terça-feira, 10 de abril de 2018

[AÇÃO GAMES 010] BATMAN: RETURN OF THE JOKER (NES, 1991) [#140]



A Sunsoft foi uma empresa com um modo de trabalhar bastante peculiar: eles tinham alguns títulos semi-desenvolvidos na gaveta, e quando o marketing da empresa conseguia uma licença eles alteravam o jogo para se encaixar naquela marca.

Sua lista de titulos licenciados é bastante extensa: A Bela e a Fera, A Morte e o Retorno do Super Homem, Gremilins 2, Justice League Task Force, O Natal Assombrado do Gaguinho, e todos esses jogos tem em comum que se você trocar os sprites dos personagens por absolutamente qualquer coisa não vai fazer diferença nenhuma.

Não é muito diferente do que eles fizeram com o clone de Ninja Gaiden que virou "Batman: The videogame", o jogo baseado no filme do Tim Burton e que claramente precisava desse subtítulo para que as pessoas não tentassem socar o cartucho de Nintendinho no videocassete. E também não é muito diferente do que eles fizeram na sequencia (apenas na distribuição brasileira o jogo se chama Batman II, alias), só que aqui os jogos copiados são Contra e Mega Men. Ou seja, muitos, muitos, mas muitos tiros MESMO.

O que totalmente funcionaria para um jogo do Justiceiro, mas o Batman meio que tem uma politica bastante especifica com armas de fogo, pelo que eu lembro...


Mas então, o que eu sei realmente sobre alguma coisa, né?


Em tempo: vai se foder, Zack Snyder. Dito isso, comecemos os trabalhos.

Fato curioso: se você deixar a tela de introdução parada por UM MINUTO INTEIRO, roda essa uma animação do jogo. Eu não sei que criança faria isso, e de fato eu só descobri que essa cena sequer existe HOJE e por acidente. É, bela programação aí, bom jeito de começar o jogo...




Uau, são gráficos impressionantes para um Nintendinho. Honestamente, seriam impressionantes até para um Super Nintendo. Porque algo tão bem feito assim estava escondido atrás de UM MINUTO de tela parada? Porque as pessoas estão atirando tomates no Batman? Ou ele está perto de um daqueles raios da morte tão poderosos que faz a gravidade fluir ao contrário?

Tudo isso e muito mais em... nunca, realmente. É um jogo de NES, não tem história. O Coringa voltou dos mortos, Batman vai lá dar uma tacapada nele. Pronto, taí sua história.

Curiosamente, a versão de Mega Drive também tem uma animação do tipo que mostra...


O Batman com medo do Batsinal. Calme seus batmamilos, amigo! Tu vê essa porra toda semana, já não devia ter superado o medo? E provavelmente o comissário Gordon só perdeu a senha do wifi ou algo assim. O Super NES nunca ganhou uma versão desse jogo porque ela começou a ser feita...e foi cancelada porque ficou ruim demais, além de qualquer concerto. Pois é.

Voltando...


Uau. Apenas uau.
Como a Sunsoft conseguiu colocar essa quantidade toda de informação no jogo sem fazer o NES implodir em uma bomba de radiação gama é algo que está além da minha imaginação. Efeitos de paralax nas nuvens, chamas ondulando, um Batman tão grande que para eles tiveram que programar dois personagens diferentes! Sério, para o NES a metade da frente e a de trás do Batman são personagens separados que só acontecem de estarem perto um do outro, foi a forma que eles conseguiram fazer o videogame gerenciar sprites tão grandes. Você percebe isso quando tem um inimigo na mesma linha da tela que o Batman, porque o jogo entra em flickering já que sua capacidade de sprites está estourando.

Quer dizer, é realmente impressionante mesmo. Esse é o jogo mais bonito de toda biblioteca do NES, melhor que muitos jogos iniciais dos 16 bits até. Isso foi possível apenas porque a Sunsoft era uma das poucas empresas que tinha permissão da Nintendo para fabricar ela mesma os cartuchos, e com isso ela pode colocar chips que pentelhoplicam a capacidade do NES.

A única coisa que falta para complementar essa cena seria uma trilha sonora foda pra caralho e...


Uau, isso é mais lindo que a Jessica Nigri de camiseta branca em um dia de chuva. Estou comovido, Sunsoft. Basta apenas não cagar o gameplay e vocês entrarão para o Valhalla dos videogames.

...

Pois é, então, quanto a isso...


Caramba, Batman, você acabou de explodir aquele cara! Demorou alguns tiros, mas esse último aparentemente o rasgou a nível celular, sem deixar sequer uma marca de carbonização no chão. Acho que o Batman não está preocupado com matar desde que ele não tenha que lidar com um corpo depois.

Embora ele tenha deixado uma orbe piscando, então eu suponho que é possível que ele simplesmente desmaiou e voltou para a seu pokéball. Pegar isso não parece ter efeito nenhum, mas continuarei coletando as coisas de qualquer maneira. Com esse pulinho, não é como se eu pudesse desviar deles mesmo.


O gameplay do jogo é meio estranho, na verdade: você troca de arma como no Contra, pegando letras de power-ups. O que é estranho é que existem mais desses itens do que existem inimigos no jogo! Sério, algo muito errado se deu  na programação aqui, imagine um jogo do Mario onde você tem 2 flores de fogo para cada Goomba?

O jogo ser tão fodelão nos gráficos custou no desafio, porque com menos inimigos na tela o jogo é bem mais fácil do que ... quase tudo que saiu no Nintendinho, na verdade. Eu terminei o jogo em meia hora, o que é um investimento altamente questionavel para o aluguel de uma fita, para comprar um jogo de 60 carneiros então...

O texto está ruim de ler, mas eu TINHA que mostrar o "continua na pagina 27". Vocês me perdoam nessa.


Só de curiosidade, eu resolvi então pesquisar na internet e descobri que a maior parte dos reviews não acham o jogo tão estupidamente fácil assim... porque eles jogaram com o pior tiro possível! Tem um tiro que é o mais forte do jogo, o C (obvio né), só que ele é uma merda porque ele só vai em linha reta. Oh, que surpresa que o jogo tá dificil, né nheconheco? Tem pelo menos dois outros tiros (um pouco mais fracos, mas não tanto) que acertam a tela inteira, mas não, quero o mais forte!

Ah vão se foderem com cream cheese, esse é o mesmo pessoal que depois reclama que Dark Souls é dificil demais porque não dá pra jogar como se estivesse jogando God of War no easy! Gamers cansam a minha beleza, não é a toa que essa midia tem a profundidade emocional de um filme do Michael Bay, o seu publico alvo tem a capacidade de julgamento de um mamute com a tromba em chamas!


Outra coisa que as pessoas não pensam é na simples técnica de atirar e andar. Como atingir inimigos fora da tela que te derrubam de plataformas antes que você possa acerta-los? Simples, dispare um projetil e ande atrás dele, quando o inimigo surgir a bala já vai estar no cantinho da tela e vai matar ele. Poxa gente, não é dificil, é só pensar um pouquinho!




Mais pra frente o jogo tem alguns instadeaths e outros truques baratos para te parar, mas nada que decorar a fase não resolva - o que ajuda muito que você tenha vidas infinitas e passwords. 

Falando em dificuldade, se tem algo que não vai representar dificuldade alguma nesse jogo são os chefes. Porque ao deparar com um ...



Puta merda, um raio caiu no Batman e seu medidor de vida foi para 80 mil pontos de vida! Eu sei que o Batman está preparado para tudo, mas eu não vi isso vindo! 

Tirando a confirmação que de a Sunsoft não tinha a menor ideia de que esse jogo seria um jogo do Batman (funcionaria como um jogo do Shazam, se ele fosse popular o suficiente para alguém com mais de dois amigos saber quem ele é), o raio não parece ter feito nenhum dano a sua integridade estrutural.

O mesmo não pode ser dito do coitado do Nintendinho, que está dando mais flickering do que Marty McFly depois de passar o rodo na própria mãe. O NES não aguenta exibir esses dois personagens enormes de uma só vez, pois eles são criados a partir de múltiplos sprites, então, sempre que estiverem na mesma linha, partes deles têm que dar flickering quando compartilham o número limitado de sprites entre (e as balas). 

Mas isso acabou me distraindo do que eu ia dizer: quase todos os chefes do jogo, podem ser derrotados ficando parado e atirando. Acho até que todos, mas não tenho tanta certeza disso. Enfim, o ponto é que os gráficos consomem tanta capacidade do videogame que a programação não pode sequer movimentar os inimigos direito, e isso acusa o golpe no gameplay - como o gif acima demonstra (embora ele esteja usando a arma ruim que eu falei e essa luta vai ser mais demorada do que precisa ser).

Em menor escala, esse é o problema que prejudica o jogo inteiro.

Em uma nota parcialmente relacionada, no Mega Drive o primeiro chefe é esse:





QUEM É ESSE CARA? Ele não se parece com nenhum vilão de Batman que eu conheça, e eu conheço alguns dos obscuros como o Clock King, Calendar Man e Rei dos Condimentos e o Colcha Louca. Não, eu não inventei nenhum desses vilões. Mas esse cara eu não faço ideia de quem seja, ele parece o Mario que fugiu da Nintendo porque ela tentou enfiá-lo no Mario Xtreme Skateboarding ou algo assim. Um spin-off muito louco. Droga, agora estou pensando em Batman enfrentando o Mario no Smash Bros. e estou triste porque isso nunca vai acontecer.

Ah bem, fiquem com uma imagem do Rei dos Condimentos enquanto eu penso nisso. E sim, o poder dele realmente é disparar condimentos como mostarda e maionese.

Ah, lembra daquele item que eu falei lá no começo que eu não sabia pra que servia? Bem, acontece que se você juntar oito deles o Batman ... SE TRANSFORMA EM UM SUPER SAYAJIN E SAI TOCANDO FOGO NOS INIMIGOS DURANTE OITO SEGUNDOS!

Espera, o que? Apenas, O QUE?


Eu... eu... sério, eu nem sei por onde começar. Ok Sunsoft, vocês realmente só colocam o sprite do Batman faltando 15 minutos para entregar o jogo, porque vocês sequer tentaram fazer um jogo do cruzado embuçado! Pq ele vira o Super Sonic? Pq o lança-chamas quando até o Zack Snyder acharia que aí já é avacalhação? Pq um power up que leva três a quatro FASES para reunir dura menos de dez segundos e você não escolhe quando ele ativa, significando que você vai desperdiçar ele mesmo?

Tantos porques que AH FODA-SE! PAREI CONTIGO, TO ENTREGANDO OS TACOS!

Certamente eu já joguei jogos muito piores que esse, mas se é possível deixar pra lá que eles realmente nem tentaram fazer um jogo do Batman, não tem como relevar que a beleza dos gráficos acaba estragando a experiencia resultando em um jogo com poucos inimigos, chefes que você mata parado e um jogo que pode ser terminado em 25 minutos.

Se o jogo se chamasse Killblaster Z e fosse mais feiozinho, seria um jogo infinitamente melhor. Um dos melhores do NES, com certeza.

Coisas dos videojogos.

VERSÃO PARA MEGA DRIVE NA EDIÇÃO 032