domingo, 5 de fevereiro de 2023

[#1042][Jun/96] LUNACY

 Hoje eu vou fazer uma coisa diferente: eu vou começar essa review ANTES de jogar o jogo. Sim, eu sei que é muito comum na internet - especialmente em grandes portais por causa de prazos - falar do jogo antes de terminar ele, mas eu estou falando que eu sequer COMECEI o jogo. Com efeito, eu nunca na minha vida eu possivelmente... hã, essa não parece a expressão correta... sequer ouvi falar desse jogo até então. Até onde me consta, até dois segundos atrás sequer existia um jogo chamado LUNACY para Saturn. Tá, mais que dois segundos pq eu faço os indices das revistas com bastante previa.

Eu sei NADA ZERO ZILCH ZIP sobre esse jogo, então de modo que a primeira coisa que eu faço obviamente é olhar a capa dele e...


... mano, como assim, Atlus? Sério, pq o jogo tem um cara claramente desapontado com minhas escolhas de vida na capa?

sábado, 4 de fevereiro de 2023

[#1041][Fev/97] THE LOST VIKINGS 2: Norse by Norsewest

Dentre toda miriade complexa de questões que são inerentes a este universo - desde as (atualmente) milimicroscopicas reações quanticas até os igualmente não menos incalculaveis grandes movimentos sociais de massa - existe apenas um número finito de questões sobre as quais você pode pensar durante a sua vida.

E se você é, como eu, uma pessoa atenta as questões que REALMENTE importam, deve ter selecionado questões como "hmm, o que será que aconteceu com os personagens de THE LOST VIKINGS após o primeiro jogo?".

EU NÃO ACHO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS SEQUER LEMBRA QUE A BLIZZARD FEZ ESSE JOGO. NA VERDADE A MAIORIA DAS PESSOAS HOJE EM DIA RARAMENTE PENSA NA BLIZZARD COM UM TODO, QUANTO MAIS SE PERGUNTAR O QUE FOI FEITO DOS VIKINGS PERDIDOS

Que bom que estamos todos na mesma página até aqui, meu Jorgético amigo imaginário. Mas então, THE LOST VIKINGS...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

[#1040][Abr/97] HERC'S ADVENTURE


E aqui estamos nós, e não estamos sós, na review número 1040 desse blog e ainda seguimos firmes e fortes trazendo informações epipopeicas jamais sonhadas por vossas meras mentes mortais. Isso porque qualquer um que passou a oito milhas náuticas de um Super Nintendo já jogou pelo menos alguns minutos de ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS. Não é um jogo que eu particularmente amo, mas esse não é o ponto aqui e sim que todo mundo conhece ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS.

O que menos gente conhece, entretanto, é que ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS tem uma continuação que apenas três pessoas lembram chamada "Ghoul Patrol". Eu não tenho exatamente certeza do pq Ghoul Patrol passou tão abaixo do radar, não é nem um caso de jogo que só saiu no Japão já que ele foi feito por uma empresa americana - a Lucas Arts.


Eu não sei realmente o motivo disso e nem vou atrás disso pq esse não é o ponto desse review e sim que agora entra o ponto mega borga turbo plus mind blender do futuro: existe uma terceira continuação de ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS. Sim, um jogo da geração 32 bits que pega o esqueleto do jogo do Super Nintendo e extrapola com todos os recursos que um jogo em CD para PS1/Sat tinha recursos sobrando para enlouquecer a galere (mapa maior, mais quadros de animação, dublagem, etc).

Aposto que vcs não sabiam disso, hã? ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS 3 quando a maioria das pessoas ignora que mesmo o segundo existe! E que esse jogo se chama HERC'S ADVENTURE! Sim, ZAMN 3 é o jogo do Hercules que não era o da Disney! Patchua-la!

... O EFEITO DOS SEDATIVOS DA CIRURGIA NÃO PASSOU TOTALMENTE AINDA, NÉ?

Vou ser sincero e dizer que não inteiramente. Ainda sim, vamos começar do começo...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

[#1039][Mar/97] CASTLEVANIA: Symphony of the Night

Imagine a seguinte situação: durante a era de ouro do Nintendinho, a sua IP se tornou parametro do que sequer significa videogames. Vc realmente não consegue pensar em jogos de NES dos anos 80 sem pensar na família Belmont chicoteando o conde Drácula e não sem razão, eram jogos realmente bons. Quer dizer, o segundo jogo era ambicioso porém se tornou injogável devido a erros de tradução e escolhas de design .... excentricas, vamos dizer assim... mas ainda sim, o primeiro e o terceiro Castlevania são paragões do que videogames representam.

Em grande parte porque tem uma trilha sonora do cacetovski, tá, não tem como não não observar isso também.


Castlevania é videogame em sua mais pura forma. Não tem meio termo a respeito disso

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

[#1038][Jun/88] ALTERED BEAST


Uma das benesses desse projeto é que, após mais de mil reviews se tornou quase uma segunda natureza entender como certas desenvolvedoras de jogos pensam.

OU SEJA, MAIS UM DIA PARA ESCULHAMBAR COM A SEGA, JÁ VI TUDO

Eu não escolho as cartas que me são dadas nesse jogo que chamamos de vida, Jorge. Bem, quer dizer, tecnicamente eu escolhi fazer isso mas vc entendeu a ideia. Seja como for, sim, vamos falar da Sega porque o jogo de hoje não tem como ser mais iconico do Mega Drive mesmo que tentasse... o que ele tentou fazer, é meio que todo o ponto aqui e eu não tenho muita certeza da onde estou indo com isso... mas enfim, estou falando do jogo que antes de SANIC DE RÉDIRROGUI era o jogo que vinha com o Mega Drive na caixa.


Isso quer dizer que quando uma criança chegava em casa da loja e finalmente poderia desfrutar do seu epifemural videogame de DEZESSEIS BITS!!! (não que alguém soubesse o que são bits na época, ou mesmo hoje), o escolhido pela Sega para dar a essa criança um gosto do que o seu videogame era capaz de fazer não era outro senão BESTA ALTERADA - o port do arcade de 1988.

E é aqui que entra minha expertize, meu connosseuir, meu crem de l’crem, para entender como a Sega pensava.

ESSAS EXPRESSÕES NEM SEQUER... DEIXA PRA LÁ, EU NÃO SEI PQ EU AINDA TENTO...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

[#1037][Fev/97] DINASTY WARRIORS (ou "Sangoku Musou" no Japão)


Hoje é dia de falar de uma daquelas franquias ultra consagradas mas que eu nunca realmente tinha pego pra jogar realmente ainda, e que é uma das atrações desse projeto para mim afinal - jogar algumas coisas que eu sempre ouvi falar dentro do contexto e com calma. E dificilmente você pode ser mais consagrado do que a série Dinasty Warriors: além de 9 jogos da série principal, uma cacetozila de spin-offs (desde jogos mobile a jogos de estratégia) que no total somam mais de 45 jogos.

Mais importante que isso, no entanto, é que DW é uma franquia que gerou o seu próprio genero: o Musou (em referencia ao nome japones do jogo, "Sangoku Musou"). Musou é um descendente do beat'm up só que a diferença é que você enfrenta hordas de inimigos ao mesmo tempo. E eu não estou exagerando, são fucking HORDAS mesmo!


Sem exagero, você luta contra dezenas de inimigos ao mesmo tempo, as vezes centenas dependendo da capacidade do console que está rodando o jogo. Não existe realmente muita estratégia aqui, é mais sobre passar o rodo em geral e a sensação de satisfação que isso causa.

Hoje existem vários tipos de Musou, inclusive uma franquia de Musou de One Piece, de Gundam e até mesmo uma série de Zelda Musou, pq é claro que teria, como não, não é verdade?


Bem, agora que estamos todos apresentados com essa curiosa vertente dos vidjagueimz, vamos ver então como tudo começou no primeiro Dinasty Warriors para PS1!

domingo, 22 de janeiro de 2023

[#1036][Nov/96] PHANTASMAGORIA: A Puzzle of Flesh


Quando se fala dos famigerados jogos com cenas filmadas, os famigerados FMV, algumas palavras vem a mente... sendo que "qualidade" não é uma delas. Usualmente esses jogos são filmados com o orçamento de um Toblerone de morango e dois pistaches, e mesmo quando tem uma graninha sobrando eles são assolados por um mal gosto na produção que deixaria um filme da Troma ruborizado.

Por exemplo, SUPREME WARRIOR tem locações realmente muito bonitas na China, mas as atuações variam entre pessoas aleatórias que eles ofereceram um pastel de palmito para recitar algumas falas na frente da camera a pessoas que eles ofereceram um pastel de queijo. THE DEADALUS ENCOUNTER, por outro lado, tem uma atriz de verdade no elenco (Tia Carrere), mas meio que é só ela e o resto da produção foi gravada no quarto dos fundos de um youtuber.

Como dá pra ver, jogos em FMV não é algo que dá pra colocar a mão e dizer "uau, isso é BOM"... e com certeza o primeiro Roberta Williams' PHANTASMAGORIA não é exceção a essa regra, oh bom mediano e mau deus, como esse jogo não é...

Quem não lembra da infame cena em que nossa heroína tenta seduzir o seu marido... com uma atuação de alguém que não faz a mais remota ideia de como seres humanos se comportam perto de outro da sua espécie? Então realmente me desculpem se eu não prendi o folego esperando Phantasmagoria 2, no máximo seria outro daqueles FMV candidatos ao premio "tão ruim que é bom" e olhe lá.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

[#1035][Fev/97] THE CROW: City of Angels

Os anos 90, como é bem claro a essa altura das coisas nesse blog, foram a era de ouro do Sasukismo na cultura pop. Após uma década de 80 terrívelmente dumbificada graças as ações do governo americano e as Associações de Mães Desocupadas das América, os anos 90 foram marcados pelo efeito mola da cultura artificialmente infantilizada da decada passada. Em especial depois do sucesso brado retumbante de HQs mais adultas, como Watchmen e Cavaleiro das Trevas.

Isso abriu a caixa de pandora do Sasukismo e agora todo herói que se prezava era sombrio, amoral, angustiado, sofrendo dilemas existenciais que você não poderia compreender em um mundo sujo, corrupto onde a vida não vale nada. Você sabe, tipo o Brasil mas com gente mais musculosa.

Não existe simbolo maior dessa era do que TODD MCFARLANE'S SPAWN, que é literalmente uma alma atormentada do inferno que sofre pela sua existencia amaldiçoada enquanto mete pipoco nos calhordas fascínoras. Mas então, até mesmo o super de boas e colorido Homem Aranha teve sua fase Sasuke super séria e lamurienta com a saga do uniforme negro, o que resultou na outra coisa mais iconica dos anos 90 que é o Venom.


Embora não tão famoso quanto, o jogo de hoje é fruto de uma obra igualmente iconica dessa era das trevas aborrescentes dos quadrinhos: O CORVO! Quer dizer, não tem como ser mais darki, trevoso e DUMAU que um fucking CORVO, né?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

[#1034][Nov/96] COMMAND & CONQUER: Red Alert

Ah, Westwood, sua safadinha, sua menina sapeca!

COMMAND & CONQUER: Tiberian Dawn foi um grande sucesso da Westwood e definiu a batalha pelo trono dos RTS contra a Blizzard - com seu WARCRAFT e daqui a pouco a série Starcraft - e realmente é um jogo muito bom. E o que você faz quando tem um jogo muito bom nos anos 90? ... ou mesmo um mais ou menos... e frequentemente até um terrível... sim, isso mesmo, vc lança o mesmo jogo de novo em um ano com ligeiras atualizações como uma continuação.


É o que chamamos nesse blog de "continuação patch de update", pq ao invés de simplesmente baixar um patch no jogo (o que não era possível, por razoes obvias) eles vendiam uma "continuação" que era o mesmo jogo versão 1.2. A Capcom ficou famosa por fazer isso com suas 58 versões de Street Fighter, mas na real todo mundo fazia isso. Todo mundo, da mãe do Badanha ao Lagartixa e o Tripa Seca.

E é aqui que eu digo que a Westwood foi espertinha espertinha, menina danada!

domingo, 15 de janeiro de 2023

[#1033][Fev/97] THE INCREDIBLE HULK: The Pantheon Saga

Das profissões que eu definitivamente não invejo, escrever uma HQ definitivamente não é uma delas. Não apenas vc não tem autonomia para mexer significativamente na história exceto em situações especiais (existe um status quo a ser mantido, afinal), como ainda por cima você tem que entregar uma história por mes ou a cada quinze dias.

E como se isso não fosse dificil o suficiente para se escrever, tem ainda que alguns personagens são REALMENTE dificeis de se escrever. Tipo o Super Homem, como você escreve uma história boa sobre um personagem que é basicamente invencível? Sim, tem como escrever sobre coisas que a superforça ou visão de Raio-X não conseguem resolver, mas são histórias especificas. Escrever uma dessas a cada 15 dias, as vezes com várias revistas do personagem ao mesmo tempo? Complicado.