quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

[#1040][Abr/97] HERC'S ADVENTURE


E aqui estamos nós, e não estamos sós, na review número 1040 desse blog e ainda seguimos firmes e fortes trazendo informações epipopeicas jamais sonhadas por vossas meras mentes mortais. Isso porque qualquer um que passou a oito milhas náuticas de um Super Nintendo já jogou pelo menos alguns minutos de ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS. Não é um jogo que eu particularmente amo, mas esse não é o ponto aqui e sim que todo mundo conhece ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS.

O que menos gente conhece, entretanto, é que ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS tem uma continuação que apenas três pessoas lembram chamada "Ghoul Patrol". Eu não tenho exatamente certeza do pq Ghoul Patrol passou tão abaixo do radar, não é nem um caso de jogo que só saiu no Japão já que ele foi feito por uma empresa americana - a Lucas Arts.


Eu não sei realmente o motivo disso e nem vou atrás disso pq esse não é o ponto desse review e sim que agora entra o ponto mega borga turbo plus mind blender do futuro: existe uma terceira continuação de ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS. Sim, um jogo da geração 32 bits que pega o esqueleto do jogo do Super Nintendo e extrapola com todos os recursos que um jogo em CD para PS1/Sat tinha recursos sobrando para enlouquecer a galere (mapa maior, mais quadros de animação, dublagem, etc).

Aposto que vcs não sabiam disso, hã? ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS 3 quando a maioria das pessoas ignora que mesmo o segundo existe! E que esse jogo se chama HERC'S ADVENTURE! Sim, ZAMN 3 é o jogo do Hercules que não era o da Disney! Patchua-la!

... O EFEITO DOS SEDATIVOS DA CIRURGIA NÃO PASSOU TOTALMENTE AINDA, NÉ?

Vou ser sincero e dizer que não inteiramente. Ainda sim, vamos começar do começo...

A primeira coisa que todo mundo pensa quando se fala sobre o Hercules, bem, na verdade pode ser uma de duas coisas: esse cara...


... ou esse cara:


Bem, sim, suponho que certamente sempre também vai brotar de algum lugar do universo, não importa ele qual seja, o cara que vai dizer que associa Hercules com esse cara: 


Sim, tem um Hercules na Marvel, mas a esse ponto o que não está na Marvel? Seja como for, Hercules é o herói grego mais famoso e a coisa sobre a Grécia clássica é que... bem, na real pouca coisa daquele tempo envelheceu bem realmente. Quer dizer, todo mundo é meio que um babaca, sabe?

Claro, é um fato culturalmente aceito que os deuses gregos são cuzões de marca maior, mas na real os heróis gregos não são tão melhores que isso, não. Então Hercules é muito menos um galã que "faz a coisa certa", e mais um cara que resolve as coisas na porrada porque ele pode e quando não pode dá um carteiraço de "meu pai é um deus!". Geez, what an asshole!



E hey, esse é exatamente o ponto que a Lucas Arts está tentando chegar aqui. Então o tema do jogo é não baseado em clássicos do terror como ZAMN, e sim como todo mundo na Grécia clássica era um babaca meio canastrão. Okay, isso é interessante, isso é diferente, eu posso rolar com isso.

Tanto que nossa história aqui é que Hades sequestra Persefone, como na mitologia, mas diferente do clássico grego aqui Zeus decide intervir... mandando alguém fazer o trabalho dele. Pq ele mesmo não foi lá e resolveu a treta com o irmão ao invés de mandar o filho? Pq ele é fucking ZEUS, ser um babaca folgado é literalmente a descrição do emprego dele!

Zeus in a nutshell

Acho que aqui é a única representação na vida que eu vi que Athena não é esguia e elegante e sábia, e sim meio que uma cuzona também. O que faz sentido, pq é um fato pouco levantado da mitologia grega que Athena transformou Medusa de uma bela mulher em um monstro condenado a um destino pior que a morte porque a Medusa foi ESTUPRADA por Poseidon no templo de Athena. E ela amaldiçoou Aracne em uma aranha porque Aracne era uma tecelã melhor do que ela.

É Seiya, essas histórias tu não conta, né?


E o jogo mantem essa vibe. Tipo, Persefone foi sequestrada, a mãe dela tá full pistola, inverno eterno e fim da vida na Terra, então quando você vai visitar as cidades-estados desses deuses para pedir ajuda para impedir o fucking apocalipse, a reação deles é basicamente:


Hã, tipo, vcs sabem que vão perder suas oferendas e seguidores e templos se todo mundo morrer no inverno eterno, né? Bem, suponho que é realmente dificil vencer os deuses gregos na arte de estar pouco ou nada se fodendo.

Absolutely diabolical, i love it!



Adicione a esse tom com animações com um numero surpreendentemente grande de quadros de animação (o que quer dizer uma animação muito fluída), personagens que ocupam a tela inteira, dublagem ultra canastrona que combina com o tom da galhofada toda (embora o nivel de audio seja terrível, alguns personagens falam gritando e outros mal da pra ouvir, vc precisa ter o controle remoto a mão o tempo todo), all the good stuff.

E felizmente esses recursos extras que os videoconsoles modernos ofereciam também foram utilizados em elementos do gameplay pela equipe de ZAMN. Agora você não apenas tem mais armas especiais a sua disposição ...


... como usar o próprio cenário como arma. Porque é uma coisa muito Hercules salvar a vida de uma pastora... usando as ovelhas dela como arma contra o ciclope. E a casa dela. E ela também. O que importa é que esse ciclope não vai se nocautear sozinho, tá bom? 

... ou pq pode ter uma moeda embaixo da casa, esses saves points também não vão se pagar sozinhos, tá? (sim, esse é um daqueles jogos que limitavam o numero de saves de alguma maneira)


Adicione a isso um mapa realmente grande com uma variedade maior ainda de inimigos bem animados e temos um jogão imperdível, certo?


Infelizmente, Herc's Adventures não compartilha apenas a sensação de gameplay e produtores de ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS, mas também o seu conceito geral: a ideia do jogo, tudo que cerca o jogo é muito mais divertido do que jogar o jogo em si.

Isso pq, novamente, a Lucas Arts não soube regular a mão na dificuldade e esse jogo se torna mais cansativo do que precisa ser pq pega pesado demais nisso. O jogo tem ondas e ondas de inimigos que dependem muito das armas especiais para serem derrotados já que suas armas básicas são pouco eficientes, mas pior ainda é que você não ganha nada por derrotar os inimigos senão desobstruir a tela - os inimigos não dropam recursos nem vc ganha nada com isso, então o jogo te recompensa por evitar o combate o máximo possível.



Isso faz o jogo arrastar mais do que deveria, mas hey, ele ainda funciona divertido como coop? Então... funcionaria, não fosse o fato que a Lucas Arts usou todos os tóxicos e inspirou o seu coop apenas na ideia mais infeliz da história dos videojogos: BATTLETOADS.

Sim, algum energumeno polivalente jogou aquele terror retumbante do coop e achou que era uma boa ideia reproduzir isso no seu jogo. Eis como funciona: quando você morre em Herc's Adventure, você não apenas perde uma vida e tenta novamente. Não, nada tão simples assim.


O que rola aqui é que depois de perder sua barra de energia você acorda como um fantasma e deve lutar para sair do submundo. O que é fácil no começo, mas mortes sucessivas o jogarão cada vez mais fundo para o abismo. Quando vc sai do Hades, vc continua o jogo com a energia que chegou ao final. Essa é uma mecânica interessante, mas é catastrófica no Coop.

Isso pq quando um jogador morre, ele joga sozinho a fase do hades para "voltar a vida" e o outro player fica esperando. O que não é nada divertido, como você pode supor, só que funciona pior ainda na prática pq o que acontece é uma alternancia do jogo ser interrompido por um jogador jogando sozinho, e como cada vez é mais dificil voltar do Hades (ou seja, vc começa com menos energia), apenas vai aumentando a frequencia da coisa e a experiencia vai ficando cada vez mais frustrante mais rápido.

Eu achava que tinha prestado atenção nas aulas de mitologia grega, mas descobri que eu não sei o quanto eu não sei

Como eu disse, lembra muito ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS: o tema é interessante, o humor tem o selo Lucas Arts de qualidade, os aspectos tecnicos aproveitam o melhor do console... apenas que jogar o jogo é mais frustrante do que divertido realmente. 

A coisa que a Lucas Arts tem com jogos exageradamente dificeis por razão nenhuma que senão é uma questão de honra pra eles mostrar que SUPER STAR WARS nem era tão dificil assim... vai entender.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 109 (Novembro de 1996)


Edição 117 (Julho de 1997)


Edição 119 (Setembro de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 038 (Maio de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 022 (Setembro de 1997)