terça-feira, 15 de março de 2022

[#844][SNES] THE LEGEND OF ZELDA: A Link to the Past [Novembro de 1991]

Uma capa americana minimalista que se garante só com o nome do jogo? Weird...

Faz mais de uma semana desde o meu último post, e enquanto eu não costumo ficar tanto tempo sem postar isso tem algumas razões. Em primeiro lugar a mais sem graça de todas, que a vida adulta me tomou mais tempo do que eu gostaria e mesmo eu tenho que trabalhar também. Felizmente tenho outros motivos mais legais também: "Nier: Automata" esta saindo do Gamepass hoje e eu decidi entrar em um projeto absolutamente old school.

O que quer dizer que eu comecei a jogar o jogo sexta de noite e virei o fim de semana rushando lagrimas de tungstenio (literalmente, saporra é depressiva pra caraio) até conseguir terminar ele antes de ter que "devolver a fita" na segunda feira. Como nos velhos tempos, sabe? Rapaz, tem poucas sensações na vida como virar um fim de semana "dentro" de um jogo... mas é uma experiencia, né? 33 horas de jogo em um fim de semana aos quase 40 anos de idade... se o meu eu criança pudesse me ver agora, eu teria tanto orgulho de mim mesmo...


segunda-feira, 7 de março de 2022

[#842][SAT] GOLDEN AXE: The Duel [Janeiro de 1996]


Quando a Sega anunciou a lista de titulos prometidos para o Sega Saturn em 1995, um dos jogos prometidos foi um port de Golden Axe do Arcade, o que compreensivelmente fez os seguinhas ficarem loucos, e não sem razão: afinal que jogo do Desodorante Dourado existia para arcade?

Ora, Golden Axe: The Revenge of Death Adder!

domingo, 6 de março de 2022

[#841][SNES/MEGA] DOOM TROOPERS: Mutant Chronicles [Novembro de 1995]

Parece que foi até combinado, mas eu juro que eu não escolho a ordem dos jogos nesse projeto. Calhou de que ontem mesmo eu falei sobre DONKEY KONG COUNTRY 2: Diddy's Kong Quest, hoje eu vou falar sobre um jogo que mostra o quanto o que a Rare fez no jogo dos macacos é mais dificil do que pode parecer a primeira vista.

Isso porque fazer gráficos em computadores megapoligonais e então exportar como sprites realmente dá um efeito muito bonito, mais do que normalmente se fazia com so gráficos 3D da época por anos-luz de distancia... e se essa ideia é tão simples assim,pq todo mundo não faz isso? Bem, a resposta é Doom Troopers: não é tão simples assim.

sábado, 5 de março de 2022

[#840][SNES] DONKEY KONG COUNTRY 2: Diddy's Kong Quest [Dezembro de 1995]


Quando você pede a alguém para nomear seus jogos de Super Nintendo favoritos, você ouve com relativa frequencia os mesmos nomes: SUPER METROID, The Legend of Zelda: A Link to the Past, CHRONO TRIGGERMEGA MAN XINTERNATIONAL SUPERSTAR SOCCER e assim por diante - dependendo do gosto do freguês. E eu entendo, os jogos que usualmente são realmente muito bons mesmo. No Super Nintendo não é muito frequente a galera encarnar em jogos que são meio (ou muito) bosta, como BATTLETOADS no Nintendinho ou SONIC 2 no Mega Drive.

quarta-feira, 2 de março de 2022

[#839][3DO] THE DAEDALUS ENCOUNTER [Abril de 1995]


Se tem uma coisa da qual é impossível disassociar os jogos de imagens digitalizadas, os famigerados FMV, é a sensação de estar assistindo um filme de baíxissmo orçamento. Provavelmente porque eles tem de efato efeitos especiais de baixo orçamento e atuação risível de atores que provavelmente são apenas transeuntes que cairam na chamada de "sanduíche grátis para ler algumas falas na frente de uma camera". 

Suponho que eu não precise mencionar Roberta Williams' PHANTASMAGORIA novamente, não?

terça-feira, 1 de março de 2022

[#838][SNES] TODD MCFARLANE'S SPAWN: The Videogame [Outubro de 1995]

Nos ultimos tempos, especialmente quando falando de adaptações de quadrinhos como SPIDER-MAN and VENOM: Maximum Carnage e VENOM - SPIDER-MAN: Separation Anxiety, eu tenho comentado o quanto essa estética de edginess e tudo tinha que ser DARQUI TREVOSO Y DU MAUUUUU é algo que me cansa. Claro que você pode argumentar que não sendo totalmente fã da coisa que mais definia os anos 90... bem, parece contraproducente ter um blog para falar sobre jogos dessa época.

Isso sendo dito, então é hora de cerrar os dentes e assumir posição de impacto pq vamos ao coração pulsante do homem que é o ícone máximo dos anos 90: hoje falaremos da magnum opus de Todd Mcfarlane.

O FAMOSO ... QUEM?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

[#837][SNES] SECRET OF EVERMORE [Outubro de 1995]

Um RPG da Square que nunca foi lançado no Japão? Eu tenho um mau pressentimento sobre isso...

Nossa história começa em uma terça-feira modorrenta em Hikarigaoka, Japão, mais precisamente no escritório da Squaresoft quando Yamamoto QuadradoMacio, então presidente da Squaresoft, disse as seguintes palavras: "precisamos ganhar mais dinheiro". Bem, não essas palavras exatamente porque ele as disse em japonês, mas você pegou a ideia.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

[#836][SNES/MEGA] VENOM - SPIDER-MAN: Separation Anxiety [Novembro de 1995]

Apenas quase 30 anos depois, eu descobri que esse jogo não se chama Spider-Man and Venom, é Venom TRAÇO Spider-Man. Que era bizarra em que o Venom vinha antes do Homem Aranha, aí anos 90...

Rapaz, os anos 90 foram uma coisa, né? Eu já disse aqui algumas vezes que enquanto eu até gosto da interpretação atual do Venom com o Tom Hardy puxando mais pra comédia, seu conceito original de ser um Homem-Aranha mais DARQUII TREVOSUUU E DU MAUUUU defitinitivamente não era o meu copo de chá.

E como isso deu tão certo (os anos 90 eram os anos 90, afinal), então a Marvel continuou empurrando o envelope e fez uma versão MAIS sangrenta, violenta e MAUVAUDONAAAA do Venom, que viria a ser o Carnificina. Como o nome pode dar a enigmática pista.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

[#835][PC] X-COM: Terror from the Deep [Fevereiro de 1995]


Julian Gollop é uma figura intrigante, para dizer o mínimo. Após ter atingido fama, fortuna, iates, mulheres e cem mil dolares com um dos jogos mais bem sucedidos dos anos 90, X-COM: UFO Defense era natural que a Microprose estivesse interessada em uma continuação.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

[#834][PC] FX FIGHTER [Maio de 1995]


E com esse quarto dia consecutivo de loucura Gameristica, encerramos nosso tour pelos porões sombrios dos jogos de luta para computador com um jogo um bocado menos obscuro que os demais. Estou falando do jogo de luta para computador que você quase ouviu falar - FX Fighter.