sexta-feira, 10 de maio de 2019

[AÇÃO GAMES 023] DRAGON'S LAIR (SNES, 1992) [#220]

 

Existem 680 jogos lançados oficialmente para Nintendinho nos Estados Unidos. Quase tantos quanto existem pokemons hoje. E de todos estes quase SETECENTOS jogos, eu não conheço ninguém que não coloque Dragon's Lair na lista do TOP 10 de piores jogos de NES de todos os tempos.

Você faz ideia do quão deliberadamente ruim você precisa ser para conseguir uma façanha deste calibre? O quanto de ódio pela raça humana requer este feito? 

Provavelmente não. Apenas o Trevor do GTA V e os produtores de Dragon's Lair conseguem compreender o que é sentir tanta raiva pelos seres humanos assim.


Por isso eu imagino que ninguém possa me condenar por não estar exatamente entusiasmado em jogar seu primo mais moderno, a versão de Dragon's Lair para Super Nintendo. O quão melhor pode ser isso, afinal?

MAS OI?!





Isso, então, implora pela questão então: e aí? Será mesmo?

Bem, a resposta mais obvia é que não, esse jogo não é tão ruim quanto seu antecessor de 8 bits. Até porque eu não acho que isso seja fisicamente possível. Dragon's Lair de Super Nintendo é um jogo de plataforma funcional que parece muito melhor devido a luz da comparação com sua encarnação passada.

E de certa forma eu consigo entender porque a Ação Games gostou desse jogo, afinal mesmo uma lixeira consegue ser melhor do que uma lixeira pegando fogo e isso influencia a sua opinião sobre o jogo. Mesmo eu quando joguei passei varios minutos em choque pela sensação de "IT'S NOT SHIT! IT'S NOT SHIT!".

Dragon's Lair do Super Nintendo it's not shit, e você tem que realmente ter jogado o anterior para compreender quanta coisa isso significa. Então, é, eu meio que entendo da onde essa apreciação da Ação Games veio. De verdade.

Mas isso é o mesmo que dizer que ele é objetivamente bom?

Hmm, não exatamente...


Como dá para ver, os gráficos são bastante bons e os inimigos do arcade original foram portados de boa forma para serem inimigos de fase. Mas a principal atração do jogo é que, ao contrário do original, seu personagem se move como um personagem de videogame finalmente!

O pulo de Dirk é bastante satisfatório e ele tem dois ataques a sua disposição: a espada (que nesse jogo ele finalmente usa) e a sub arma. Você começa com o machado, mas pode trocar para a adaga (que é mais fraca mas vai mais longe, o que é desnecessário porque o machado já alcança quase a tela toda devido ao tamanho do seu personagem) ou para o shuriken (que é mais forte, mas ele volta depois de arremessado se não acertar em ninguem e pode te causar dano). É uma seleção de armas bastante ok e oferece abordagens diferenciadas quanto ao gameplay.



O ataque da espada também é bastante funcional e elimina a maior parte dos inimigos em apenas um hit. Tem até um gimmick interessante de que Dirk só ataca quando você solta o botão, então você pode segurar o botão da espada e deixar preparado para quando o inimigo se aproximar - isso me salvou em mais de uma oportunidade. Não é a invenção da roda, mas é bacana.


Outro diferencial que esse jogo tem é que as fases tem mais de uma saída, e cada saída leva a estágios diferentes. Na maior parte das vezes o caminho a saída mais obvia vai te fazer voltar uma fase, ou pegar um caminho mais longo até o final do jogo - então a exploração é recomendada e recompensada.

Ok, essa definitivamente é uma ideia com a qual eu posso trabalhar.

Aqui a saída da fase está bem a vista, mas o que você quer mesmo é contornar ela e pegar a outra saída da fase

A primeira fase, por exemplo, tem três saídas. Uma leva direto a fase 4, outra leva a fase 3 e ainda uma terceira que leva a fase 2. Em 23 edições da Ação Games é a segunda vez que eu uso um infográfico que eles fizeram, porque isso foi bem útil
Então eu diria que o jogo tem sim boas ideias o suficiente para lhe afastar das comparações mais tóxicas com seu antepassado. Infelizmente, Dragon's Lair do SNES tem problemas o suficiente por sua própria conta que o impedem de ser chamado de "The Best of" alguma coisa.

Se o diabo está nos detalhes, Dragon's Lair é praticamente um santo. São pequenas coisinhas que vão se acumulando e tornando toda sua experiencia bem menos divertida do que ela poderia ser. Muitas vezes Dirk não consegue pegar uma corda que está claramente ao seu alcance.  Quando você precisa descer um nível, você tem que parar em cima  do pixel exato senão ele não vai (em algumas fases você tem um intervalo de apenas milissegundos para se posicionar antes que alguma coisa te empurre).

Nessa cena você tem que acertar com precisão de pixels o local em cima da barrinha para descer ENQUANTO está em cima de um plataforma movel e se você demorar mais do que o tempo desse gif a tora te derruba e você cai de volta no começo da fase!
 O jogo esbanja sinais de programação desleixada por toda parte. O momentum do personagem é todo esquisito e parece que o jogo inteiro é uma grande fase do gelo repleto de saltos cegos de fé já que raramente você vê para onde está pulando. Uma dica do que pode ter acontecido aqui é que as portas de saída das fases são cerca de metade do tamanho de Dirk, sugerindo que o jogo foi originalmente projetado para um personagem bem menor e então muita coisa importante (como a velocidade, tamanho e alcance do personagem) foi mudada nos ultimos momentos. 

Agora, o principal problema do jogo é o quão dificil ele é e existem duas coisas que tornam o jogo filhadaputamente mais dificil do que ele deveria ser. Em primeiro lugar, seu personagem é muito grande na tela e é dificil desviar de todas as coisas que o jogo atira em cima de você. 



Novamente, comparado com o jogo anterior onde isso acontecia e seu personagem se movia com a velocidade um paralitico com escoliose e você morria com 1 hit, é uma evolução fenomenal. Mas eu não usaria uma palavra tão forte quanto "bom" para descrever o jogo.

Agora, esse não é principal problema do jogo e sim o tempo. Sim, na maior parte dos jogos de plataforma o contador de tempo é apenas simbólico e você apenas esquece que ele existe. Não aqui, em que o tempo para terminar a fase é contado na unha e você tem uma corrida desabalada para apenas completar o estágio a tempo. 

Isso se torna particularmente problemático quando o estágio em questão possui puzzles. Você tem apenas o tempo exato para conseguir completar o puzzle acertando de primeira, agora imagine quantas vidas você gasta até entender o que você tem que fazer E executar com perfeição pixelométrica. Heh, boa sorte com isso.

Sério, em alguns momentos esse jogo passa a sensação de estar jogando Krusty Super Fun House e... isso não é uma boa coisa a ser dita do seu jogo, bub.


Dragon's Lair do SNES é um jogo bastante bonito de se ver, e definitivamente superior a seu antecessor. Mas então, o que não é?

É um tanto de exagero da Ação Games dizer que é um "The Best of" alguma coisa, exceto se for o prêmio "The Best of okay is not THAT shit".