sábado, 10 de fevereiro de 2018

[AÇÃO GAMES 003] 688 ATTACK SUB (PC, 1989) [#112]



Imagine o seguinte cenário: você está ali, de boas na lagoa em seu encouraçado fumando seu charutinho e pensando em como as coisas seriam se fossem coloridas (afinal todos sabem que o mundo era preto e branco até os anos 70). Então ocorre uma explosão e um dos navios da sua frota simplesmente afunda. Assim, do nada.

Então, outro. E mais outro. Até que o seu navio vai a pique e você morre porque estavam transportando um carregamento de Kate Winslets e as safadas ficaram com todas as tabuas disponíveis.

Pois saiba você que isso realmente aconteceu: em 1914 três navios da marinha britania desapareceram dentro do intervalo de menos de uma hora. Pq? Porque submarinos são fodas, that's why.

Conceitualmente, submarinos são a arma de guerra mais legal já inventada pelo homem. São praticamente o Batman dos oceanos agindo furtivamente e naufragando navios de guerra com capacidade de fogo dezenas de vezes superiores. Claro, depois inventaram submarinos capazes de disparar misseis nucleares e aí essa porra ficou OP pra caralho.

Mas o ponto é que, sendo tão fodas como são, seria de se esperar que vissemos alguns jogos de submarino por aí, não é? Então, não exatamente e 688 Attack Sub ilustra mais ou menos o pq.



688 Attack Sub é um daqueles jogos de computador lançado para Mega Drive no começo da vida do console da Sega, quando eles estavam lançando absolutamente qualquer coisa que não tivesse presa a um contrato de exclusividade da Nintendo - nos brindando com lixos como Storm Lord ou Fatal Rewind, por exemplo. Estou falando isso porque a versão que eu joguei foi a de Mega Drive, e ela é BEM MAIS SIMPLES do que a de computador. Tenham isso em mente quando lerem o resto do artigo.




Ao invés de falar sobre o jogo, hoje eu vou fazer uma coisa diferente: vou apenas explicar o que são as coisas que você vê na tela. Parece pouco, mas isso vai ser suficiente para você ter uma boa ideia de como o jogo é. Dito isso, vamos entrar nessa onda! 

... entenderam? Onda? Pq é um submarino, hã, hã?


 O jogo não tem um modo campanha realmente, são essas 10 missões que podem ser realizadas como agradar ao seu coração, sendo que a primeira é mais um tutorial. Você pode jogar a maioria das missões com um submarino americano (o submarino 688 classe Los Angeles que dá nome ao jogo) ou soviético (o submarino 700 classe Alfa soviético, que é da onde vem o nome do Jaeger russo em Pacific Rim). Por hora vou jogar com o americano mesmo.

E sim, esse cursor na tela não é um print meu que deu errado, o Mega Drive usa a interface do jogo de computador e você usa o joystick para controlar o cursor. Yay!


A primeira tela do jogo é a coisa mais anos 80 que alguém pode conceber sem envolver o uso de ombreiras: tem um cara FUMANDO dentro de um lugar fechado que não deve ser muito maior que a minha cozinha, e no lado direito da tela temos o Mcguyver parecendo não entender que porra está acontecendo.

Vou te dizer que essa tripulação não passa muita confiança, mas ao menos não tem como ser pior que a de Prometheus, né?

... NÉ?

 Mas ok, então como eu explodo comunistas safados? Nas celebras palavras da grande pitoniza de nossos tempos, a Ação Games: "Leia o manual".

E o manual eu li.


O submarino possui 8 salas, segundo o B e apertando para o direcional correspondente você vai até uma dessas salas - que é onde o jogo se passa realmente, você fica indo de uma sala para outra para atribuir funções diversas ao seu barquinho.

Entendido vamos a cada uma delas.

RADIO ROOM


Essa é bem simples de entender: é a primeira sala que você tem que ir porque é por onde você recebe o fax que diz qual a sua missão. E sim, é um fax em tempo real, então a mensagem leva alguns bons minutos para ser escrita na tela.

Na missão inicial o jogo quer que você destrua três navios de treino (o jogo explica que você não está matando ninguém, relaxe) sem ser detectado, mas nas missões posteriores os objetivos ficam mais complexos. Tem uma missão, por exemplo, que você tem que afundar os petroleiros de um país inimigo mas não os barcos patrulha que os acompanham, em outra você tem que despistar um submarino russo navegando no leito do oceano antes de poder voltar a sua base.

O jogo ganha pontos pela sua criatividade, isso tem que ser dito.

SUB CONTROL PAINEL


Essa é uma das telas mais importantes do jogo, e por consequencia onde você descobre que não vai se arrepender por não ter alugado Sonic ao invés disso. Mas depois que você entende o que cada coisa faz, o bicho não é tão feio assim.

CAVITATION LEVEL: "Cavitação" é aquela ondinha que as hélices do submarino causam na água, e por consequencia é o que entrega sua posição. O que você totalmente não quer sendo um submarino feito de tampinhas de garrafa se comparado a encouraçados de batalha. Se a barrinha estiver muito cheia experimente desacelerar ou mudar a direção do seu submarino, ir a favor da corrente maritima costuma mascarar isso.

CONTROLE DE PROFUNDIDADE:  A alavanca logo abaixo do Cavitation Level controla o quão profundo o submarino está, você pode manusea-la com o mouse. A sua profundidade é indicada pelo D na tela do radar (na imagem, a profundidade está a 150 nós)

AUTO DEPTH: O submarino vem programado com três níveis de profundidade automática, se apertar um desses botões ele vai sozinho para a profundidade marcada em cada um dos três botões inclusive o botão de SURPRISE MOTHERFUCKER!


Porque é sempre bom ter um botão para atacar o The Rock, né? Não que você devesse fazer isso, não vai acabar bem pra você, mas a opção está lá.

CONTROLE DE VELOCIDADE: Abaixo do Auto Depth está o acelerador do submarino, com quatro opções de velocidde para você pode sentar o pau nesse carrinho descendo o morro da Vó Salvelina. E até dar uma rézinha. A velocidade é o SP na tela do radar.

TIMÃO: A barra ao lado do controle de velocidade é o timão onde você hakuna matata dirige o submarino. Tão simples quanto parece. 

AUTO PILOT: É apenas um indicador se o piloto automático está ligado ou desligado. Você não controla ele daqui, isso é feito em outra tela.

BOTÕES AZUIS: Esses botões se repetirão em várias tela do jogo, então quanto antes você entender o que eles fazem mais feliz você será.

C - Alterna a imagem do radar para uma visão 3D do leito do oceano. Fica assim:


P - Se você estiver em profundidade de periscópio estiver extendido, você pode olhar pelo periscópio apertando esse botão. O que quase nunca vai acontecer, porque você querer passar o maximo de tempo possível longe da superíficie, sair por aí com o periscópio para fora brincando de tubarão não só entrega sua posição como limita sua velocidade em muito.

T - Alterna a tela de volta para o mapa 


I - Dá zoom no mapa, não faz nada quando está no modo visão 3D
H- Faz desaparecer todas as informações da tela do radar, fica só a imagem
O - Tira zoom no mapa, não faz nada quando está no modo visão 3D
P - Quando o radar está mostrando a visão 3D do leito do oceano, gira a imagem para a esquerda. Se ficar apertando repetidas vezes dá uma volta 360.
F - Quando o radar está mostrando a visão 3D do leito do oceano, centraliza a imagem na frente do seu submarino. Não importa quanto você tenha girado a camera usando P e S, o F focaliza na proa.
S - Gira a imagem para a esquerda. Se ficar apertando repetidas vezes dá uma volta 360.
F - Quando o radar está mostrando a visão 3D do leito do oceano, gira a imagem para a esquerda. Se ficar apertando repetidas vezes dá uma volta 360.

 NAVIGATION BOARD


WAYPOINTS: É aqui que você configura o piloto automático do submarino. Aperte em Set e depois clique no mapa, o sub irá automáticamente para aquele ponto desde que haja alguma velocidade. Até dois pontos podem ser marcados no mapa, então o sub vai primeiro no ponto 1 (em vermelho, no mapa) e depois passa para o ponto 2. Em "Clear" você pode apagar os waypoints que já colocou.

O piloto automático apenas segue na direção apontada, ele não desvia de relevo no leito do oceano então cuidado para não bater em nada

PLOTING: É para mostrar no mapa as rotas projetadas dos objetos na tela. Considerando a velocidade e curso atuais, o computador do submarino deduz onde os objetos estarão dentro de um número X de minutos. É muito útil para poder cortar caminho dos seus alvos. As três opções são ALL TRACKS (todos objetos na tela tem sua projeção mostrada), TARG TRACK (só o target atual tem a projeção mostrada) e PLOT PROJ (que é a sua projeção na tela).

TIME PROJECTION: Mostra a projeção de rota para X minutos no futuro. Na imagem da foto, o pontinho amarelo mostra onde o meu submarino estará dali a 15 minutos na velocidade e curso atuais.

AUTO PILOT: É apenas um indicador se o piloto automático está ligado ou desligado. Ele ativa ao programar os Waypoints

TIME COMP: Faz o tempo dentro do jogo passar mais rápido, para dar uma acelerada até você chegar onde quer.

TARGET: Clicando em Target e clicando sobre um alvo no mapa, revela várias informações sobre ele na parte de cima da tela como velocidade, distancia e profundidade dele - com base nas informações que você tem até o momento. Veremos em breve como se consegue informações.

EXIT


Volta a tela inicial para encarar o Mcguyver perdidaço ali. Não serve para muita coisa.

 SONAR ROOM

É onde você consegue informações no jogo, a coisa mais importante junto com manobrar o submarino.



FILTER - Alterna seu sonar entre alta e baixa frequencia. Determinados objetos só aparecem em uma, outros só aparecem na outra

ACTIVE - A tela do seu radar não atualiza em tempo real, você tem que ir em TRGT PULSE para emitir um sonar que vai atualizar o seu mapa.

TOWER ARRAY - Levanta ou recolhe a torre de comunicação do submarino, o que amplia o alcance do ping que você faz no ACTIVE. Com a torre levantada, no entanto, seu submarino não pode passar da velocidade máxima 2/3.

TARGET: Clicando em Target e clicando sobre um alvo no mapa, revela várias informações sobre ele na parte de cima da tela como velocidade, distancia e profundidade dele - com base nas informações que você tem até o momento. Veremos em breve como se consegue informações.

SONAR COMPUTER: ANALISE - Depois que um alvo estiver selecionado em TARGET, você pode fazer um ANALISE para ver o tipo de ruído que esse objeto. Dependendo do que for, a barrinha enche de uma forma diferente. Porque quando você usa o sonar uma caralhada de letras aparece na sua tela e elas podem ser QUAQUER COISA, desde um barco de pescadores pacíficos, até uma baleia, e quem sabe até mesmo um submarino inimigo. Vendo o tipo de frequencia de som que eles emitem é que você consegue descobrir quem é quem. Ou o fato dele ter disparado um míssil em você, isso ajuda a identificar também. 

WEAPON CONTROL PANEL

É aqui que você atira nos safados. Pew pew, motherfucker!


 Essa é a tela mais intuitiva do jogo: use TARGET para marcar o alvo e clique nos números de 1 a 4 para preparar seus torpedos. Quando eles estivem prontos (leva alguns segundos) ficarão amarelos, aí é só apertar em LAUNCH.

Se estiver jogando uma missão com torpedos que oferecem habilidades especiais como teleguiado, controle manual ou autodestruição (destruir o torpedo no meio do caminho é muito  bom para chamar atenção para longe de você), você pode usar em Torpedo Control

PERISCOPE

 ,
 PERISCOPE - Se você estiver a profundidade de periscópio (ou seja, 20 nós ou menos) você pode levantar o periscópio e dar uma olhada lá fora. Infelizmente o mesmo vale para os inimigos, que podem te olhar de volta.

ANTENNA - Se você estiver a profundidade de periscópio (ou seja, 20 nós ou menos) você pode levantar a antena, que permitirá ter uma leitura do ESM.

ESM LEVEL - É uma captação da quantidade de transmissões de rádio na região. Um ESM alto (que nem na foto) indica alta atividade militar, então provavelmente tem helicopteros na area (helicopteros não são mostrados pelo sonar), assim como outros navios que você pode não ter captado com o sonar ainda.

PERISCOPE ROTATION - ´Gira o periscópio em 360 graus. Moh legal girar o bagulhinho e descobrir que você emergiu bem do lado de um destroyer.

TARGET/WEAPON CONTROL - Se você deixou um missil preparado com o Weapon Control Panel, você pode disparar dessa tela também. Apenas lembre-se que seu submarino não aguenta um combate de superficie com navios, então nada de usar o periscópio para jogar FPS. Não vai dar certo. Eu tentei.

STATUS PANEL


Se alguma area do submarino foi danificada devido a ataque ou barbeiragem bater no leito do oceano, é aqui que aparece. Não tem nada que você possa fazer a respeito, é apenas para informar mesmo. Do mesmo modo, se algum sistema foi danificado (como seu sonar, ou sua capacidade de disparar torpedos), aparece nessa mensagenzinha aqui.



Bem, agora você já sabe tudo que precisa saber sobre o seu submarino. Isso é, se você estiver jogando com o sub americano, vamos dar uma olhada em como é o submarino soviético...


Você não parece muito feliz de estar aí, Boris, tenho que te dizer isso. Imagino que seja porque a papelada da cota de desodorante da galera aí ficou parada na mesa de um burocrata em Leningrado e não foi liberada a tempo para essa missão de quatro meses no mar. Mas ok, vamos ver o resto do submarino e...





... tu tem que estar brincando comigo ...

Não, é sério, ok é realista, mas ... VURSKA VURSKA MOTHERFUCKER!

Seja como for, eu não disse que ao explicar como o jogo funciona você saberia tudo que precisa saber sobre ele? Então, agora que você sabe como se joga 688 Attack Sub, me diga: é um bom jogo para você?