quinta-feira, 2 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 029] ROBO ARMY (Arcade e Neo Geo, 1991) [#343]



Sou culpado de fazer isso, mas parece injusto descrever sempre os beat-em-ups como "ande para a direita e dê um soco". E todas as outras facetas de suas experiências de jogo, como caminhar para a esquerda e socar coisas, socar coisas penduradas em cordas e, ocasionalmente, se transformar em um carro cibernético e colidir com coisas - ou o mais próximo que um carro pode chegar para socar, uma vez que não tem braços? Bem, o jogo de hoje tem tudo isso e muito pouco: Robo Army da SNK, de 1991!



 A SNK faz pouco para deixar o jogador em um clima de luta, exibindo uma tela de título agressivamente maçante que parece ter sido atropelada por um caminhão ou construída a partir de sobras de telhas de zinco.


Ok, melhorou um pouco. O tiozinho do KFC espreita de uma bola de cristal, examinando suas legiões mecânicas assassinas mortais. Seguro, sabendo que ninguém jamais ousaria tentar roubar o segredo de suas onze ervas e especiarias, o coronel volta sua atenção para conquistar "uma cidade". Eu acho que ele não está realmente preocupado em qual cidade, apenas "uma cidade" vai servir. Então, seu exército robo marcha adiante, mas esse exército robótico não é o exército robótico do título do jogo. Não, seriam esses dois.


Esses são o personagem do P1, Maxima de vermelho, e seu camarada mais azul e volumoso, Rocky, que é controlado pelo P2. Ambos são membros do Robo Army. Aparentemente os únicos membros, o que mostra que esse exército ainda está nos seus primeiros dias. Bem, toda organização tem que começar por dois caras, eu suponho...

Rocky pode parecer de longe o mais robótico dos dois, mas confie em mim, Maxima é quase uma máquina, ainda que com uma cabeça humana. Presumivelmente, a cabeça humana de Maxima foi mantida para que seu suprimento de boinas não fosse desperdiçado.
 Eu particularmente gosto como essa cidade foi construída. A estrada vai só até a metade da cidade, depois os bairros foram construídos em cima de modo a não deixar espaço para a pista então seus criadores apenas desistiram. "Ah, fodam-se e apenas caminhem, não gostou vai pra outra cidade" é o que eu sinto aqui.

Já vi muito disso no Sim City.



O jogo começa e Maxima soca um robô. Se eu estivesse me sentindo menos generoso, poderia terminar o artigo aqui porque, ao socar um robô, experimentei noventa por cento da jogabilidade de Robo Army, mas não, vou continuar com isso. Não faço ideia do pq.

Robo Army está definitivamente na ponta mais simplista do espectro dos beat-em-up, não tem como disfarçar isso. A combinação básica de socos é o seu ataque principal, um conjunto simples de ataques, animado pelos altos sons metálicos do CLANG que você obtém sempre que seu grande punho de metal se conecta à grande face de metal do inimigo. Você também tem o chute com pulo habitual para trabalhar, embora provavelmente não o use tanto quanto em outros jogos porque há um atraso notável entre pressionar o salto e Maxima ficar no ar. Faz sentido, já que cada um de seus braços deve pesar aproximadamente o mesmo que um freezer e isso lhe dá uma sensação convincente de peso, mas não é muito divertido de jogar. 

Pressionar pulo e ataque atacar juntos não ativa o típico ataque de desespero que drena a saúde, mas faz com que Maxima dê um chute atrás de si. Acho que fiz uso desse ataque nas costas precisamente uma vez durante o jogo. E foi quando eu estava testando os botões.


Claro, é um sistema de controle básico que deixa pouco espaço para combos interessantes ou táticas criativas, mas ... bem, não tem muito "mas", na verdade. Robo Army às vezes permite que você pegue o braço decepado de um robôoperador derrotado e use-o para espancar seus inimigos até a morte, para equilibrar um pouco as coisas. 

É claro que o braço do robô foi pouco útil contra esses soldados de moto, porque você teria que ficar bem na frente deles para atingi-los com o braço e eles te atropelariam. As leis de robótica de Asimov não incluem leis de trânsito, ao que parece. Não que você precise atingi-los, se você ignorar os motociclistas por tempo suficiente, eles simplesmente vão embora. É bom ver uma invasão descontraída de robôs para variar.



Mais robôs. O Exército Robo contém muitos robôs, caso você ainda não tenha adivinhado. Bons e velhos robôs, um terço da triade de coisas que você pode matar sem remorso nos videogames. Os outros dois são zumbis e nazistas, obviamente. É por isso que você pode sentir uma intensa sensação de bem-estar espiritual quando está jogando Wolfenstein.

Depois, há tambores de óleo, o receptáculo sagrado do qual todos os beat-em-ups fluem. Um beat'em up sem tambores de óleo é como o tipo de pessoa que gosta de Fifty Shades of Grey sem ironia: difícil de imaginar, mas elas existem. 

Bem, esses robôs estão prestes a ganhar um pouco de óleo em suas vidas. Eles são feitos de metal e esse tambor de óleo está claramente vazio, então você pensaria que o tambor de óleo iria ricochetear nos bandidos, mas o tambor de óleo é uma ferramenta divina para punir os maus e... peraí, eu não acho que eu já vi um tambor de óleo em um videogame que não estava vazio. Estranho.


O primeiro miniboss de Exército Robo é um cachorro. Sim, um cachorro robô, naturalmente. Tudo aqui é um robô, pessoal. É provavelmente por isso que todos os tambores de óleo estão vazios, há muitas peças móveis para lubrificar. Enfim, lutar contra o F-1DO, o Cyber-Hound, é uma simples questão de não ficar bem na frente dele enquanto ele tosse ... shurikens de plasma? Vamos chamar de shurikens de plasma. 

Você pode atacar no intervalo entre os shurikens ou... 


... usar seus poderes especiais de robô! Sim, ser uma amálgama ímpia de carne e aço tem vantagens além de facilitar a remoção das tampas de potes, e Maxima tem uma variedade de movimentos especiais à sua disposição. 

As esferas coloridas embaixo da barra de saúde mostram os movimentos que você tem disponíveis, com os movimentos mudando conforme você usa as esferas e esvazia o medidor de POW. As duas esferas vermelhas permitem que Maxima abra seu torso e atire ondas de energia para limpar a tela ao redor do campo de jogo, como você pode ver acima. Depois de usar essas duas esferas, as esferas laranja permitem disparar um único raio de energia disparado de seu suvaco robótico, e as duas esferas verdes produzem um poderoso soco coberto de eletricidade. 

Se você pressionar o botão de ataque especial sem orbes, Maxima apenas chutará o inimigo, o que eu pensei que era uma boa alternativa para ele não fazer nada, mesmo que isso o faça parecer que ele realmente não sabe o que está fazendo.


Como mencionado, Maxima também pode se transformar em carro às vezes. Por que ele não fica em forma de carro o tempo todo quando ser um carro significa que ele pode dirigir através de todos os inimigos, destruindo-os muito mais rapidamente do que através de combate corpo a corpo e sendo imune a danos enquanto o faz? Eu não faço ideia. O que eu pareço, um robotologista? Provavelmente tem algo a ver com não ter oleo por perto.


No final do primeiro estágio, você tem que lutar contra um grande macaco robô que guarda uma jaula cheia de reféns. O vilão está fazendo reféns porque ele quer "usar o cérebro humano para se clonar", uma frase que me fez imaginar que ou eu ou o vilão não fazem a menor ideia do que clonagem é e como isso funciona.

Oh não, não a ira de Jeed! Tudo menos a ira de Jeed! Estou tremendo aqui... ou estaria se "Jeed" não parecesse o nome de um caipira usando macacão jeans sem camisa que quer expulsar as pessoas da sua propriedade com uma espingarda na mão. 


Agora que estamos no segundo estágio, e Robo Army revelou quase tudo o que tem para oferecer ao jogador - ação muito simples de beat'm up, estágios com um chefe intermediário e um chefe final, gráficos Neo Geo tipicamente impressionantes e mais robôs do que todos os spin-offs de Star Wars já escritos juntos. Esses robôs estão vestindo camisas amarelas sem mangas, com saias pequenas para esconder as suas partes de robô. Por que os robôs estão vestindo roupas? Honestamente, a única resposta que tenho é "fashion". Minissaia com cinto e tons de mostarda estão neste na moda este ano.


Eu disse "quase tudo que o jogo tem a oferecer" porque a terceira fase é diferente: na primeira metade do estágio três, Maxima desliza por um par de cordas, socando qualquer robô ninja de cabeça para baixo ou pássaro mecânico que ache conveniente assediá-lo. Pássaros-robô? Tudo bem, nada de anormal por lá, mas olhe mais de perto os ninjas do robô. Olhe de onde eles estão puxando suas cordas. Não é de admirar que seus olhos sejam tão arregalados.

Essa sessão lembra muito a segunda fase de Battletoads, mas é bem melhor. Verdade seja dita, não é um grande mérito ser melhor que Battletoads, é meio que a obrigação de qualquer jogo jamais produzido, na verdade.


Por exemplo, aqui você pode ficar embaixo dos robôs com grandes bolas - nas mãos, grandes bolas nas mãos - e socá-los nos tornozelos até que explodam, completamente a salvo de retaliação, porque eles não podem atacar para baixo por algum motivo. Você pensaria que atacar para baixo seria mais fácil para eles, eles poderiam usar a gravidade para deixar suas ... bolas caírem. Ok, vamos falar de outra coisa.


Aqui está o fundo do túnel, onde os robomergulhadores lançam um ataque surpresa pulando fora da água. É realmente um ataque surpresa, porque surpreendentemente eles conseguiram mergulhar completamente na água que claramente tem apenas a profundidade do tornozelo. Pelo menos os mergulhadores têm uma expressão adequadamente triste para algo criado exclusivamente para nadar na água do esgoto. 


Jeed pode ser seu cientista louco de sempre empenhado em dominar o mundo, mas não se pode questionar que ele mantem um senso de estilo quando se trata de design de robôs. Nada tão simples como "homem de metal com uma arma" para Jeed, oh não, são todos os macacos-robôs e carros bípedes e essa coisa, esse Pac-Man que parece algo que você veria na versão de Hollywood do Pac-Man (aventuras arrebatadoras onde os pellets são células de combustível radioativas e os fantasmas representam o peso psicológico de todos aqueles que ele matou em batalha, alguma coisa militaristica e "realista" assim).

O chefe também tem um truque - além de "boca grande", quero dizer -, pois pode mastigar um pedaço de metal da lixeira na parte inferior da tela e cuspir alguns inimigos. É um truque legal, e quando combinado com a capacidade do chefe de vomitar raios laser, tive problemas para me aproximar dele  ... até que o chefe decidiu parar de atacar e me deixou soca-lo até explodir, o que foi meio que esquisito. Talvez eu estivesse cronometrando meus golpes com precisão suficiente para interromper todos os ataques do chefe, talvez o chefe tenha percebido a futilidade de sua própria existência e tenha parado de reagir, mas tudo que sei é que cheguei à fase quatro.


Ao chegar a fase 4 o jogo já mostrou tudo que tinha para mostrar, apenas reciclando os inimigos com cores diferentes. A única coisa minimamente interessante é que tem esses pilares-man aiaiiiiiiiiiiaiaiaiaiaaaaaaaaaaaaii que você pode socar para derrubar o teto e talvez atingir um inimigo com isso. Mais interações de cenário como essa teriam promovido Robo Army de "uma nova definição da palavra genérico" para "quase interessante", mas momentos como esse não se repetem realmente.


Não tem absolutamente nada especial sobre a luta contra esse chefe, mas eu gosto do visual dele mesmo assim. Parte cylon oldschool, parte Signalman, todo roxo. O fato de duelarmos através de um bushido de vibradores também não passou desapercebido por mim. 


Aparentemente, o estágio cinco se chama "Fábrica do Diabo", mas parece que Satanás está alugando para Jeed para que ele possa fazer bustos-robôs femininos de cristal. Eu não posso dizer que entenda o proposito disso, não tão duráveis quanto robôs de metal, sua falta de membros os impede de realizar tarefas mais complicadas do que "disparar fogo dos olhos". Talvez Jeed estivesse tentando dar uma aparência mais elegante a suas legiões de morte, um pouco de escultura clássica para contrastar com os robôs quadrados. Ou talvez a SNK só queria colocar alguns peitos de cristal de alguma forma, eu sei lá. 


O chefe da fase é definitivamente um chefe. É maior e leva mais tempo para matar do que tudo no resto da fase. Além disso, não tenho muito a oferecer informações suplementares sobre o que é isso. Todos os outros chefes seguiram o padrão claro de ser uma coisa normal - aranha, cachorro, policial - transformada em robo, mas esse chefe realmente parece apenas montado com peças que sobraram. 

Mas o que quer que seja esse chefe representa a maior ameaça no jogo até agora, graças ao seu ódio patológico dos tornozelos de Maxima. Na esperança de explorar a falta de mobilidade vertical de nossos heróis, o chefe dispara mísseis após mísseis ao longo da superfície da água, e é uma boa estratégia. Maxima não é bom em desviar das coisas, mas pelo menos ele compensa com o canhão especial de ondas de plasma que ele mantém no peito.


A etapa final se aproxima: o ataque à Jeed Tower! ... não, eu ainda não consigo levar Jeed a sério, não me importo com quantos robôs eles têm. Ele vai fazer o que? Me atacar com o banjo dele enquanto ele defende o trailer que ele mora? 

Se o nome fosse Torre do Robô, talvez eu pudesse evocar algum respeito. Mas então, como vou entrar na Jeed Tower?


Ok, eu posso respeitar isso...


... esquece o que eu disse sobre respeito. Porque é claro que você tem que lutar contra todos os chefes de novo, é claro...

Pelo menos o cenário de fundo é bem desenhado. Você sabe que esta diante de um jogo completamente bosta quando olhar pela janela do cenário é mais divertido do que jogar o jogo, mas enfim... 


Jeed não está feliz, mas talvez você deveria se perguntar se isso é realmente culpa minha, Jeed. Fui eu que equipei seus robos com braços extensíveis e parafernalhas do tipo Inspetor Bugiganga ao invés de dar a eles, você sabe, bazucas, metralhadoras e lança-chamas? Acho que não.

Reflita sobre isso, Jeed.


Assim, a batalha final começa, e para grande surpresa de todos, as cutscenes mostram que o vilão não está usando algum tipo de dispositivo de comunicação, ele realmente é apenas uma cabeça suspensa em um globo de cristal. Você pode ver o orbe na frente deste robô de batalha. Isso explica a hostilidade de Jeed, deve ser difícil passar pela vida como um peso de papel.

A batalha contra Jeed é típica dos beat'm ups ruins: ele tem saúde suficiente para ser entediante e projéteis e feitiços de invencibilidade temporários suficientes para ser irritante, as únicas táticas úteis são tentar levar o mínimo de dano possível. Ok, isso é uma mentira: a tática mais útil é morrer e voltar com um conjunto completo de movimentos especiais.


Jeed também tem uma segunda forma, naturalmente. A fusão do capacete alemão da Segunda Guerra Mundial e do foguete de ônibus espaciais é uma combinação que eu hesitaria em chamar de "legal", mas é pelo menos ... único. Saltando pela tela como um pinball demente, a esfera de cristal de Jeed enterrada no fundo deste aparato e presumivelmente se perguntando onde foi que tudo deu tão errado


Jeed é derrotado, ele deveria saber que combinação de capacete nazista e onibus espacial é algo que só daria certo como best match do Kamen Rider Build. E uma cientista foi resgatada.Ela me agradece, de nada moça, mas... quem é você mesmo?



Acontece que ela é filha de Jeed - concebida antes de ele se tornar uma cabeça em um orbe, presume-se - e ela jura que "reverterá todo o mal que meu pai sádico causou a vocês". Err, ele me fez alguma coisa?

Curiosidade: o Google me informa que não existem bandas por aí chamadas Sadistic Dad, mas não tenho certeza se acredito nisso.


Exército Robo termina com um final de Pinóquio, quando Maxima e Rocky são transformados em garotos de verdade. Ok, parece que então eles eram humanos que foram transformados por Jeed em robos mas ele esqueceu de incluir o chip que removia seu livre arbítrio e eles escaparam. Bom trabalho, Jeed. Quase tão bom quanto o da SNK, suponho que essas informações um pouco antes teriam sido mais uteis... 

Enfim, nossos heróis são desrobotizados, a cidade de Neo Detroit está segura e Exército Robo termina.

"ah ha ha ha, que jogo bosta, já esqueci dele antes de me afastar três passos do arcade ah ha ha ha!"