terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 003] CASTELIAN (NES, 1991) [#108]


NOTA: Nebulous é um jogo lançado para PC em 1987, mas cada port que recebia gerava um novo nome. Então esse jogo também pode ser conhecido como Kyorochan Land, Subline e Tower Toppler. Hoje falaremos sobre a versão de Nintendinho, que recebeu o nome de Castelian.



 - E então eu disse pra ele: hey, eu conheço o Mário!
- Ah ha ha ha pequeno carinha vermelho mascarado, eu não faço ideia de quem você é ou do que você está falando!
- Por mais de quinze minutos...

JORDE! SEU PEQUENO PANGOMINO SAFADO! APARECE AQUI AGORA MESMO!!!


- Ah, oi Mark... digo, oi C! Eu estava aqui falando com as meninas, aconteceu alguma coisa?

ESCRITÓRIO! AGORA!

 
- Bem, eu tenho que ir agora, me adicionem no insta depois =*
Adeus, pequeno carinha vermelho mascarado!
- Quem é esse cara mesmo? 


 Oi, C! O que aconteceu? Você parece perturbado!

Ora, seu... eu vou te mostrar o que é perturbado! O senhor poderia me dizer o que é isso, Jorde?


Castelian, o jogo da Ação Games de hoje que tu me pediu para conseguir, chefe. O que é que tem?

O que é que tem, ele pergunta... veja isso e me diz o que você imagina:


Parece algum tipo de jogo de plataforma, eu suponho. A história não parece fazer muito sentido, não tenho certeza se o comércio de pedras preciosas é o pior realmente durante um cerco alienígina, mas então muitos jogos de Nintendinho passam com menos do que isso. Bem menos, na verdade. Não estou entendendo qual o problema aqui, C.

Qual o problema, ele pergunta... Bem, foi o que eu também pensei inicialmente. E por incrível que pareça, dessa vez a Ação Games não tirou essas informações da bunda: o manual do jogo mais ou menos conta a mesma história. Uma história estranhamente elaborada para um jogo de NES, na verdade, mas essas são as melhores!

Vem comigo nessa perola da história dos videogames:

APENAS UM OUTRO DIA EM JEMMERVILLE 

Você está testemunhando uma típica manhã de verão brilhante no centro de Jemmerville. Ambos sóis se ergueram no céu do planeta Centrus, onde o verão, é claro, é a única estação. E você está aqui, nos preciosos depósitos de gemas da ilha que são falados em toda a galáxia Triangulum, a inveja de quase toda forma de vida neste canto do universo. 

Julius estava dormindo em seu terraineum quando o intercomunicador holográfico pulverizou a sua mensagem por todo quarto. Era o presidente da Domoloco e Sons Inc .: "Julius temos uma situação séria. O governador informou que 7 torres alienígenas cercaram a ilha. Se uma mais aparecer, a ilha será completamente isolada. Os naviports estão quase interrompidos. Os hiperfrequentes estão presos ... nada está entrando ou saindo. Eu dei ao governador minha promessa pessoal de que a Domoloco e Sons iria lidar com essas torres ... Ninguém sabe o que são ou de onde vieram, mas quero que elas sejam demolidas! Agora, essa não é uma missão tão difícil, não é?" 

Júlio lentamente abriu os olhos e descobriu que o holograma pessoal do presidente - não a secretária dele - ainda estava ativada: "Acorde, Julius e derrube aquela torre! " Quando Julius começou a dizer algo, o holograma começou a dissolver-se tão rapidamente como tinha aparecido. 

 Bem, é uma história realmente incomum, de fato. Mas não entendi o que eu fiz de errado.

O que tu fez de errado foi me trazer o jogo errado, seu mocorongo cósmico!

Como assim? Castelian é esse o jogo, não está errado!

Ah é? Então me explica como um jogo com essa história tem esse gameplay:

Eu não sei, C. Hã... anos oitenta?

Hm. Ok, é uma explicação justa o bastante. Prossiga.

Apesar dessa história que parece saída de um episódio de Doctor Who, Castelian na verdade é um puzzle sem nenhuma ambição do que ser um porcossapo que sobe torres que originalmente se chamava Nebulous lançado em 1987. Na hora de portar o jogo para o Nintendinho, a empresa canadense Triffix pensou "balela, balela, fogo na guela" e deu uma "incrementada" no jogo.

E por incrementada eu quero dizer níveis Tottaly Rad de incrementada para fazer o jogo parecer ser muito mais radical do que era originalmente. Na contracapa do jogo pode ser visto que das três fotos, duas são na verdade o estágio bônus - que é uma fasezinha de plataforma, mas não realmente reflete o gameplay do jogo.


Uau, isso é a coisa menos canadense que eu já vi desde o Kevin Owens...

Nossas pesquisas indicam que existem grandes chances do Kevin Owens ser filho biológico da Triffix, C.

Ah, isso faria sentido. Obrigado, Jorde, entendi o que aconteceu aqui. Eu assumo desse ponto, pode ir cuidar das suas coisas de boneco inanimado, sejam elas quais forem...

Estou indo! O poder é de vocês!

Essa frase de despedida é do Capitão Plaenta, Jorde. Se não pegou nos anos 90, não é agora que vai pegar. Mas enfim, isto posto vamos ao jogo.

Deixando as piadas de lado, este jogo oferece uma das perspectivas 3D mais interessantes que já vi em um jogo NES. Não que eu tenha visto muitas, mas divago. Para subir ao topo da torre você precisa achar o caminho entre portas e elevadores, e você faz isso circundando a torre que gira quando você se move. Você tem uma visão completa de 360 graus do seu terreno, o que é bastante legal. É algo que você pode ver agora em um jogo como FEZ. De certo modo, isso é como FEZ versão 1.0. Claro, uma versão primitiva e completamente não polida de FEZ.



Como eu disse, Castelian é um puzzle e chegar ao topo exige descobrir o caminho e qual a sequencia de plataformas utilizar, assim como descobrir como usar os inimigos ao seu favor também. Não tenho receio em dizer que esse jogo é um dos conceitos de puzzle mais originais que eu já vi, e conseguir fazer um computador de 1987 (e depois um Nintendinho) rodar um ambiente 3D é realmente impressionante.

Infelizmente sua super criativa execução é travada por controles tão lentos que fariam Jordan Mechner sorrir em seu túmulo!

... mas Jordan Mechner não morreu ainda!

Um homem pode sonhar, tá bom, Jorde? Caham, mas como eu dizia, você vai se encontrar acidentalmente saltando ou atirando quando você não quer fazer isso e vai cair no chão, secar&explodir. Você vai morrer muitas vezes e nem será sua culpa!

O lado bom é que os puzzles são bem desenhados e em raros momentos você fica impossibilitado de vencer porque não ativou as plataformas na ordem certa, né STORM LORD?

A única exceção é sobre os inimigos do jogo, como eu disse eles são parte do puzzle e você precisa usa-los para terminar as fases. Você vai encontrar uma série de inimigos em sua jornada até o topo, e enquanto a maioria você pode simplesmente derrubar com pequenas pelotas que você dispara de suas narinas (ou algo assim), alguns são indestrutíveis. Deixe-me oferecer-lhe pequeno-lhe conse-lho: não tente matar todos os inimigos que você vê. Basta matar aqueles que você entende que são vitais para terminar a fase. Concentrar-se em matar todos os inimigos só vai levar a problemas.  

Violência nunca é a resposta. A não ser quando a pergunta é: O que nunca é a resposta? Ou se você for o Braun Strowman, nesse caso violência é uma resposta satisfatória a maior parte das situações cotidianas.



A música é realmente cativante, e representa a atmosfera lúdica que esse jogo exala (ao contrário do que a publisher quis te vender). Os controles são horríveis, mas se você está procurando uma plataforma de quebra-cabeça única, e você não se importa de saber o que diabos é o personagem principal que você está jogando, definitivamente tente jogar esse jogo.