domingo, 12 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 015] CYBORG HUNTER (Master System, 1988) [#221]



O  ano é 2242. Ciborgues ameaçam tomar toda galáxia, líderados pelo maligno ciborgue do mal Vipron. Não se sabe porque Vipron acumula tanta malignidade, porém ter um nome que parece genérico de Viagra deve ser algo com isso.

De qualquer forma, apenas um homem ousa desafiar o jugo de Vipron... o que me parece  bastante injusto, já que se ele é o único que está se mobilizando contra isso então todo o resto da galaxia está de boa com a ideia? Bem, seja como for, este é PALADINO, caçador de ciborgues, o campeão da justiça e de entrar desarmado na base inimiga. Agora contando apenas com seus punhos e extremamente limitados poderes psiquicos, PALADINO deve avançar pelos oito labirintos de Vipron, conquistar equipamentos e chaves de acesso até derrotar o vilão do mal que odeia o bem.

E se essa história parece meio brega e algo que alguém escreveu em um guardanapo (logo abaixo de "Nagini era uma mulher asiatica") faltando cinco minutos para entregar o prazo... é porque foi mesmo. Originalmente Cyborg Hunter foi lançado no Japão como Chōonsenshi Borgman, um jogo baseado no anime de mesmo nome. Como nem fodendo tamancas molhadas que a Sega ia pagar a licença de uso de um  anime que tinha sido foi lançado nos Estados Unidos (vindo a ser oficialmente distribuido apenas em 2004, com o nome de "Sonic Soldier Borgman"), Borgman virou Cyborg Hunter mesmo

sexta-feira, 10 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 023] DRAGON'S LAIR (SNES, 1992) [#220]

 

Existem 680 jogos lançados oficialmente para Nintendinho nos Estados Unidos. Quase tantos quanto existem pokemons hoje. E de todos estes quase SETECENTOS jogos, eu não conheço ninguém que não coloque Dragon's Lair na lista do TOP 10 de piores jogos de NES de todos os tempos.

Você faz ideia do quão deliberadamente ruim você precisa ser para conseguir uma façanha deste calibre? O quanto de ódio pela raça humana requer este feito? 

Provavelmente não. Apenas o Trevor do GTA V e os produtores de Dragon's Lair conseguem compreender o que é sentir tanta raiva pelos seres humanos assim.


Por isso eu imagino que ninguém possa me condenar por não estar exatamente entusiasmado em jogar seu primo mais moderno, a versão de Dragon's Lair para Super Nintendo. O quão melhor pode ser isso, afinal?

MAS OI?!





Isso, então, implora pela questão então: e aí? Será mesmo?

Bem, a resposta mais obvia é que não, esse jogo não é tão ruim quanto seu antecessor de 8 bits. Até porque eu não acho que isso seja fisicamente possível. Dragon's Lair de Super Nintendo é um jogo de plataforma funcional que parece muito melhor devido a luz da comparação com sua encarnação passada.

E de certa forma eu consigo entender porque a Ação Games gostou desse jogo, afinal mesmo uma lixeira consegue ser melhor do que uma lixeira pegando fogo e isso influencia a sua opinião sobre o jogo. Mesmo eu quando joguei passei varios minutos em choque pela sensação de "IT'S NOT SHIT! IT'S NOT SHIT!".

Dragon's Lair do Super Nintendo it's not shit, e você tem que realmente ter jogado o anterior para compreender quanta coisa isso significa. Então, é, eu meio que entendo da onde essa apreciação da Ação Games veio. De verdade.

Mas isso é o mesmo que dizer que ele é objetivamente bom?

quarta-feira, 8 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 015] F1 EXHAUST NOTE (Arcade, 1991) [#219]



Por mais que eu me divirta zoando a SEGA, que felizmente dá munição de sobra para isso, uma coisa que eu jamais poderei dizer é que no campo dos arcades eles não sabiam muito bem o que estavam fazendo. A SEGA entendia que se você estava pagando por jogatina (não para ter o jogo, e sim apenas para jogar uma partida), ora, alguma coisa eles tinham que fazer para justificar esse dinheiro gasto. 

Isso significa que, sempre que podia, a SEGA tentava trazer uma experiencia única aos usuarios dos seus arcades de modo que eles saíssem felizes e voltassem com mais dinheiro. Golden Axe era sua oportunidade de jogar uma versão game de Conan, o Barbaro. Outrun era sua oportunidade de relaxar num domingo de sol com sua trophy-namorada e sua Ferrari Spider. Enfim, o importante era trazer algo novo para a mesa.

E essa empresa que tem uma visão tão inteligente sobre o que arcades devem ser, é a mesma empresa que decidiu adiantar o lançamento do seu videogame em 7 meses e só "esqueceu" de avisar aos lojistas e aos desenvolvedores de jogos disso. Vai entender a SEGA.

Bem, isto posto, o que EXATAMENTE F1 Exhaust Note trás de novo para a mesa que qualquer outro jogo de corrida já não tivesse trago antes? Bem, algumas coisas.

domingo, 5 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 022] THE ADVENTURES OF WILLY BEAMISH (PC, 1992) [#218]

Posteriormente esse jogo foi portado para o Sega CD, mas eu não recomendo essa versão. O jogo tem tanto loading no Sega CD que ele leva UMA HORA A MAIS do que a versão de PC para ser terminado só por causa dos loadings, sendo exatamente o mesmo jogo!


Tendo crescido sem um PC nos anos 90, eu não posso dizer exatamente que seja o maior fã do mundo de Point'n Click. Suponho que eu não seja o único, dado que esse genero praticamente morreu salvo um outro arroubo saudosista. Porém eu consigo me divertir com os títulos da Lucas Arts, seja por seus puzzles bem pensados, o senso de humor ou o esforço visual que eles colocam em seus jogos. 


Já os jogos da sua concorrente na época, a Sierra, são... bem mais dificeis de amar. Isso porque os seus jogos requerem mais do que resolução de puzzles, eles exigem decorar o roteiro inteiro através de tentativa e erro.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 023] SUPER DOUBLE DRAGON (SNES, 1992) [#217]

 

Como eu já citei em mais de uma ocasião por aqui, eu não sou um grande fã de Beat'm ups. E certamente sou menos fã ainda de Double Dragon, que não apenas envelheceu mal como conseguiu a façanha de ser pior que o jogo produzido anteriormente pela sua desenvolvedora (no caso, River City Ramsom). Mesmo para sua época Double Dragon já não era lá grandes coisa.

Então os tempos vieram e o que já não o lapis mais bem apontado da caixa virou um acidente radioativo chamado Double Dragon III: The Rosetta Stone. Oh, a dor.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 022] GREENDOG: The Beached Surferd Dude (Mega Drive, 1992) [#216]



Em algum ponto da sua história, conforme o Mega Drive começava a tomar mais e mais sufoco do Super Nintendo nas vendas (o Mega Drive foi lançado três anos antes,  mas o SNES precisou de apenas um ano para alcançar os numeros do console da Sega), a Sega começou a ficar desesperada e decidiu que só havia um metodo de emplacar outro sucesso tão grande quanto Sonic para competir com a casa do encanador italiano: atirar para todo lado e ver o que colava.

Sim, pq é assim que se administra uma empresa de sucesso, eu te digo. Porém, verdade seja dita, não é tão diferente do que a Netflix faz com suas produções originais hoje em dia, mas divago. Entre as tentativas de emplacar algo por parte da Sega, poucas podem ser tão esquecidas quanto GREENDOG: The Beached Surfer Dude!

Com esse nome, você meio que pode imaginar o porque...

domingo, 28 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] SUPERMAN (Mega Drive, 1992) [#215]

 

Uma coisa que a Sunsoft descobriu, no começo dos anos 90, foi a formula de fazer bons jogos licenciados. A estrategia deles era deixar o jogo pronto - fazendo com toda calma e cuidado que um bom jogo exige - e quando seu marketing conseguir um contratinho esperto de um personagem ou filme famoso, só mudar os sprites e lucrar. 

Bastante simples, não?

Seguindo essa formula eles ficaram conhecidos por lançar os únicos jogos licenciados que, bem, não eram uma bosta. Suponho que se você se esforçar consegue desencavar um nome aqui e outro ali, mas uma empresa que ficou famosa por fazer isso é só a Sunsoft mesmo.

Suas maiores conquistas são o jogo de Gremlins 2, que é muito bom, e dois jogos do Batman: um que parece muito Ninja Gaiden (mas não tão dificil e sem cutscenes) e outro que é o jogo mais bonito do Nintendinho.

sábado, 27 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] TEAM USA BASKETBALL (Mega Drive, 1992) [#214]


Existe uma regra bem clara nos jogos olímpicos é de que as olimpiadas não são disputadas por atletas profissionais, apenas amadores. Uma regra muito menos clara, no entanto, é o que exatamente a definição de "atleta profissional" significa.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 023] FACEBALL 2000 (SNES, 1992) [#213]



Hoje, jogos de tiro em primeira pessoa não são tão especiais. Você não consegue realizar uma simples busca no Google sem esbarrar em um deles, na verdade se você pegar o seu smartphone nesse momento e dizer "Ok Google, me mostre imagens das coxas da Rikka", grandes são as chances que você terminará essa ação jogando algum jogo de tiro em primeira pessoa. Apenas aceite, é assim que as coisas são.

Porém, em 1991 as coisas eram bastante diferentes. Enquanto jogos de tiro em primeira pessoa existiam nos computadores, ninguém realmente imaginava que o Super Nintendo pudesse rodar um jogo assim tranquilamente - taí Racing Drivin que não me deixa mentir, rodando a gloriosos 5 quadros por segundo.

Muito menos então que o primo modesto e portátil do Super NES, o Gameboy conseguisse fazer isso. Quer dizer, o poder de processamento do Gameboy era o que? Duas batatas chips e uma foto do Cumpadi Washington?

quarta-feira, 24 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] SPANKY'S QUEST (SNES, 1991) [#212]

 

Sábado a tarde e muitas pessoas estão no parque, jogando futebol ou fazendo photoshop nas suas fotos do perfil do Tinder. Muitas pessoas, mas não eu. Aqui estou eu, em um quarto escuro espancando o macaco. Ao que eu te convido prontamente a dar uma espancadinha no macaco comigo, bem vindos ao maravilhoso mundo de Spanky Quest.