quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

[#1020][Jan/97] REAL BOUT FATAL FURY SPECIAL


Como eu falei em REAL BOUT FATAL FURY, a série "Real Bout" foi meio que a resposta da SNK a série Alpha/Zero de Street Fighter na eterna luta das duas pelo controle dos arcades de luta dos anos 90. Em especial, esse RBFFS é uma resposta direta ao aprimorado STREET FIGHTER ALPHA 2 (até pq o primeiro STREET FIGHTER ALPHA: Warrior's Dream foi meio que uma gambiarra da Capcom, leiam lá que tá tudo nos textos).

HEY, HEY, HEY, ESPERA. ENTÃO A RESPOSTA DA SNK AO JOGO DE LUTA QUE VERDADEIRAMENTE REVIGOROU A SÉRIE STREET FIGHTER FOI... UM PATCH DE UPDATE?

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

[#1019][Mai/96] SUPER PUZZLE FIGHTER 2 TURBO (ou "Super Puzzle Fighter 2 X" no Japão)


Você sabe que um jogo é especial quando ele te ganha apenas pelo título. E não pq é um título famoso, uma continuação ou franquia nem nada do tipo, e sim pq no título mesmo o jogo já começa tirando sarro de si mesmo. Super Puzzle Fighter 2 Turbo, o primeiro do seu tipo, não é uma continuação e sim uma piada com as "continuações patchs de update" infinitas da Capcom. E se os caras sabem rir de si mesmos na hora de dar nome ao jogo... bem, tenho um bom pressentimento sobre isso.

Alias já que estamos nisso de rir de si mesmo no nome do jogo, eu queria muito fazer uma menção honrosa à série Guilty Gear por levar a brincadeira ao próximo nível e além com coisas como Guilty Gear XX Accent Core Plus R (não tenho certeza do que o R significa, mas vou assumir que significa RADICAL-SEU-COROA!!!). Mas divago.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

[#1018][Dez/95] MAUI MALLARD IN COLD SHADOW (ou "Donald in Maui Mallard" até 1995)


Eis aqui um jogo que me marcou profundamente quando eu era criança... e foi um jogo que eu nunca joguei!

Isso pq quando eu vi a capa do jogo na locadora, eu nunca tinha ouvido falar desse tal de Maui Mallard (nem ninguém, mais sobre isso em breve) e tudo que eu entendi foi que o Pato Donald ficou cego! Caraca, história pesadaça heim dona Disney?


... VOCÊ NÃO ERA O BISCOITINHO MAIS ESPERTO DO PACOTE, TENHO QUE DIZER.

domingo, 25 de dezembro de 2022

[#1017][Dez/96] BOMBERMAN B-DAMAN

 

Olá crianços do meu Brasil baronil, como passaram as festas de natal? Sentados sozinhos em um quarto escuro contemplando a futilidade da sua existencia devido ao fato que absolutamente ninguém se importa com a sua existencia devido a sua absoluta e completa falha como ser humano? Ah, que bom ouvir isso, eu também.

Mas chega de falar de mim e vamos aproveitar esse dia glorioso de festividades para falar da única coisa que realmente importa no natal: ganhar brinquedos. Bem, é verdade que depois que vc se torna adulto passa a apreciar outras coisas como rodinho de pia ou porta-louças, mas vamos nos focar nos clássicos, sim? Então, brinquedos.

sábado, 24 de dezembro de 2022

[#1016][Dez/96] FIGHTERS MEGAMIX


Uma coisa que eu digo frequentemente aqui é quem reclama de "como as coisas são hoje em dia e que na época dele não tinha essa imbecilidade de pagar por DLCs, todos os jogos eram lançados completos e experiencias únicas" é nada senão um imbecil que não jogou nada naquela época. Se hoje eles acham ruim pagar por personagens extras ou missões extras, bem, naquela época era vendido um jogo a preço cheio que não era senão um patch de update. 

Jogos de luta dessa época, em particular, são terrivelmente culpados disso: não era era incomum eles lançarem um jogo e então ficar relançando ele pelos próximos 5 anos, sempre cobrando preço de jogo novo por todo e qualquer update. Bons e velhos tempos.

Mas porque eu estou falando isso? Bem, porque de todos os inúmeros, inúmeros, INÚMEROS patchs de update que eu já joguei nesse blog, poucos realmente conseguem ser mais safados que esses Lutadores Megamisturados. E olha que é preciso ser muito safado MESMO pra me impressionar a esse ponto.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

[#1015][Dez/96] SHINING THE HOLY ARK

A primeira vez que eu joguei SHINING FORCE: The Legacy of Great Intention, eu não sabia o que esperar. A única vez antes disso que eu tive contato com a série foi com o hack'n slash de PS2, e achei um joguim beeeeem mahomenos. Not great, but not terrible either. Eis então que para minha grande surpresa, esse humilde titulo do Mega Drive de 1993 se mostrou um dos grandes RPGs Táticos do console da Sega... tá, um dos únicos... mas eu realmente gosto de SHINING FORCE: The Legacy of Great Intention e seu nome estúpido.

Aí vc pensa: se uma série começa muito bem, daí pra frente é só ousadia e alegria, né? Bem, não. Depois de um primeiro jogo muito redondinho, a série embarcou em uma espiral descendente indo de títulos cada vez mais "okay, não é ruim, mas também não é bom", como SHINING FORCE 2, passando por "uau, isso não tem gosto de nada" como SHINING FORCE CD até abraçar de vez o puro sofrimento e dor com o pavonhonho SHINING WISDOM.


Então vocês podem imaginar minha alegria quando eu vejo que tenho outro Shining pra jogar. Se a série manter a tragetória descendente e conseguir ser, de alguma forma, pior que SHINING WISDOM... sério, eu não acho que conseguirei sobreviver a isso. Então temendo que essa possa ser a última review desse jogo, vamos jogar essa coisa...

... e após dez horas de gameplay meu parecer é:

domingo, 18 de dezembro de 2022

[#1014][Dez/96] BATTLE ARENA TOSHINDEN 3

Na luta de hoje: mulher-gato wolverine enfrenta Guile com uma escovinha de privada gigante!

Falando sério, eu não consigo deixar de me perguntar o que os desenvolvedores pensam quando decidem continuar uma série de jogos, principalmente jogos de luta. Quando você vê uma série no mesmo console indo muito melhor que a sua, você deveria… você sabe… se perguntar por que ela está indo muito melhor que a sua. 


... ou você pode apenas não se importar because dinheiro. Mas ainda sim, mesmo nesse caso, eu realmente acho que a série Toshinden REALMENTE deveria tentar entender o que séries como TEKKEN ou mesmo o novato SOUL EDGE estão fazendo de tão melhor que eles. Seria melhor para todos os envolvidos... principalmente eu, que estou jogando isso.

sábado, 17 de dezembro de 2022

[#1013][Fev/88] DRAGON QUEST 3: The Seeds of Salvation


Dragon Quest 3 é o PHANTASY STAR 2 de Super Nintendo.

E com isso minha review está feita, até mais gente boa!


... oh, vocês ainda estão aí? O que mais vocês querem de mim? O QUE MAIS VOCÊS QUEREM DE MIM?!? 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

[#1012][Dez/95] SOUL EDGE (ou "Soul Blade" no ocidente)


Ao longo de todos esses anos nessa indústria vital, a Sega cometeu inúmeros, inúmeros, inúmeros, minha nossa foram inúmeros mesmo, erros. Porém se tem algo do qual não se pode nunca, jamais criticar a Sega é a respeito dos Arcades. Enquanto seus colegas na sala ao lado faziam coisas altamente questionáveis como lançar dois consoles domésticos ao mesmo tempo para competir consigo mesma (cof, 32X e Saturn, cof), o pessoal dos arcades da Sega nunca realmente pisou na bola - suas experiencias nos fliperamas sempre foram o state-of-art da videogamagem.

Quer dizer, quem não lembra que no flliperama para jogar RAD MOBILE não era "jogar o jogo", não era uma experiencia sensorial completa: 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

[#1011][Nov/96] CONTRA: Legacy of War


Em todos esses anos que eu que passei escrevendo resenhas de videogames, uma coisa que eu sempre, sempre tento fazer é sempre elaborar a minha opinião. Eu realmente tento apenas não dizer "esse jogo é ruim" e seguir em frente, eu tento justificar o porque do jogo ser ruim comparando com o que já era possível fazer na época, eu tento chegar em algo mais profundo para desconstruir. Eu estou falando isso pq... bem, vou ser bem sincero com vocês, isso tá bem difícil de fazer desta vez. Contra: Legacy Of War é ruim.

E é pior tipo de jogo ruim: ele não é catastróficamente ruim, apenas é incrivelmente básico, sem alma e sem graça.