segunda-feira, 7 de março de 2022

[#842][SAT] GOLDEN AXE: The Duel [Janeiro de 1996]


Quando a Sega anunciou a lista de titulos prometidos para o Sega Saturn em 1995, um dos jogos prometidos foi um port de Golden Axe do Arcade, o que compreensivelmente fez os seguinhas ficarem loucos, e não sem razão: afinal que jogo do Desodorante Dourado existia para arcade?

Ora, Golden Axe: The Revenge of Death Adder!


Como dá pra ver, parece um beat'm up muito bonito: vários personagens na tela ao mesmo tempo, quatro jogadores, magias com cutscenes, a porra toda. Logo, os seguinhas tinhas razão de estarem animados com isso.

Mal sabiam eles, entretanto, que a Sega opera de formas misteriosas e de fato no final de 1995 saiu o prometido e tão esperado port do Axé Dourado... e que não era esse beat'm up supimpa aí acima. Não, era um jogo de luta tão genérico quanto é humanamente possível usando apenas um personagens da franquia original. Hmm, jogo de beat'm up que virou jogo de luta usando quase nenhum personagem conhecido? Onde eu já vi isso antes?


Eu não estou de sacanagem com vocês: quando estava todo mundo esperando um port do bom beat'm up exclusivo dos arcades... a Sega vai e copia o fucking jogo de luta de Double Dragon. Você sabe, aquele baseado no filme do shuckashucko que ninguém ousa falar sobre ele? Pois é, a Sega olhou isso e pensou "é isso que vai bombar, esse é o futuro". Fucking DOUBLE DRAGON, man... a Sega é foda mesmo.

Eu não tenho muita tenho certeza do que a SEGA estava pensando naquela época, e tenho certeza que nem eles, mas suponho que a lógica por trás desse jogo é que eles não tinham uma série de luta de jogos 2D consolidada e hey, pq não tentar copiar o que claramente não passou nem perto de dar certo com DOUBLE DRAGON,né?

A Sega tava tão perdida no Doritos que a capa americana é mais bonita que a japonesa, algo que não acontece e não deveria acontecer nunca

Mas enfim, vamos falar do jogo então... A lista de personagens aqui é bastante desinspirada, incluindo personagens que parecem MUITO familiares aos da série, mas por algum motivo não são eles. Tipo você não joga com o anão Gillius Thunderhead, você joga com o primo dele Gilius Rockhead. Ou então você não joga com a consagrada amazona Tyris Flare, você joga com a irmã dela Milan Flare. E eu não estou inventando nada disso, é quase como se a Sega não tivesse os direitos sobre os personagens e quisesse fazer uma paródia ou algo assim. Eu sei lá o que a Sega pensa também...

E, como você pode imaginar a esse ponto, os personagens originais são bastante genéricos também, incluindo seus nomes sem brilho, como GREEN e DOC, por exemplo. O único personagem que está dentro do cânone da série aqui é Death Adder, que surpreendentemente NÃO é o chefe final do jogo. Essa honra vai para um personagem "original" chamado Golden Axe. Sim, a arma titular que é praticamente o título de todos os jogos assume uma forma humana e você precisa enfrentar "O" Golden Axe. Mente. Soprada.

Okay, pelo menos o jogo é rápido e tem uma personagem que é um ripoff da Felicia de DARKSTALKERS: The Night Warriors, essas são duas coisas que o jogo tem a seu favor

Isso sendo dito, ao menos os desenhos dos personagens são bonitos, grandes e vistosos, e alguns cenários têm arte e design incríveis. Não é nada que vá querer fazer você jogar esse jogo, mas ao menos ele está mais no espectro "hã, okay, esse jogo existe" do que ativamente odia-lo. Golden Axe The Duel não é um jogo ruim, só um jogo... sem graça.

Tem seis botões de ataque, cada personagem tem dois movimentos especiais e um Super especial que eu não consegui fazer o comando pra ativar (embora a ideia de encher a barra de especial coletando poções dropadas por gnomos como nos jogos é fiel ao beat'm up, isso é legal), a jogabilidade funciona e a hit detection não incomoda.

Se o seu sonho sempre foi dar uma chave de coxa no Golden Axe em pessoa... é um fetiche estranhamente especifico, mas taí...

Quer dizer, GAD seria um jogo de luta okay se tivesse sido lançado em 1992, no começo de 1993 talvez. Porém como um jogo de nova geração no final de 1995, ele não faz nada além do essencialmente básico. É um jogo bem do nível de HEY PUNK! ARE YOU TUFF E NUFF? MASTER THE MOVES TO MASTER ME! só que sem o nome engraçado, o que não é ruim mas também não é nada do que você deveria se orgulhar também.

No fim do dia o que a Sega conseguiu fazer aqui foi alienar os fãs do Golden Axe, que só queriam outro beat-em-up, e ser completamente ignorado por jogadores de outros jogos de luta que a esse ponto estavam ocupados com jogos que não pareciam ter saído diramente de 1992, como MARVEL SUPER HEROES ou THE KING OF FIGHTERS 95.


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 008


Edição 021


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 006