quarta-feira, 8 de abril de 2020

[AÇÃO GAMES 029] JERRY GLANVILLE'S PIGSKING FOOTBRAWL (Mega Drive, 1993) [#346]




O esporte mais popular do Brasil não possui uma Copa do Mundo, Olímpiada ou mesmo transmissão da Globo. Esta gigantesca modalidade esportiva anonima movimenta milhões de crianças todos os colégios desta por este florão da América, fulguras, iluminando o sol do novo mundo.

Estou falando, é claro, da nobre arte da "Carniça". Em primeiro lugar tenho que dizer que este nobre esporte atende por diversos nomes: quebra-osso, futepedra ou, o meu favorito, carniça.

Mas o que é a "carniça"? Bem, o que não é a carniça?


Quer dizer, sério, saporra não tem muitas regras não. O único objetivo é chutar o objeto do jogo (uma pedra, uma garrafa pet e, muito raramente, uma bola) até o que se convencionou como gol. E meio o que é isso as regras, todas elas. O numero de jogadores é limitado ao numero de crianças nas redondezas, muitas delas não fazendo ideia de que estão em algum jogo. Não existem times, é cada um por si e toda violencia que você puder distribuir nos 15 minutos do recreio. 15 minutos. E ainda dizem que escola é um ambiente para crianças se socializarem, fanfarrões...

Apenas um recreio roteineiro da 5a série. E mais um dos motivos pelos quais as mulheres tem uma expectativa de vida maior.
Esse nobre esporte bretão é o futebol mais raíz que existe, já que era uma reedição de como nasceu o calcio na Italia. A coisa era tão sem regras que os jogadores não chegavam a um acordo se podia pegar a bola com a mão e sair correndo - tanto que o calcio se ramificou em dois esportes completamente diferentes, o que nós entendemos hoje como futebol (ou soccer, para os americanos) e o que os americanos chamam de futebol (ou futebol americano, como nós chamamos).

Originalmente as bolas, quando havia uma, eram feitas com couro de porco e por isso durante muito tempo o esporte ficou conhecido como pigskin. Bem, tecnicamente as bolas eram feitas com bexigas de porco, mas suponho que pigbladder não soe tão legal, eu sei lá...

 O que eu sei é que em 1991 foi feito um arcade baseado neste calcio raíz, o Pigskin 621 A.D.
O jogo é basicamente é um beat'm up com uma bola: o objetivo é levar a bola até a endzone do adversário, ou sentar a porrada no oponente se ele estiver com a bola para faze-lo dropar a bola. Adicione a isso um bilhão de objetos no campo para você tropeçar e basicamente esse é o jogo.



Pode ser curioso, ainda mais para um arcade, mas definitivamente não é um jogo muito divertido de se jogar. O principal problema é que você controla apenas um dos cinco jogadores do time, e como dá pra ver no gif acima o jogo é muito rápido. O resultado é que em 75% do tempo você vai estar fora da tela, tentando aparecer no jogo. Quando a bola está com você, normalmente você tem apenas um ou dois segundos antes de você tropeçar em algum dos inumeros itens do cenário ou ser socado por alguém.

Trebien, é o que a casa oferece. Dois anos depois, em 1993, a Midway decidiu que seria uma grana fácil portar este jogo não exatamente estelar para o Mega Drive. Mas... como empurrar esse joguete para os Segamaniacos?

Ora, muito simples. A Midway decidiu que a solução para isso era colocar o nome do treinador da NFL Jerry Glanville. Eu não posso estressar o suficiente o quanto essa decisão não faz sentido nenhum. Pra que diabos você desembolsa uma grana para ter o nome de um treinador que nem é tão popular assim, um treinador da NFL de verdade em um jogo que sequer é sobre futebol americano exatamente?



A unica coisa que me surpreende mais do que isso é que essa ideia tão pavorosa não é da Sega. Por incrível que pareça, a Sega é inocente dessa vez. Enfim, ele apenas aparece em imagens estáticas ao longo do jogo. Pior ainda, ele literalmente não faz nada nessas imagens e praticamente não tem nenhuma influência no jogo além do seu jeitão de cowboy fora de forma. Falando nisso, ele pode viajar no tempo? Este jogo se passa na era medieval! Whatever... i do what i want...

E é o que temos para hoje. Pigskin 621 A.D. tem uma ideia curiosa, mas um gameplay desapontante onde você passa muito pouco tempo fazendo qualquer coisa que não tentando voltar para o jogo e a adaptação para Mega Drive não fez ao jogo nenhum favor. Embora tenha feito a Jerry Glanville, que ganhou uma graninha para trocar a BMW pelo modelo do ano sem razão absolutamente nenhuma. Coisas de videojogos.