sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 010] STAR WARS (de 1991, não o que o Darth Vader é um escorpião) [#118]





Star Wars do Nintendinho é tudo que uma adaptação de filme para um videojogo poderia esperar ser, ao mesmo tempo que é tudo que um game deve evitar ser. Parece confuso, mas eu explico.


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 010] BIG RUN: The Supreme 4WD Challenge (SNES, 1991) [#117]


Videogames funcionam como qualquer outra grande indústria - tipo a música ou o cinema. É só alguma coisa fazer sucesso que está estabelecida a política de "siga o líder!". Desta forma, tanto no cinema quanto nos games, para cada grande título famoso existem 8.4 octobilhões de clones safados.

Neste caso aqui, o "líder" a ser batido é o clássico Outrun: todo mundo quis fazer o seu próprio "pegue o seu porche e saia pelas estradas" genérico, até mesmo a Square entrou nessa (nascendo assim Rad Racer".


Você sabe que o protagonista de Outrun é podre de rico não porque ele tem uma Ferarri Spider ou uma namorada, mas pq ele organizou um racha só pra ele e a arquibancada lotou para assistir!
A Jaleco (Rival Turf, Totally Rad) não foi exceção, criando o seu clone de Outrun para os arcades sob o nome de Big Run. Supostamente o jogo é baseado no clássico rally Paris-Dakar, mas isso tem tanta relevancia para o arcade quanto a história do jogo do Sonic tem para o Mega Drive.

Só que aí na hora de fazer o port do jogo para o Super Nintendo alguma alma iluminada na Jaleco pensou "olha, ao invés de lançar o 59 bilhonésimo clone de Outrun, E SE, veja bem, E SE nós fizessemos um jogo diferente e realmente baseado em Rally"?

Foi assim que nasceu BIG RUN (não confundir com BIG RIGS!)

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 010] F-ZERO (ou Mario Kart Origins) [#116]



Nenhum gamer é perfeito. Ninguém jogou todos os jogos que devem essencialmente jogados. Todos nós temos alguma lacuna ou falha em nossa formação gamistica, e eu não sou exceção a regra. Eu nunca joguei muitos jogos clássicos mais classicos da classicalidade classical dos games, como Half Life, Mario 64 e Warcraft. Parte da ideia dessa série de jogos da Ação Games é justamente jogar coisas que eu tinha esquecido ou o tempo esqueceu.

E F-Zero é um desses jogos.

Bem, não é que eu NUNCA joguei F-Zero, tinha em uma das locadoras do bairro (meu bairro tinha duas, mas uma era duas quadras mais longe que a outra e duas quadras são muita coisa quando voce é criança). Eu aluguei uma ou outra vez e lembro de não ter conseguido jogar por ser muito dificil, de modo que eu não sei absolutamente nada sobre o jogo.

Que surpresas será que me esperam?

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 004] KRAZY KREATURES & PYRAMID (NES, 1990) [#114][#115]



Como eu disse quando falei sobre a história dos video games, o modelo de negócios envolvendo cartuchos era um dos pilares de como a Nintendo tocava suas contas. Era tão importante que eles decidiram não abrir mão disto para lançar jogos em CD na geração dos 32/64 bits, o que hoje todo mundo sabe que não deu certo mas na época não foi uma decisão de todo absurda não.

As empresas que faziam jogos odiavam esse sistema, mas até 1995 quando a Sony lhes ofereceria outra opção viavel (também conhecida como "Playstation"), não tinha muito que eles pudessem fazer exceto lançar seus jogos para o Mega Drive... err, melhor continuar pagando os royalites e obedecendo as regras da Nintendo mesmo.

Exceto por uma empresa, que olhou essa situação e teve a ideia mais brasileira possível! A American Video Entertainment simplesmente saiu lançando cartuchos para o NES sem que a Nintendo visse um único centavo disso apenas because mariolas molhadas.

A essa altura você pode imaginar que era obvio que eles tomariam um processo nas fuças, certo?

domingo, 11 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 009] THE LONE RANGER (ou o Red Dead Redemption do Nintendinho) [#113]



Responda rápido: qual é o nome do cavalo do Zorro e do melhor amigo dele? Se você respondeu que o cavalo do Zorro se chama Silver (do clássico bordão "aiooooooo Silver!") e o melhor amigo dele é o índio Tonto (que coisa mais politicamente incorreta, heim?), vem cá, dá um abraço. Mentiram pra você também. Tamo junto nessa, mano!

sábado, 10 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 003] 688 ATTACK SUB (PC, 1989) [#112]



Imagine o seguinte cenário: você está ali, de boas na lagoa em seu encouraçado fumando seu charutinho e pensando em como as coisas seriam se fossem coloridas (afinal todos sabem que o mundo era preto e branco até os anos 70). Então ocorre uma explosão e um dos navios da sua frota simplesmente afunda. Assim, do nada.

Então, outro. E mais outro. Até que o seu navio vai a pique e você morre porque estavam transportando um carregamento de Kate Winslets e as safadas ficaram com todas as tabuas disponíveis.

Pois saiba você que isso realmente aconteceu: em 1914 três navios da marinha britania desapareceram dentro do intervalo de menos de uma hora. Pq? Porque submarinos são fodas, that's why.

Conceitualmente, submarinos são a arma de guerra mais legal já inventada pelo homem. São praticamente o Batman dos oceanos agindo furtivamente e naufragando navios de guerra com capacidade de fogo dezenas de vezes superiores. Claro, depois inventaram submarinos capazes de disparar misseis nucleares e aí essa porra ficou OP pra caralho.

Mas o ponto é que, sendo tão fodas como são, seria de se esperar que vissemos alguns jogos de submarino por aí, não é? Então, não exatamente e 688 Attack Sub ilustra mais ou menos o pq.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 004] HUDSON HAWK (Nintendinho, 1991) [#111]



Sexta-feira de carnaval e eu estou sentindo solta pelo ar ... Uma energia que quer me dominar!

É uma coisa louca que vem na minha direção, que me contagia e até dispara o coração. Eu acho que já sei de onde vem essa força que me deixa assim: está bem em frente a mim! É uma vibração, é tanta emoção que o corpo quer se agitar. Quando eu terminar de contar ...

Cinco, quatro, três, dois, um...

É um jogo bosta! Jogo bosta, jogo bosta, jogo bostaaaaaaaaaa!!!!


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 003] GOLDEN AXE WARRIOR (Master System, 1991) [#110]



A Sega é alguma coisa realmente especial. Primeiro, eles fizeram um jogo para surfar no sucesso de Conan sem precisar pagar um único centavo ao Schwarzenneger e assim nasceu o beat'm up de barbaros conhecido Golden Axe. Só que a Sega não é a Sega se não segar severamente, então eles usaram seu pedido de processo por infração de copywright para surfar no sucesso de Zelda, e lançaram um jogo muito, muito parecido com o clássico da Nintendo para o Master System. Porque se as gambiarras não estão empilhadas, não é da Sega que estamos falando!

Agora, sabe a coisa interessante? Normalmente quando a Sega lança um jogo apenas para "ter um equivalente da Nintendo", o resultado são jogos que não seguram uma vela para o original em qualidade (sim, Zillion, eu estou vendo você aí no canto fazendo cosplay de Metroid!). Será que dessa vez será diferente?

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 003] PGA GOLF TOUR (Mega Drive, 1991) [#109]



Eu nunca tinha pensado sobre isso até agora, mas jogos de esportes individuais são muito mais dificeis de se produzir do que jogos de equipe. Isso porque quando tem outro time em campo (ou em quadra), muitas coisas diferentes podem acontecer - mesmo que seja um esporte onde a interação com o time adversário seja bem reduzida, como no baseball.

Agora quando é só você contra você mesmo, bem, é realmente MUITO mais dificil fazer um jogo interessante disso. Tanto é que não existem grandes franquias de esportes individuais atualmente... com uma única exceção: golfe. É sobre esse jogo que falaremos hoje.

Em 1990 a Eletronic Arts queria lançar outro jogo de golfe, afinal é um esporte muito pouco prático de se realizar na vida real (você não pode simplesmente reunir os amigos e ir dar uma "golfadinha" em um campinho qualquer) e isso o torna perfeito para os videojogos. A coisa é que, como citado anteriormente, por ser um esporte individual golfe é uma vaca da qual é muito dificil ordenhar alguma que já não tenha sido feita antes.

Foi aí que caiu a ficha: é exatamente isso que eles tinham que fazer. Um jogo de golfe como nunca tinha sido feito antes.

E foi assim que nasceu PGA Golf Tour.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 003] CASTELIAN (NES, 1991) [#108]


NOTA: Nebulous é um jogo lançado para PC em 1987, mas cada port que recebia gerava um novo nome. Então esse jogo também pode ser conhecido como Kyorochan Land, Subline e Tower Toppler. Hoje falaremos sobre a versão de Nintendinho, que recebeu o nome de Castelian.