domingo, 18 de dezembro de 2022

[#1014][Dez/96] BATTLE ARENA TOSHINDEN 3

Na luta de hoje: mulher-gato wolverine enfrenta Guile com uma escovinha de privada gigante!

Falando sério, eu não consigo deixar de me perguntar o que os desenvolvedores pensam quando decidem continuar uma série de jogos, principalmente jogos de luta. Quando você vê uma série no mesmo console indo muito melhor que a sua, você deveria… você sabe… se perguntar por que ela está indo muito melhor que a sua. 


... ou você pode apenas não se importar because dinheiro. Mas ainda sim, mesmo nesse caso, eu realmente acho que a série Toshinden REALMENTE deveria tentar entender o que séries como TEKKEN ou mesmo o novato SOUL EDGE estão fazendo de tão melhor que eles. Seria melhor para todos os envolvidos... principalmente eu, que estou jogando isso.

Sério, existe um motivo pelo qual ainda hoje jogos da série TEKKEN ou SOUL EDGE ainda são feitos e apenas eu lembro de Battle Arena Toshinden... e esse motivo é que esse jogo é genérico pra caralho. Mas sério, quando todo mundo e a mãe de todo mundo está fazendo jogos de luta 3D, você tem que fazer algo para destacar seu jogo. E Toshinden... bem, para ser justo ele se destaca pelo quanto ele não consegue se destacar em nada.

Com efeito, chega a ser uma conquista excepcional realmente tornar uma série de jogos PIOR a cada iteração (e eu temo em pensar no que vai ser Toshinden 4), mas de alguma forma, Toshinden consegue. Toshinden 2 não foi um ENORME downgrade, mas o 3 parece mais um port daquele jogo para um sistema com menos capacidade que cortou varias coisas apenas para fazer o jogo funcionar e esperou pelo melhor. Ou pior. Mas vamos começar do começo.

Então, primeiramente... do que se trata essa fuzarca? Quer dizer... esse jogo meio que tem uma história. Jogos de luta invariavelmente tem. Majoritariamente. Geralmente envolve luta. Então, desta vez, tem uma organização do mal que odeia o bem que quer trazer um deus guerreiro do mal para o mundo. Porque é claro que você quer. Porque aparentemente provocar a morte e a destruição no mundo em que VOCÊ vive é uma ideia BRILHANTE. É CLARO que esse deus maligno não vai te matar. Você o trouxe ao mundo, então por que ele iria querer te matar como qualquer outro?

Gênio.


Para fazer isso, eles querem encontrar um sacrifício/vessel decente o suficiente para o deus e escolher um homem chamado David. Que é um personagem britânico. Que luta com motosserra. Você me ouviu. Uma motosserra. CORREÇÃO. UMA PISTOLA-MOTOSSERRA. Chupa essa, Gears of War, terão que viver sabendo que Toshinden 3 fez a Chainsawgun dez anos antes.

De qualquer forma, obviamente todos outros lutadores estão um pouco chateados com isso, talvez porque eles terem sido vistos como "bons o suficiente" para ser o receptáculo desse deus ... ou porque eles não são tão arrogantes e na verdade apenas não querem ver o mundo queimar em as mãos de um britânico possuído, empunhando uma motosserra - CORREÇÃO, empunhando uma pistola de motosserra - que parece realmente maluco na melhor das hipóteses. Ele não é exatamente o personagem mais carregado de personalidade que você já encontrou, mas, novamente, a personalidade não é realmente um dos pontos mais fortes deste jogo. Não que alguma coisa o seja.

Deixando de lado a história, vamos nos aprofundar em jogar o jogo... e é aqui que as coisas ficam complicadas. Sim, pq o britanico possuído com a pistola-motosserra não é realmente o problema desse jogo... todo o mais que é.


Agora, aqui está uma das razões pelas quais este jogo é péssimo: a apresentação. Você recebe ISSO quando entra no jogo e é monumentalmente desanimador a ponto de nem ser MEH. Isso mancha o bom nome do MEH.

Não, sério, esse é o TERCEIRO jogo de uma série de jogos de luta, e eles consideram essa tela de seleção de personagens ACEITÁVEL? Bem, não é. Não é apenas um design preguiçoso, você sequer consegue entender o que os personagens são. Sério, a primeira vez que eu joguei eu escolhi o Baihou apenas para ver se EU ENTENDIA O QUE ELE É. Você não quer isso no seu jogo de luta, acredite.

Toshinden 2 não era algo que se dizia "minha nossa que menu revolucionário", mas ao menos você entendia com o que estava jogando

E pior que as artes dos personagem não são horríveis, apenas são tão pixeladas que você mal consegue entender. Existem jogos de luta que são piores que esse que tem um menu de seleção de personagens melhor. A seleção de personagens 3D de BATTLE ARENA TOSHINDEN 2 era ruim, mas pelo menos TENTOU. Agora, eles simplesmente desistiram. Quero dizer… mesmo o primeiro BATTLE ARENA TOSHINDEN era melhor TRÊS ANOS ANTES DESSE JOGO. 

Eu não estou de sacanagem quando digo que o primeiro jogo tinha um menu mais arrumadinho

Mas tá, a tela de seleção de personagens não é o que estraga o jogo... apenas é um termometro do quão pouco eles estavam se importando. Jogar o jogo é que estraga o jogo.

E então o que acontece quando você joga o jogo? Você recebe ISSO na sua cara:


Eu já falo do gameplay, mas primeiro eu realmente queria focar nesse visual. É nada menos que lamentável, considerando o nível de gráficos que já eram possiveis ter a essa altura no PS1. Não, melhor ainda, vamos comparar com o primeiro Toshinden onde três anos atrás eles estavam tentando incluir saias transparentes e fundos que pelo menos TENTAVAM ser interessantes.


Viu? Eles conseguiam fazer antes! Toshinden 1 era desajeitado e lento, mas pelo menos parecia que eles estavam tentando realizar algo aqui. Ele estava tentando ser tecnicamente bons com esse tipo de ideia. Sim, esses planos de fundo são um pouco instáveis e dá pra ver eles quebrando, mas pelo menos eles TENTARAM.

O que temos agora é uma versão preguiçosa disso. É como se eles tentassem socar mais personagens na metade do tempo para parecer mais impressionante do que realmente é e... bem, foi isso que eles fizeram.


Sim, é verdade que tem mais personagens do que nunca (na verdade, 28 jogáveis, dobrando o número do jogo anterior) e CLARAMENTE isso meio que foi tudo que eles conseguiram fazer com o tempo/recurso que eles tinham, o que cagou todo o resto completamente. E mesmo isso não é tão impressionante quando você considera que os novos personagens são na verdade clones dos personagens atuais com skins diferentes. 

Quero dizer, vamos pensar sobre isso seriamente por um momento. O que eles fizeram foi rebaixar os gráficos para um nível que deveria ser inaceitável para a época para que pudessem inserir mais personagens para parecer que fizeram mais com o jogo. O que não fizeram. Certos personagens não parecem TÃO diferentes, o que é indesculpável, enquanto outros, pelo menos, parecem COMPLETAMENTE diferentes... mas que jogam da mesma forma. Tá, é verdade que TEKKEN 2 já tinha feito algo assim antes... mas foi DOIS ANOS ANTES e ainda sim não foi ao custo de cagar o jogo.


Seja como for, em alguns casos os personagens foram inspirados por pessoas reais, como o Ten Count (sim, esse é o nome dele…) que é inspirado no Michael Jackson, ou o Judment é inspirado no Jason Voorhees. Tá, essa parte eu achei legalzinha, vai.

Agora, sabe o que não é nada legalzinho? Essa tela de jogo. Sério, que diabos é essa tela de jogo? Pra que caralhas tem um VS COMPUTER MODE no meio da tela? Ou qualquer que seja o modo que você esteja jogando, pra que isso no meio da tela? Não que ao menos PRECISE ter uma informação dessas, mas fosse ter pelo menos não podia ser em algum canto ou pelo menos no topo? Não. Soca a coisa no MEIO da tela. Claro. 


A mesma coisa acontece com o cronômetro no modo arcade - é um contador de cronômetro ENORME no seu lado da tela que parece ridículo. Por que ainda precisa estar lá? Por que diabos a barra de vida está na parte inferior da tela? O que é a barra acima dela? (eu achei que fosse a barra de especial, mas jogando ela não se comporta como se fosse). O que são os pequenos pedaços azuis acima disso? O QUE ESTÁ ACONTECENDO?! PQ ELES DECIDIRAM COLOCAR AS COISAS EM LUGARES ALEATÓRIOS?! Sério, esse design parece o projeto piloto e não o terceiro jogo da série!

O fato de eu estar fazendo tantas perguntas sobre a coisa toda é realmente muito cansativo. Eu não deveria estar questionando os aspectos de design de um jogo no terceiro jogo da série. Depois de três anos eles não deveriam estar tomando decisões de design bestas como essa.


Outra decisão de design ruim destaca o quão terrivelmente preguiçosos os desenvolvedores se sentiram ao criar este jogo: as arenas são fechadas. Na verdade, isso torna o nível inferior dos gráficos ainda mais PREGUIÇOSO, pois os cenários de fundo, que são bem ruins para começar, são completamente obscurecidos por gaiolas ou painéis metálicos sem graça, ou são lixo plano e pixelado, muito longe da tentativa de 3D do dois primeiros jogos. Se você sugerisse isso para mim como membro da minha equipe de desenvolvimento, seria demitido na hora. Sério, de que adianta obscurecer os gráficos dos quais você deveria se ORGULHAR, fazendo parecer que todas as lutas estão acontecendo no estacionamento do shopping?

O curioso é que essa mecanica de arena fechada é... esquisita. Eles tentaram copiar aqui FIGHTING VIPERS e certos golpes fazem seu adversário voar pela tela e bater na parede ou mesmo no teto. Só que se um ataque enviar seu oponente para o teto e ele ricochetear em cima de você, você também sofre dano. O problema é que às vezes isso é totalmente aleatório. Depende do ataque. Você PODE precisar se afastar dele ou talvez a atitude certa seja NÃO se mexer para não ser atingido, o jogo meio que decide na hora. Eu não tenho palavras para descrever o quão feliz estou que tal mecânica exista. Se não fosse aleatório até poderia ser interessante, mas do jeito que tá... é foda, parceiro.


Além disso, o que diabos acontece com a câmera? Ele vai pra todo lugar e na maioria das vezes acaba atrás do seu personagem. Não é tão ruim quanto ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Iron & Blood: Warriors of Ravenloft (até pq nada tem como ser), mas não foi por falta de tentativa. Sério, parece apenas que eles colocaram a câmera nas costas de um rato e o soltou na arena. Novamente, não é TÃO ruim, mas flutua pelo local e volta e meia se prende em partes da arena o suficiente para tirar seu oponente da tela ou até mesmo você e você tem que se mover para voltar para a tela... mas como? Em que direção você vai? Isso não faz sentido. 

Sério caras, nenhum jogo, ESPECIALMENTE, o terceiro de uma série de jogos, deveria ser considerado aceitável da forma como esse foi lançado. Inferno, BATTLE ARENA TOSHINDEN 2 com alguns personagens extras teria sido melhor, e olha que BATTLE ARENA TOSHINDEN 2 não é exatamente uma obra prima.


Então essa é a lição de hoje, crianças: se for fazer uma continuação do seu jogo, tente ao menos não piorar o jogo anterior. Especialmente quando for o terceiro jogo da série e você errar em coisas que já tinha acertado antes como camera ou cenários. E mais especialmente ainda quando estamos falando de uma série que não muita gente se importava em primeiro lugar, esse tipo de série definitivamente não pode se dar ao luxo de fazer mais uma continuação apenas por fazer sem trazer nada de interessante para a mesa.

Exceto que é exatamente o que Toshinden 3 faz. E é por esse tipo de coisa que ninguém hoje remotamente lembra dessa série.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 114 (Abril de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 033 (Dezembro de 1996)


Edição 036 (Março de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 013 (Dezembro de 1996)


Edição 016 (Março de 1997)


Edição 017 (Abril de 1997)