sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

[#1213][Jun/98] CARDINAL SYN


A sociedade é muito rápida em julgar, e muito lenta em perdoar. Passe uma vida inteira de virtudes, ajudando o próximo e sendo um cidadão exemplar que basta uma única vez você realizar atos sexuais com um cavalo em praça publica que vc será eternamente lembrado apenas por isso. Que mundo é esse tão cruel que a gente vive.

No mundo dos videogames, funciona da mesma forma. Frequentemente você vai encontrar por aí menções a trilogia do terror da Kronos - três jogos marcados na história dos videogames não por serem do genero terror, mas por serem tão ruins que evocam os sentimentos de panico mais basais da raça humana.

A saber, esses jogos são CRITICOM de 1995, DARK RIFT de 1997 e esse Cardinal Syn de 1998. Agora a parte injusta disso é que enquanto CRITICOM merece todas as críticas possíveis direcionadas a ele e mais algumas inventadas apenas para este jogo - e com efeito, o título de "pior jogo de luta de todos os tempos" não é de forma alguma injusto - os outros dois acabam levando a fama meio que de graça.


Quer dizer, DARK RIFT não é um jogo bom realmente, mas é okay-ish. E olha, ser okay-ish quando se é a continuação da abominação espaço-temporal que é CRITICOM já é bastante coisa... mas então eu entendo as pessoas terem o pé atrás desse jogo. E o terceiro jogo desenvolvido pela Kronos também recebe a mesma quantidade de merda por essas razões compreensíveis, mas a coisa é...

... Cardinal Syn é até que meio bom. Eu nunca achei que diria isso de um jogo de luta dos criadores de CRITICOM, mas é e é isso que veremos hoje!

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

[#1212][Nov/97] THE GRANDSTREAM SAGA

Começarei o texto de hoje fazendo uma revelação bombástica: jogos ruins são, bem, ruins. Sim, eu sei, eu sou um Xerox Rolmes. Mas então, muito raramente, quanto as estrelas estão certas e o vento sopra a favor, nós temos um jogo ruim... diferente.

Veja, existem alguns jogos que não são apenas ruins, eles são tão ruins que fazem as coisas de uma forma espetacularmente ruim ao ponto que vc fica hipnotizado pela ruindade e pelas escolhas pavorosas que eles tomaram. É o tipo de jogo que vc nem fica puto realmente, vc fica em choque com a mão no queixo e um sorriso nervoso de "meu deus, como eles não viram que essa ideia é uma merda"?

Em outras palavras, esse jogo é o The Room dos videogames. Simples assim, aquela coisa que é tão catastroficamente ruim que é na verdade uma perola pela sua ruindade! Isso sendo dito, vamos começar do começo...

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

[#1211][Abr/98] WARHAMMER: Dark Omen


Em 1998, o cenário dos jogos de estratégia em tempo real (RTS) era brutalmente competitivo entre a Westwood e a Blizzard, cada uma trocando golpes com a outra através de jogos cada vez mais acachapantes (sim, essa é provavelmente a giria mais anos 90 já usada ever nesse blog). O que foi a história que eu contei não muitos dias atrás, em STARCRAFT.

Pois bem, a história que eu quero contar hoje é uma inteiramente diferente: é a história da terceira força nos jogos de estratégia em tempo real. Isso pq enquanto voava sangue pelo primeiro e segundo lugar, a Microsoft tentava chegar na maciota e ficar com o terceiro lugar com seu AGE OF EMPIRES. A Eletronic Arts viu isso, esse dedo no cu e gritaria que era a disputa pelos mercados de RTS e percebeu que havia sim um bom dinheiro a ser feito ali... porém outra coisa que eles pensaram foi que também havia uma outra forma mais inteligente de fazer esse dinheiro do que bater cabeça com os gigantes do mercado e é isso que veremos hoje.

Vamos colocar da seguinte forma: quando vc pensa em RTS, obviamente vc pensa em jogos de computador. Isso é o básico do básico, já que jogar essas coisas sem mouse não é nada senão sofrimento e dor - e digo isso como um dos maiores entusiastas dos consoles ever, eu sempre vou preferir jogar qualquer coisa com um joystick na mão do que um teclado e mouse (especialmente FPS)... mas RTS não dá, jogar RTS no direcional é absurdamente desconfortável e TEM que ser feito com o mouse.

Por isso, obviamente que RTS nunca foram uma grande coisa nos consoles - e não são ainda hoje. Tá, tecnicamente existem ports de hojes como COMMAND & CONQUER: Tiberian Dawn para PS1 /Saturn e STARCRAFT para Nintendo 64, mas na moralzinha, eles são um cu molhado de se jogar. E é aqui, exatamente aqui que a Eletronic Arts viu a sua chance de ouro de fazeres muitos dinheirones.

Pq imagine E SE, veja bem, E SE houvesse um RTS que fosse super acessível para ser jogado com o controle? Um RTS que funcionasse genuinamente bem no PS1, onde a competição no genero era praticamente inexistente? Pois é aqui que entra o PRESSÁGIO SOMBRIO.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

[#1210][Mai/98] BIO F.R.E.A.K.S.

E cooooooooooooooooouuuuuuuuummmmmeeeeeeeeçççççaaaaaaaa 2024! O ano da virada! O ano do amor! Um ano que certamente promete grandes emoções! Um ano que promete grandes jogos! Um ano que promete...

COMEÇAR COM UM JOGO DE LUTA DO NINTENDO 64

Oh boy, e lá vamos nós, e não vamos só no sabado cantar...

domingo, 31 de dezembro de 2023

[#1209][Mar/97] THEME HOSPITAL



Já chegou ano novo, Natal ficou pra trás!
E essa noite começa, um ano mais!

UAU, REALMENTE ORIGINAL PARA UM POST DIA 31 DE DEZEMBRO, NÃO É COMO SE NINGUEM TIVESSE PENSADO EM FAZER ISSO NOS ULTIMOS TRINTA ANOS...

Feliz ano novo pra vc tb, Jorge! Especialmente pra vc, que foi com quem eu mais conversei durante essa ano, que aguentou as minhas merdas durante 185 reviews em 2023, meu mais fiel companheiro!

Para surpresa de absolutamente zero pessoas, a capa americana do jogo não tem a MOLIER. Tipico.

NÃO É COMO SE EU TIVESSE ALGUMA ESCOLHA...

Ainda sim, feliz ano novo! E pra encerrar aquele que foi um dos piores anos da minha vida onde eu contemplei o vazio e a insanidade em níveis que outro ser humano algum seria capaz de faze-lo e ainda sim seguir em frente, um jogo que... na verdade é bom! Eu quero dizer, realmente bom, ótimo mesmo!

Pq de sofrimento e dor chega o que foi 2023, né? NÉ?


CARA, VC TÁ BEM?


Mas isso de lado, vamos seguir em frente e com o último jogo de 2023: o fantabuloso, chocolingo, alvitálicio e morungávico HOSPITAL TEMÁTICO!

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

[#1208][Abr/98] TAIL CONCERTO

Se existe um jogo pouco conhecido ou mesmo completamente obscuro (do tipo foi lançado em apenas dois bairros do Japão com 13 cópias vendidas), pode ter certeza que haverá uma review no YouTube dizendo que essa é a "perola perdida" do sistema. Na imensa maioria das vezes, entretanto, essas tais "perolas perdidas" são jogos medíocres que ficaram perdidos por uma razão em primeiro lugar e que só são chamados de "tesouros escondidos" pq isso dá views - ninguém vai clicar para ver um video sobre um "jogo absolutamente mediano, nem tão ruim, nem tão bom, que vc nunca ouviu falar e definitivamente não tem nenhuma memória afetiva dele". É assim que o jogo é jogado.

Entretanto, aqui e acolá, quando o vento sopra corretamente e as estrelas estão certas, eis que a tal "perola escondida" é realmente uma jóia oculta, um jogo magistral, fenomenal, supimpático como é o jogo de hoje!

TAIL CONCERTO É UMA "PEROLA OCULTA" DO PS1?

Definitivamente! Um tesouro da história dos videogames que passa desapercebido dos olhos do grande público!

SEI. E VOCÊ ESTÁ DIZENDO ISSO POR CAUSA DO GAMEPLAY, OBVIAMENTE, E NÃO PQ ESSE JOGO ENVOLVE PEITINHOS FURRIES, NÉ?

Eu... hã... bem... eu posso ou não ter reparado que esse jogo envolve exibição gráfica de furries macias com cheiro de baunilha e decotes, é, suponho que é algo que possa ter vindo a minha atenção.

E SE VOCÊ FIZER UM GRANDE ESFORÇO E TIRAR AS PEITOLAS PELUDINHAS DA EQUAÇÃO, ESSE JOGO ENQUANTO JOGO MESMO ... ELE É GRANDE COISA?

O que? Bem, se cometermos o crime inafiançável de desconsiderarmos as furriezinhas fofinhas chocolatantes e gatíneas (literalmente)... é, não, definitivamente esse jogo não é tão grande coisa assim. Mas quem faria isso quando estamos falando de pequenos magumbos felinos?

OH BOY, ESSE VAI SER UM DIA DAQUELES...

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

[#1207][Abr/98] SHINING FORCE 3: Scenario 2 - Target: Child of God


E que jogo melhor para ocupar esta semana entre o natal e o ano novo do que um jogo cujo (ridiculamente longo) título declara que o alvo será nada senão o próprio Filho do Home? Entretanto, como suponho que vc já deva ter imaginado, "Deus" aqui é mais no sentido de chefe final de jRPG que parece um carro alegórico do que o cara que mandou apedrejar quem usar roupas feitas de dois tecidos diferentes. Mas vamos começar do começo...

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

[#1206][Abr/98] MEGA MAN & BASS (ou "Rockman and Forte" no Japão)


E então, simplesmente do nada, por motivo causa razão ou circunstancia nenhuma (exceto o dinheiro, claro), a Capcom decidiu lançar um jogo de Super Nintendo na metade de 1998. Quase dois anos após seu último jogo para o Super Nintendo (que seria MARVEL SUPER HEROES in WAR OF THE GEMS, lançado em outubro de 1996), eles decidiram tirar a poeira do devkit antigo e fazer um port de MEGA MAN 8: Anniversary Collector's Edition para o console antigo da Nintendo.

Em entrevistas posteriores, o produtor da série, Kenji Inafune, disse que ele queria proporcionar uma mega-experiencia para as crianças que não tinham um sistema de 32 bits. Porém, como veremos a seguir, se esse jogo foi feito para crianças então eu sou um Marea Turbo 1.0 em chamas com escada da firma no teto.

sábado, 23 de dezembro de 2023

[#1205][Abr/98] BOMBERMAN WARS


Mal faz dez dias que eu falei de BOMBERMAN HERO, em especial de como a equipe da Hudson estava absurdamente sobrecarregada nesses tempos tendo lançado TRÊS jogos do Bombermildo em um intervalo de apenas seis meses - o que é um crunch desgraçado e certamente essa galera já tava mais pele do que osso a esse ponto.

O que eu realmente não fazia ideia é que essa conta estava errada: não foram três jogos diferentes de três generos diferentes (ou seja, que sequer reaproveitavam os assets e tiveram que começar tudo do zero três vezes), foram quatro! Isso pq quando eu folheei as revistas e vi esse Bomberman Wars por cima, eu achei que ele era apenas alguma variação de BOMBERMAN FIGHTER. Mas não! Bomberman Wars não apenas é o quarto jogo do nosso terroristinha favorito dos games lançado dentro de seis meses, como é o quarto jogo inteiramente diferente de um genero completamente diferente!


E eu digo isso pq esse jogo é, acredite ou não, um RPG Tático de Bomberman!

AGORA VOCÊ JÁ ESTÁ INVENTANDO COISAS, COMO QUE SE FAZ UM RPG TÁTICO DE BOMBERMAN? TIPO TEM CLASSES E TAL COM HABILIDADES ESPECIFICAS, MAS OS ATAQUES SÃO SUBSTITUIDOS POR BOMBAS?

Quase isso. Apenas adicione que esse é um RPG Tático... misturado com xadrez.

ESPERA, O QUE?

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

[#1204][Abr/98] FORSAKEN

 

O jogo de hoje é um daqueles casos que é o que eu chamo de "efeito Phalanx": todo mundo e a mãe de conhece a capa do jogo... não necessariamente pelos motivos certos... mas bem menos gente efetivamente já pegou o jogo pra jogar ou sequer sabe do que se trata essa bagaça 

DO QUE TU TÁ FALANDO, CARA, EU NUNCA VI ESSA CAPA NA MINHA VIDA!

Isso pq eu coloquei a capa japonesa na introdução pra fazer um charme, a capa ocidental do jogo é o que causa aquele efeito de "aaaaaaah, isso, é, sim eu já vi essa bizarrice antes...":



AAAAAAAH, ISSO, É, SIM EU JÁ VI ESSA BIZARRICE ANTES...

Não disse?