quarta-feira, 24 de outubro de 2018

[AÇÃO GAMES 013] SIM EARTH (PC 1990, SNES 1992) [#165]



Aos trinta anos de idade, Will Wright tinha conquistado o mundo. Em 1984, aos 24 anos de idade, Will tinha escrito um jogo para o Commodore 64 chamado "Raid on Bungeling Bay", no qual o jogador controlava um helicóptero que jogava bombas em ilhas. O que Will descobriu ao programar esse jogo, no entanto, é que ele se divertia mais criando os cenários das ilhas do que jogando o jogo em si e desde então ele começou a se perguntar se outros se divertiriam com essa ideia também.

A resposta, 5 anos depois, foi um estrondoso SIM. Mais precisamente, SIMcity - um dos jogos mais influentes de todos os tempos, e com certeza um dos melhores. Até o final dos anos 90, Sim City este entre os dez jogos de computador mais vendidos de todos os tempos. O jornal New York Times elegeu Sim City como um dos dez jogos que podem ser considerados como artefatos culturais da humanidade. A biblioteca do Congresso Americano adicionou videogames aos itens culturais da humanidade que devem ser preservados para a humanidade, e Sim City estava entre os primeiros jogos a serem imortalizados. Então, sim, Will Wright havia criado uma daquelas obras primas que muda para sempre como as coisas serão daquele ponto em diante.

Então, o que um homem que conquistou tudo faz depois disso? "Nada" seria uma resposta perfeitamente aceitável, Will podia simplesmente sentar em seu escritório com os pés em cima da mesa e de vez em quando algum novato em game desing seria conduzido casualmente pela frente da porta dele apenas para que o seu sênior pudesse dizer "esse é o cara". Seria uma saída justa, e muitos teriam se contentado com ela.

Will Wright, por outro lado, queria mais. Muito mais. Ele queria o mundo inteiro. Seu próximo jogo foi infinitamente mais ambicioso do que Simcity. Talvez, ambicioso até demais.



Como o nome sugere, Sim Earth é um jogo que é um simulador de planeta.



 É fácil para qualquer um começar a jogar SimCity. Você já viu uma cidade e, mesmo que não entenda os detalhes sobre o planejamento urbano ou impostos razoáveis, pode aproveitar o suficiente para descobrir o básico: o jogo é muito graficamente amigável. Coloque algumas estradas, construa uma usina de energia, coloque algumas zonas de residenciais, boom. Sua cidade está crescendo.

 Os problemas especifico que você tem que resolver na sua cidade são compreensíveis a um nível gráfico. O crime está muito alto? Veja onde são as piores zonas e coloque delegacias de policia e/ou aloque mais dinheiro dos impostos para a policia. Muita poluição? Mais parques e mantenha as zonas industriais afastadas de onde as pessoas vivem. Existem truquezinhos específicos a serem descobertos, mas você se vira jogando o jogo.



É impossível que o mesmo seja dito de SimEarth. Gerenciar uma cidade é complicado, claro, todo mundo tem uma boa ideia de como uma cidade funciona. Já um planeta, muita pouca gente sabe o que faz um planeta "funcionar" (estão aí as discussões a respeito do aquecimento global que não me deixam mentir). No cenário iniciante, o primeiro objetivo é aquecer o planeta. OK. O ajudante do jogo me diz que eu deveria estar usando um "N² Generator" com um "CO² Generator" ou um "Vaporizator".

 Mas oi?

Depois de mais tempo me batendo contra os menus do jogo (e falhando miseravelmente em evitar comparar o quanto os menus de SimCity são mais simples e user-friendly) eu descubro como fazer isso, e o jogo me diz que está bem e tudo está ótimo. Então, o que eu faço agora? O escopo no SimEarth é grande demais para responder a essa pergunta sem ajuda, e o sistema de menu desajeitado e o sistema de recursos muquirana tira a diversão de qualquer tentativa de experimentar.

Eu sei, por exemplo, que o CO² aquece o planeta e que o O² mais ou menos resfria. Então meu planeta tinha um gerador de O² e isso foi ótimo: as bacterias nos oceanos começaram a se desenvolver. A vida gosta de 0², minhas aulas de biologia serviram... bem, pra porra nenhuma na verdade, tudo que eu sei de biologia eu aprendi na TV Cultura ou no Youtube. Mas enfim, se adicionar um "vaporizator" o mundo fica mais úmido e isso leva a líquens crescerem sobre as ilhas. Com o tempo os liquens viram plantas e as plantas viram arvores e as arvores atraem anfíbios que viram repteis, depois dinossauros e depois aves.

Meu planeta estava indo muito bem, só tinha um problema me preocupando (e só a mim, o assistente do jogo dizia que tudo estava ótimo): as calotas polares estavam crescendo e já ocupavam quase uma tela inteira.



Bem, então dar uma aquecidinha no planeta para impedir que meus animais comecem a cantar Let It Go, quem sabe? Coloquei um gerador de CO². Alguns milhões de anos depois (ou quase meia hora de tempo real) o gelo das calotas havia parado de crescer. O que era bom. E então meia hora depois desapareceu completamente e toda vida marinha - que até aquele ponto atulhava o oceano - morreu. Os dinossauros e aves continuavam, mas o oceano havia se tornado mais morto que uma festa de Halloween na casa do Undertaker. Ok, o aquecimento global é uma coisa mais perigosa do que as pessoas acreditam.

Problema: eu não tenho como retirar o gerador de CO², e não tenho recursos para comprar um gerador de O² para equilibrar as coisas novamente. Você ganha recursos muito, mas muito lentamente nesse jogo e eu não faço ideia de como acelerar isso. O jogo não me diz também. Sério, cada vez que você usa um item leva un VINTE MINUTOS até você conseguir ter recursos para colocar outro. Uau, apenas uau.

Então eu não tinha como colocar mais oxigenio na atmosfera, o que supostamente resolveria o problema que matou toda minha vida marinha, mas mexendo nas opções eu descobri que poderia aumentar a absorvção de CO² que as plantas fazem. Na minha cabeça era tão bom quanto e custava metade do preço, certo? Então eu aumentei a absorvção de CO² em 50%... e meia hora depois o planeta começou a congelar mais rápido que coração de ex. Ok, talvez eu devesse tentar algo mais light, então mudei para 25% e... quase uma hora depois o planeta voltou ao seu estágio inicial. As calotas polares pareciam estabilizadas, mas a vida marinha continuava tão morta quanto a vida sexual de alguém que sabe falar Klingon. Eu não faço ideia do que eu estou fazendo errado, e o jogo só me diz que "está tudo bem, eu estou fazendo um ótimo trabalho!". Bem, eu não me sinto assim, jogo! Eu não faço ideia do que eu estou fazendo, não sei quais são as consequências para as minhas ações e não quero ter que esperar UMA HORA EM TEMPO REAL para ver o que acontece quando eu coloco alguma coisa nova na atmosfera do planeta!



Enfim, o objetivo do cenário que eu estou jogando é ter uma civilização que descubra o fogo, e eu não acho que os dinossauros e aves (tudo que restou no meu planeta) vá fazer isso. Eu gostaria que os dinossauros parassem de stalkear pessoas em aviões gritando "ALAN!" e fizessem fogo, sei que os velociraptors tem total capacidade para isso, mas não vai rolar.

Bem, no meu menu tem um evento que eu posso usar que é jogar um monólito negro a lá 2001, isso supostamente fará os animais se tornarem inteligentes. Idealmente eu usaria isso em mamíferos, mas eu não tenho nenhum. E eu não faço a maiss remota ideia do que eu posso fazer para fazer os mamíferos surgirem (brincar com o clima se mostrou altamente proibitivo pelo tempo que consome, estabilizei meu planeta depois de HORAS, então assim ele ficará!). Bem, um Homo Saurus, será então. Depois de esperar TRÊS HORAS para ter recursos para evocar o monólito da sapiência...


 BAM BAM BAM BAM BAAAAAAM BAAAAAAAAM (imagine que eu estou cantando o tema de 2001, ok?)


 BAAAAAAAAM BAAAAAAAAM! BAM BAM BAAAAAAM!

Expectativa...

... realidade
E assim, lá se foram 2500 Omega Points (ou seja, TRÊS HORAS DE RECURSOS) e meus dinossauros continuam burros! Porque? TRÊS MALDITAS HORAS ESPERANDO COLETAR RECURSOS QUE EU NÃO FIZ NADA SENÃO OLHAR PARA AS PAREDES... e falhou!


Porque, jogo? Porque? Você pode ao menos, por favor, pelo menos me dizer o que eu estou fazendo errado?


... TRÊS HORAS DE RECURSOS PRA ISSO? PQ VC NÃO FALA COMIGO, PLANETA? FALA COMIGO, SEU PLANETA BOSTA! ME DIZ O QUE VOCÊ QUER, ME DÁ UMA PISTA, QUALQUER COISA MAS ME DÁ UM FEEDBACK CARALHO!


... eu desisto.

Eu não faço a mais remota ideia de como se administra um planeta, o jogo não quer me dizer e eu não posso descobrir experimentando porque qualquer coisa que eu faça leva HORAS para recolher recursos. Foda-se você, planeta. Eu vou agora mesmo descobrir como tirar cidadania americana só para votar no Trump e garantir que você se foda muito, seu miserável!

MAS PUTA QUE ME PARIU EM CHAMAS HOLÍSTICAS!


Há também uma opção de planeta aleatório no SimEarth. Começa com o seu planeta coberto de lava e você tem que esperar até que ele esfrie. Então você tem que esperar até chover e a água cobre o planeta. Então você tem que esperar por organismos unicelulares para aparecer. É muita espera! Eu não acho que há algo que eu possa fazer para acelerar as coisas, e o conselheiro apenas me diz para esperar até que as criaturas vivas apareçam. Uma vez que bactérias e amebas começam a nadar, o conselheiro me dá essa dica:


Isso é ótimo e tudo mais, mas me dê algo para fazer! Qualquer impulso na direção certa!

Então, assim como o Deus da Bíblia, você não tem ideia do que diabos está fazendo no controle desse planeta. Eu entendo que a relação entre as formas de vida, a temperatura e o ambiente é uma coisa absurdamente complexa, e eu entendo que de alguma forma essa complexidade está no jogo - como a quantidade de CO² na atmosfera altera as correntes de vento, que por sua vez altera as correntes marítimas, que por sua vez altera como a vida no oceano reage. Eu entendo que isso esta no jogo, mas eu realmente esperava que o jogo me desse alguma ferramenta para ajudar a entender como essa coisa funciona e não apenas asssitir o jogo se jogar sozinho (bem lentamente) sem ideia direta de como minhas ações impactam. Ou, pelo menos, não reproduzisse a evolução em tempo real.

Imagine, então, por um momento que você está jogando o SimEarth em sua sala de estar. A porta se abre e uma linda mulher entra. Ela observa você jogar por alguns instantes e depois pergunta, confusa: "O que você está fazendo neste jogo?" Por um momento, você não sabe o que dizer, mas então responde: "Esperando que minhas pastagens cresçam". 


E, infelizmente, isso é tudo o que há para fazer no SimEarth. Claro, o jogo ostenta-se como dando a um jogador a chance de desenvolver um planeta inteiro de acordo com o seu gosto, mas nunca cumpre realmente essa promessa. Em vez disso, a Maxis criou um sistema de tomada de decisão excessivamente complicado, que deixa o jogador gastando muito tempo simplesmente observando a planeta envelhecer, em vez de realmente jogar o jogo. 

Embora o SimEarth não forneça muita coisa que se qualifique como jogabilidade, ele oferece uma variedade de opções para o jogador ajustar conforme ele achar melhor na criação de seu mundo. Mudar essas opções irá, com o tempo, causar mudanças na geologia, biologia ou ecologia do planeta do jogador. Ele também fornece a capacidade de causar, por um custo de mana (ou algo assim), vários desastres naturais que mudam o terreno, como vulcões ou ataques com meteoros. O gerenciamento cuidadoso desses poderes permite que um jogador crie seu próprio mundo único.

Esse conceito pode parecer ótimo no campo teórico, mas quando aplicado a um jogo baseado na realidade, ele rapidamente se depara com problemas. O fato é que a vida existe apenas em circunstâncias limitadas, temperaturas e ambientes. Um jogador pode ter a opção de criar um planeta ardente de vulcão quente, mas não há nenhum ponto, pois nada estará lá além de pedras e poeira, que não são muito divertidos de se assistir. Como resultado, o jogo se torna em grande parte uma tarefa para encontrar maneiras de transformar os planetas em cópias da Terra.

Infelizmente, os desenvolvedores do SimEarth não fizeram um bom trabalho em ajudar o jogador a chegar a esse objetivo. Muitas das controles opções variaveis têm pouco impacto em seu planeta, e muitos outros têm explicações insuficientes para ter algum valor real. É seguro dizer que a maioria dos jogadores não sabe o que é "albedo de superfície", quanto mais o fator que tem no ambiente de um planeta. Ainda pior é o fato de que há pouco a fazer durante o jogo, além de alterar os controles deslizantes e ver seus efeitos dolorosamente lentos. Tipo, HORAS lentos.

A vida se desenvolve da mesma maneira. Existem alguns pequenos impactos que o jogador pode ter diretamente, tais como escolher que espécie cultivar, mas o fato é que a maior parte do tempo será gasto simplesmente observando o crescimento da grama, amebas morrendo ou insetos se multiplicando. É um jogo complicado e chato. 



A Maxis não emperiquitou muito esse cachorro, também. Os gráficos consistem em pequenos, mal-animados sprites dançando sobre uma paisagem igualmente sem graça. Junte isso com uma melodia de fundo repetitiva e dissonante, e o resultado final é um fracasso completo na apresentação. 

SimEarth é um jogo terrível que não vale o tempo de qualquer fã de estratégia séria. Sua graça salvadora é que ele tem uma ideia um tanto original, mesmo que Maxis a tenha executado excessivamente mal. Apenas os realmente curiosos (ou corajosos) devem se arriscar a deixar que alguém os pegue jogando isso. 

Mas como a garota bonita reage a tal jogo? Ela olha para você jogando, intrigada. "Isso parece muito chato", diz ela com uma ponta de desdém em sua voz. Ela sai da sala balançando a cabeça, mas você não está envergonhado. Em vez disso, você sorri para si mesmo e pensa em voz alta: "Pelo menos ela não entrou quando eu estava jogando Final Fantasy X-2".