domingo, 28 de abril de 2019

[AÇÃO GAMES 022] SUPERMAN (Mega Drive, 1992) [#215]

 

Uma coisa que a Sunsoft descobriu, no começo dos anos 90, foi a formula de fazer bons jogos licenciados. A estrategia deles era deixar o jogo pronto - fazendo com toda calma e cuidado que um bom jogo exige - e quando seu marketing conseguir um contratinho esperto de um personagem ou filme famoso, só mudar os sprites e lucrar. 

Bastante simples, não?

Seguindo essa formula eles ficaram conhecidos por lançar os únicos jogos licenciados que, bem, não eram uma bosta. Suponho que se você se esforçar consegue desencavar um nome aqui e outro ali, mas uma empresa que ficou famosa por fazer isso é só a Sunsoft mesmo.

Suas maiores conquistas são o jogo de Gremlins 2, que é muito bom, e dois jogos do Batman: um que parece muito Ninja Gaiden (mas não tão dificil e sem cutscenes) e outro que é o jogo mais bonito do Nintendinho.


Como a Sunsoft conseguiu colocar essa quantidade toda de informação no jogo sem fazer o NES implodir em uma bomba de radiação gama é algo que está além da minha imaginação.
Então, a "formula Sunsoft" para fazer jogos era sua maior força. E ao mesmo tempo, sua maior fraqueza.

Isso porque de vez em quando você tem um personagem tão único, tão iconico que o jogo tem que ser especificamente programado para ele. Ok, você pode fazer um jogo de ninja e substituir o sprite pelo Batman, passa. Mas quando estamos falando do Superhomão, não é bem assim que as coisas funcionam.

Corrijam-me se eu estiver errado, mas a coisa que as pessoas mais lembram (e por consequencia esperam) de um jogo do último filho de Krypton (que nunca é o último) é que ele é, bem, SUPER. Agora como transmitir essa sensação de poder em um jogo é algo que eu não sei como responder (e considernado a falta de jogos bons do Superman, acho que ninguém sabe até hoje), mas então não fui eu que me propus a fazer um jogo do Superman.


Neste jogo, Superman anda da esquerda para direita e soca coisas. Infelizmente as coisas que ele precisa socar são muito mais rápidas do que a sua capacidade em faze-lo, e em apenas alguns instantes você já está soterrado de inimigos drenando sua vida mais rápido do que um nerd com dinheiro trocado parado em um sinal com lolis malabaristas.

Eu não sei quanto a vocês, mas essa descrição não faz eu me sentir nada "Super".

Você pode esperar algumas coisas de um jogo do Superhomão, como voar, ou disparar sua visão de calor, ou ter mais resistencia do que uma caixa de pizza esquecida na chuva. Algo louco assim. Mas não, neste jogo tudo que a Sunsoft nos dá é:

a)  Pode pular duas vezes a sua própria altura.
b)  Capaz de levar bem poucas balas ou socos antes de morrer.
c)  Ocasionalmente pode dar um soco mais poderoso.

Sim, porque além de pular e socar, Kal-el pode de tempos em tempos dar um soco especial. Com power-ups nas fases, você pode mudar esse ataque especial do super socão para a super giradinha. Não, eu não estou brincando, de todos os poderes do Superman eles escolheram ser roubar o ataque do Top Spin Man do Megaman 3.

Girando e rodando, ma oe, girando e rodando!
E é isso. Boa sorte, Terra.

Porque o Super-Homem não pode usar o seu super socão o tempo todo? Porque tem tempo de recarga? Porque você precisa de varios socos para matar qualquer coisa? Apenas porque?!

De todos os jogos que definitivamente não podiam chutar sua bunda sem te dar muita chance de revidar, com certeza é o jogo do fucking Super-Homem! Eu quase comecei a procurar o slot para colocar ficha quando eu estava jogando, porque parecia que eu estava jogando um arcade papa-ficha! 

Quase todos os estágios se arrastam em muito mais tempo do que deveriam, e muitas vezes fazem o jogadores se perguntar quando eles vão acabar. Isso não é um bom sinal, e ter que repetir cada um desde o início depois de ser morto, sem dúvida, não torna a experiencia melhor.

Mas sabe o que é o pior? 

Nas últimas fases do jogo a Sunsoft decidiu apenas esquecer essa bobagem de todo mundo atropelar o Superman e te dá um gostinho um tanto melhor de jogar com o supercara. 

Eu quero dizer, os inimigos LITERALMENTE  te atropelam e não tem nada que você possa fazer a respeito já que seus socos não causam knockback nos inimigos
Na últimas fases você pode voar e disparar lasers pelos olhos. Não é algo "minha nossa é o jogo do século", mas certamente é MUITO melhor do que ser o saco de pancadas da vizinhança. Po caras, não era difícil! Faz uma fase de plataforma mas deixa você voar nela! Não é nem inventar a roda, alguns jogos bem mais antigos que Superman já fazem isso (como Totally Rad ou Zillion)!


Enfim, se nem o cinema com milhões de dolares a disposição não faz a mais remota ideia de como representar o Homem do Amanhã, suponho que não será uma desenvolvedora de games com o orçamento de duas batatas molhadas e uma almofada de peido.

Que pena.

VERSÃO PARA MEGA DRIVE
Edição 022


VERSÃO PARA MASTER SYSTEM
Edição 060



MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
VERSÃO PARA MASTER SYSTEM
Edição 004