quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

[AÇÃO GAMES 020] BART'S NIGHTMARE (SNES, 1992) [#189]



Como todos sabemos, qualquer coisa que tenha o nome dos Simpsons sempre será automaticamente uma coisa incrível...



... exceto pelo desenho em si. Não que eu possa culpa-los, estar na 29a temporada (sem regenerar o elenco) não é algo que possa ser feito levianamente e sair com resultados bonitos.

Mas enfim, tirando isso, tudo que tem o nome o nome dos Simpsons é incrível!



... exceto isso também...



... e isso ...



... e, é, isso também.

Oh Deus, esse vai ser um dia daqueles, né? Então, como eu explico esse jogo? Hm, já sei!

Ao final de Dragon Ball Z, Goku e seus amigos não tinham o que fazer com o derrotado Majin Boo. Da forma como funciona a cosmologia do universo de Dragon Ball, mesmo com apenas uma fração do seu poder no mundo dos mortos Boo ainda era mais poderoso do que os guardiões do inferno poderiam conte-lo.

Então Goku teve a ideia de faze-lo reencarnar sem suas memórias, isso deveria resolver o problema, certo?

Da mesma forma, em algum ponto o mundo dos desenvolvedores de jogos era amaldiçoado com nazistas, canibais e pessoas que apenas pura e simplesmente odiavam todo e qualquer ser humano sem nenhuma razão concreta. Seres que nasceram com tanto ranço por toda homo sapienidade que apenas sua mera presença contaminaria tudo de bom e justo que jamais poderia ser feito para um videojogo.

Para conter tamanho poder e malignidade, a Akklaim reuniu estas pessoas e as isolou do resto do mundo para que seu poder de odiosidade para com os seres humanos não contaminasse os demais. Como ela fez isso? Os manteve ocupados fazendo jogos dos Simpsons, é claro.

Porque, sério, essa é a única explicação que eu consigo pensar para cada abominação uma pior que a outra que são os jogos dos Simpsons. E se você achava que todos os 53 jogos chamados "Bart vs suamãedecueca" ou algo assim eram ruins... a ruindade agora chega a um novo nível.

Isso porque aqueles jogos ao menos ainda tentavam ser jogos. Sabe, com começo, meio e fim. Bart's Nightmare apenas piora todos os defeitos de gameplay dos jogos anteriores e os coloca em uma coleção de minigames muito, muito, muito ruins.

É. Eu disse que a salinha para juntar os nazistas canibais misantropos ocupados era a única explicação possível para esse jogo.


Nossa história começa com Bartolomew Jojo Simpson... espera, Bart é um Jojo também?


... todo dia se aprende uma coisa nova, veja você. Enfim, nossa história quando Jojo está fazendo o tema de casa. O que é bem pouco característico para o personagem, mas enfim...


Ah, ok. Now that's more like it!

Em seu sonho o tema de casa de Bart sai voando pela janela e agora cabe ao peralta mancebo da família Simpson recuperar as paginas no mundo dos sonhos... porque de alguma forma isso vai fazer ele ter uma nota melhor no mundo real... de alguma forma...

Uau, vocês estão se esforçando cada vez menos, né? Eu nunca achei que sentiria falta dos aliens que só queriam roubar coisas roxas especificamente de Springfield para fazer sua arma. Hm, pensando bem eu não sinto falta disso ainda...

Acho que é a primeira vez que uso a edição da Ação Games para explicar um jogo, mas parabéns a quem montou essa foto porque ficou muito didática e boa!
Enfim, Bart pula pela janela do seu quarto e cai na rua de Springfield dos seus sonhos, que é o hub central de onde os minigrams do jogo podem ser acessadas. Ao vencer cada minigame você ganha uma pagina do caderno, precisando de oito para completar o jogo. Como não existem 8 minigames diferentes, você terá que jogar alguns mais de uma vez, mas sinceramente, não se preocupe com isso: você não vai conseguir completar nenhum deles de qualquer jeito.

Muito provavelmente, você sequer vai chegar a entrar nos minigames.

O que rola aqui é que a movimentação de Bart na rua é uma versão piorada com esteroides vencidos dos jogos de NES, que já eram muito ruins. Isso não seria tanto problema se a rua não fosse abarrotada de coisas para atropelar o Bart, e antes que você perceba uma banda inteira de objetos já tirou sua (bastante dificil de entender) barra de vida. Sério, eu não tenho palavras para descrever o quão troncho e lento o Bart é, e como você vai penar com saltos que em qualquer outro jogo não seria sequer uma questão.

Hm, pensando bem acho que essa última frase descreve muito bem.

Assim como Bart vs Space Mutants na primeira fase, não é o problema que o que está na rua não é interessante. Eles tiveram ideias criativas para ir além de "encostou perde energia", o problema é que os controles do jogo não permitam que você sequer reaja a isso!

C'MON! EAT MY SHORTS!
As paginas da lição de caderno aparecem aleatoriamente, as vezes levam vários minutos até você ver uma. No hub central também não existem vidas extras, então se você for espancado impedosamente por controels ruins, é game over because fuck you.

Mas bem, na eventualidade de você achar uma pagina basta pular nela e você é direcionado a uma tela com duas portas, cada cor representa um minigame.


Dito isso, vamos aos joguetes em si.

BARTZILLA (porta verde)


Sim, muitas vezes eu também tenho o pesadelo onde eu sou um dinossauro gigante invencível com baforada de fogo e olhos que disparam laser. É tão horrível.

Neste jogo Bart avança sozinho e cada botão dispara um ataque diferente em uma direção diferente. Ele pode disparar para cima, abaixo ou para a frente, em inimigos no plano inferior ou em um plano mais profundo. Parece muita coisa? De fato é.

Fica pior porque os  inimigos vem em ondas, você só pode fazer um ataque de cada vez - logo não tem como atingi-los rápido o suficiente. E mesmo que você tivesse como atingir todos os inimigos, não há nenhuma maneira de saber em que plano de profundidade cada inimigo encontra-se, assim tudo que você pode fazer é martelar os botões aleatoriamente e esperar pelo melhor. 

E, claro, você não tem uma barra de energia visivel. Então realmente torça pelo melhor, porque você apenas perecer durante a fase e era isso.

BARTIANA JONES (porta laranja)



Parece simples, não? Você está em uma cena baseada em Indiana Jones e a Última Cruzada, e só precisa atravessar. O que poderia dar errado?

Nada, exceto que as vezes o bloco que você pula afunda. Teoricamente, isso pode ser verificavel se sair um foguinho dele. Na prática, a teoria é outra. Mais do que frequentemente, todos os blocos afrente estão com o tal foguinho e não tem como você avançar. Você tem que então voltar um bom pedaço para o jogo recalcular a fase... só que voltando pode ter mais "blocos falsos" já que o foguinho surge aleatoriamente. Já aconteceu, inclusive, de eu não poder nem avançar nem voltar porque tinha foguinho para todo lado.

Como bonus, as vezes a parede dispara uma bala de canhão que não tem como desviar - você só sobrevive se estiver se movendo a milhão. Because foda-se, that's why.

BARTMAN (porta azul)


Um bom e velho shmup... em que seu tiro cai como um mijo e Bart voa com a mesma velocidade que ele se move na fase. Se colocar um sliding puzzle nisso é a personificação de tudo que eu odeio em videojogos. Quem não quer um Bullet Hell se movendo a  0,5 km/h?

Qualquer toque nas balas ou no boss que ocupa a tela inteira é hit kill
E tem quatro batalhas com chefes. Claro.

20 MIL BARTS SUBMARINOS E OS COWBOYS ATOMICOS (porta vermelha)



Esse é o único jogo que eu consegui terminar quando era criança. Basicamente é uma mistura de shmup com Dig Dug: você voa pela tela (nada, no caso, mas enfim) e tem que encostar nos inimigos para bombea-los com seu flit. Pegando os cowboys atomicos (o mascote do time de futebol americano de Springfield) enfraquece o escudo ao redor da pagina do caderno.

Eu... não odeio esse minigame. Simples, mas ok.

COMICHÃO E COÇADINHA (porta amarela)



Atrás da porta amarela existe... o pior beat'm up de todos os tempos, o bom e velho briga de rua. Tecnicamente você tem que eliminar os inimigos para avançar na tela. O problema, sempre ele, é que os inimigos se movem como o primeiro cliente rico da cracolandia assim que chegou carregamento novo, eles estão injetados de cocaína anal e são os barry wallys mais rapido do oeste.

Tanto que a dica da Ação Games para esta fase é realmente util: apenas fique parado no meio e tente sobreviver sendo bombardeado por inimigos que te matam com um hit de todos os lados. 

No papel, esse deveria ser o minigame mais divertido do jogo: tem uma boa variedade de armas e inimigos, diversão para toda família. Pena que você vai estar ocupado demais apenas tentando não morrer com 1 hit kill para poder aproveitar.

E... é isso! 

Esses foram todos os joguetinhos bosta desta bostosidade de jogo. Deus, os jogos dos Simpsons pediram para ser ruins e entraram na fila de porta giratória, só pra ficar passando mais de uma vez. Pouta merda...

Se você quer um jogo colorido para se animar, este tem o efeito exatamente oposto. Este jogo parece ter sido feito por vários grupos separados de pessoas unidas apenas por seu amor pelos Simpsons e seu ódio por jogadores de videogames.



VERSÃO PARA MEGA DRIVE
EDIÇÃO 045