batalha entre os jogos de luta do Nintendo 64.

Olha, Nintendo, eu te amo, vc é parte indissociavel da minha infancia e tudo mais, mas... pelo amor do sambalele, que coisa pavorosa foi essa? Jogos de luta no N64 era uma tijolada mais feia que a outra, se colocasse dois cegos num quarto escuro com um facão saia algo mais bonito que isso.

Pra vc ter uma ideia, um dos melhores jogos de luta do Nintendo 64 foi KILLER INSTINCT GOLD e eu tenho vários, vários problemas com esse jogo. E, bem, se esse foi um dos melhores... hã, vamos dizer que hoje vai ser um dia dificil. Mas vamos começar do começo.

Estamos no século XIII e o mundo é um lugar sombrio e violento, onde a única lei que impera é a lei da tacapada na lapa. Na Asia, Genghis Khan passa o carro em todo mundo. No Japão, Nobunaga derrama mais sangue que filme do Tarantino para unificar o país e na Europa os lordes feudais não eram grandes fãs de banhos diários. Era uma época violenta e suja... porém uma época de várias culturas de guerreiros: ninjas, vikings, cavaleiros, hashashins arabes, barbaros e uma galerinha das VIOLENCIAS coexistiam... não é chamado de "Idade das Trevas" por nada, né?

E bem, não é como se as coisas não pudessem piorar... exceto que pioraram. Ninguém sabe quem ou quando a MAÇA foi forjada, mas sabe-se que ela foi usada para tacapar a lapa do próprio capiroto Asmodeus. Desde então a MAÇA é procurada pelos guerreiros mais poderosos do mundo, alguns querem destruí-la para que seus poderes não sejam usados para o mal, outros querem usar seus poderes das trevas para seus próprios objetivos pessoais.

EU TENHO CERTEZA QUE VOCÊ NOTOU, MAS VC ESTÁ SIMPLESMENTE COLANDO O TEXTO DE SOUL EDGE

Bem, não é minha culpa se foi basicamente o que a Atari fez aqui. Mace é, basicamente, uma versão mais edgy de SOUL EDGE. Trocadilho não intencional. Mas sim, vc tem guerreiros de época lutando por uma arma amaldiçoada, pq aparentemente é isso que os jovens curtiam ou algo assim.


Só que diferente de SOUL EDGE, onde você tem guerreiros temáticos, carismáticos e reconheciveis, aqui vc tem o equivalente a sessão kickboxing da Band disso: um elenco B onde vc dificilmente conseguiria diferenciar um do outro, ou pior ainda: se importar mesmo que sua vida dependesse disso. 

Quer dizer, o jogo tem um cara que parece o Lord Zed dos Power Rangers na capa, tem uma odalisca com a voz do BMO de Adventure Time que grita ialalalalala, e... olha, é tudo que eu consigo lembrar. E olha que eu LITERALMENTE acabei de terminar o jogo a 25 minutos atrás. Sério, isso é o quão cinzento e não-carismático esse jogo é.

Um viking chamado Ragnar e um ... alguma coisa medieval... chamado Mordos Kull. Acharam que eu tava exagerando de sacanagem, né?

Mas plot versão ATITUDE-SEU-COROA de SOUL EDGE e elenco sem inspiração a parte, o que realmente importa em um jogo de luta é... bem, a luta, certo? Vamos colocar assim: a barra já não era muito alta quando se tratava desses jogos de luta para Nintendo 64, mas Mace: The Dark Age consegue passar por baixo dela.

Mace: The Dark Age é um jogo de luta em 3D com jogabilidade bastante típica desse gênero nessa época. Você se move para a esquerda ou para a direita, e tem um botão para dar sidestep para o fundo e "aproveitar" o espaço tridimensional. A maioria (mas não todos) os personagens têm uma arma que é usada para seus ataques primários. 


O jogo usa apenas três botões: arma, chute e sidestep... e eu já fiz a piada do pq alguém diabos usaria chute numa luta de espadas em SOUL EDGE, manterei a pouca classe que me resta e não vou repetir a piada... até porque aqui faz bem mais sentido: sua arma não tem muito peso próprio e não raramente o alcance e velocidade das suas pernas são maiores que o da arma. Então embora não faça sentido de um ponto de vista lógico, nesse jogo usar chutes é uma ferramenta de jogo.

Se tem uma coisa que Mace: The Dark Age faz de maneira única, é como os personagens controlam. Os caras maiores têm peso óbvio para eles, o que reflete como eles se movem e saltam no jogo. Poucos outros jogos de luta refletem isso de forma tão significativa. Como Ragnar, por exemplo, ao jogar com esse personagem vc tem que considerar o fato de que ele tem uma fração de segundo a mais no tempo de recuperação do que qualquer outra pessoa quando pula porque ele é muito pesado para aterrissar. O que, verdade seja dita, é bem legal.


Kudos ao jogo também pelos os perigos do cenário. Nem todas as fases têm, mas alguns cenários tem coisas que causam dano na luta (como rodas de espinhos girando), algo do cenário causar dano que eu não lembro de ter visto deste jogos antigos como o primeiro FATAL FURY: The King of Fighters. Realmente adiciona um tempero especial as lutas, saiba você.

HÃ, EU NÃO ENTENDI. VC DISSE QUE ESSE JOGO É ABAIXO DA BARRA E UM EXEMPLO DE JOGO MEDÍOCRE DE JOGOS DE LUTA NO N64, MAS A VERDADE É QUE TIRANDO UM ELENCO DE PERSONAGENS NÃO INSPIRADO... PARECE UM JOGO BASTANTE OKAY PELO QUE VOCÊ DESCREVEU ATÉ AQUI.

E seria, de fato, não fossem os problemas tecnicos do jogo. Veja, Mace tenta muito ser o novo KILLER INSTINCT GOLD e as semelhanças entre a tentativa de implementação de combos e os ataques especiais meio duros são óbvias... a diferença é que o jogo tem uma execução tecnica pavorosa, e frequentemente ele engasga no seu framerate. 


Os caras não conseguiram otimizar o jogo para rodar no console da Nintendo (e olha que é o console mais poderoso dessa geração), então as lutas ficam travando e isso é horroroso especialmente em um jogo que se propõe a ter o fluxo dos combos como seu atrativo mecanico. Além disso, alguns cenários o problema de clippar incorretamente e se acavalar de vez em quando, mas isso não passa é um problema menor quando o fucking jogo de luta costuma dar slowdown se você tentar um combo muito irado! 

Mas quer saber? Eu entrei esperando que Mace: The Dark Age fosse uma pilha de lixo flamejante. Sinceramente, não é. Os cenários e a violencia tem escolhas estéticas e violência sem sentido que eu posso apreciar. Sim, ainda sou um adolescente no coração. A ideia de ser o SOUL EDGE feito no ocidente poderia ter sido um jogo divertido se os desenvolvedores tivessem se esforçado um pouco mais no design dos personagens, mas principalmente,  TIVESSEM FEITO A ENGINE DO JOGO FUNCIONAR. 


Parado o jogo é muito bonito, e o sistema de combos é definitivamente mais amigável que KILLER INSTINCT GOLD (e o que não é?), mas, honestamente, do jeito travado que foi lançado não é difícil ver por que Mace foi esquecido há muito tempo.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 121 (Novembro de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 036 (Março de 1997)


Edição 040 (Julho de 1997)


Edição 044 (Novembro de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 024 (Novembro de 1997)