domingo, 28 de outubro de 2018

[AÇÃO GAMES 013] SMASH TV (SNES, 1992) [#166]



Como você chamam esses canudinhos que você puxa uma cordinha e eles soltam confetes por toda parte que aparece sempre em animes? Cornetas de festa? Bem, vou chamar de cornetas de festa. Imagine um desses estourando porque é o terceiro aniversário do Tomate Cru! Três anos escrevendo sobre videogames antigos, filmes ruins e animes duvidosos, quase 500 textos com média de 2000 palavras cada e ainda assim eu ainda não sei diferenciar os usos dos "porques". Eu sinto que eu deveria ter um bolo na forma de um jogo de plataforma exclusivo do Nintendinho que é pavoroso e ninguém mais lembra ou algo assim.

De qualquer forma, como presente de aniversário eu gostaria de jogar desde criança porque era um dos jogos que vinha na parte de trás da caixa do SNES e sempre pareceu muito legal. Diretamente de 2018, é a vez de um verdadeiro clássico dos arcades - Smash TV de 1990, portado para SNES em 1992!



Desenvolvido pelo criador de Defender , Eugene Jarvis, Smash TV é um jogo nascido da fusão de duas influências diferentes.


A primeira inspiração é o filme do Schwarzenegger, de 1987, The Running Man , o conto de um futuro distópico onde um brutal assassinato de gladiadores é televisionado na forma de um game show. Que por sua vez é baseado em um livro do Stephen King. Existe algum filme que não seja baseado em algo do Stephen King? Isso permanece para ser visto ainda.

De qualquer forma, este também é o enredo (isso é, atingido um novo recorde para "uso mais solto da palavra enredo") de Smash TV . No distante ano de 1999 - ei, 1999 era quase vinte anos atrás, então eu diria que é bem distante - Smash TV é o programa mais popular na televisão. Um homem entra em uma arena repleta de milhares de assassinos selvagens, na esperança de garantir fama, glória e talvez um novo videocassete.


Todo game show precisa de um host, e o Smash TV não é exceção. Este espetáculo sedento de sangue é apresentado por um homem cuja jaqueta é incrustada com um número tão grande de cristais que ele tem que ser segurado por duas novinhas o tempo todo para que o peso não o esmague. Existindo em algum lugar entre o Gugu Liberato e o Donald Trump, ele aparece no canto da tela de vez em quando, seus olhos correndo de um lado para outro enquanto ele tenta lembrar qual das gêmeas é Cindy e qual é Sandy. Ele também tem algumas frases digitalizadas que é um dos legados mais duradouros da Smash TV. De fato, sem querer denegrir a qualidade da jogabilidade, eu diria que as interjeições verbais do apresentador são uma grande parte do motivo pelo qual o Smash TV é tão lembrado pelos fãs. Se tem algo que a WWE me ensinou, é que nada funciona melhor do que um bordão, afinal.



A outra parte da composição genética do Smash TV , a parte de onde vem toda a jogabilidade, é o jogo de arcade Robotron 2084 de 1982, na foto acima em todos os seus "robôs de neon vagando pelo infinito abismo de terror negro". Também desenvolvido em parte por Eugene Jarvis, Robotron é o progenitor da Smash TV , na medida em que eles compartilham o mesmo estilo de jogo, a mesma batalha contra as probabilidades esmagadoras e praticamente a invenção do sistema de controle de joystick duplo. O Robotron foi um dos primeiros jogos a usar dois joysticks, um para o movimento e outro para selecionar a direção em que você está atirando, e esse combinou esse método de controle com enormes ondas de inimigos que não desejam nada além de sua aniquilação imediata, abrindo assim o caminho para Smash TV.

Nos dias de hoje, Twin Stick Shooters são comuns, porque os controles tem dois analogicos de qualquer forma, mas 1992 o SNES só tinha um D-Pad. A solução encontrada para isso foi um tanto criativa: cada botão do controle (A, B, X e Y) atirava em uma direção. A necessidade é a mãe da invenção, já dizia o ditado...



Quando você começa o jogo, você vê uma cutscene mostrando seu competidor fazendo seu caminho através do estúdio para a zona de matança. O concorrente não é apenas um tronco pairando, a propósito. Ele está vestindo calça azul, então suas pernas são difíceis de ver contra o tapete azul. Nenhum problema desse tipo para o anfitrião, que é resplandecente em uma roupa que poderia ter sido arrancada do guarda-roupa do próprio Satã, se não fosse pelos mocassins azuis. O anfitrião não percebe a presença do competidor, incapaz de encontrar o olhar de um homem que está prestes a ter sua cabeça esmagada por uma gangue de neonazis.


Quero dizer, eu presumi que esses inimigos são algum tipo de fascista horrível. Eles são skinheads com tacos de beisebol e suas carreiras foram tão mal que estão atuando como capangas bucha de canhão em uma luta até a morte, então deve haver algo errado com eles. Ou talvez eu tenha criado essa ficção para justificar minhas ações enquanto eu acabo com eles com minha metralhadora para a recompensa de um novo eletrodoméstico.


Se você fosse colocar o Smash TV em um gênero, você provavelmente o chamaria de shooter de tela única ou de shooter de arena, mas tudo se resume a um Kill Everything Simulator. Onda após onda de bandidos invadem a tela, e tudo que você tem que fazer - tudo que você pode fazer - é matá-los. Parece um conceito extremamente limitado, mas o design do jogo impede que ele se torne tão cansativo. Inimigos aparecem de cima, de baixo, de esquerda ou de direita da tela, então você não pode ficar apenas parado lá, o que o força para os cantos da arena ... mas você também não pode ficar lá, porque sem espaço para onde voltar você será rapidamente sobrenumerado. Em vez disso, você é forçado a estar constantemente em movimento, sempre procurando os corredores seguros do espaço sem inimigo para entrar, nunca encontrando um momento de paz. Smash TV é um jogo que te quer morto, e a morte é o único descanso que vais encontrar.


O competidor não está totalmente sem um meio efetivo para revidar, no entanto. Por um lado, enquanto a metralhadora com a qual você começa é a arma mais fraca do jogo, ela ainda tem uma boa taxa de tiro e pode matar uma boa parte dos inimigos em um único tiro. Há também armas especiais de munição limitada para coletar, como você esperaria de um jogo de tiro de arcade e de um game show sobre atirar em pessoas. Na foto acima está a granada ... bem, eu ia dizer "lançador de granadas", mas mais um pulverizador de granadas , um equipamento agrícola modificado para cobrir a maior área possível com granadas de fragmentação altamente explosivas em vez de estrume.

Há também barreiras de proteção tanto nas variedades tradicionais de escudo de energia quanto nas de "suasticas da morte" girando ao seu redor, opções flutuantes estilo-Gradius que duplicam seus tiros, armas de três tiros e mísseis que, ao contrário da coisa real, viajam através de grupos de inimigos em vez de detonar no impacto. Eu fiquei um pouco confuso com isso. Por que não torná-lo uma railgun ou algo assim? Não estou reclamando, apenas desejo um pouco de realismo extra em minhas versões futuristas e encharcadas de assassinos do Lar Doce Lar.



Uma pick-up que você deve ficar atento é o ícone da bomba laranja que você pode ver na parte inferior da tela. Tocá-lo faz com que todos os inimigos na tela explodam. Adicionalmente, se explodir todos os inimigos da tela não fosse recompensa o suficiente, o apresentador grita "Bingo!". Em um jogo tão implacável que cada pequeno sucesso que o jogador alcança é motivo de comemoração, pegar um Bingo quando você está cercado por inimigos é como ganhar na loteria e ter o cheque gigante entregue pelo garoto que costumava fazer bullying com você na escola.


Aqui esta uma captura de tela para realmente resumir a experiência de Smash TV. Inimigos estão em toda parte, com mais fluindo da parte inferior da tela. As coisas cinzentas do lado direito do chão da arena são minas terrestres, dando-lhe outro obstáculo para lidar. O painel de informações na parte superior da tela indica que você acabou de ganhar uma torradeira nova, o que, tenho certeza, será de grande conforto para sua futura viúva de luto.

O pulverizador de granadas pode lhe comprar algum tempo, mas há uma boa chance de você morrer ... e então você sobrevive. Milagre dos milagres, você corta um caminho através das hordas. Você pega os artilheiros nas paredes e os caras corpulentos na borda da tela que entram sorrateiramente no campo de batalha e tentam pegá-lo de surpresa explodindo em uma nuvem de estilhaços. Você sobrevive por agora e é um daqueles momentos de verdadeira satisfação que grandes videogames podem oferecer.


Chega de ser poético o balé de carnificina da Smash TV, porque é hora de um chefe. Seu nome é Mutoid Man, e ele sofreu uma mutação quando um tanque carregando lixo tóxico caiu no Brock Lesnar. Nunca é explicado se os dois artilheiros de tamanho normal ligados aos seus degraus fazem parte de seu corpo mutante, um par de organismos parasitas que sobrevivem nos restos das várias sobras que o Mutoid Man inevitavlemente sempre deixa depois de tomar sopa ou são dois "sortudos" que são agraciados com o luxo de serem capazes sentar-se assustadoramente perto do que você poderia descrever como a virilha do Mutoid Man.
Mutoid Man é uma luta de duas fases, e essas duas fases são atirar nele e não ir perto dele porque ele vai te atropelar. A parte de tiro é dificultada pelo fato de que as balas de sua arma básica simplesmente ricocheteiam, e você só pode causar dano com uma arma especial. Felizmente eles aparecem no chão da arena com alguma regularidade, embora isso possa ser parte do plano do Mutoid Man de atraí-lo para que ele possa matá-lo com seus raios laser.



Sim, esse feixes de laser. A luta já dura há algum tempo, mas o Mutoid Man é mais perigoso do que nunca, embora tenha sido reduzido a um tronco esquelético com uma cabeça presunçosa empoleirada no topo como um presunto equilibrado em um xilofone. Fica melhor, porque depois de atirar nele um pouco mais seu torso explode para revelar outra cabeça por baixo, ligada diretamente as seus pés de esteira de tanque. Existe uma razão pela qual o Mutoid Man é um chefe e não um humilde capanga, e essa razão é redundância embutida no caso de algum maníaco atirar nele com um lançador de foguetes repetidas vezes.



Depois de uma longa batalha, o competidor derrota Mutoid Man e reivindica seu prêmio - pilhas em dinheiro e posse de mais carros esportivos do que todos os jogadores de futebol da Premier League juntos. Eu amo que eles deram ao competidor um protetor de boxe para usar. Ele não parece a faca mais afiada da gaveta, então posso imaginar o anfitrião convencendo o bobalhão que esse protetor de testa acolchoado o poupará de uma morte horrível. "Não, você não precisa de colete à prova de balas, nossos cientistas me asseguraram que as balas simplesmente não podem passar pelos músculos abdominais."



A arena dois, e você pode ver a equipe de produção fazendo o show quando você se move entre as salas, um toque bem bacana. É um pequeno toque, mas tudo contribui para a sensação de toda a proposta e é uma atenção aos detalhes que aumenta a experiencia do jogo - acho que seria um jogo muito menos atraente se o massacre interminável fosse levado a sério.



Enquanto estou no assunto da apresentação, devo mencionar a música do primeiro estágio. É facilmente esquecida enquanto você está jogando o jogo, porque não há muito espaço para a música brilhar em meio a constante som de tiros, frases de efeito do anfitrião e os gritos dos moribundos, mas é muito boa. Eu me pergunto se o compositor, Jon Hey, ouve muita música de gameshow enquanto ele estava escrevendo, porque eu posso ver isso como o tema da rodada rápida de um programa de domingo.


A Arena dois tem mais um ar de ficção científica, com a introdução de inimigos mecânicos flutuantes, órbes que vomitam laser e serpentes robóticas segmentadas, as quais são um pouco mais rápidas e tenazes do que os inimigos na primeira arena. Você também é apresentado às coisas vermelhas mostradas acima, que aparentemente são chamadas de búfalos, apesar de parecerem mais como poltronas assassinas com cérebros expostos. Honestamente, o jogo deveria ter seguido com o tema do mobiliário mortal. Teria havido uma sombria ironia em ser espancado até a morte por um futon ou poltrona reclinável enquanto você tenta ganhar todas as torradeiras produzidas pelo homem nos próximos 1500 anos.



Muitos dos quartos da Smash TV o recebem com uma breve mensagem introdutória. Elas raramente são amigáveis, mas eu acho que o LAZER DEATH ZONE leva o prêmio por ser a mais honesta sobre suas chances de sobrevivência. Além disso, é apenas uma frase muito divertida de dizer em voz alta. Acho que vou designar uma área da minha casa como a LAZER DEATH ZONE. A cozinha, talvez. Então eu posso dizer coisas como "ei, se você está indo para a LAZER DEATH ZONE, você poderia colocar a chaleira no fogo, por favor" ou "Eu acho que a planta que sua mãe comprou para nós ficaria bem na LAZER DEATH ZONE."



O segundo chefe é ainda maior e mais feio do que o primeiro - é Scarface, o disco voador com o enorme rosto verde. Um rosto que parece meio familiar, na verdade. Agora, onde eu já vi isso antes?




Ah sim, agora eu lembro. É claro que, para o concorrente, a boa aparência de Scarface é um mistério, porque, do seu ponto de vista, tudo o que ele pode ver é uma grande lata flutuante que o quer morto.
O truque de Scarface é que ele está cercado por uma armadura de metal segmentada, e antes que você consiga causar um dano real, você tem que destruir cada painel em sua borda externa. Porque ele é um círculo, isso significa que você tem que se mover ao redor dele, procurando uma abertura, e chegar aos painéis do seu lado direito é uma tarefa difícil, de fato. Ainda assim, com um pouco de perseverança - ou, mais provavelmente, com um saco cheio de moedas para alimentar a máquina -, você vai acabar com as defesas de Scarface, deixando-o vulnerável.


Repare que eu disse "vulnerável", não "menos aterrorizante" ou "menos mortal". Uma vez que Scarface tomou dano suficiente, ele perde sua carapaça externa para revelar o sinistro crânio, e parece que todo o peso da pele e dos globos oculares o estava desacelerando, porque agora ele se move ainda mais rápido e lança parafusos de energia de suas órbitas oculares. Eu sinto um pouco de pena dele, no entanto. Basta olhar para a forma de seu crânio: ele deve ter uma expressão perpétua, incapaz de expressar qualquer emoção além de "ehh", graças à infeliz estrutura esquelética de sua testa. Não é à toa que ele é tão mal-humorado, não tem como ser de outro jeito. Não importa, ele nunca mais ficará irritado novamente porque eu atirei nele até ele explodir. De nada.



A arena três acontece em um conjunto reciclado de um game show da Nickelodeon, uma sinistra paisagem de poliestireno onde o ar é denso de chumbo e as grandes faces de pedra vomitam cobras na área de jogo, uma torrente de escorregadio e escamoso mal que sempre parece estar no lugar errado quando você está tentando evitar o fogo inimigo. SMASH TV consegue, de alguma forma, aumentar a dificuldade da arena três, mesmo acima da loucura das rodadas anteriores. Para quem está jogando no SNES sem fichas infinitas, é meio que até onde dá para ir porque é difícil ficar vivo quando você está com as cobras até os joelhos.



Não são apenas cobras: há também homens- cobra. Os homens da cobra têm paus pontiagudos. Eu normalmente não ficaria preocupado com um inimigo armado apenas com um galho de árvore afiado, mas a tendência deles de se juntarem em uma parede impenetrável de corpos e ombreiras se contorcendo significa que você eventualmente estará se familiarizando intimamente com um ou mais desses palitos pontudos.

Uma coisa que eu gosto nesse jogo é que, como terminar o jogo é praticamente impossível da forma que ele foi projetado para ser jogado, a grande atração dele é fazer a maior pontuação possível - tal qual nos arcades antigos. Para isso você ganha dinheiro matando os inimigos, obviamente, mas os inimigos mortos também dropam itens de dinheiro que aumentam sua pontuação. Claro que o jogo é mais criativo do que isso, e outras beneces engordam seu saldo de pontos na forma de outros itens: torradeiras, televisores, suprimentos de um ano de carne boa e cortadores de grama. O engraçado é que você pega milhares desses itens, então pelas minhas contas o participante (ou sua viuva, mais provavelmente) terá carne o suficiente para quebrar o mercado mundial de carne pelos próximos oito milhões de anos - caso a produção de carne continue avançando com a tecnologia, é claro.


Voltando ao jogo, e dado o tema de cobras da área três, não é surpreendente que o chefe seja um par de cobras gigantes. O jogo dá seu nome como Die Cobros. Eu ia fazer uma piada "é alemão para os Cobras", esquecendo momentaneamente que Os Simpsons já fizeram essa piada antes. Em vez disso, vou apenas rir da ideia de co-bros, cobras que são irmãos, mas que não se dão muito bem no ginásio devido à falta de braços.
As cobras são as menos interessantes dos três chefes, não havendo muito a dizer sobre elas além de "grandes cobras", atire nelas até que estejam mortas. É como Smash TV faz as coisas.



Ah sim, chaves. No começo da fase você pode olhar por alguns segundos (bem poucos) o mapa da fase, e se você quiser pode ir diretamente para a sala do chefe. Considerando que é um jogo tão mortal, faz sentido. Porém isso não funciona bem assim, porque aparecem chaves para você coletar e se você não vadear em salas o suficiente o jogo não deixa você avançar. Então nada de ir com muita sede ao pote.


Ou você pode sair em uma sala dessas e desconsiderar tudo que eu disse, também funciona.


Curiosamente, a terceira fase não termina logo depois do chefe. Tem mais essa sala onde você tem que lutar contra as etapas mais exageradas, mais cheias de ação e mais matadoras do Smash TV até hoje. O volume absoluto da força inimiga é tal que é quase impossível vencer sem o equivalente ao PIB da Estonia de fichas e mesmo os jogadores de Smash TV realmente bons vão ter problemas aqui. 


Uma lista das minhas maiores conquistas é mostrada na tela. Isso me diz que eu sou incrível, e eu me sinto incrível, mesmo que eu usei um número de continues tão grande que você teria que escrevê-lo em notação científica para cabe-lo em uma página. Agora eu só tenho que decapitar o MC maligo. Espera, quem?



Em uma reviravolta chocante, o verdadeiro chefe final é o próprio apresentador! A versão normal de tamanho humano que você vê no início do jogo é obviamente apenas um engodo plantado para deixá-lo inconsciente do horror que você enfrentará se sobreviver à Smash TV.



Ok, então ele é apenas uma repetição do Mutoid Man (ou seja, se o Mutoid Man era o Brock Lesnar com certeza esse é o Vince McMahon), mas eu não me importo, esta é uma grande luta de chefe. Por que isso é ótimo? Porque onde o Mutoid Man tinha feixes de laser, o apresentador dispara um feixe de olhos. Um feixe de globos oculares. Imagine o que um fluxo poderoso de enormes globos oculares batendo no seu peito sem camisa pareceria. Se essa frase lhe deu um novo fetiche estranho, eu sinto muito, mas se você tirar uma foto dele e enviá-lo para o Deviantart, por favor, não me envie um link.


Também ótimo: quando você faz o dano suficiente no apresentador, você consegue ver o colete de bolinhas que ele usa como roupa de baixo, uma peça provavelmente comprada em qualquer loja na qual Arthur, do Ghouls 'n Ghosts, compra sua cueca.



Enquanto a cabeça do anfitrião voa em uma chuva de sangue, a Smash TV está realmente terminado. Quer dizer, tecnicamente não, o jogo me diz que eu não tenho chaves o suficiente para ir para o quarto do prazer e ver o verdadeiro final... que não existe.

Originalmente, o jogo de arcade foi lançado sem a última fase Pleasure Dome implementado, embora houvesse texto mencionando-o no jogo. A equipe de design não acreditava que os jogadores chegariam ao final do jogo. No entanto, os jogadores terminaram o jogo e depois que os operadores de arcade informaram Williams das reclamações dos jogadores de serem incapazes de terminá-lo, a empresa enviou uma nova revisão que incluía o Pleasure Dome. Mas é claro que nem fodendo que eu vou jogar de novo a versão revisada do jogo, então esse é realmente o fim!




Eu também preciso de toda frota de caminhões do país para me ajudar a levar embora meus muitos e muitos prêmios. Eu ganhei férias de luxo o suficiente para que eu nunca mais tivesse que ir para casa, a versão doméstica de Smash TV para saciar o tédio de todas as famílias do país na próxima tarde chuvosa de domingo, e torradeiras. Tantas torradeiras. Se toda a indústria agrícola do mundo fosse dedicada a produzir pão apenas para o meu consumo, eu ainda teria muitas torradeiras. Eu vou construir uma cidade com essas torradeiras e ... assim terá inicio a rebelião cylon!Tudo faz sentido agora!


Hee hee, "boa carne".

Smash TV é um daqueles jogos que acaba sendo divertido embora descrevendo para alguém ele soe meio repetitivo depois de um tempo. A grande força do jogo é que ele se reduz à jogabilidade quase pura, com o cenário sendo um bônus. É rápido, implacável, preciso e os controles duplos são fantásticos mesmo no Super Nintendo. É um jogo melhor do que você esperaria, no fim das contas.



Então, esse é o artigo de aniversário do Tomate Cru deste ano, três anos desde que eu comecei com um humilde texto sobre Ocarina of Time, muito antes do ambicioso projeto de jogar todos os jogos da Ação Games. E daqui pra frente? Mais três anos? Sim, provavelmente ainda estarei escrevendo esses artigos daqui a três anos. Talvez até lá eu tenha contado as vocês em profundidade o que eu penso sobre Mortal Kombat (dica: é ruim). Voltarei com um novo artigo em breve, mas por enquanto eu sonharei com torradeiras.


VERSÃO PARA MEGA DRIVE
EDIÇÃO 024