domingo, 12 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 030] RANMA 1/2: HARD BATTLE (Bakuretsu Rantou-Hen, SNES 1993) [#348]

 


É hora do nosso menino amaldiçoado que vira menina quando é molhado por agua gelada e toda sua gangue de amigos amaldiçoados que viram outras coisas quando também são molhados favoritos de todos! Com essa descrição, é claro que eu só posso estar falando de Ranma 1/2 em sua segunda empreitada para Super Nintendo.

Eu já falei do jogo anterior aqui, Ranma 1/2: Chounai Gekitou Hen que foi adaptado no ocidente como Street Combat apenas porque Deus é um very angry god e não pode deixar de nos punir apenas porque ele pode em cada segundo que tem a chance. Mas como eu sei que vocês são uns nepomucenos que não clicam em nada, vou resumir a coisa aqui: Ranma é um mancebo das artes marciais que caiu em uma fonte amaldiçoada onde uma garota morreu, e agora toda vez que é molhado por agua gelada tem magumbos no lugar do seu ferrobras. Quer dizer, não literalmente no mesmo lugar, isso seria estranho embora não totalmente improvavel de encontrar hentão sobre isso, mas enfim.
 
Como de costume, a capa europeia do jogo é muito menos material de pesadelo que a americana

Só que o que mal sabia ele é que naquela época a China estava em liquidação de fontes amaldiçoadas onde varias coisas diferentes morreram, e assim toda sua gangue acaba virando alguma coisa porque maldito será o dia que o Japão fizer um manga de luta sem henshin! Dessa forma seu pai vira um panda, seu rival vira um porquinho, sua noiva arranjada vira um gato e por aí vai. Fixe, certo?



Bom, agora que estamos inteirados desta simpatica aventura de magumbos balançantes meio harém, meio battle shonen, vamos falar do joguete, sim?

Ranma 1/2 2 (isso faria dele Ranma 1?) é um jogo de luta com controles... estranhos. Quer dizer, nós nos acostumamos com o padrão que Street Fighter criou: faça o comando no direcional, aperte um botão de soco ou chute e xingue a máquina estar roubando porque seu shouryuken não saiu. Simples, prático, todo mundo gosta. Ranma... não faz isso.

Na época, a distribuidora do jogo DMCT fez uma parceria com a Viz para trazer o manga e um OVA de Ranma 1/2, por isso o jogo não foi "adaptado" como o anterior. O que foi algo bem legal, na verdade.
 Você tem que segurar os botões do controle (B, Y ou uma combinação deles), fazer o comando no direcional e então soltar os botões para o golpe sair. É estranho e um tanto mais burocrático do que seria recomendado para um jogo de luta. Adicione a isso um jogo de luta em que você pula apertando X ao invés de apertar para cima e temos que a coisa realmente não vai a lugar nenhum.

O jogo também é todo desbalanceado ao ponto que alguns lutadores são MUITO melhores do que outros, com ataques básicos (como para frente e B) que ocupam toda tela. Ranma 1/2 2 não é um jogo exatamente ruim, mas definitivamente a única coisa memoravel a respeito dele é o uso da licença do anime - pelo menos dessa vez ele foi trago... trazido... trouxedo... adaptado ao ocidente como Ranma mesmo e não algum nonsense como Street Combat...


... taqueopareo, viu, anos 90 de merda e tem gente que tem saudade dessa porra...

... mas enfim, dito isso vejamos como se sai nosso alegre bando de desviados juvenis transformadores nesta vida de lutas duras! Nossa história começa quando o diretor da escola dessa moçadinha decide organizar um torneio de luta porque... hã... então... bem, é um anime de luta dos anos 90, se não tiver um torneio de luta em ALGUM LUGAR sua licença de japonês é revogada e sua coleção de bodypillows da Miitan é confiscada pelos ninjas da Nintendo.

Assim sendo, os personagens decidem participar pelos mais diferentes motivos...

RANMA SAOTOME (versão bilau)



Ranma, o nosso meninote que é tão homem que literalmente o pinto dele some se ele tomar banho, tem uma motivação bem razoavel para participar do torneio de luta: se ele vencer o torneio, não precisa fazer os exames de fim de ano. Trocar estudos por encher pessoas, algumas delas garotas, de porrada? Nosso Ranminha está crescendo e pronto para ser o melhor fratboy ever...


Em seu final, o diretor conta a Ramarildo que era hehe pegadinha do malandro e que ele vai ter que fazer sim o caralho dos testes, ao que Ramão da massa responde agredindo um membro do corpo docente... dicente... decente... descendente... enfim, ele mete a porrada no diretor porque é assim que ele rola. Ok, agora eu meio que entendo porque todas as meninas da série estão afim dele...

RANMA SAOTOME (versão ppk)


Em sua versão feminina, Ranma... tem exatamente as mesmas cutscenes e dialogos que a masculina, exceto que o sprite usado é o da Ranmoneta. O que foi, estava esperando algum esforço e criatividade aqui? Cara, então você REALMENTE não entendeu ainda sobre o que os anos 90 eram, não é mesmo?

Como eu não tenho mais o que falar, vou só colocar um fanart ecchi da Ramarinda aqui porque esse é meu blog e whatever i do what i want


SHAMPOO 



Shampoo é uma amazona chinesa que foi derrotada por Ranma duas vezes. Primeiro, na China, ela foi derrotada pelo Ranma menina e por isso jurou pelo seu código de amazona mata-la. Depois o seguiu até o Japão e foi derrotada pelo Ranma pingolão e por isso jurou pelo seu código de amazona casar com ele. Confuso, não?

Ah sim, e durante seu treinamento ela caiu na "Fonte do gato afogado" e vira um gato quando molhada porque, francamente, alguém aqui tinha que faze-lo, não?


A razão de Shampoo é entrar no torneio é que... bem, ela... então.. err... olha, eu vou apenas transcrever o que o jogo coloca na tela e você faz o que puder com essa informação, está bem?

"Era uma vez, oito guerreiros estavam discutindo qual deles era o mais forte. Um pescador passou por eles e disse que uma flecha pode matar um passáro, mas oito flechas...

... bem, oito flechas seriam muito pesadas e provavelmente não voariam muito longe. Os oito guerreiros ouviram e concordaram com o que foi dito. Eles ficaram juntos na floresta durante muito tempo, sentados juntos na frente de um toco de arvore.

- Sim, sim, entendi. Que história comovente! 
- A moral da história é que se uma pessoa te atingir com a mão esquerda, você deve bater de volta com a direita! Falando nisso, eu vou nomear oito pessoas muito fortes que você deve derrotar, se você conseguir provará que você é a mais forte de todos! Você está pronta para o desafio?
- Se eu for a mais forte, então Ranma vai me respeitar com certeza!"


Após espancar todo mundo com suas maracas gigantes (sim, essa é a arma dela), suponho que você já saiba o que esperar do final dela:

 
Fim.

Agora, se vocês me dão a devida licença:


MOUSSE



Mousse vem da mesma vila chinesa que a Shampoo, e é desesperadamente apaixonando pela pitchuquinha da vila - que, por sua vez, não poderia cagar menos para a existencia dele. Mousse acredita que se derrotar o Ranma boy a Shampoo vai se apaixonar por ele, embora já tenha sido dito mais de uma vez que não é assim que as coisas funcionam e que sua cruzada é uma furada.

A característica mais marcante de Mousse é que, além de tirar qualquer traquitana da manga, ele enxerga pior que um morcego com rinite e por conta disso acabou caindo na "fonte do pato afogado", se transformando em um pato quando molhado. Não faço ideia de como apenas isso já não é suficiente para ganhar a cocotinha...


A motivação de Mousse para participar do torneio é... bem, ele não sabe realmente que está acontecendo um torneio, ele apenas  porque ele consultou um vidente para ter umas dicas de como amaciar a passoquinha da gatinha da série (literalmente), e ele disse para sentar a porrada nessa galera toda aí. Honestamente, nem o próprio jogo acha que isso tem como dar certo...


... não posso dizer que eu condene a Shampoo por não querer saber dele. Ou que entenda quem é que pensa em um peixe de vestido. Após derrotar todo mundo, o final de Mousse é ele descobrir que na verdade o cigano era o tempo todo ... 




... o cigano Igor! Bem, não realmente. Era apenas o diretor da escola trickeando o Mousse para participar do torneio. Até porque ciganos não existem, todo mundo sabe disso.

AKANE TENDO



Sabe que em todo anime de harém dos anos 90 a protagonista feminina é uma garota sem muitos (o que os japoneses consideram) trejeitos feminos, que desce o cascudo no protagonista masculino apenas porque sim e que muito secretamente gosta dele, mas não é como "se ela fosse admitir nem nada, baka!" ? Bem, esse cliché basicamente iniciou com Akane Tendo, a mocinha principal deste harém.

Tecnicamente Akane é a noiva de Ranma, já que seus pais combinaram esse casamento quando eles crianças para unir o dojo Tendo com o estilo de arte marcial "Qualquer coisa tá valendo" da familia Saotome. Sim, esse é o nome de verdade do estilo de luta de Ranma. Mas apesar de ser meio grossa e não estar interessada em garotos, Akane deve ter a ppk mergulhada em framboesa porque todo mundo que se aproxima a meio ano-luz dela se apaixona por ela. E ela nem é uma cybermaidlolinekoshoujo.



Cansada dessa vida de constantemente ser assediada por girombas enlouquecidas, Akane vai ao diretor da escola pedir que ele acabe com essas putaria pelo menos dentro dos limites do colégio para que ela possa ter um pouco de paz e consiga estudar, sabe?

Ao que ele responde muito profissionalmente que ele vai fazer isso... SE ela vencer o torneio dele, é claro. Uau, isso é tão errado... tão errado...


Ao vencer o torneio, o diretor diz para Akane que de fato houveram mudanças no regulamento da escola e agora... lutas são proibidas dentro do colégio. Espera, não eram antes? Uau, parece que essa é uma escola publica brasileira mesmo, isso explica bastante coisa...

Enfim, Akane fica de saco cheio dessa merda toda e faz o que ela tem feito até agora pelo bem-estar da sua bundinha: sentar a porrada em todo mundo, inclusive nesse diretor babacão. Ser uma colegial japonesa é como uma rapadura: é doce, mas não é mole não.

GENMA SAOTOME


O pai de Ranma é o maior defensor e praticante da filosofia "eu estou pouco ou nada me fodendo", pouco preocupado com qualquer coisa além de comer e garantir o futuro do seu estilo marcial "Qualquer Coisa Tá Valendo". Tanto que um dos pontos recorrentes da série é que os personagens amaldiçoados (quase metade do elenco) tentam se curar da maldição de alguma forma. Genma, no entanto, tá de boas com isso e não se importa se ele é gente ou panda gigante.

Eu posso respeitar isso.


No jogo, Genma é trickeado pelo diretor da escola a ser um pai mais responsável e para isso ele até mesmo fornece uma lista dos amigos delinquentes do seu filho que merecem uma surra - afinal nada ensina mais valores a um jovem do que espancar todo e cada um dos seus amigos.

Espera, esse jogo se passa em South Park?




Após espancar todo mundo na forma de um panda de 400 quilos... bem, a cidade entra em alerta com um panda solto por aí espancando pessoas. Isso... foi extremamente bem sacado. Bom pra você, jogo, bom pra você.

RYOGA HIBIKI



Ryoga é o melhor amigo de Ranma desde os tempos do primário e, como não poderia deixar de ser, seu maior rival no campo da porradaria. Ele também é apaixonado pela Akane porque, sério, todo mundo é nessa porra. 

A característica mais notável de Ryoga é que, além da maldição dele o transformar em um porquinho, ele não tem nenhum senso de direção. Tipo, nenhum. Ele tem uma incapacidade de entender até as direções mais simples, uma vez ele conseguiu ir pro lado errado em uma corrida de três pernas, ou se perdeu na casa de Shampoo por horas procurando a saída. Ele não consegue se achar mesmo com alguém apontando na direção correta.
 

Na aventura de hoje, Ryoga mais uma vez acaba se perdendo e dessa vez vai parar sem querer na sala do diretor, que dá uma tacapada na cabeça dele acreditando que era algum tipo de ladrão. Com a porrada, Ryoga perde a memória temporariamente e o diretor vê essa oportunidade para lembra-lo de quem ele é: um competidor do torneio de luta dele. É claro.


Após vencer o torneio, Ryoga recupera suas memórias, confronta o diretor e... é isso. O jogo acaba. Bem lame, mesmo para os padrões da época - o que não é dizer pouca coisa.

HIKARU GOSUNKUGI



É estranho escolherem Hikaru para esse jogo porque mesmo no manga ele é um personagem lame. Aparece em poucos episódios e nos que aparece normalmente ele está sendo esculhambado a respeito do quanto ninguém lembra dele ou o quão fraco ele é. Na verdade Akane até diz que é bem lame pro Ranma lutar contra ele, porque bater em alguém tão fraco e patético só queima seu filme. O que acaba com suas chances com ela, por quem ele é obviamente apaixonado. Todo mundo é.


Hikaru é um personagem tão pouco importante que  o próprio jogo sequer gastou mais de dois segundos tentando elaborar uma história para ele. Aqui, ele procura o diretor para pedir ajuda no nobre ofício de marinar o bitocão na passoquinha da Akane, ao que o diretor prontamente responde que claro, seus desejos mais pervertidos serão realizados se ele vencer o torneio.

Vocês são pessoas horriveis, todos vocês.

Vencendo o torneio...






UKYO KUONJI



Ukyo e Ranma também são amigos de infancia, assim como Akane e Ranma. E, assim como Akane, Ukyo também é noiva dele. Isso porque a ideia do pai de Ranma era casar seu filho com a herdeira do dojo Tendo, mas quando pai de Ukyo ofereceu sua carrocinha de okonomiyaki como dote, Genma devisou o plano de aceitar a proposta, pegar a carrocinha e vazar.

Agora, no lugar de Ranma eu definitivamente escolheria Ukyo no lugar de Akane por causa dos seus atributos superiores. Não, eu não estou falando dos peitos enormes e sim que Ukyo é uma food ninja - sim, ela usa tecnicas de ninjutsu usando comidas, como shurikens de salsicha de polvo e coisas assim, e isso é realmente fixe. E também porque ela tem peitos enormes.


Ok, isso é surpreendentemente honesto e direto para os padrões desse jogo...


Eu honestamente não sei o que você esperava, Ukyo.


BAKUCHIOU KING



Esse cara que parece um personagem saído de One Piece é o Rei das Apostas é um mestre auto-proclamado de jogos de azar. Na realidade, ele só pode derrotar crianças pequenas e aquelas com o intelecto de um aluno do ensino fundamental. Ranma e Ukyo o conheceram quando eles eram crianças em uma feira local e viram ele tirando dinheiro das crianças através de suas apostas furadas. Eles decidiram acabar com isso e decidiram vencê-lo em seu próprio jogo, mas a dupla acabou perdendo o carrinho de Okonomiyaki de Ukyo e a escritura do Dojo Tendo. Não me pergunte como os cartórios funcionam nesse mundo, ou porque crianças tinham acesso a isso. Dez anos depois, o rei volta para reivindicar seu pagamento.

A parte do nome do rei vem do fato de ele se assemelhar à imagem do rei que aparece nos baralhos.


Nesse jogo, o Rei precisa de dinheiro para abrir seu cassino, e o diretor precisa de trouxas para lutar no seu torneio, não é uma combinação perfeita? Bem, não realmente, e eu não tenho certeza que seja licito usar os fundos da escola dessa maneira. Aparentemente diretores hawaianos são parte brasileiros.



Ao vencer o torneio, o diretor revela que não tinha dinheiro nenhum realmente, mas em contrapartida oferece uma salinha para ele abrir o seu cassino na escola. Infelizmente para o Rei, ele não tem skills o suficiente para ganhar dinheiro de alunos do ensino médio e se ferra. Não me pergunte como ganhar dinheiro sendo dono da roleta depende de algum tipo de skill, entretanto.

Percebi que essa série tem muitas coisas sobre as quais é melhor não perguntar.


 PANTYHOSE TARO




Taro é basicamente um vilão mau como um pica-pau apenas pelo prazer de ser mau que aparece apenas em um arco do anime. É um dos personagens mais bosta de Ranma, mas suponho que dá um bom vilão para um videojogo.

O fato curioso sobre ele é que diferente de todos os demais que cairam em uma fonte amaldiçoada em algum momento da sua juventude, ele foi batizado em uma ainda bebê. Mais especificamente, ele foi batizado na Niuhōmanmaorennīchuan, a ox-crane-eel-hairy-man-drowned-spring. Puta merda, eu realmente não quero saber o que diabos aconteceu nessa fonte...


A coisa que mais incomoda Taro é, obviamente, seu nome. Na vila que ele nasceu existe a tradição que quem faz o parto pode nomear a criança. Porque esse é um manga dos anos 80/90 e era legalmente obrigado a cada edição dizer para os leitores ISSO É PRA ENSINAR A VOCÊS O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊS COMPRAM MANGAS QUE NÃO SÃO JOJO! SEUS TROUXAS!

Enfim, Taro cai nessa de que o diretor vai conseguir um abaixo assinado para mudar o nome do meliante. Não que ele precise de desculpas para socar pessoas, mas suponho que vale a tentativa...

Embora essa coisa de abaixo-assinado seja obviamente bullshit, Taro está disposto a resolver o problema e mete a porrada tambem no velhinho que deu o seu nome. Violencia sempre é a resposta, eu te digo. Conseguindo assim um novo nome!

 

Tá, ok, a piada foi boa, tenho que dar isso a eles.