sábado, 24 de dezembro de 2022

[#1016][Dez/96] FIGHTERS MEGAMIX


Uma coisa que eu digo frequentemente aqui é quem reclama de "como as coisas são hoje em dia e que na época dele não tinha essa imbecilidade de pagar por DLCs, todos os jogos eram lançados completos e experiencias únicas" é nada senão um imbecil que não jogou nada naquela época. Se hoje eles acham ruim pagar por personagens extras ou missões extras, bem, naquela época era vendido um jogo a preço cheio que não era senão um patch de update. 

Jogos de luta dessa época, em particular, são terrivelmente culpados disso: não era era incomum eles lançarem um jogo e então ficar relançando ele pelos próximos 5 anos, sempre cobrando preço de jogo novo por todo e qualquer update. Bons e velhos tempos.

Mas porque eu estou falando isso? Bem, porque de todos os inúmeros, inúmeros, INÚMEROS patchs de update que eu já joguei nesse blog, poucos realmente conseguem ser mais safados que esses Lutadores Megamisturados. E olha que é preciso ser muito safado MESMO pra me impressionar a esse ponto.


Porém como estamos na véspera de natal, no espírito de paz aos homens de boa vontade, vamos fazer algo diferente aqui. Como a internet está repleta de reviews "angry", vamos ter um natal de paz e absolutamente nenhuma raiva.

Não, definitivamente eu não vou ficar com raiva. Eu também não vou dizer que a Sega deveria ter vergonha de si mesma por ter feito dois jogos de luta na vida e ordenhado eles até a exaustão lançando inúmeros jogos iguais só com personagens que jogam igual apenas com visuais diferentes como VIRTUA FIGHTER KIDS ou SONIC THE FIGHTERS. Eu não vou dizer isso. 


Com efeito, é trabalho deste blog revisar esses jogos antigos e dar a eles uma avaliação justa e equilibrada. Logo, vamos tentar encontrar alguns pontos positivos nesse jogo que é basicamente FIGHTING VIPERS com alguns personagens de  VIRTUA FIGHTER 2. Porque se todo mundo estava ganhando os tubos com jogos de luta de crossovers (como THE KING OF FIGHTERS 96 da SNK e X-MEN VS STREET FIGHTER da Capcom), pq a Sega não poderia ter um crossover para chamar de seu... mesmo que eles só tenham lançado duas franquias de luta na vida, né?

Alguém menos escrupuloso que eu poderia argumentar que o que não falta nessa vida são personagens para a Sega, e se eles quisessem podiam adicionar Alex Kidd, personagens do GOLDEN AXE ou do STREETS OF RAGE, entre dezenas de outros. E alguem ainda menos polido com as palavras que eu que eles totalmente poderiam fazer isso e muito mais se não estivessem preocupados em evitar a fadiga.

Eu também não vou especular que provavelmente a Sega não usou uma única linha de código novo nesse jogo, só abriu FIGHTING VIPERS e colou personagens de  VIRTUA FIGHTER 2 do jeito que estavam. Não, como é natal eu não vou especular isso.

Então... aspectos positivos do jogo, hmm... positivo, positivo, eto, eto... hã... bem, o menu tem uma boa aparencia. Existem oito personagens disponíveis para escolher de Virtua Fighter 2 e 8 de Fighting Vipers. Existem também personagens "ocultos" para desbloquear, o que sempre é um conteúdo extra muito legal de fato. E embora a música seja apenas copiada e colada de outros jogos, pelo menos os efeitos sonoros do jogo são bastante robustos e é fácil entender tudo o que está sendo dito.

Hum... bem, é isso. Sério, não tem muito mais de positivo pra dizer sobre esse jogo realmente. 


Porque quando eu disse que ele é FIGHTING VIPERS onde a Sega apenas colou personagens de  VIRTUA FIGHTER 2 e empacotou o jogo, é EXATAMENTE isso que aconteceu aqui.

MAS ESPERA, ESSES DOIS JOGOS SÃO UM TANTO DIFERENTES. FV TEM O SISTEMA DE ARMADURAS E AS LUTAS EM RINGUES FECHADOS, VIRTUA 2 NÃO TEM ISSO!

Então, acho que vc não pegou a coisa de "colou o código e pronto", Jorge. Porque se você acha que os personagens de VF2 receberiam algum tratamento para se encaixar no jogo de Fighting Vipers... achou errado, otário. Eles não tem o sistema de quebra de armadura e os cenários deles não são ringues, são os mesmos cenários de VF2 só que sem o ring-out. 

Adaptar os personagens de um jogo para o outro é mais trabalho do que a Sega queria ter antes de cobrar 60 dolares por esse jogo, quando eu digo que é copiar e colar a programação eu to literalmente falando de coisa nível MUGEN aqui.

MAS E OS PERSONAGENS SECRETOS? ESSES PARECEM ORIGINAIS

Tá, isso é verdade, vai. Os personagens secretos são realmente uma adição nova ao jogo... ou pelo menos 2 deles são. Isso pq dos 12 personagens secretos, a grande maioria são apenas copiados e colados de VIRTUA FIGHTER KIDS e SONIC THE FIGHTERS. E não, não dá pra jogar com os personagens iconicos de Sonic aqui, o que tem nesse jogo são coisas que ninguem se importa como Bean the Dynamite e Bark the Bear. Também dá pra desbloquear a Janet de VIRTUA COP 2, ela é okay eu suponho.

Agora, a parte que realmente é lembrada desse jogo é que dá pra jogar com o carro de DAYTONA USA e a palmeira que é o simbolo da AM2, a divisão de arcades da Sega. O que, no papel, é algo muito legal - definitivamente não são muitos os jogos de luta que você joga com um carro ou uma literalmente arvore, nem um homem-arvore, mas uma arvore completa de verdade.

Na prática, entretanto, a teoria é outra. Infelizmente esses personagens foram programados com o interesse que tudo mais foi feito aqui e ... bem, melhor do que dizer é apenas mostrar o resultado disso:


Uau, isso é... bastante terrível. Sério, eu to tentando o máximo não ser negativo aqui, de verdade, mas cara, isso parece que foi programado no beta de um MUGEN, tá muito ruim de verdade. E a palmeira não é muito melhor, saiba você:


É desapontante, os personagens secretos lembram muito jogar com o DINÓCERO em JURASSIC PARK de Mega Drive: soa muito incrível na teoria, mas na prática vc sente que está jogando com um NPC gambiarrado de última hora. Nada incrível.

Mas bem, pelo menos o jogo normalmente não é terrível. Quero dizer, FIGHTING VIPERS é um bom jogo de luta e a Sega não faz nada para estragar isso, apenas colocou um DLC com alguns personagens de outros jogos. E embora seja altamente discutível o quanto isso ser feito da forma preguiçosa que foi acrescenta ao jogo, pelo menos não piora ele.


Ainda acho que é uma forçação de barra lançar isso como um jogo novo e cobrar preço cheio nele, mas é como as coisas funcionavam nos tempos antes dessa "juventude idiota que paga por qualquer coisa, não é que nem no meu tempo que eramos consumidores exigentes e eramos tratados com o respeito que mereciamos". Ta aí um bom exemplo dos seus "bons e velhos tempos".

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 113 (Março de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 034 (Janeiro de 1997)


Edição 036 (Março de 1997)


Edição 039 (Junho de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 014 (Janeiro de 1997)


Edição 017 (Abril de 1997)