Sim, esse jogo saiu para Sega CD E Sega CD 32X como dois lançamentos diferentes, because Sega |
Eis aqui um jogo que potencialmente teria mudado a minha vida, mas não mudou porque eu era pobre demais para isso.
Hã, não. Eu apenas gosto de falar mal da Sega mesmo. Mas enfim, essa edição da SGP foi uma que eu li de cabo a rabo inúmeras vezes... até porque na época eu não tinha muito mais o que fazer realmente, os anos 90 não foram uma boa época para não ter amigos... e um jogo em particular me chamou muito a atenção. Com efeito, era um dos jogos que eu estava realmente esperando para chegar nele quando comecei esse projeto e esse não é outro que senão mesmo Supreme Warrior.
A proposta do jogo é algo que eu achei incrivelmente surreal na época: um jogo de luta em primeira pessoa que era com imagens filmadas! Wow, mindblow, fucking blaster blow, pushhhhhhbaaaahhhh (esse é meu efeito sonoro de mindblow, tá bom?)
Veja, nessa época eu já estava familiarizado com o conceito de NIGHT TRAP: um filme que você podia interagir ativando armadilhas. Embora na época eu não soubesse como tecnicamente eles faziam isso, o conceito que eu tinha não estava errado... e não era algo que me impressionou taaaaaaanto assim. Era curioso e algo que eu gostaria de jogar um dia (e eu joguei AQUI), mas meio que era isso.
Já Supreme Warrior era uma história completamente diferente! Era um jogo de verdade que você podia realmente controlar o seu personagem em um filme, e um jogo de luta em primeira pessoa! Algo que mesmo hoje não é uma coisa realmente, o quão incrível isso seria! Em 1995 isso claramente era sem precedentes, era o futuro, era a nova geração, era...
... UMA ENGANAÇÃO, NÉ?
Completamente. Mas ainda sim, esse foi o jogo que me querer um 3DO. Obviamente que não tinha a mais remota possibilidade de ser real porque estamos falando de uma época que a grande estravagancia de aniversário que eu tive foi uma revista de 4 pila, imagine então um console de 600 dolares. Mas é, acredite ou não houve um momento na minha vida que eu quis um 3DO por causa de Supreme Warrior. Entendo se você precisar de alguns momentos para se recompor ao saber que o seu grande herói também erra.
EU DIRIA QUE EU VOU FICAR BEM, OBRIGADO.
Admiro seu estoicismo, Jorge. Seja como for, vamos ver mais de perto como essa rockonha funciona. Mesmo antes da Eletronic Arts (a maior acionista da 3DO Company) desligar os aparelhos que mantinham o 3DO vivo em 1996 (um ano mais tarde do que eu gostaria, diga-se) o sistema estava se esforçando para coletar uma biblioteca dos jogos mais esquecíveis do mundo.
Eu entendo que a 3DO Company estava desesperada por números na sua biblioteca de jogos, mas nunca vou entender o por que. É muito melhor ter um console com 5 jogos realmente fodas do que com 50 pilhas de esterco, me parece tão obvio isso que eu não consigo entender nem a lógica disso. Mas seja como for, a resposta que eles achavam eram jogos com estava cheio de atores em baixa resolução lendo sem entusiasmo as suas falas. “Ei, estou realmente ansioso para o próximo jogo da Digital Pictures; Tom Zito está salvando videogames com suas ideias únicas”, foi algo que absolutamente ninguém jamais disse.
Bem, verdade que isso já era um problema do Sega CD (muitos jogos de FMV digitalizado) que apenas migrou para o 3DO com telas um pouco maiores e uma resolução melhor. Como se alguém acreditasse honestamente que o problema com esses jogos não era que eles eram chatos, limitados e nada interativos - apenas uma versão reempacotada de DRAGON'S LAIR - e sim que com uma resolução um pouco melhor a coisa ia que ia.
Não ia.
Para ser justo, até este momento esta introdução poderia ter sido cerca de metade da biblioteca condenada do 3DO (e do Sega CD/32X, diga-se de passagem). Mas não. Que deus me ajude, estou falando o Guerreiro Supremo.
... bastante bonito, na verdade. Não é algo que se diga "minha nooooooossa é praticamente um Senhor dos Anéis", mas tenho que dizer que a locação na China é bonita e os cenários são bem feitos. Não deve nada realmente a um filme de Kung Fu chinês de verdade, o que também não é exatamente a produção mais cara da história da humanidade mas e a proposta é essa, então a proposta é essa.
Com efeito, esse jogo foi filmado pela Shawn Brothers, o maior estúdio chinês com mais de mil filmes de gente voando pendurada em cabos enquanto se escatebefeia-se uns aos outros. Enquanto dá pra dizer que o kung fu apresentado é realmente bom...
... o mesmo não pode ser dito das atuações. Quer dizer, colocar fogo na barraquinha de fogos de artificio é meio brega, mas compreensível. Derrubar a barraquinha de cuecas samba-canção e ir comemorar na camera como se tivesse feito um gol foi realmente desnecessauro. Po cara, pra que a barraquinha de cuequinha, véi? Que que a cuequinha te fez?
Seja como for, a putaria generalizada é interrompida pela chega divonica do Big Baddie desse jogo!
Tenho que dizer que eu fiquei realmente desapontado que o vilão não chegou dizendo "my my my... name is, hmmmmmm Bettyyyyy" (apenas os fortes entenderão a referencia, temo dizer).
a) realizar uma cirurgia para retirar o coração sem danificar para que ainda fique um órgão reconhecível em toda e cada uma das pessoas dessa vila;b) um coração humano não é uma coisa muito grande, é mais ou menos do tamanho do seu punho fechado. Você não pode realmente colocar eles em estacas, tem que ser no máximo em palitinhos. Então ele pretende ter uma vila com a entrada repleta de espetinhos de coração? Isso parece mais uma barraquinha de festa junina gaúcha do que um cenário de terror, estou confuso a respeito de qual mensagem hmmm...Bettyyyyy realmente quer passar aqui. E eu fiquei com fome agora.c) eu realmente gosto como a camera não se move, se os warlords quiserem aparecer eles que deem um jeito de passar na frente da camera porque ela não vai até eles! Isso ae, gosto de um camera man que mostra dominancia!
O que deixa essa cena realmente boa é o quanto full pistola essa mina está. Suponho que ela está moralmente ofendida por um forasteiro ter que defender a vila enquanto ela precisa ficar enrolando o braço por motivo nenhum, mas a certeza é que a grande motivação dessa atuação para sua pistolice é que a atriz lembrando que essa cena nesse jogo que saiu para 3DO, Sega CD, 32X e Sega CD 32X (só a nata dos videogames) é o ponto alto da sua carreira.
Isso considerado, ela até que está aceitando bastante bem.
E, bem, a partir desse ponto o jogo começa - o que quer dizer que é onde a diversão termina. Veja, eu realmente posso comprar um filme de kung fu com quick time events, especialmente se abraçar todas as más atuações e os erros de lógica que os primeiros poucos minutos iniciais mostram. E até pq, como eu disse, as coreografias de luta não são nada desprezíveis.
O problema é que não é. Toda parte do filme meio que termina por aí, daí pra frente o jogo é apenas um DRAGON'S LAIR da vida onde você tem que apertar o botão certo na hora certa indo de uma luta para outra sem quase nenhum filme entre eles.
E o pior ainda é que de alguma coisa eles conseguiram fracassar retumbantemente nisso, eu não faço ideia de como. Dragon's Lair não é o melhor gameplay do mundo, mas ao menos é funcional: vai rolando o filminho e então em alguns momentos você tem que apertar algum botão. O jogo inclusive dá uma dica visual que tá na hora de apertar o botão.
Achou que eu tava brincando? |