Desenhos animados, qualquer adulto responsavel poderá te dizer, são coisas para crianças. Sabe, eu sempre achei essa afirmação (e outras do tipo) muito curiosa. Por que? Quem decidiu isso? Como? Essa é uma daquelas coisas que todo mundo "sabe", mas pouca gente sabe porque realmente "sabe".
Mas bem, eles não estão de todo errados. Desenhos animados realmente foram coisas para crianças durante muitos anos, até que um desenho em especial mudou todas as regras do jogo. Como de costume, vou aproveitar a deixa do jogo de hoje da Ação Games ser dos Flintstones para contar a história desse desenho e de como as coisas nunca mais foram as mesmas depois dele (enquanto falo do jogo nos comentários das imagens)
A história dos desenhos animados começa no cinema, obviamente. Como eu já havia comentado no post sobre Tom e Jerry, os desenhos se popularizaram como fillers entre as sessões dupla de cinema. Desenhos focados no humor fisico e entretenimento ultra violento para adultos responsaveis dos anos 40 curtirem entre uma propaganga de chutar nazistas e outra.
Porém quando a televisão começou a tomar corpo como o grande canal de entretenimento da nação americana, os desenhos animados tiveram um problema muito grave pela frente: desenhos animados são caros de se fazer, são lentos de se produzir. São, comparativamente, muito mais caros de se fazer do que shows live action. Isso é verdade mesmo hoje, com o dinheiro que a Nick gastou para produzir um Avatar eles fariam 5738 séries esquecíveis tipo I-Carly ou qualquer em que adolescentes sem graça falam qualquer coisa para esperar o claque de risadas gravadas. Alias, faça o teste agora mesmo: ligue em qualquer canal infantil, boas são as chances que estara passando alguma série com atores do que um desenho animado simplesmente porque é mais fácil e barato fazer.
A alternativa para desenhos animados conseguirem competir nesse mundo corrido e de poucos recursos (comparando com o cinema, claro) da televisão foi algo que anos depois os japoneses se tornariam mestres supremos: cortar custos. Cenários repetidos, animações repetidas, efeitos repetidos, nada disso acontecia quando você tinha o orçamento e tempo de curta metragem de um grande estúdio para trabalhar. Agora quando você entra no ritmo da televisão, bem, isso...
... acabam virando isso:
Então seria justo pensar: "uau, esse novo padrão de qualidade é idiota. As pessoas não vão aceitar isso!", e de fato, não aceitaram. Nenhum adulto perderia seu tempo vendo uma coisa tão tosca, eles teriam que achar um publico sem absoluto padrão de qualidade nenhum para empurrar essa merda goela abaixo...
... o que foi exatamente o que eles fizeram. Foi assim que desenhos animados viraram "coisa de criança", pq crianças aceitariam um baixissimo padrão de qualidade e achar ótimo. E foi o que aconteceu.
Achou que eu estava brincando? |
William Hannah e Joseph Barbera, os criadores de Tom e Jerry, foram uns dos que melhor dominaram esse cenário. Seus desenhos animados tinham o orçamento de duas caixas mascadas de Plets, mas ele empilhavam sucessos com a garotada da época. Jambo & Ruivão, Dom Pixote, Plic, Ploc & Chuvisco, Zé Colméia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino foram todos desenhos que eles produziram nessa época com menos dinheiro do que o que você gasta na Summer Sale da Steam.
Isso fez de Hannah e Barbera muito ricos, verdade, mas a pergunta que realmente devia ser feita é: isso os estava fazendo felizes?
Como adultos altamente criativos, se limitar a produzir desenhos animados por quantidade e não qualidade certamente era um modo de viver, mas não era tudo que eles podiam ser. Como artistas, eles queriam mais do que isso. E foi assim, dessa necessidade de se expressar que só nasce quando você tem um emprego muito abaixo da sua capacidade intelectual que eles tiveram uma ideia ousada. Alguns diriam maluca, até.
O plano dos dois era fazer um desenho animado para adultos. Não, seu doente, não ESSE tipo de desenho para adultos! Mas puta merda... o que eu quis dizer é que eles queriam fazer algo tão respeitavel quanto qualquer série que passasse no horário nobre. Com efeito, a meta deles ERA fazer um desenho animado para passar no horário nobre. O que fez muitos donos de emissoras rirem na cara deles.
Hoje nós somos, literalmente, uma geração que cresceu com Os Simpsons passando as oito da noite, e qualquer um pode te apontar desenhos famoso que não são feitos "para crianças" como Futurama, South Park, Bojack Horseman ou os próprios Simpsons. Em 1960, desenhos animados na televisão não eram mais respeitados do que o Discovery Kids é hoje.
Por isso mesmo Hannah e Barbera tiveram que bater em muitas portas e ouvir muitos MAS NEM FODENDO UMA MARIA-MOLE até encontrar uma emissora que comprasse a sua ideia um desenho animado no horário nobre. Essa seria a ABC, então uma emissora iniciante que procurava coisas diferentes para chamar atenção sobre a concorrência.
E assim nascia "Os Flagstones" (depois rebatizada como "Os Flintstones" pq Flagstone já era o nome de uma família de uma tirinha da época), que era um sitcom sobre duas famílias vizinhas que tinham problemas que qualquer cidadão suburbano dos anos 60 poderia se identificar como lidar com o chefe, atender os caprichos da esposa, dar aquela escapadinha para "jogar boliche", ou lidar com um eletrodoméstico novo que não funciona. O elemento fantástico é que eles eram famílias da "idade da pedra", então todas as conveniências modernas tinham seu equivalente improvisados com dinossauros e pedras.
Foi um sucesso avassalador. Os adultos adoraram essa sitcom parodiando situações do cotiano, coisas com as quais eles podiam se identificar e as crianças... bem, era animação e isso já era mais do que suficiente porque criança aceita qualquer merda mesmo.
A série foi bastante revolucionária para o seu tempo também, sendo a primeira vez que mostrou um casal dormindo na mesma cama, mesmo nas séries live action isso não era tão comum (resquício de regras de censura dos anos 30 que acabaram se fixando na cultura mesmo depois que as leis em questão já tinham ido). Também foi o primeiro desenho animado a retratar uma mulher grávida (Pedrita não é inicialmente parte da família, Wilma fica grávida durante alguns episódios da terceira temporada antes dela nascer), infertilidade, adoção e brigas conjugais.
Claro, hoje em dia não é nada espetacularmente notavel, mas para um sitcom dos anos 60, os Flintstones era tão a frente do seu tempo quanto se podia ser. Tanto que a série seguinte de Hannah-Barbera para o horário Nobre, pegava bem mais pesado no tema "para um cara casado classe-média suburbano que tem um emprego bosta se identificar". Só ver pela abertura:
... o que levanta algumas questões interessantes, mas os Jetsons já é assunto para outro jogo.
Então se hoje nós assistimos desenhos mais complexos do que seria necessário para entreter crianças de até 7 anos de idade, agradeça ao Yaba-daba-doo - um desenho que moldou a televisão mais do que normalmente recebe o crédito.