terça-feira, 14 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 030] BRAWL BROTHERS (Rushing Beat Ran no Japão) [SNES, 1993][#349]

 


Se você lembra de Rival Turf, parabens: sua infancia foi repleta de jogos absolutamente esquecíveis apenas porque não tinha opções melhores para se divertir. Ou opção alguma, dado que a maioria de nós sabe quem é o Faustão é e isso jamais poderia ocorrer em um mundo ideal.

Mas enfim, Rival Turf para quem não lembra foi a tentativa da Jaleco de lucrar em cima da modinha de Final Fight. Se você não lembra quem a Jaleco é, apenas leia o paragrafo acima novamente. Após a mediocridade do primeiro Rushing Beat, a Jaleco decidiu de alguma maneira fazer uma sequência, mas aperfeiçoá-la de quase todas as formas possíveis e dar-lhe uma personalidade mais identificável do que apenas “totalmente é apenas um ripoff barato de Cody-e-Haggar contra punks aleatórios que totalmente não são da Mad-Gear. ”O resultado final foi Rushing Beat Ran, conhecido na América como Brawl Brothers com outra capa decididamente embaraçosa e, em alguns países da Europa, como Brawl Brothers: Rival Turf 2.

Sim, porque Rival Turf é um jogo tão lame que acharam melhor não associar a continuação com o nome dele. Não posso culpa-los por isso.

domingo, 12 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 030] RANMA 1/2: HARD BATTLE (Bakuretsu Rantou-Hen, SNES 1993) [#348]

 


É hora do nosso menino amaldiçoado que vira menina quando é molhado por agua gelada e toda sua gangue de amigos amaldiçoados que viram outras coisas quando também são molhados favoritos de todos! Com essa descrição, é claro que eu só posso estar falando de Ranma 1/2 em sua segunda empreitada para Super Nintendo.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 029] IMPOSSIBLE MISSION (Master System, 1993) [#347]

 

Existe apenas uma certeza nesta vida: onde houver fraqueza, onde houver ranger de dente e pranto, haverá alguém lá vendendo lenços. E talvez nenhuma empresa na história dos videojogos represente esse aspecto de abutre do ser humano (ao ponto que provavelmente eles devem ter virado uma empresa de jornalismo) do que a U.S. GOLD.

Mas o que é a U.S. GOLD? Bem, eles foram uma empresa britanica que tinha uma missão e uma missão apenas: pegar arcades e jogos de PC que ninguém mais lembrava e relança-los em consoles da geração atual dez anos depois. Ok, mas porque as pessoas fariam isso, comprar jogos ultra ultrapassados assim?

quarta-feira, 8 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 029] JERRY GLANVILLE'S PIGSKING FOOTBRAWL (Mega Drive, 1993) [#346]




O esporte mais popular do Brasil não possui uma Copa do Mundo, Olímpiada ou mesmo transmissão da Globo. Esta gigantesca modalidade esportiva anonima movimenta milhões de crianças todos os colégios desta por este florão da América, fulguras, iluminando o sol do novo mundo.

Estou falando, é claro, da nobre arte da "Carniça". Em primeiro lugar tenho que dizer que este nobre esporte atende por diversos nomes: quebra-osso, futepedra ou, o meu favorito, carniça.

Mas o que é a "carniça"? Bem, o que não é a carniça?

segunda-feira, 6 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 029] SUNSETRIDERS (Arcade, 1991) [#345]


Pouca gente parou para pensar que Toy Story 2 tem, em seu amago, uma discussão sobre a maior mudança de paradigma da cultura pop do século passado. Até os anos 60, os filmes de faroeste eram mais ou menos o que os filmes de super heróis são hoje. Embora não fossem amados pela crítica, eram absurdamente populares com o público.

Mas o que aconteceu com o faroeste que praticamente desapareceu da cultura pop nos anos seguintes, ao ponto que só voltou a ser lembrado com os faroestes italianos de baixissimo orçamento? (os famigerados "Spaghetti Western" que o Leonardo Di Caprio faz em "Era uma vez em Hollywood).

O espaço. A fronteira final.

sábado, 4 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 029] CHAKAN: THE FOREVER MAN (Mega Drive, 1993) [#344]


Em 1993, duas coisas muito boas aconteceram aos donos de Mega Drive. Não, eles não foram adotados por uma família que se importava minimamente com eles e que lhes daria um videogame decente, mas dentro do que era possível fazer ainda sim foram coisas boas mesmo assim. A primeira, como eu já comentei aqui, foi que acabou o contrato de exclusividade da Konami com a Nintendo, permitindo finalmente que o console da Sega recebesse títulos como Castlevania, Sunset Riders e Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist

A segunda coisa boa é que começaram a acabar os jogos bosta de Amiga para serem portados ao Mega Drive, e agora com a Konami lançando jogos para seu console e muito em breve a Capcom, a verdade é que a Sega não precisava mais adaptar as pilhas de esterco em formas de jogo para fazer volume na biblioteca do seu console.


Então diante desta magnifica, estupenda notícia, o que é que a Sega faz? Sim, exatamente, ela decide ir e fazer ela própria os seus jogos bosta de Amiga para o Mega Drive. Chakan - The Eternal Man foi lançado exclusivamente para o Mega Drive, mas fede a jogo de Amiga por cada um dos seus poros biticos.


God ... fucking ... dammit... 

quinta-feira, 2 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 029] ROBO ARMY (Arcade e Neo Geo, 1991) [#343]



Sou culpado de fazer isso, mas parece injusto descrever sempre os beat-em-ups como "ande para a direita e dê um soco". E todas as outras facetas de suas experiências de jogo, como caminhar para a esquerda e socar coisas, socar coisas penduradas em cordas e, ocasionalmente, se transformar em um carro cibernético e colidir com coisas - ou o mais próximo que um carro pode chegar para socar, uma vez que não tem braços? Bem, o jogo de hoje tem tudo isso e muito pouco: Robo Army da SNK, de 1991!

segunda-feira, 30 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 029] THE COMBATRIBES (Arcade, 1990) [#342]



A Technos é conhecida por ter entrado na história dos videogames como a empresa que criou o beat'm up na forma como concebemos o genero hoje, com seus dois jogos ultra populares Double Dragon e River City Ramsom. Inclusive essa semana a Arc System Works (que tinha comprado os direitos da série depois que a Technos bateu as botas) lançou um spin-off da franquia, River City Girls

sábado, 28 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 029] TOM AND JERRY (SNES, 1993) [#340]



Tom & Jerry: The Movie  para Master System é não apenas um acidente radioativo em uma ilha de bebês focas que prova que Deus não apenas existe, mas ele odeia particularmente todo e cada um de nós.

Pois bem, por todos os defeitos que esse jogo tem, ao menos algo pode ser dito dele: ele é ruim. De uma forma sinistra e mórbida, jogar esse jogo é como as pessoas que desaceleram na BR quando tem um acidente apenas pelo prazer de ver membros mutilados e uma massa de metal retorcido, sangue e gasolina onde um dia já houve um ser humano. Já vi acidentes mais bonitos de se olhar do que jogar Tom e Jerry  do Master System.

Mas como isso pode ser algo bom?

quinta-feira, 26 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 029] CHESTER CHEETAH: TOO COOL TO FOOL (Mega Drive e SNES, 1993) [#339]




Senhores, eventual senhorita que me processará por assédio sexual no futuro com total justiça porque eu sou um executivo e é isso que executivos fazem, vocês podem estar se perguntando porque eu os chamei aqui hoje.

- Não, não realmente.
- É, você faz isso toda segunda-feira, chefe.
- Na verdade eu nem trabalho aqui.

Bom, vamos direto ao assunto: esta semana eu acordei de ressaca e abraçado a uma cabra, como faço todas as segundas-feiras, quando algo chamou minha atenção. Eu, sagazmente, reparei que esta segunda-feira eu não estava bebado e com a bunda doendo porque me entregar as drogas, alcool e sexo promíscuo é a única coisa que preenche o vazio existencial da minha alma que eu tento afogar com dinheiro, mas porque havia um motivo.