quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 003] PGA GOLF TOUR (Mega Drive, 1991) [#109]



Eu nunca tinha pensado sobre isso até agora, mas jogos de esportes individuais são muito mais dificeis de se produzir do que jogos de equipe. Isso porque quando tem outro time em campo (ou em quadra), muitas coisas diferentes podem acontecer - mesmo que seja um esporte onde a interação com o time adversário seja bem reduzida, como no baseball.

Agora quando é só você contra você mesmo, bem, é realmente MUITO mais dificil fazer um jogo interessante disso. Tanto é que não existem grandes franquias de esportes individuais atualmente... com uma única exceção: golfe. É sobre esse jogo que falaremos hoje.

Em 1990 a Eletronic Arts queria lançar outro jogo de golfe, afinal é um esporte muito pouco prático de se realizar na vida real (você não pode simplesmente reunir os amigos e ir dar uma "golfadinha" em um campinho qualquer) e isso o torna perfeito para os videojogos. A coisa é que, como citado anteriormente, por ser um esporte individual golfe é uma vaca da qual é muito dificil ordenhar alguma que já não tenha sido feita antes.

Foi aí que caiu a ficha: é exatamente isso que eles tinham que fazer. Um jogo de golfe como nunca tinha sido feito antes.

E foi assim que nasceu PGA Golf Tour.


Uau, um jogo de golfe dirigido pelo Michael Bay!

Mas o que é esse jogo tem de tão diferente dos outros? Bem, a coisa é que a Eletronic Arts se esforçou ao máximo para socar no jogo o máximo de realismo que podia ser espremido em um cartucho de 16 bits. Sim, mas não do jeito que você está pensando. Quando as pessoas ouvem sobre "realismo" nos jogos imediatamente pensam em gráficos, e embora os gráficos desse jogo em particular não seja ruim, não é sobre isso que eu estou falando.

Jim Booros marcou o que para ir onde?


Estou falando da máxima atenção aos detalhes a um ponto que se você não souber jogar golfe na vida real, provavelmente vai afundar nesse jogo como a carreira solo de 5/6 dos astros de Friends. Em outras palavras, isso quer dizer que o tipo de taco que você está usando importa. O tipo da grama onde você está importa. A direção do vento que está soprando importa pra caralho e a influencia dele na bola varia conforme a altura que a bola subir (quanto mais alto, mais o vento influencia), a ondulação do terreno importa!

E a bunda de tiozão em 16 bits importa!

Golfe profissional é muito mais do que bater na bola de qualquer jeito para joga-la em um buraco, um golfista precisa fazer tantos calculos mentais e transformar isso em toda essa informação em movimentos físicos tão precisos que não é realmente tão dificil de entender porque Tiger Woods foi o primeiro esportista da história a ultrapassar a marca de um bilhão de dolares ganhos na sua carreira.

E o que PGA Golf Tour tenta fazer é juntar toda essa gama de informações e criar realmente um simuldor de golfe. O jogo atinge esse objetivo? Honestamente, eu não sei dizer.

Nada diz mais "anos 90" do que a interface do seu jogo ser tirada diretamente do Windows 3.1... que alias é o tipo de mal acabamento que você nunca vê nos jogos de Super Nintendo, a Nintendo manda as empresas fazerem uma interface própria própria para o SNES. Esse tipo de coisa passa uma impressão desleixada, sabe?


Eu não conheço golfe o suficiente para dizer se todas estas microvariantes estão bem representadas ou se são ofensivas a um entendido do esporte. Eu sei que se eu der a mesma tacada duas vezes na mesma direção com mais a mesma força a bola pode ir para direções completamente diferentes dependendo de apenas uma mudança de milha por hora na velocidade do vento ou o angulo que ele sopra. E por diferente eu quero dizer muito mesmo!

Isso está correto? Isso é realista? Ou jogo é apenas aleatório e zoado pra caralho? Eu não sei dizer.



Considerando que o jogo sempre é citado como um dos melhores do esporte de todos os tempos, e alguns o incluem como um dos melhores do Mega Drive de todos os tempos, eu só posso supor que o jogo mais acerta do que erra na sua tentativa. O jogo também possui vários golfistas profissionais da época no jogo com suas próprias estatisticas, mas mais uma vez, eu teria mais sorte tentando ensinar alguém a sair pegando geral na balada do que falando sobre a fidedignidade dos atributos das estrelas dos anos 90 sobre um esporte que eu nunca tive o mais remoto interesse na vida real. 

Além do jogo ter a opção de assistir replay de qualquer tacada, as vezes ele ativa automaticamente quando você acerta uma tacada particularmente awesome
Muito menos ainda sobre suas manobras disponiveis. A muito custo eu sei a diferença entre um taco de madeira e de ferro (tive que pesquisar isso para pelo menos conseguir jogar o jogo minimamente, sério), agora qual a diferença entre uma tacada "normal", "chipping" ou "punch" é algo com o qual eu apenas posso sonhar.

Quando eu disse que o terreno importa, eu estava falando sério. Quando você entra no green (a area de grama baixa perto do buraco) o jogo mostra esse modelo 3D para mostrar o que vai influenciar na sua tacada.

O que eu não preciso supor é que PGA GT teve sucesso em estabelecer algumas convenções que são bastante básicas hoje nos jogos de esporte. Você pode criar um golfista e viver a carreira dele, por exemplo. Isso quer dizer que quando um torneio termina você volta a tela inicial onde tem uma aba para acompanhar não apenas as estatisticas do seu personagem como o total de prêmios que ele já ganhou.

Ou seja, PGA realmente inventou o "modo carreira", algo que quase nenhum jogo de esporte sai sem hoje em dia!



Outra coisa que PGA inventou foi o sistema de barrinhas de potencia: quando você aperta o botão uma vez o seu personagem não bate na bola imediatamente. Ao invés disso surge uma barrinha e nela você escolhe a força da tacada. Se essa mecanica lhe parece familiar, é porque isso é algo que a Eletronic Arts usa ATÉ HOJE em seus jogos de esporte. Com efeito, essa mecanica fez tanto sucesso que até os competidores de Eletronic Arts (como a série de futebol Pro Evolution Soccer) adotou uma variante disso.

Se você é fã de golfe e quer o jogo mais realista que a capacidade de processamento de 16 bits pode oferecer, supostamente, PGA Golf Tour é a sua pedida. Ou então você pode ser o George Carlin e mandar essa porra se fuder, também é uma possibilidade.