sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

[#1048][Out/96] VANDAL HEARTS


Eu ouvi falar de Vandal Hearts pela primeira vez de uma forma bastante incomum: eu conheci esse jogo vendo o video dele no Stargame. O uqe pode nõa parecer grande coisa hoje, mas em 1997 o Stargame era bastante especial pra mim por dois motivos:

A) Falarem sobre videogames na televisão era algo muito raro, tirando o infame Globo Reporter sobre videogames de 92 eu não lembro nenhum outro momento, logo era algo realmente especial ver a coisa que você amava ser retratada numa midia "séria" (sim, a gente acha isso na época);

B) Eu tinha muitas poucas oportunidades de assistir o Stargame na época. Como a minha família não tinha nem perto de ter condições de ter TV a cabo em 1997, eu conseguia filar um programa aqui e acolá na casa de outras pessoas, então eram oportunidades raras;


Seja como for, o que realmente me chamou a atenção na época foi o quanto de sangue esse jogo tinha, algo bastante incomum para o RPG Tático na época... ou mesmo hoje. Com efeito, como esse jogo é da Konami, eu desconfio bastante que eles reaproveitaram o efeito do zumbi de sangue do CASTLEVANIA: Symphony of the Night.



Seja como for, eu acabei gravando Vandal Hearts na memória por conta disso e vinte e seis anos depois, finalmente é hora de ver qual é a desses CORAÇÕES VANDALOS!

domingo, 12 de fevereiro de 2023

[#1047][Out/96] AMOK

Por algum motivo que eu não posso justificar senão por marionetação cósmica illuminatti, as vezes as coisas nesse blog vem em ondas e eu juro pra vcs que são as ondas mais estranhas possíveis. Ontem mesmo eu falei de um jogo que era essencialmente uma demo tecnica - ou seja, um jogo feito mais para demonstrar uma capacidade do console ou uma habilidade do desenvolvedor do que ser um jogo inteiramente pensado para ser um jogo per se. Estou falando, é claro, do curioso caso de STAR OCEAN.

E bem, não é que logo após isso... temos outro jogo que é igualmente uma demo técnica?

sábado, 11 de fevereiro de 2023

[#1046][Jul/96] STAR OCEAN

A Telenet era uma empresa interessante, que começou em meados dos anos 80 desenvolvendo software de computador e, em seguida, aproveitando a onda dos consoles de CD-ROM japoneses (como o PC Engine ou o prório Sega CD) entrou no mundo dos videojogos. Seus jogos raramente eram ótimos - sua biblioteca inclui jogos como VALIS 3, El Viento e Sol Feace. Dentro da Telenet, um grupo em particular era chamado Wolf Team, que geralmente fazia seus melhores títulos.

E em 1995, os membros da Wolf Team não estavam felizes. Não que a felicidade dos caras que fizeram EARNEST EVANS ocupe um lugar muito algo na minha lista de prioridades, mas definitivamente eles não estavam felizes. Pq? Pq o desenvolvimento de Tales of Phantasia tinha sido um absoluto pesadelo. 

O time passou alguns anos batendo cabeça com o estúdio, seja por querer usar cartuchos com mais memória (o que era mais caro e por isso a publisher tava putaça), seja porque eles queriam usar temas mais Lovecraftianos e os caras do contracheque disseram "MAI NEM FOUDENDO!".

Então terminado o desenvolvimento de Tales of Phantasia, eles decidiram que foda-se e que não iam passar mais por aquele perrengue do caralho: eles seriam seus próprios chefes dali pra frente. Assim eles fundaram o estúdio "Tri-Ace" e... 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

[#1045][Mar/97] BUSHIDO BLADE


Jogos de luta, você sabe, funcionam de uma forma bastante simples: dois personagens tem cada um sua barra de energia e então eles altercam violencia entre si, o primeiro que esvaziar a barra de energia do coleguinha vence. Existem algumas variações disso (especialmente Smash Bros, que até hoje é discutido se É um jogo de luta ou não), mas nunca foge radicalmente disso. Acreditem, eu sei, eu já escrevi 141 reviews de jogos de luta até aqui...

Porém, existe um, e apenas um jogo que é diferente. E eu não digo "na época tinha um jogo que era diferente", eu digo até hoje não existe outro jogo como esse (exceto pela sua continuação), e sempre foi um jogo que me intrigou bastante. Estou falando, é claro, de Bushido Blade.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

[#1044][Mar/97] TEKKEN 3



Em 1997, o mundo era um lugar muito diferente. O maior recorde de bilheteria panglobal era um filme do James Cameroon envolvendo água, South Park era uma das melhores coisas da televisão e fliperamas ainda eram uma coisa. Hmm, tá, só essa última parte mudou realmente...

Mas seja como for, meu ponto é que se haviam fliperamas, então havia filas para ver a máquina mais quente, cobiçada e chocolatante daquele ano. Estou falando, é claro, de Tekken 3.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

[#1043][Mar/97] BLAST CORPS (ou "Blastdozer" no Japão)


Se tem algo que eu aprendi após 1042 reviews, é que definitivamente eu não era uma criança muito brilhante. Na verdade, dado que eu estou escrevendo esses reviews que ninguém lê, eu não diria que eu sou um adulto muito brilhante, mas essa é outra discussão. Um dos exemplos mais clássicos que eu lembro da minha falta de brilhantismo foi que eu fiquei absolutamente impressionado pelo 3DO, o fucking TRÊISDÊÓ, por causa de ... que os deuses dos doguinhos me perdoem ... SUPREME WARRIOR.

Sim, meu sonho de infancia era gastar 700 dolares (mais do que todas gerações juntas da minha familia já haviam possuído somadas até então) pra jogar SUPREME WARRIOR. Eu definitivamente não era um biscoitinho muito afiado.

domingo, 5 de fevereiro de 2023

[#1042][Jun/96] LUNACY

 Hoje eu vou fazer uma coisa diferente: eu vou começar essa review ANTES de jogar o jogo. Sim, eu sei que é muito comum na internet - especialmente em grandes portais por causa de prazos - falar do jogo antes de terminar ele, mas eu estou falando que eu sequer COMECEI o jogo. Com efeito, eu nunca na minha vida eu possivelmente... hã, essa não parece a expressão correta... sequer ouvi falar desse jogo até então. Até onde me consta, até dois segundos atrás sequer existia um jogo chamado LUNACY para Saturn. Tá, mais que dois segundos pq eu faço os indices das revistas com bastante previa.

Eu sei NADA ZERO ZILCH ZIP sobre esse jogo, então de modo que a primeira coisa que eu faço obviamente é olhar a capa dele e...


... mano, como assim, Atlus? Sério, pq o jogo tem um cara claramente desapontado com minhas escolhas de vida na capa?

sábado, 4 de fevereiro de 2023

[#1041][Fev/97] THE LOST VIKINGS 2: Norse by Norsewest

Dentre toda miriade complexa de questões que são inerentes a este universo - desde as (atualmente) milimicroscopicas reações quanticas até os igualmente não menos incalculaveis grandes movimentos sociais de massa - existe apenas um número finito de questões sobre as quais você pode pensar durante a sua vida.

E se você é, como eu, uma pessoa atenta as questões que REALMENTE importam, deve ter selecionado questões como "hmm, o que será que aconteceu com os personagens de THE LOST VIKINGS após o primeiro jogo?".

EU NÃO ACHO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS SEQUER LEMBRA QUE A BLIZZARD FEZ ESSE JOGO. NA VERDADE A MAIORIA DAS PESSOAS HOJE EM DIA RARAMENTE PENSA NA BLIZZARD COM UM TODO, QUANTO MAIS SE PERGUNTAR O QUE FOI FEITO DOS VIKINGS PERDIDOS

Que bom que estamos todos na mesma página até aqui, meu Jorgético amigo imaginário. Mas então, THE LOST VIKINGS...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

[#1040][Abr/97] HERC'S ADVENTURE


E aqui estamos nós, e não estamos sós, na review número 1040 desse blog e ainda seguimos firmes e fortes trazendo informações epipopeicas jamais sonhadas por vossas meras mentes mortais. Isso porque qualquer um que passou a oito milhas náuticas de um Super Nintendo já jogou pelo menos alguns minutos de ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS. Não é um jogo que eu particularmente amo, mas esse não é o ponto aqui e sim que todo mundo conhece ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS.

O que menos gente conhece, entretanto, é que ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS tem uma continuação que apenas três pessoas lembram chamada "Ghoul Patrol". Eu não tenho exatamente certeza do pq Ghoul Patrol passou tão abaixo do radar, não é nem um caso de jogo que só saiu no Japão já que ele foi feito por uma empresa americana - a Lucas Arts.


Eu não sei realmente o motivo disso e nem vou atrás disso pq esse não é o ponto desse review e sim que agora entra o ponto mega borga turbo plus mind blender do futuro: existe uma terceira continuação de ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS. Sim, um jogo da geração 32 bits que pega o esqueleto do jogo do Super Nintendo e extrapola com todos os recursos que um jogo em CD para PS1/Sat tinha recursos sobrando para enlouquecer a galere (mapa maior, mais quadros de animação, dublagem, etc).

Aposto que vcs não sabiam disso, hã? ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS 3 quando a maioria das pessoas ignora que mesmo o segundo existe! E que esse jogo se chama HERC'S ADVENTURE! Sim, ZAMN 3 é o jogo do Hercules que não era o da Disney! Patchua-la!

... O EFEITO DOS SEDATIVOS DA CIRURGIA NÃO PASSOU TOTALMENTE AINDA, NÉ?

Vou ser sincero e dizer que não inteiramente. Ainda sim, vamos começar do começo...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

[#1039][Mar/97] CASTLEVANIA: Symphony of the Night

Imagine a seguinte situação: durante a era de ouro do Nintendinho, a sua IP se tornou parametro do que sequer significa videogames. Vc realmente não consegue pensar em jogos de NES dos anos 80 sem pensar na família Belmont chicoteando o conde Drácula e não sem razão, eram jogos realmente bons. Quer dizer, o segundo jogo era ambicioso porém se tornou injogável devido a erros de tradução e escolhas de design .... excentricas, vamos dizer assim... mas ainda sim, o primeiro e o terceiro Castlevania são paragões do que videogames representam.

Em grande parte porque tem uma trilha sonora do cacetovski, tá, não tem como não não observar isso também.


Castlevania é videogame em sua mais pura forma. Não tem meio termo a respeito disso