quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

[AÇÃO GAMES 013] WHERE IN TIME/WORLD IS CARMEN SANDIEGO? (Mega Drive, SNES 1992) [#191]



Vergonhosamente, o SNES e o Mega Drive nunca receberam um jogo de Doctor Who... muito porque não havia um para ser recebido. Isso é o mais perto que se podia chegar, no entanto: a maior ladra de todo o tempo e o espaço está a solta, e cabe aos agentes viajantes  espaço-viajantes da ACME deter esta Timelady com gosto pelos roubos mais absurdos apenas porque ela pode.

Então, a pergunta que realmente deve ser feita é: onde no tempo está Carmen Sandiego?


Como muitos de vocês, eu conheci Carmen Sandiego pelo desenho animado que passou na Globo, e anos depois na TV Cruj. Caso você não lembre muito desse desenho, me permita refrescar a sua memória:


O que pode fazer você respeitar um vilão do que uma marchinha que diz "o planeta é o seu lar"? Nada, absolutamente nada, eu te digo. Falando sério, eu acho que ela era um dos personagens de desenho animado que eu mais admirava quando era criança. Ela roubava as coisas mais absurdas de todas as épocas não apenas pq ela podia, mas porque ela se divertia com a perseguição. Com efeito, ela não podia se importar menos com o roubo em si e se interessava pelo desafio da caçada - em mais de uma oportunidade ela salvou a vida dos investigadores quando as coisas ficavam muito hardcore porque esse não era o negócio dela. Se isso não é material para uma vilã de Doctor Who, então eu não sei mais o que seria.

Adicionalmente, a detetive ruivinha crushavel Ivy foi o primeiro trabalho de dublagem de Jennifer "Commander Sheppard" Haley, e sempre é bom ouvir a voz da comandante.


E depois dizem que os videogames não são arte, pff...

Mas falando do jogo um pouco, o jogo segue o enredo clássico de Carmen Sandiago; alguém roubou algo famoso, embora não necessariamente prático (tipo a Torre Eifel, a caneta da assinatura da independencia americana ou a barba do Van Goch) e você os rastreia ao redor do mundo reunindo pistas até encontrá-los. Você viaja em uma máquina do tempo de dimensões relativas no tempo e espaço. Os criminosos que você está perseguindo também têm esse tipo de máquina, o que me faz imaginar que Gallifrey realmente deveria começar a considerar colocar fechaduras no seu hangar de TARDIS.

Você só tem um certo número de horas para pegar o ladrão e, se terminar, perderá o caso. Tenho certeza que todos que já jogaram este jogo se perguntam como você pode ficar sem tempo com uma máquina do tempo à sua disposição, mas os desenvolvedores ... nunca pensaram sobre isso também. Você não vai encontrar nenhuma resposta mais profunda do que "é um jogo, não importa", realmente. O que realmente importa nesse jogo é que cada ação lhe custa tempo, então se você cometer um erro e viajar para o lugar errado, você está com problemas (e Van Goch jamais terá sua barba... colada de volta? Eu acho?).

Em cada local você pode :



- Viajar para um novo local
- Pesquisar
- Inserir dados para emitir um mandado de busca
- Desistir da missão.

 A pesquisa fornece três opções: Testemunhas, Informante ou Scanner. Usar qualquer um desses itens vai gastar algumas das suas horas mas cada um deles lhe dá pistas sobre para onde o ladrão foi e as vezes algo para identifica-lo - porém se você está no lugar errado, eles basicamente dizem que você não deveria estar lá.

As pistas dadas pelo scanner, informante ou testemunhas tem uma variedade de dificuldade, que vão desde algo como "A CAPA PERTENCIA A UM MATADOR", o que é a forma do jogo te dizer "Vá para Espanha, seu idiota!". As vezes a pista é menos obvia, como "Ele disse que queria ver a assinatura do tratado de Tordesillas", o que ajuda não só você a saber para onde ir, mas quando (se tiver duas Espanhas diponíveis, uma em 1500 e outra em 1900, com essa dica você sabe para qual ir... caso tenha ficado acordado nas aulas de história, o que sempre é um péssimo uso do seu tempo mas todos passamos por isso).


Não, não a exibição dos afrescos de Giotto em Padua... espera, o que de quem? Sei lá, esses nomes parecem italianos para mim então é para lá que eu vou!

Além de descobrir para onde e quando você vai viajar em seguida, você também precisa pegar pistas sobre quem você está atrás. Cada pessoa tem cinco características.

- Gênero
- Cor de cabelo
- Cor dos olhos
- Artista favorito
- Autor favorito.

 Os dois últimos parecem uma tentativa de socar um pouco mais de educação, mas de qualquer forma é bom ver criminosos com cultura. É um pouco frustrante porque você não sabe quando receberá essas pistas. Muitas vezes você vai descobrir o lugar que você precisa ir imediatamente, então perder tempo tentando descobrir uma pista sobre o criminoso, mas o jogo te diz apenas coisas mais óbvias sobre onde ir em seguida. Quando você tem pelo menos três pistas sobre o criminoso (como ser uma mulher, ter olhos cor do céu em dia de tempestade e seu autor favorito foi exilado da França), insira-o na tela de dados (sendo as opções mulher, olhos cinzas e autor favorito "Victor Hugo" nesse caso). Em raras ocasiões são necessárias 4 pistas. Assim que você inserir isso no computador, ele emite um mandado de prisão. Se ao fim da perseguição o bandido for o mesmo que você emitiu o mandado, o malandro vai para a cadeia ... por 4 picossegundos, na proxima missão ele está solto de novo.


Então, depois de emitir o mandado de prisão, é hora de viajar. Quando você viaja, você tem 4 opções de combinações de espaço/tempo para ir. Existem 12 locais e 4 eras para um total de 48 opções. Quando você chegar ao lugar, um V.I.L.E. Henchman aparecerá se você estiver no caminho certo para indicar que você chegou um pouco tarde demais. Isso também faria mais sentido se não estivessemos falando de viagens no tempo.

Eventualmente, você chegará ao local onde o criminoso está e inicia a prisão - mas se você não tiver o mandado não vai contar.



A Brøderbund (mais conhecida como a empresa do meu arqui-inimigo, Jordan Mechner... ah, maldito seja!) conseguiu realizar algo bastante raro com a série Carmen Sandiego. A empresa criou uma série de jogos direcionados a crianças e adolescentes que não só eram educativos, mas também interessantes! Não, sério, olha como os OUTROS jogos educativos parecem:


As edições originais do jogo (mas nem todos os ports) vinham em uma capa de papelão, empacotada junto com uma enciclopédia. É aqui que entra a parte educacional dessa trama de mistério sobre crimes. Digamos que a testemunha diga que o o criminoso "queria falar com Cervantes sobre os moinhos de vento". Se você não sabe quem é Cervantes, pegue a enciclopédia e procure por ele. Então você aprende que Miguel Cervantes foi o autor de Don Quixote, viveu na Espanha, nasceu em 1547 e morreu em 1616. Então agora você tem um período de tempo e lugar que você tem que ir.  Adicionalmente, cada novo local ou período de tempo tem algumas informações descritivas interessantes adicionais na primeira vez que você visita, mesmo que isso não esteja necessariamente relacionado ao caso em questão. 

Não, sério, o jogo realmente vinha com uma fucking enciclopédia!


Então, comparando com a concorrencia no seu próprio genero, Carmen Sandiego é uma obra prima.O que não quer dizer que o jogo seja bom enquanto jogo, no entanto.

Todas as missões são praticamente iguais. Nomes e locais podem diferir de caso para caso, mas não há alterações nos procedimentos do que você faz. A investigação e a cadeia de locais que você precisa seguir ficam cada vez mais longos. Depois de cerca de dez casos, um certo tédio tende a se instalar e você começa a desejar alguma variedade. E este é um jogo looooongo. Somente depois de fazer 74 (!) prisões com sucesso, o jogo entende que você venceu e seu investigador é "aposentado"... sem sequer ter uma missão final prendendo Carmen Sandiego! Nossa, isso sim é frustrante!

Mas a testemunha jura que foi o homem de um braço só!

E considerando que existem apenas 16 suspeitos diferentes e 48 locais diferentes, mais cedo ou mais tarde o jogo começará a se repetir. E esse é o maior problema do jogo. O que eu preferiria é que ao invés de casos curtos - cada um dura aproximadamente 5 minutos - o jogo te desse menos casos mas mais longos e mais elaborados. Depois de um tempo a sensação que você tem que é o que jogo só está jogando coisas aleatórias do seu banco de dados e é isso.

Para um jogo educativo, Where in Time é Carmen Sandiego? tem ideias muito boas. Ao incorporá-los em casos criminais fictícios, os dados históricos e geográficos são fornecidos de maneira divertida e interessante. Ao pedir que você pesquise ou procure informações adicionais por si mesmo, a fim de resolver os casos individuais, o jogo encoraja ativamente e efetivamente o jogador a aprender. Pena que a execução seja tediosa ao longo prazo, mas o que vale... é que o planeta é o seu lar!

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 013



Edição 038


Edição 089



WHERE IN THE WORLD IS CARMEN SANDIEGO?


Edição 018



Edição 025


Edição 074


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 019