sábado, 28 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 029] TOM AND JERRY (SNES, 1993) [#340]



Tom & Jerry: The Movie  para Master System é não apenas um acidente radioativo em uma ilha de bebês focas que prova que Deus não apenas existe, mas ele odeia particularmente todo e cada um de nós.

Pois bem, por todos os defeitos que esse jogo tem, ao menos algo pode ser dito dele: ele é ruim. De uma forma sinistra e mórbida, jogar esse jogo é como as pessoas que desaceleram na BR quando tem um acidente apenas pelo prazer de ver membros mutilados e uma massa de metal retorcido, sangue e gasolina onde um dia já houve um ser humano. Já vi acidentes mais bonitos de se olhar do que jogar Tom e Jerry  do Master System.

Mas como isso pode ser algo bom?




Bem, porque é ALGUMA COISA. De Tom e Jerry do Super Nintendo, nem isso pode ser dito. Sem mentira alguma, acho que é o jogo mais esquecível que eu já vi na minha vida.

Como eu comentei enquanto jogava o Tom e Jerry de Nintendinho (de repente me ocorreu que existem jogos do Tom e Jerry demais, não?), o cartoon é excelente porque une uma noção apurada de física com efeitos sonoros precisos para passar uma sensação muito gostosa de violência.

Adicione a isso toda criatividade que só pode ser exercida porque é, bem, um desenho animado e temos alguma coisa especial aqui.


Infelizmente, exatamente nenhuma dessas coisas estão presentes em Tom e Jerry no Super Nintendo. Nada da violência exagerada cartunesca, nada do design de som hilário, nada das gags visuais ou criatividade, nada da excelente trilha sonora (exceto pelo tema principal, que eu admito que é muito bom). No lugar disso temos o jogo de plataforma mais genérico concebido pelo homem, trazidos até vocês pelas mesmas mentes que nos puniram com perolas com The Hunt for the Red October e Muppet Adventure: Chaos at the Carnival


FUN FACT: a Hi Tech Expressions começou a produzir um jogo para Nintendinho de Twin Peaks, 
porém ele foi cancelado antes de ser terminado. Medo do que saíria.

A história é que Jerry está tentando voltar para casa depois de assistir a premiere do filme de Tom e Jerry, e Tom quer impedir que isso aconteça. O que me parece desnecessariamente cruel, quer dizer, ele acabou de assistir o desastre que é o filme de Tom e Jerry, já não é punição suficiente por uma noite, Tom?


Você pula, atira azeitonas e se pegar 100 pedaços de queijo ganha uma vida extra. Você sabe, o básico de jogo de plataforma e Tom e Jerry não se arrisca além mesmo que sua vida dependesse disso. A única coisa mais ou menos notável que eu posso mencionar sobre esse jogo é que o player 2 joga com o Espeto (o sobrinho cinza do Jerry, porque tal qual minha adolescencia personagens de cartoon não pegam ninguém e só tem sobrinhos, nunca filhos)



Não que isso mude alguma coisa além dos sprites do personagem, enfim. E isso é tudo que tem para falar sobre o jogo, de tão pouca coisa que há para ser dita. Para ter uma ideia, o manual do jogo tem apenas 10 páginas e sendo que dessas, metade são descrevendo CADA UMA DAS FASES!

Uau, nem os criadores do jogo encontraram muito o que falar dele, porque eu nunca tinha visto um manual encher linguiça desse jeito! Isso mostra o quão raso esse jogo é!

A música é um loop de três segundos para cada mundo, e os gráficos ... estão lá. Eu realmente não tenho muito mais o que dizer, esse é o jogo de plataforma mais chato que eu já joguei e olha que eu já joguei Skulljagger! Eu não chegaria a dizer que o jogo é ruim, mas honestamente eu preferia que fosse: ao menos eu teria algo a falar sobre ele.