sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

[#1022][Abr/97] MAGIC: The Gathering


Então chegou o dia de falar de um jogo mágico. Eu quero dizer, literalmente: Magic - The Gathering. A coisa é, no entanto, que a Magia da Arrecadação é um jogo muito grande. Eu quero dizer REALMENTE grande: ele é o maior cardgame do mundo, e cardgames são uma coisa gigantesca no mundo do entretenimento.

Magic não foi o primeiro cargame ever criado, mas definitivamente é o maior com mais de 20 milhões de jogadores recebidos por cerca de 50 países. Criado em 1993 pelo matemático Richard Garfield, o jogo possui mais de 20.000 cards diferentes (entre magias, monstros e equipamentos), cada um com sua particularidade, importância, efeito e preço. Não é brincadeira dizer que existem lojas dedicadas a Magic (e que oferecem outros serviços secundários de tabela, como livros RPG, mas a raison d'etre é Magic mesmo).

Outra das razões do sucesso de Magic é a divisão dos decks em cores que operam com manas separadas e tem estilos de jogos diferentes, o que na prática funciona meio como as casas de Hogwarts e os nerds adoram esse tipo de divisão

Como é um cardgame que existe a 30 anos e tem mais de 20 mil cartas ao longo desse tempo todo (sendo que as mais raras custam dezenas de milhares de dolares), não é realmente surpreendente que especialistas ou jogadores veteranos em Magic podem falar sobre ele por horas sem que um leigo entenda uma única palavra do que foi dito, e qualquer nerd de meia idade vai ter grandes histórias pra te contar sobre Magic. Magic é um universo em si mesmo.

... e esse é o problema aqui.


Eu vou ser bem sincero com vocês: eu não sei nada sobre Magic. Tá, pra não dizer nada NADA, eu sei as regras básicas pq eu aprendi com Hearthstone, e meio que é isso. Então qualquer coisa que eu vá tentar dizer sobre algo que é um universo a mais de trinta anos ... bem, você pode encontrar melhor dito em inúmeros outros lugares.

Seria tipo um americano que aprendeu as regras do futebol ontem querer explicar para brasileiros uma cultura intrinseca ao esporte que existe a mais de século, na melhor  das hipoteses seria apenas ridiculo. Então não é o que eu vou fazer aqui, eu vou fazer algo diferente e que apenas eu posso fazer: explicar Magic do ponto de vista de um iniciante, e comparando com um jogo que aí sim eu conheço bem melhor, Hearthstone

ACESSIBILIDADE

O maior problema de Magic para um iniciante, de longe, é como começar. Como eu disse, o jogo existe a 30 anos e jogadores experientes falam em um idioma próprio praticamente. Então começar do zero é absolutamente intimidador.

Essa é uma coisa que Hearthstone faz bem melhor (e de longe sua maior força): sua acessibilidade absoluta, que não deve ser subestimada, especialmente para alguém como eu, para quem esta foi minha primeira exposição a jogos de cartas para construção de deck. A jogabilidade em si é relativamente direta: baralhos de 30 cartas, 3/4 cartas em uma mão inicial. O jogo te dá automaticamente uma mana, os textos das cartas são curtos e é fácil entender cada card. Com muito pouco tempo de jogo já se pode tomar decisões estratégicas significativas e interessantes.


Magic, por outro lado, é bem mais intimidador - a começar pq os decks e as mãos iniciais são aproximadamente duas vezes maiores. Para complicar ainda mais as coisas, tem a quantidade de texto: pegue, por exemplo, como a Adversária Sanguinária! 


E vou te dizer que essa nem é a pior carta de Magic em quantidade de texto, mas nem de perto! Não apenas é difícil de ler durante uma partida, esses parágrafos são muitas vezes difíceis de compreender o efeito exato sem experiência prévia. Isso para iniciantes é uma experiencia bem frustrante.

CARD ART

Sendo a menina dos olhos financeiramente da Wizards of the Coast - e por tabela da Hasbro - não é realmente chocante imaginar que Magic não pouca recursos para parecer bonito. Durante mais de trinta anos vários artistas passaram por Magic, mas o jogo tem consistentemente aquele feeling de de ilustração de D&D de altíssima quallidade.

Sem exagero, existem cartas em Magic que poderiam ser quadros - e não são poucas. Alguns exemplos: 

Esse é um cardgame muito bonito que exala uma aura de produto de qualidade através da sua apresentação.

GAMEPLAY 

Deixa eu colocar assim: eu aprendi a jogar cardgames com Hearthstone, então a mecanica do jogo te dar uma mana todo turno é algo bem estabelecido pra mim. Magic, que veio antes sempre lembrando, tem sua principal diferença nisso: vc precisa baixar cartas de mana (no maximo 1 por turno) da sua mão. E isso é uma grande diferença, mecanicamente falando.


Eu tenho a sensação que isso torna Magic mais aleatório pq depende de vc não ter uma mão inundada de mana (que não adianta nada, já que vc só pode baixar uma por turno) mas não ficar sem também. 

Por outro lado, receber um cristal de mana a cada turno não deve ser subestimado por quanta consistência e por conseguinte melhora o fluxo do jogo para o jogador. Embora MTG tenha percorrido um longo caminho nesse sentido para resolver o problema de excesso/falta de mana com várias mecanicas auxiliares, a questão da mana é uma parte relevante de uma quantidade considerável de jogos, algo que em Hearthstone vc nunca precisa considerar. 


Entretanto isso não é uma afirmação de que um sistema é melhor que o outro, porque são escolhas de design de sistema diferentes que focam em consistencia ou variabilidade. Muita consistência e jogos parecem travados e pré-determinados, muita variabilidade e e o jogador perde o senso de agência e a capacidade de tomar decisões significativas porque se tudo é aleatório então dane-se. 

A consistência da base de mana de Hearthstone deve, portanto, ser compensada com algum elemento de variação, que pode ser encontrado no que pode ser uma palavra-chave perene: “Aleatório”. Muito de Hearthstone é aleatório, de feitiços lançados aleatoriamente, lacaios direcionados aleatoriamente ou quantidades aleatórias de dano atribuído.

Discussões a parte, todos sabemos que só existe um verdadeiro card game para a todos dominar e na escuridão aprisioná-los

Isso é visto mesmo em partidas competitivas, o que é algo raro já que jogadores de alto nível tendem a evitar RNG se eles puderem escolher. Não quer dizer que a estratégia não importa - na verdade, acho que Hearthstone é um jogo estratégico muito profundo que recompensa seus melhores jogadores por sua habilidade e comprometimento - mas apenas que há algo meio party game nisso tudo que pode desinteressar jogadores mais sérios.

Magic, por outro lado, faz o caminho inverso: a aleatoriedade fica na distribuição de mana, e o jogo então compensa a consistencia fazendo um jogo mais tecnico. Especialmente por causa do sistema de “The Stack” do MTG, no qual os jogadores podem responder aos eventos do jogo com feitiços e habilidades imediatamente, mesmo no turno de outro jogador. Esse recurso de design abre todo um universo de estratégia e nuances, premiando os jogadores que estão preparados para responder ao adversário e em cima disso dando espaço para blefes, surpresas, reações exageradas, respostas emocionais e apostas arriscadas. 

Uma partida normal e saudável de Magic

A maioria dos cardgames funciona como um jogo de paciencia: começa seu turno, você baixa suas cartas, faz suas coisas. Nesse intervalo, o adversário pode muito bem ir no banheiro ou ir fazer a declaração do seu imposto de renda. Magic não é assim, é um jogo muito mais participativo, mais interativo (como por exemplo, é o defensor que escolhe quais monstros defendem e em que ordem) parece mais uma partida de truco do que montar um deck de paciencia.

Nesse sentido, montar um deck de Magic é indescritivelmente mais dificil do que em Heartstone. Primeiro tem a questão das cartas de mana que vc tem que considerar, então o seu deck de jogo mesmo, e por fim ter as cartas de contingencia para o momento de TRUCAGEM do jogo. Adicione a isso que é um jogo de 30 anos com mais de 20 mil cartas e vc pode ter duas certezas na vida: é realmente montar um baralho equilibrado, mas por outro lado vc dificilmente verá duas partidas iguais. 

Ok, suponho que também seja um pouco mais visualmente poluído para o iniciante tb...

O Meta de Magic é influenciado pelos campeonatos mundiais (assim como a Copa do Mundo influencia o futebol de clubes), mas mesmo assim, por tudo que eu citei, o Meta de Magic é mais variado do que qualquer outro cardgame existente. 

Se eu tivesse que comparar, eu diria que Magic é o equivalente de cardgame de VIRTUA FIGHTER. É terrívelmente inascessível para novatos, mas uma vez que você tira tempo para aprender essa arte marcial em si própria, vai ver que tem uma quantidade de ferramentas para conversar no dialogo do jogo.


Já Hearthstone está mais para TEKKEN: não é que é putaria e qualquer coisa é qualquer coisa, mas o jogo não é tão tecnico quanto o concorrente. Você tem menos ferramentas para fazer coisas uma vez que masterizou o sistema, ele compensa isso sendo mais acessível para iniciantes e sendo explosivo e catambólico enquanto faz isso.

Tecnicamente, se for colocar na ponta do lápis mecanicas, opções e equilibrio, Magic é um jogo melhor. Mas eles tentam coisas tão diferentes para publicos buscando coisas diferentes, que o parecer final definitivamente é uma questão de gosto. Eu não gosto muito de terminar com uma posição wishy-washy de "no fim depende do seu gosto pessoal", mas nesse caso eu realmente acredito que é verdade.

Bom, agora sobre Pokemon Trade Card Game... espero não ter que chegar a isso tão cedo, essa é uma ooooooutra longa história...


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 023 (Fevereiro de 1996)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 004 (Setembro de 1995)


Edição 009 (Julho de 1996)


Edição 011 (Setembro de 1996)


Edição 016 (Março de 1997)