sábado, 20 de julho de 2019

[AÇÃO GAMES 024] TOM & JERRY: The Movie (Master System, 1992) [#250]

 

Sega, querida Sega. Querida e amada Sega, preciosidade do meu coração. Amados e estimados amigos da Sega, eu tenho uma pergunta e uma pergunta apenas a faze-los, do fundo do meu coração:



Porque sério, a NASA tem que estudar esses caras da Sega, não pode ser real uma coisa dessas!

Mas bem, suponho que eu deva explicar o que aconteceu, então vamos lá...


Em 1992 a Miramax teve a ideia de fazer um longa metragem de Tom e Jerry. O que não é um problema, o problema vem quando o estúdio achou que precisava "melhorar" Tom e Jerry... o que nos resulta aquele filme hediondo onde não apenas eles falam como eles são super parças.

Olha, amigo, pal, truta, tem uma coisa e uma coisa apenas que você precisa saber sobre Tom e Jerry: o gato persegue o rato. Meu deus, não é física quantica, é o conceito mais simples e básico possível! Como caralhos umidos aquaticos mutagenicos vocês conseguiram errar ISSO?!? COMO, apenas COMO?!?


Como um filme de Tom e Jerry virou uma declaração do que um aluno de humanas acha que é tentar abrir um negócio que não esteja ligado ao governo?!

Mas bem, não vou falar a abominação contra a fabrica do espaço-tempo que é esse filme. Vou falar sobre como a Sega conseguiu PIORAR isso! Eu não poderia nem cogitar que isso é possível, mas pela fúria dos sete mares e quinze ares they did! YOU MANIACS!


Dito isso... vamos explicar o acidente cardiovascular em um bebê foca que aconteceu aqui. "Tom e Jerry: The Movie" é um jogo da Sega para o Master System que tenta fazer o que o próprio filme não faz: é sobre Tom perseguindo Jerry. Yay, legal, né?


O que rola aqui: o jogo é um jogo de plataforma onde Jerry fica sempre no lado direito da tela e você, como Tom, deveria persegui-lo. Aparentemente, porque na prática não tem como você alcançar o Jerry e você só consegue "alcança-lo"  de fato no final da fase. Você acha que está perseguindo o Jerry, mas não está realmente.


Então qual a função do Jerry no jogo, na prática? Bem, o que ele REALMENTE faz no jogo é ficar puxando a tela. Sabe aquelas fases que a tela anda automaticamente e você perde uma vida se a tela te alcançar? Tom e Jerry: The Movie é um jogo inteiro disso. Jerry vai andando e você tem que acompanha-lo.


Seria mais legal se você tivesse a oportunidade de pegar o Jerry antes do final da fase, mas tudo bem (na verdade tem como, mas só através de explorar bugs na programação do jogo). Esse não é o problema. A coisa do scroll automático da fase não é meu favorito, mas eu entendo a coisa de tentar apimentar o jogo colocando um senso de urgência. Esse não é o problema também.

O problema, exatamente, é que ferramentas eles te dão para fazer isso e aqui é onde a Sega brilha com niveis de bostozidade nunca antes imaginados pela raça humana. Tá, qual o problema então? O problema, meus caros, é que esse jogo usa o sistema de controles de PRINCE OF PERSIA para fazer o Tom se locomover.

MAS OI? PRINCE OF PERSIA? VOCÊ NÃO ESTÁ FALANDO DO...

Sim. Exatamente esse.

... EM UM JOGO DE PLATAFORMA QUE VOCÊ TEM QUE CORRER DA TELA? NOSSA, ISSO PARECE UMA IDEIA BEM RUIM...

Exactamundo!

Se alguma coisa, Prince of Persia é conhecido por seus controles duros e que são quase um jogo de ação matemático do que pela habilidade de responder em uma situação urgente como, digamos, anda logo senão a tela anda e você morre!".

Não, sério, Sega Seguinha do meu kokoro amado, como diabos alguém olhou ISSO...


 ... e pensou: "Sabe o que deixaria esse jogo MELHOR? Se você tivesse que fazer todos os movimentos em uma corrida desabalada porque a tela está andando e ela vai te pegar!". De todas as coisas de todos os multiversos, porque vocês escolheram um dos jogos menos responsivos da história dos videojogos para aplicar esse conceito? POR QUE, SEGA, APENAS ME DIZ POR QUÊ!?

UAAAAAAAIIIIIIIII?!



Não, sério, olha uma coisa dessas e me diz como uma criatura ILUMINADA achou que ter os mesmos controles de Prince of Persia era uma boa ideia para este tipo de jogo:


Puta. Merda. Sega. Mas. Puta. Que. Merda. Mesmo.

O jogo é incrivelmente bonito para um jogo de Master System, e é impressionante o número de animações que tem para quando o Tom toma dano baseado nos cartoons (quando ele se queima ele fica todo preto, quando algo cai na cabeça dele fica aquelas estrelinhas de cartoon, etc), mas essa jogabilidade, mano, essa jogabilidade...

Ah, e você termina esse jogo em dez minutos. Because fuck you, that's why.