quarta-feira, 1 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 022] GREENDOG: The Beached Surferd Dude (Mega Drive, 1992) [#216]



Em algum ponto da sua história, conforme o Mega Drive começava a tomar mais e mais sufoco do Super Nintendo nas vendas (o Mega Drive foi lançado três anos antes,  mas o SNES precisou de apenas um ano para alcançar os numeros do console da Sega), a Sega começou a ficar desesperada e decidiu que só havia um metodo de emplacar outro sucesso tão grande quanto Sonic para competir com a casa do encanador italiano: atirar para todo lado e ver o que colava.

Sim, pq é assim que se administra uma empresa de sucesso, eu te digo. Porém, verdade seja dita, não é tão diferente do que a Netflix faz com suas produções originais hoje em dia, mas divago. Entre as tentativas de emplacar algo por parte da Sega, poucas podem ser tão esquecidas quanto GREENDOG: The Beached Surfer Dude!

Com esse nome, você meio que pode imaginar o porque...



Faz você se perguntar da onde surgiu o nome "greendog, " não é? Duvido que seja o que está em sua certidão de nascimento, e um apelido como esse deve ter uma história por trás dele. Talvez ele cresceu no pantano e isso é como ele chamou jacarés quando ele era um criança. Talvez ele ganha a vida pintando cães verdes e vendendo  histórias de "meu Labrador foi abduzido por aliens!" para revistas trash (ou jornalistas da Record). Suponho que a Sega apostou no mistério para ser explorado nas continuações, mas como você nunca ouviu falar de uma contiunação disso já sabe que não deu certo.

Na verdade, muito provavelmente você sequer ouviu falar desse jogo...


Enquanto surfava no Caribe, Greendog toma uma vaca e acorda enterrado na areia de cabeça para baixo até os tornozelos. Como é fisicamente impossível sair dessa posição sozinho, nosso herói é incapaz de libertar-se e sucumbe à asfixia. Assim marca o fim de greendog. Ele realmente foi um cara tubular. E este paragrafo marca o uso de todas as girias de surfista que eu conheço.


Ou ele pode apenas se libertar sem explicação nenhuma e descobrir que adquiriu um pingente de ouro no processo. Ok, pode ser isso também. Greendog aprecia sua nova jóia no começo, mas então ele tenta tirá-lo e não consegue. Eu suponho que seja algum tipo de maldição, mas não descarto que apenas Greendog seja burro demais para não saber como um pingente funciona. 


Obrigado, gata expositiva! A maldição asteca assumiu a forma de uma mulher, a fim de revelar seus segredos, mas mesmo na forma humana não pode disfarçar seus olhos vermelhos brilhantes, os olhos que queimam com o fogo do submundo. Ou foi o que eu pensei, mas acontece que esta é a namorada de Greendog e ela se chama Bambi. Bambi é, por algum motivo, uma perita em maldições astecas obscuras, e ela informa Greendog que a única maneira de remover o colar é coletar e remontar todas as seis peças do tesouro asteca. 

Ela também diz que o colar amaldiçoado vai encher qualquer animal ou criatura que vê greendog com um desejo indiscutível de destruir o nosso herói, e eu aprecio a tentativa de explicar por que pássaros e peixes devotam tanta energia em destroçar nosso protagonista. Muitas vezes personagens de videogames são declarados inimigos mortais de zoologicos e todos animais do mundo tentam destrui-los sem motivo aparente, mas  "amaldiçoado por um colar asteca" é uma explicação que eu posso apoiar.



Se tem algo que eu posso admirar são produtores de jogos que se dedicam a pesquisa antes de fazer um jogo. Os produtores de Never Alone são índios esquimós, que partilham mais do que uma pesquisa a experiencia de uma vida inteira imersos em uma cultura. Para a criação de Hellblade, o Team Ninja passou mais de seis meses entrevistando médicos e pacientes portadores de psicose, e mais algum tempo fazendo mudanças no produto final para fazer um retrato acurado de doenças mentais.

Greendog é um jogo desses. Veja: o jogo é sobre um surfista que, obviamente, já consumiu todas as drogas conhecidas pelo homem. Sério, o ataque dele é atirar um frisbee e você tem que estar um nível particularmente alto de chapado para atirar um frisbee em uma piranha.

Então, para entrar na mente do seu protagonista, os desenvolvedores da Sega gastaram 80% do orçamento do jogo em maconha, só isso explica esse jogo. Eu digo isso porque as pessoas tendem a esquecer que a principal característica tem pensamentos loucos na mesma medida que se torna um preguiçoso de marca maior. Esses dois traços definem Greendog perfeitamente.

Greendog não reage enquanto as piranhas o comem. Não quer dar-lhes a satisfação de pensarem que ganharam.


A ideia de fazer um jogo de plataforma no Caribe é diferente, e o jogo passa bem o clima relax do lado paradisiaco da América Central. A trilha sonora é basicamente apenas reggae (como não podia deixar de ser) e os controles são leves e pouco responsivos. O que quer dizer que Greendog pula como se estivesse na Lua, e cai sem muita pressa também - o que meio que combina com o clima do jogo.

Os inimigos também são satisfatoriamente criativos, como por exemplo as estrelas do mar  mais descoladas que você verá em um jogo:


Tanto quanto os power-ups que também não são o seu usual de videojogos, como o item de invencibilidade por exemplo não é um item random que faz seu personagem tentar causar epilepsia nas crianças com o brilho, e sim... um chapeuzinho idiota que apenas um turista gringo de férias compraria:


Então eu realmente não tenho problema com a criatividade e atmosfera do jogo. O mesmo não pode ser dito da preguiça - o downside da maconha. O jogo tem seis ilhas, divididas em 2 fases cada uma. O problema é que enquanto a primeira fase é seu tipico jogo de plataforma com inimigos, pulos, pendurar em cipós, pedras que afundam e etc... o mesmo não é sempre verdade. Em mais da metade das fases o design do estágio é... inexistente.

Greendog apenas segue em linha reta atirando em inimigos. Sem buracos, sem areias movediças, sem plataformas, nada. Apenas a boa e velha linha reta e isso é muito preguiçoso!

Inimigos criativos, a fase é só um corredor em linha reta do mesmo jeito
Em algumas fases você pilota (dirige? usa?) um skate ou um patins e a fase dura menos do que um minuto se você não morrer!



Eu honestamente não faço ideia do que aconteceu na Sega: se o dinheiro acabou, se a empresa mudou de ideia de abandonou o projeto pela metade ou se esses safados estavam mesmo mais altos que a Ana Hickman usando os calçados do Luís XV. Bem, a Sega sendo a Sega nada realmente está descartado. O que eu sei é que Greendog tinha potencial para ser um jogo de plataforma bem menos esquecido do que foi, mas é dificil defender o produto quando ele passa uma sensação muito forte que foi feito pela metade.

Como esperado da Sega-chan!

Até onde eu pesquisei, não existem metros na Jamaica. Mas existem Subways, então pesquisar isso foi um saco. Se você quer comer saudavel em Kingstown, você pode. Mas vá de onibus.