segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

[#1011][Nov/96] CONTRA: Legacy of War


Em todos esses anos que eu que passei escrevendo resenhas de videogames, uma coisa que eu sempre, sempre tento fazer é sempre elaborar a minha opinião. Eu realmente tento apenas não dizer "esse jogo é ruim" e seguir em frente, eu tento justificar o porque do jogo ser ruim comparando com o que já era possível fazer na época, eu tento chegar em algo mais profundo para desconstruir. Eu estou falando isso pq... bem, vou ser bem sincero com vocês, isso tá bem difícil de fazer desta vez. Contra: Legacy Of War é ruim.

E é pior tipo de jogo ruim: ele não é catastróficamente ruim, apenas é incrivelmente básico, sem alma e sem graça.


Lançado em 1996 e publicado pela Konami, Contra: Lagacy of War, acredito que foi o primeiro jogo da série a ter o seu desenvolvimento terceirizado. A honra de fazer o primeiro jogo de Contra 3D para a próxima geração coube a Appalosa Interactive, mais conhecidos como o estúdio contratado pela Sega para desenvolver um dos jogos que eu mais odeio nessa vida, ECCO THE DOLPHIN. Sério, eu odeio tanto esse jogo que ECCO THE DOLPHIN é o meu avatar da sessão. Começamos bem, definitivamente.

Seja como for, esse Contra aqui tentou adicionar a terceira dimensão em fases baseadas nas primeiras fases dos jogos de Nintendinho. O jogonão é literalmente um remake 3D do Contra de NES, mas não é muito longe disso também. 


O que não é a pior ideia do mundo, eu posso viver com isso.

Em termos de controles, Legacy of War não realmente sofre de controles ruins, é totalmente jogável. Então se a ideia do jogo não é ruim e os controles são okay... o que tem de errado com ele?


Bem, meu maior problema com esse jogo é o quão TERRÍVELMENTE CHATO é jogar este jogo. Ele tenta manter a fórmula Contra, mas o problema é que Contra é um jogo de 1987. Apenas andar e atirar era mais do que suficiente dez anos atrás, mas isso não realmente é suficiente em um jogo lançado praticamente em 1997.

O que era algo que a própria Konami já sabia: os jogos anteriores mais populares de Contra (CONTRA III: THE ALIEN WARS para Super Nintendo e CONTRA: Hard Corps para Mega Drive) apimentavam o gameplay com a filosofia Velozes e Furiosos: adicione a coisa mais absurda que você poder imaginar e então faça 20% mais cooler.

Como essa fase de CONTRA III: THE ALIEN WARS em que o exército dispara misseis no alien e vc atira nele pulando de um missil para o outro. Because fuck yeah!

O jogo de Mega Drive ainda tem outros personagens e ainda é bem comum fases com outros tipos de camera (mesmo no Nintendinho já tinha uma fase com a visão por trás para ficar bem diferentão). O genero run'n gun é bem limitado no que dá pra fazer, e a grande carta na manga da série Contra sempre foi entender isso e complementar a jogabilidade limitada com cenas ridiculamente mega foderosas.

E é justamente isso que esse jogo não faz. Vc anda e atira nuns aliens que não parecem com muita coisa, anda mais e atira mais, repita por uma hora e o jogo é essencialmente isso.


Os gráficos de Legacy of War são quase tão antigos quanto sua jogabilidade. As texturas não são ruins, mas muitos dos monstros que você luta não têm a presença e o apelo dos chefes Contra do passado. As fases parecem apertadas e comuns, principalmente por causa da paleta de cor basicamente terra e cinza, um visual que cansa muito rapidamente. 

Ajudaria também se o jogo tivesse puxado a câmera mais para trás, ela tão perto assim dá uma sensação desagradavel de claustrofobia e deixa parte dos inimigos fora da tela. Eu imagino que deve ser por questões de performance (ter menos coisas na tela facilita a vida do videogame), mas se houvesse uma opção de diminuir o zoom isso seria um pouco mais tolerável. 

Como The Alien Wars e Hard Corps, você pode armazenar armas em slots, o que é legal porque a maioria dos inimigos são apenas esponjas de bala com o mesmo padrão de ataque (esperar, esquivar, atacar), e tal como os jogos anteriores Legacy of War é também realmente difícil nos níveis posteriores - se bem que os controles sem inspiração, os estágios sem brilho e as lutas contra chefes monocromáticos fazem jogar esse jogo um esforço mais arrastado do que a dificuldade em si.

Como dá pra ver, nada nesse jogo é realmente terrível, apenas tudo nele é apenas... meh. O único real valor de Contra: Legacy of War é o valor histórico de testemunhar outro pedaço curioso da história de franquias de jogos 2D tentando a sorte para os jogos 3D. Mas a verdade é que o run'n gun puro não envelheceu muito bem sem muletas, em 3D então é algo que realmente não tem muito o que dar. Não do jeito que foi feito, pelo menos.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 105 (Julho de 1996)

Edição 113 (Março de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 029 (Agosto de 1996)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 009 (Julho de 1996)


Edição 015 (Fevereiro de 1997)